segunda-feira, 17 de março de 2014

n-o-j-o!


© pasquim do sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)



«


bom dia , srs. Vítor Serpa e Fernando Guerra.

como já o deverão saber, desde Maio de 2012 - momento do meu primeiro e-mail -, o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Portocaso não esteja recordado da minha pessoa, sou "o chato do gajo do blogue 'Tomo II'"... 

sem vos querer tirar muito tempo, lanço-vos duas rápidas perguntas às quais, não nego, agradecia uma resposta da vossa parte.
ambas envolvem o preconizado no "código deontológico do jornalista português" - sobretudo o disposto no seu ponto 5., que cito: «o jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas», - e no "estatuto do jornalista" - mormente da alínea a), do art. 14º (Deveres) que refere que o jornalista deverá «exercer a actividade com respeito pela ética profissional, informando com rigor e isenção»



pergunta 1)


recordam-se da edição impressa do pasquim que V. Exas. «gloriosamente» dirigem, publicada a 04 de Março de 2012? recordam-se da capa referente a esse encontro (a do «fora-de-jogo»)? recordam-se de tudo, mas de tudo mesmo, que lá foi publicado e entretanto tem vindo a lume amiúde - mormente a propalação ad nauseam do golo em fora-de-jogo do Maicon em contraste com esse «glorioso» esquecimento do penalty do Cardozo que existiu mas que não foi assinalado? estou em crer que sim.

pergunto:

não acham que a edição impressa de hoje, 17 de Março de 2014 e depois de tudo, mas mesmo tudo o que aconteceu ontem, em Alvalade, dentro e fora das quatro linhas, ficou um pouco aquém em todas essas questões


pergunta 2)


não acham que é legítimo que os adeptos portistas que, tal como eu, compram o pasquim que V. Exas. tão «gloriosamente» editam todos os dias, voltados sobretudo para o público alvo da agremiação de Carnide, considerem que V. Exas. são uns jornalistas vendidos aos clubes da Segunda Circular, seus autênticos pés-de-microfone e que não passam de uns verdadeiros invertebrados cujo Rigor, Ética e Deontologia a que estão obrigados, não passam de uma «treta»? 


hão-de convir que são duas perguntas pertinentes e que se focam sobretudo no devido contraditório de matérias que o pasquim que os srs. editam diariamente tem abordado de forma (digamos assim) muito "enviesada", ignorando aquelas premissas deontológicas, já referidas.
também terão que concordar que as suas respostas a estas questões permitirão elucidar os leitores afectos ao Futebol Clube do Porto no que concerne ao tratamento jornalístico dado ao quotidiano do clube e que o seu pasquim insiste que «não é diferenciado»

despeço-me, apresentando os meus melhores cumprimentos e reescrevendo a minha ideia final, patente em todas as minhas mensagens, por ser algo em que acredito:
«sei que "isto" mais não é do que um desabafo de alguém que gosta de Futebol e é indefectível portista. se comparado, com a situação económica do nosso País, por exemplo, este assunto são "peanuts"... mas, também compreenderá que não poderia ficar calado com (mais) esta incongruência do foro do tratamento jornalístico que o seu jornal "brinda" os leitores afectos ao FC Porto diariamente...»


de V. Exa.,
o administrador do Tomo II

Miguel Lima

»



"disse!"

8 comentários:

  1. Nem uma referência ao fora de jogo...nem uma...

    ResponderEliminar
  2. já era de esperar...

    quem compra esse jornal nao tem juizo..


    honestidade nunca foi o forte deles

    ResponderEliminar
  3. Nada de novo. Imparcialidade é uma palavra desconhecida por esse jornal. Por esse e não só, o Recorde é outro.

    ResponderEliminar


  4. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que ganhámos todos em perceber o que o pasquim em causa "gasta", no sentido em que (des)informação a mais nunca será demais...
    (mas não me peçam para ler o lixo tóxico do grupo cofina; já me bastam os despiciendos textos do pasquim do sr. serpa)


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os quatro» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. Ao ler o relato deste nojo ambulante chamado A Bosta, lucubrei uns pensamentos sobre o que é ser e sentir-me portista. Muita gente não o entende, mas ser portista é muito mais do que gostar do FC Porto.
    Ser portista é rejeitar visceralmente esta ditadura mediática, esta inclinação sabuja e bafienta dos meios de comunicação social pelos clubes de “Lesbôa”. É repudiar o fanatismo mais doentio de directores e coordenadores, gente com responsabilidades na formação da opinião pública que não perde oportunidade de destilar ódio ao FC Porto e ao seu presidente, de tentar reescrever a história e contestar 30 anos de inquestionável sucesso desportivo. Nojos de gente, cata ventos, queques de merda cheios de berço que vivem encostados à gordura centralista. Os Pedro Nortons, Boucheries, Ribeiros, Manhas, Luzes, Garcias, Pinhões, Ritas, Barrosos, Serpas, Albuquerques, Araújo Pereiras, Quintelas e Costas deste mundo (A propósito: ainda há dias vinha o batráquio que agora vai chefiar a informação da RTP a dizer numa entrevista que era um doente benfiquista. E é gente como esta que vai liderar um meio de comunicação supostamente isento e equidistante!)
    Ser portista é não se conformar com a verdade desportiva encartada, que só é boa quando beneficiar inequívoca e ostensivamente o nosso clube. Ser portista é não esquecer que estivemos 19 anos à míngua porque fomos espoliados e humilhados pelo establishment, que nos roubava títulos e treinadores. Ser portista é, em suma, rejeitar as imposições dos trambiqueiros da capital que nos continuam a considerar parolos e pequeninos…serei sempre um irredutível e empedernido portista neste país da treta! Que vão todos para a grande PQP…


    PS: Por falar em parolos. Como é irónico ver aqueles que, anos e anos, zurziram na contundência de Pinto da Costa terem agora como modelo de virtudes um grunho em Alvalade e um treinador alarve em Carnide!

    ResponderEliminar


  6. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ Ribeiro
    obrigado! :D

    @ Nelson
    só discordará da tua excelente "posta de pescada"® quem não compreende o nosso clube, não fala a nossa linguagem, não sente o nosso clube no coração. quem não é portista, portanto...

    (já) somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons