sábado, 23 de agosto de 2014

preocupações Fonseca*...


© Bruno Sousa | Tomo II

«


As coisas não correram da melhor forma, mas saio com a consciência de que dei sempre o meu melhor, de forma séria, dedicada e honesta. 
O Futebol é mesmo isto e nem sempre as coisas correm como queremos ou idealizamos.

O mais importante é o futuro do FC Porto e as partes chegaram à conclusão, de forma natural, que o melhor seria a minha saída.

Deixo uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que trabalharam de perto comigo e sinto que aprendi muito no FC Porto - não só a nível pessoal como profissional. Sempre senti uma dedicação muito grande por parte das pessoas com quem lidei ao longo deste tempo e sei que deixei bons amigos no FC Porto.

O meu "Obrigado" a todos!


»


nós sabemos, Paulo, que as palavras que proferiste aos microfones do Porto Canal, a 05 de Março de 2014, em data do teu aniversário (numa mordaz ironia do Destino), não foram sentidas.

nós, os mesmíssimos adeptos a quem pediste «carinho» para os jogadores com «super-egos», estávamos conscientes da valia duvidosa e do risco que corríamos em te ter ao leme de uma "nau" para a qual não estavas (de todo!) talhado.
mas, como sempre acontece, concedemos-te o benefício da dúvida e apoiamos-te desde o primeiro momento: o da tua apresentação a um público exigente e mesmo que tenha sido precedida de uma gaffe - a tua primeira gaffe (de outras mais) ao serviço do Clube.

mesmo assim, Paulo, nós estivemos lá! eu estive lá! e aqui!, neste espaço, enquanto foste o treinador escolhido por quem me merece o maior respeito e admiração, e me concedeu esse enorme privilégio de ter proporcionado das maiores alegrias (inclusive desportivas) desde que me conheço para o Futebol.
nós, Paulo, os adeptos que nunca viram as costas ao Clube, fomos de uma santa paciência para contigo, para com as tuas diatribes tácticas e sobretudo para com a tua imensa teimosia. aguentámos para lá do limite que é exigível a um treinador que também tem por missão proporcionar bom futebol aos sócios e simpatizantes - mormente àqueles que pagam ingresso e, com sacrifícios, vão ao estádio, ao nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos e que tu tiveste o dom de o literalmente esvaziar (inclusive daquele bom futebol)...

mas, para lá de todos os recordes negativos que conseguiste quebrar "em nome" do FC Porto, Paulo, o que nós não perdoamos mesmo é a ingratidão. seja de quem for. e tu não és a excepção, Paulo, bem pelo contrário.

portanto, Paulo, nós, os adeptos que estivemos contigo, não te conseguimos desculpar as tuas mais recentes declarações. 
começaste por afirmar que te sentiste «muito bem, num clube que me diz muito, mais do que qualquer outro», quando estiveste nesse «maravilhoso campo» do Carnide, onde perdeste. mais uma vez... 
ontem, voltaste a "picar" o FC Porto ao afirmares aos jornalistas que:
« Lamento desiludir-vos. Este é um jogo especial, sim, muito especial para mim e para a minha equipa técnica, mas não é por defrontar o FC Porto, mas sim por estarmos de regresso a esta casa, a este estádio, agora remodelado, e por jogarmos perante esta massa associativa. É por isso, e só por isso, que é um jogo especial. »

sabes, Paulo, não havia essa necessidade. nós, os adeptos do FC Porto, percebemos bem quando há alguém que está a mais. no decurso da época 2013/2014, tu sempre foste o "corpo estranho" na Estrutura - a mesma que concede tudo o que está ao seu alcance para que os profissionais sob a sua alçada se dediquem exclusivamente ao que ela lhes pede: vitórias. e sejam eles atletas profissionais, treinadores, massagistas, roupeiros.
se dúvidas houvesse dessa dedicação, Paulo, relembro-te as palavras do nosso querido líder, a 16 de Janeiro de 2014, por quem nutres «grande admiração», quando convictamente afirmou que «se acabasse contrato hoje, renovava com Paulo Fonseca», numa demonstração de total apoio à tua pessoa, quando já tudo ameaçava espirrar para todo lado...

portanto e assim termino, Paulo, depois das tuas afirmações, o que mais desejo este Sábado é uma vitória concludente do meu clube do coração, se possível por números que não sejam lisonjeiros.
sei que poderá soar a Soberba bacoca, mais vulgar lá para os lados das agremiações da Segunda Circular, mas se há algo que nós, os adeptos do Futebol Clube do Porto mais queremos em situações como esta, Paulo, é uma "vitória à Porto" - um conceito que nos é muito querido mas que tu, um treinador falhado e que ficará na história do Clube como o indivíduo a quem mais faltaram as qualidades precisas para triunfar, no rol dos treinadores em pleno séc. XXI, nunca conheceste.
é uma "vitória à Porto" que nos aquece a Alma, Paulo e que sempre será a maior bofetada de luva azul-e-branca que se poderá infligir aos nossos detractores e aos nossos inimigos. e tu, Paulo, com o que acima citei, agora e mais do que nunca, és é um deles. e é também por essa mesma razão, Paulo, que te perdi o (pouco) respeito que mantinha por ti...

adeus, Paulo. felicidades para o teu «casamento feliz», mas sempre longe da InBicta e do meu Futebol Clube do Porto.


post scriptum pertinente:



* epíteto inspirado em inúmeras "postas de pescada" do caríssimo Zé Luís, do extremamente azul impertigado "portistas de bancada" - o seu verdadeiro autor.


caríssimo,

peço-te desculpa, mas eu bem que desejava que esta minha prosa fosse mais um prognóstico (um tanto ou quanto) sexy, repleto de gajas que não são de Ermesinde... 
infelizmente não foi (de todo!) possível... mesmo assim e para que não fiques triste, deixo-te com a única imagem sexy do momento, e em GIF para se (re)ver sempre que necessário:



© google



"disse!"



2 comentários:

  1. Viva Miguel,

    Antes de mais subscrevo o texto do teu "post", muito bom!

    Relativamente ao jogo em Paços Ferreira

    Uma vitória suada em Paços Ferreira
    O FC Porto vence o Paços Ferreira pela margem mínima o que diz bem das dificuldades que a equipa portista sentiu para levar de vencida esta equipa do Paulo Fonseca bem organizada e entrosada, a praticar um futebol de contra ataque, defendendo cá atrás com muita gente mas distendendo-se também com bastantes elementos sempre que de posse da bola.
    A primeira parte foi nitidamente dos Dragões, e, sendo que no tempo complementar o Paços cresceu, veio mais para a frente e tentou com grande atitude e algumas jogadas pelos flancos de belo efeito marcar, pelo que esteve quase, só não marcou por um triz.
    A equipa portista pareceu acusar o esforço na segunda parte, mas acredito que mais pelo mérito do Paços do que demérito da equipa portista esta oscilou entre o bom e o menos bom. Uma prática que a equipa do FC Porto deve abandonar são os passes para trás para o Fabiano, pelo menos enquanto ele não revelar segurança a dominar a bola com os pés.
    Outro elemento que se destacou mas por ser inofensivo foi o Adrian Lopez. Não sei se por falta de ritmo competitivo, se por ainda não estar bem entrosado (adaptado ao futebol do FCP) na equipa, o que é certo é que foi pouco menos que inofensivo na área do Paços.

    Abraço

    ResponderEliminar


  2. @ Armando

    muito obrigado! pela visita (regular) e pelas gentis palavras!

    meu caro, não pude visualizar o jogo em Paços de Ferreira. mas, pelo que pude ler na 'bluegosfera', estou em crer que estamos no bom caminho.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons