terça-feira, 25 de março de 2014

muito mais do que um jogo... [actualizado com a 'nortada' do dia]


© google


«

Temos que olhar o jogo como um clássico que é importante porque encerra um apuramento para a final da Taça. Não podemos levar isto para muito mais do que um jogo porque podemos perder racionalidade, que é fundamental.
Temos que ser inteligentes. Sabemos da importância do jogo, queremos vencê-lo, mas ter consciência que estamos numa eliminatória jogada a duas mãos. Fazemos a primeira parte em casa e depois faltarão mais 90 ou 120 minutos. Tudo isso tem que ser gerido com inteligência, não pela emoção do jogo.


Espero um 5lb competente, liderado, como tem sido pelo Jorge Jesus, com muita intensidade de jogo. Mas nós temos uma grande ambição de vencer, para que se continue a abrir a possibilidade de chegarmos à final da Taça. Não olhamos o jogo a olhar o adversário de forma diferente da que temos olhado os outros adversários.


Será um FC Porto com identidade, diante de um adversário com uma forma de jogar complexa. A equipa jogará com os olhos postos na baliza adversária, mas equilibrada em todos os momentos do jogo e confortável em campo. 

É sempre mais confortável para o treinador ter um plantel vasto para escolher. Temos mais jogadores disponíveis, é bom para nós. Vamos enfrentar o jogo com positivismo e levar um conforto para a segunda mão.

Têm sido fundamentais para o que temos feito. Por exemplo, no último jogo, tivemos alguns períodos em que o resultado não se apresentava no enquadramento que queríamos. Os adeptos tiveram paciência e empurraram-nos para a vitória. Mais uma vez, esperamos que estejam do nosso lado de forma incondicional e com uma relação afetiva muito boa connosco. Queremos ganhar, os adeptos também. É o que vamos tentar fazer.

»

autor: Luís Castro
fonte: zerozero (2014-03-25) 
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


eu peço muita desculpa em desdizer o treinador da nossa equipa principal de futebol profissional, mas, para mim, o encontro de amanhã, ante o 5lb - a agremiação de Carnide, o clube afecto aos lampiões, o meu odiozinho "de estimação", o meu/nosso eterno arqui-rival -, será tudo para lá de «mais do que um jogo».
acima de tudo, é algo endémico e/ou intrínseco: abomino perder um jogo contra os coisinhos, seja em que modalidade for (inclusive à sameirinha). fico "doente" só de o considerar pensar.

portanto, faço votos sinceros para que o último período, do último parágrafo, da citação acima, se cumpra. eu estou confiante! 
e essa minha convicção sustenta-se no momento actual da equipa:Querer, há Garra, há Determinação. também ainda há muitos erros, alguns deles próprios de escalões de formação. mas também é igualmente verdade que esta época assemelha-se em tudo à de uma reconstrução de um plantel. e também já há o reconhecimento oficial desta realidade, não a escamoteando, antes promovendo a sua devida valorização (Reyes, Quintero, Ghilas são alguns nomes do actual plantel que já somam mais minutos de utilização nos últimos jogos - e alguns deles "a doer" - do que durante todos os outros que se passaram e na mesma temporada).

assim sendo e conjugando as duas ideias-chave presentes nos parágrafos anteriores, eu quero que o meu FC Porto vença a partida de amanhã. não só porque é ante o 5lb, mas principalmente. 
e porque, apesar de ser frente ao eterno odiozinho "de estimação", numa partida de (pelo menos) 180', a acontecer o resultado que todos nós desejamos, tal significará ainda mais alento para (difíceis) os encontros que por aí advirão, pois que está mais do que cientificamente comprovado que a adrenalina, neste tipo de jogos, é mais do que muita e que o pós-jogo, em caso de vitória, garante um "élan" com uma carga emocional distinta das demais partidas realizadas.


post scriptum, às 18h27m:


para quem tiver interesse, divulgo à saciedade (também) o que "de melhor" se publicou na edição impressa desta Terça-feira, do pasquim da Trvaessa da Queimada.
para lá da NORTADA habitual do nosso enfant terrible "felizmente que nos intervalos há futebol", destaco a última guerrinha do sr. fernando "'Orelhas': o sonhos real". de ir às lágrimas...


somos Porto!, car@go! 
«este é o nosso destino»:  


beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)


3 comentários:



  1. apoiado!

    Abr@ço
    «e quem não salta é lampião»

    ResponderEliminar
  2. Viva Miguel!

    26/03/2014 - É costume! Marco Ferreira a partir de determinada altura da segunda parte só tinha cartões amarelos para os azuis e brancos e deixou-os ficar no bolso nas faltas dos benfiquistas para cartão amarelo, sobre portistas! Além disso fez mais, inventou uma série de faltas à entrada da área do FC Porto para que os encarnados tivessem possibilidades de marcar.
    Conclusão: este árbitro não sendo dos piores, foi bastante habilidoso e conveniente para os benfiquistas, os quais só não marcaram por inépcia própria e não por falta de oportunidades cozinhadas pelo juiz do apito.
    Quanto à equipa do FC Porto, bateu-se muito bem e até teve oportunidades para fazer pelo menos mais dois golos, pelo que o resultado soube-nos a pouco...


    FC Porto sempre!

    Abraço

    ResponderEliminar


  3. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ dragão atento
    concordo plenamente com a sua análise. mas, mesmo sendo mau, não foi pelo sr. Marco que não marcámos o segundo golo. que não nos faça falta na "segunda parte" deste desafio de (pelo menos) 180'...

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons