terça-feira, 30 de setembro de 2014

de um verdadeiro complemento directo...


© Pedro Marques | Tomo II
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

uno a "minha voz" ao mais profundo descontentamento público expresso pelos digníssimos bloggers Augusto Baptista Ferreira (administrador do extremamente azul "portistas anónimos") e João Ferreira (colaborador no extremamente portista "mística do dragão"), a propósito da sonegação de um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa: o da "Liberdade de Expressão e de Informação" (art. 37º).

politiquices e demagogias bacocas à parte, convém recordar que aquele foi tão-somente um dos direitos fundamentais que muito custou a ganhar pelos capitães de Abril.
e que a própria Revolução de Abril é um dos momentos históricos que o nosso clube do coração utiliza para demonstrar a ruptura entre o que existia e "era Lei" num Passado recente com os triunfos desportivos obtidos em plena Democracia.
portanto, sonegar aquele direito, plasmado na Lei Fundamental deste país, seja de que forma for, sob que pretexto(s) e com que intenção(ões) só pode envergonhar quem o pratica.

no caso em concreto, consta que terá acontecido ao (entretanto "defunto") "tactical porto" - um blogue que expunha, entre outras temáticas, algumas das ineficácias tácticas de Julen Lopetegui.
consta também que Fernando Saul, um dos speakers do Estádio do Dragão, ter-se-á insurgido contra o teor das publicações do blogue em causa e que, depois da publicação de um post na sua página oficial do "faceboKas"®, o "tactical portodeixou de "ver a luz do dia" e passou a ser mais uma penosa treva cibernáutica...

como não acredito em coincidências, lastimo que se tenha calado, de uma forma torpe, vil, baixa, rasteira, cruel e demasiado cobarde, uma voz de um adepto (pretensamente) portista, em nada demasiado "orgulhoso" do seu portismo e que eu amiúde consultava com relativo interesse.
desagrada-me perceber que há uma Censura silenciosa que actua em prol de um pretenso bom-nome do Clube junto da sua massa crítica.
enoja-me entender que haja quem, com estas atitudes, se coloque num pedestal, numa situação diferenciadora entre aquela massa crítica e sobretudo entre a massa adepta - como que se arvorando de "portista superior aos demais".
entristece-me reconhecer que, com estas atitudes bestas, não só estamos a dividir quando deveríamos estar unidos e focados como um Todo, como também estamos a "dar autênticos tiros nos pés", no sentido em que os nossos inimigos - que os há. e que os temos. e cada vez em maior número - muito se estarão a rir e/ou a deleitar com todo este frenesim.

como tão bem escreveu João Ferreira e eu subscrevo, na íntegra:

«


Um portista a sério não é cego. É inteligente e observador. Perspicaz e curioso. Interessado e crítico. Um portista não é burro, ao ponto de meter à boca "a palha que lhe dão de comer" sem a analisar. E a crítica, desde que construtiva, faz parte da vida de qualquer clube democrático. É com ideias e com o debate das mesmas, que um clube avança; não é com cegueira.

»



quem escreve assim não é gago. de todo! questiono-me se não será também um alvo a abater...


por último, na segunda parte desta "posta de pescada"®, a partir de um 'no pare, sigue, sigue' ali mais abaixo, logo depois do «gosto» do "faceboKas"®, a justificação para o pertinente título da dita cuja e o motivo inicial para a sua elaboração - cuja redacção foi alterada com o preâmbulo acima, dada a magnitude da sua importância reflectida na minha existência pessoal e enquanto blogger desse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®.


"disse!"





© pasquim editado pelo sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)


como não me canso de o afirmar, fica extremamente complicado para mim escrever uma "posta de pescada"® depois do caríssimo dragão Vila Pouca, pois que temo em repisar temas por ele entretanto abordados, como que os replicando e soando a 'déjà vu' para quem me lê.
mesmo assim, vou arriscar, socorrendo-me de muito do "sumo" vertido em "a entrevista do Presidente, o discurso do Bruninho e a importância de se chamar Jesus", aliando-o a imagens exemplificativas e que certamente servirão para memória futura.
ou seja, mais não serei do que o complemento directo àquele seu post onde manifestou tudo o que me apetecia escrever mas não tive a oportunidade... 

« por que razão quando uns são prejudicados, ele [Vítor Pereira] se sente na obrigação de vir dar explicações públicas, mas já não faz o mesmo quando, como foi o caso, o prejudicado é o FC Porto?»


© pasquim editado pelo sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)



© google



© pasquim do sr. 'quim oliveirinha
(clicar na imagem para ampliar)


© pasquim editado pelo sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)


© pasquim do sr. 'quim oliveirinha
(clicar na imagem para ampliar)


«O bronco, se tivesse um bocadinho de vergonha na cara e um bocadinho de memória, mantinha-se calmo e calado, mas como as coisas lhe estão a correr bem e todos lhe acham piada, é vê-lo cheio de tesão e de arrogância... Só que 'isto' ainda não acabou...»


© pasquim editado pelo sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)


«Ó Bruno: mas já estamos a seis pontos do primeiro lugar e já não dependemos apenas de nós para chegar a um título que não ganhamos há doze anos!»


© pasquim editado pelo sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)


«Portugal é um estado de Direito; às vezes parece que não o é, mas é! Portanto, as leis existem e são para se cumprir. Se, nos processos dos Apitos, a Lei diz que as escutas não servem como meio de prova e se não existe mais nada do que isso para se intentar condenar o Presidente do FC Porto, Pinto da Costa só poderia ser ilibado.»


© pasquim editado pelo sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)



"disse!"



3 comentários:

  1. Desconhecia o blog em questão, cinjo-me a visitas 1/2 dúzia deles, mas... ignorante me confesso no que a estas coisas da gestão de blog's diz respeito, pelo que questiono, sem qualquer segunda intenção, terá o assalariado em causa "poderes" para mandar encerrar um blog?

    Abr@ço!!!

    ResponderEliminar
  2. Carissimo Miguel!

    Mais uma "posta" à maneira!
    Faço minhas as tuas palavras!

    Em relação à tua afirmação: "quem escreve assim não é gago. de todo! questiono-me se não será também um alvo a abater...":

    - Segundo o fórum de costumo visitar, também este nosso companheiro João Ferreira já teve (ou está a ter) o seu quinhão de chatices, infelizmente...

    Pessoas como o tal "speaker" fazem-me temer pelo futuro do meu/nosso Clube. Felizmente que não preciso do Clube para sobreviver e cuidar da minha família.

    Forte abraço Azul e Branco!
    Edu

    ResponderEliminar


  3. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!
    (e desculpem-me por só vos responder agora)

    @ Loureiro
    obviamente que sim!, como qualquer um de nós. basta fazer uma denúncia - anónima, ou não - junto de quem gere os domínios dos blogues. por exemplo, os que terminam em 'blogspot.com' são da responsabilidade da Google; o da primeira versão do 'tactital porto' era da Yahoo...

    @ Edu
    felizmente que, à data e hora em que escrevo este comentário, tudo já é Passado. mas, mesmo assim, lamenta-se profundamente que tenha acontecido.


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons