domingo, 1 de fevereiro de 2015

notas soltas de um jogo sem "paços" (em falso)... [editado]


© fotos da curva


caríssima(o),

eis o que retive do encontro desta noite, ante o Paços de Ferreira:

1)


assim, sim!, dá gosto: a suar a camisola desde o primeiro segundo da partida até ao último minuto do período de descontos, com muita intensidade de jogo, uma forte pressão logo na saída para o contra-ataque pacense, muita dinâmica no meio-campo, qualidade nos passes, segurança nas marcações, fortes concentração e atitude, e uma eficácia letal na frente de ataque.

ao invés do último jogo para o campeonato, de má memória, entrámos com vontade de sermos nós "a fazer pela vida" e a procurar o sossego, o descanso e a tranquilidade quando tudo já estivesse decidido, e não à espera de um erro adversário, que poderia não chegar.
é certo que esta(va)mos pressionados pelas vitórias dos outros, os que ainda lideram este campeonato viciado, e daqueles que estão a um ponto de nós. felizmente que protagonizámos uma exibição "de encher o olho", tendo sido competentes (mais do que) o suficiente para podermos encarar a próxima jornada com legítimas expectativas de que algo mude na classificação e em nosso benefício. ia escrever "em nosso favor", mas essa é uma expressão que, esta época, é extremamente «gloriosa» para mim...

2)


toda a equipa esteve soberba, no meu entendimento, mesmo Casemiro (sobretudo no preenchimento de espaços e no entendimento com Herrera).
no entanto, quero realçar o desempenho do RQ7: aquela 'trivela' (perpetuada em imagem GIF aqui e aqui)... U-A-U!!! foi o momento da partida e o motivo pelo qual, quem pagou pagou bilhete, não o deverá ter considero mal empregue. foi indelével e indesmentivelmente um momento "para mais tarde recordar"®.
por outro lado, tenho a certeza (quase) absoluta que, se ainda estivesse em campo, Tello não teria marcado este "míssil" (igualmente perpetuado em imagem GIF aqui e aqui), num golaço mais do que merecido para quem tanto o tem procurado.

3)


a convocatória de Lopetegui, para este encontro, deu bastante falatório (aqui e aqui), com o inerente aproveitamento me(r)diático (aqui) e pronta resposta do treinador (aqui).

é certo que Gonçalo Paciência rubricou uma exibição segura e cheia de "raça", pela equipa B. mas, também é correcto afirmar-se que, pelo que a equipa A produziu, bem que ele merecia ter sido convocado, ao invés e/ou junto de Aboubakar (que nem o rabinho levantou do banco, para aquecer).
compreendo que Lopetegui não queira facilitar e sei bem que é ele o timoneiro desta nau. mas não poderia deixar de escrever este meu reparo e/ou lamento.

4)


Sérgio "trinta milhões" Oliveira protagonizou uma exibição consonante com o desempenho da equipa onde (ainda) alinha. mesmo assim, teve três ou quatro momentos muito bons - sobretudo numas "coxinhas" (julgo que) a Tello, ao findar da primeira parte.
no entanto, o que me apraz registar é que, depois de Tozé, eis mais um exemplo de um jogador portista de coração, que esteve na formação do Clube e que não se coibiu de ser profissional. o mesmo não se pode afirmar de outros, com influências em jogadores que efectiva e comprovadamente não são seus activos...

5)


para quem, como eu, também esteve com atenção ao (pouco, pouquíssimo) futebol praticado pelo Paços de Ferreira, certamente que terá tido (mais do que) um 'flashback' a um Passado recente e de extrema má memória. é que os erros então apontados, por muitas(os) de nós, agora trajam de amarelo canário (e sem bonezinho)...


"disse!"



4 comentários:

  1. Caro Miguel,
    O FC Porto entrou em campo sabendo que não podia falhar, ou seja, a vitória era o único resultado possível. Não se esperava um jogo fácil, mas o FC Porto entrou decidido a desmontar a teia defensiva que o Paços montou em frente à sua baliza. E a bem dizer, no final do primeiro tempo já tinha resolvido a questão. Jackson, quem mais podia ser?; e Quaresma, por duas vezes, uma de grande penalidade e outra através de um grande golo; tornaram as dificuldades em facilidades. Para o segundo tempo sobrou a gestão e mais dois golos: Herrera e Tello.
    Gostei do jogo e, mais uma vez, gostei da atitude de procurar mais golos. O FC Porto dominou, controlou, apostou numa pressão intensa, marcou e no final somou mais uma vitória com todo o mérito.


    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Miguel,
    Estou pasmo com a questão do ponto 3!
    Percebi agora que há mesmo gente a arrancar cabelos e a esfarrapar as vestes! Esta tudo maluco? Mas então a melhor coisinha que podiamos fazer ao Gonçalo era dar-lhe banquinho em vez de 90 minutos pela B? O rapaz precisa de , vou citar de cor, "continuidade", "confiança", "experiência"... e pumbas, é no banco, em vez do Aboubakar, que ele podia conseguir isso tudo.
    A sério, ha aqui qualquer coisa que me escapa. Mas gostava que me explicassem.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me permite Miguel, acho que o que se passa é mais ou menos isto: http://atascadosilva.blogspot.pt/2015/02/tenham-la-paciencia-ou-o-destino-do.html :)
      Outro abraço.

      Eliminar

    2. @ Silva

      eu sou mais "bolo rainha" - sem as frutas cristalizadas.
      e tempos houve em que me entalei com o brinde :D

      quanto ao "bolo" em causa:
      ainda não é "rei", mas para lá caminha. e duvido que chegue a ganhar "mofo" :D

      ps:
      indubitaBelmente o teu espaço já está marcado como sendo de eleição. parabéns!

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons