quarta-feira, 9 de maio de 2012

do valorizar


© jn

«

Caro Vítor Pereira,

Um treinador campeão tem de ter mérito, e ao contrário de muitos, eu nunca disse que eras mau treinador, ou que um bom número dois não dava um bom número um. 
Não terás o brilho ou a retórica de outros; mas és certinho e corajoso, e isso chegou-te. 
Só que, para o futuro, terás apenas de aprender a valorizar os jogadores que tens - o teu calcanhar de Aquiles.

Olha-se para o plantel do FC Porto bicampeão e encontram-se poucos que tenham ganho valor na última época. 
Há os que o mantiveram – casos de Helton, Otamendi, Fernando, Moutinho, Lucho ou Hulk; há os que não tiveram suficientes oportunidades – como Danilo, Alex Sandro, Janko ou Djalma –; há muitos que perderam valor nas tuas mãos – Rolando, Alvaro Pereira, Varela, Cristian Rodríguez, Fucile, Kléber, Iturbe (esse "proto-Messi" que nada mostrou ); e há os dispensados - Souza, Guarín, Beluschi ou Walter. 
Por junto, que tenham mesmo valorizado, só encontro Maicon e James - embora este último já na época anterior tivesse exibido o esplendor do seu talento.

A gestão dos recursos humanos é talvez a única área onde tanto o 5lb como o Sporting ultrapassam claramente o teu FC Porto, este ano. Tanto Domingos como Sá Pinto conseguiram fazer subir a cotação de Capel, Ínsua, Schaars, Wolfswinkel ou Carrilo, e revalorizar Pereirinha, Matías ou Rui Patrício. E, na Luz, Jesus pode ter muitos defeitos, mas pelo menos oito jogadores – Artur, Garay, Witsel, Nolito, Bruno César, Matic, Rodrigo e Nélson Oliveira – valem mais do que há um ano. 
Apesar de campeão, nunca te esqueças que os melhores treinadores juntam às conquistas as mais-valias.

»

ps: os negritos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


subscrevo, na íntegra, o artigo de opinião acima citado.
pergunto:
pode o dito ter sido escrito por um lampião, num sítio rasca (equivalente a "lixo tóxico")?

aguardo pela tua resposta ;)

2 comentários:

  1. Pois. Eu acho que o sr em causa (o escriba) está a gozar. Do lixo que tem saído daquela cabeça não pode sair esta opinião de forma sincera.

    Já que o tópico é este, gostaria de manifestar hoje a minha satisfação pela vitória do At Madrid com o Falcão em grande. Apesar de todas as críticas que surgiram na altura da transferência, não esqueço que não fez birras como uns e outros (Coentrões, Palitos, Rolandos, Iturbe etc). Não fala mal do clube depois de sair e até já foi provocado pelo nosso presidente. Fica contente com as nossas vitórias, em contraste com certos Guarins e Belluschis que só querem distância... Aliás, até renovou com cláusula mais alta antes de sair. Quando os anticorpos e o ressentimento passarem, vai ser recordado como um dos nossos 3 melhores nº9 da história, com o Gomes e o Jardel. Eu não esqueço.

    ResponderEliminar
  2. @ doctor J.

    certamente que é um avançado como não há igual e que a par dos que referiste e do nosso Licha, deixa saudades pelo "perfume" do seu futebol.
    (o primeiro golo ante o Bilbao é de antologia e o segundo uma obra-prima de pés...)

    e tudo o que referiste que aconteceu após a sua partida, é verdade.

    pois, mesmo assim, eu não me esqueço que, apesar de ter renovado contrato e aumentado a cláusula de rescisão do dito - obrigado por isso!, Falcao -, tudo fez para abalar do Dragão - obrigadinho, Radamel!
    e fê-lo muito próximo do fecho do mercado de transferências...

    para lá daquele "perfume" (que ainda me deixa saudades, confesso), o cheiro intenso a "pesetero" perdurará nas minhas memórias - e com alguma mágoa...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons