segunda-feira, 4 de novembro de 2013

no meu tempo, não era nada assim...


© Google
(clicar na imagem para ampliar)


e não!, não me refiro à quantidade de silicone patente na imagem que (definitivamente e na minha opinião) embeleza a presente "posta de pescada e «apenas e só» serve para captar a tua atenção, e nada mais do que isso. :D

o que pretendo transmitir, de forma brevíssima (quase telegráfica) e em oposição à imagem de marca deste espaço de discussão pública (excepto para os teimosos dos lampiões que persistem em gravitar onde não são minimamente desejados, e actualmente de alguns calimeros armados ao cagal... aos cágados, armados aos cágados...) - vulgo testament... textos um tanto ao quanto looongooos para o que deveria ser um escrito num blogue -, é a minha insatisfação perante situações que deveriam permanecer no segredo do nosso balneário e que, vai-se a ver, estão escarrapachadas na Imprensa diária desportiva (inter)nacional, desvirtuando toda uma referência tida como exemplo nacional.
eis três exemplos, apresentados sem qualquer ordem e/ou relevância de maior, pois que são situações que me angustiam e desgostam de igual forma:

1)

© tsf
(clicar na imagem para ampliar)


razão tem o caríssimo José Correia, no "reflexão portista", quando afirma que « o problema de Jorge Fucile não são os treinadores, mas sim a atitude do jogador: o excesso de paleio e o autoconvencimento de que é melhor do que aquilo que realmente é. Se jogasse mais e falasse menos... ».
"" lastimo é que, lá está..., tal já esteja divulgado na opinião pública...
o factor positivo que encontro nesta situação é o de que talvez seja - e reafirmo: talvez seja - a oportunidade para Vítor García se ir ambientando ao balneário do Dragão, já a partir de Janeiro.

2)


(clicar na imagem para ampliar)


compreendo que esta seja uma época (in)característica, no sentido em que no final da dita há Mundial e a  selecção belga já está com bilhetes reserBados.
mas, se esta não é (mais) uma ingerência, em tom de aviso sério para o treinador - estilo: "ou me pões a jogar, ou me pões a jogar! é que se não me puseres a jogar, 'schaub lorenz! e se não nos virmos, telefunken!', percebestes, ó Preocupações Fonseca?!" - então desconheço o que é uma ameaça (mais do que) velada (principalmente vinda de um jogador cujas declarações deste teor já são recorrentes)...
(o que faria, se fosse eu o treinador? uns joguitos a ver jogar da bancada, a ver se atinava, e por muito chateado que ficasse e o seu passe pudesse desvalorizar.)

3)

© menos futebol


para lá  de toda a retórica envolvida (e que, como defende o caríssimo Jorge, «não ajuda nada»), é como pertinentemente (e bem!) afirma o caríssimo Vila Pouca: 
« Acho natural que os treinadores reúnam com os jogadores e façam o rescaldo dos jogos, quer eles corram bem quer corram mal - estranho seria se não o fizessem. Mesmo quando tudo corre bem há sempre coisas a melhorar; quando correm mal tem de se corrigir para que não voltem a acontecer. Mas e é a minha opinião, deveriam fazê-lo no interior do balneário. [...] Essa mensagem não se pode banalizar. »

eu também sou da opinião de que Paulo Fonseca quis transmitir uma firme convicção para o Exterior. 
se foi para a indefectível massa adepta portista, isso já são outros "quinhentinhos"...


para finalizar, e não menos importante (antes pelo contrário), agradeço a oportuna chamada de atenção do caríssimo João Bastos, no renovadíssimo "mística do dragão", em "balneário blindado? e as palestras?!" - a principal fonte onde me "inspirei" para esta mensagem de pura indignação por todo este cenário ao qual o meu clube de Sempre não me habituou, e ao qual não estava (nada!) acostumado, mas que tem tido uma estranha regularidade (e não é só desta época, que ainda agora começou, note-se bem!)

"disse!"



8 comentários:

  1. Se a conversa (que o Paulo Fonseca tanto gosta de ter com os jogadores e os incentiva a ter) com o Fucile ditou o seu afastamento, para mim pode ser perigoso. Que jogador insatisfeito terá coragem de dizer o mesmo depois de ser um companheiro seu a ser afastado só porque quer jogar mais e o disse ao treinador?

    Estas palestras e conversas com o grupo e onde ele pede as suas opiniões podem ter um efeito totalmente contra-producente e minar o balneário.

    ResponderEliminar

  2. «
    corre o rumor que durante um treino da semana passada, o uruguaio insultou à frente de todo o grupo de trabalho o treinador Paulo Fonseca. A verdade é que , como escrevi acima, Fucile já não treina há vários dias por motivos pessoais. Isto faz com que o que se tem escrito pela Internet sobre a eventual falta de respeito ao treinador ganhe contornos de verdadeiro
    »
    fonte: portistas anónimos

    «
    Esta segunda-feira, tudo na mesma. Mais uma ausência do treino do plantel principal, desta vez realizado no Estádio do Dragão, e a velha justificação: «O lateral uruguaio também esteve ausente, devidamente a autorizado a tratar de assuntos pessoais».
    O nosso jornal pode garantir, porém, que enquanto o grupo às ordens de Paulo Fonseca trabalhava no Dragão, Jorge Fucile treinava no Centro de Treinos do Olival. À parte, sozinho, por imposição do clube, como já sucedera no início de 2013.

    »
    fonte: nação portista

    ResponderEliminar

  3. @ Pedro

    como sempre, obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!
    (não é um elogio vão; é sentido, pois gosto de perceber o que se passa "desse lado", de quem me visita)

    o "comentário" anterior refere alguns dados que permitem esclarecer o que se estará a passar.
    mesmo que no segredo dos deuses, dá para perceber que o Fucile fez cag@da novamente; só assim se podem justificar as ausências por «motivos pessoais»...

    portanto, acho que a "conversa" terá sido tudo menos aprazível, e mesmo que o uruguaio tenha manifestado interesse em jogar mais; penso que o seu afastamento se deve ao modo como expressou esse seu descontentamento. e aí, meu caro, não poderá haver contemplações, sob pena de se perder o balneário - veja-se o que está a suceder no 5lb, com o "catedrático" a ser um subalterno do c'agozo, desde o episódio da Taça de Portugal.

    sobre o facto das conversas poderem ser contra-producentes, penso que tal análise decorrerá mais do que a equipa conseguir produzir [pleonasmo propositado] nos próximos jogos.
    o que para mim é certo é que as ditas deveriam ficar confinadas às quatro paredes do balneário e não às telas que delimitam o campo de treinos do Olival...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Não acredito, mesmo não conhecendo Paulo Fonseca, que tendo o treinador dado abertura, uma espécie de democracia aberta, onde todos dão bitaites, Fucile tenha sido afastado só porque perguntou porque não joga. Mas este problema Fucile não me espanta, espanta-me é que alguém fique surpreendido com os comportamentos do uruguaio.

    ResponderEliminar
  5. Agora sim... tens toda a minha atenção ;)

    Banir já facebook's, twitter's e afins do nosso balneário é urgente.

    Aos insatisfeitos, Olival pelas 6 da "matina"!!!

    Saudades de outros tempos em que os sócios se juntavam à porta do Dep. de Futebol das Antas para dizer (ou algo mais que isso) algumas verdades a essas vedetas inchadas ;)

    Abraço!!!

    ResponderEliminar

  6. caríssimos srs. Vila Pouca e Loureiro,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras! :D

    @ dragão Vila Pouca
    confesso que fui um dos que ficou surpreendido com o seu comportamento.
    depois de ter sido reintegrado no grupo de trabalho, após uma "travessia no deserto", perder a cabeça (novamente) e "soltar a tampa" com a gravidade que parece que foi o que se passou, era o último dos cenários...
    é pena... ficámos todos a perder com a sua atitude...

    @ sr. Loureiro
    i)
    concordo que se deveriam banir as redes sociais do balneário; o problema está com o (des)controlo que existe quando chegam a casa...
    penso que uma das medidas a adoptar pelo clube seria identificar quais as redes sociais oficiais de todos os seus jogadores sob contrato. o motivo é simples: seriam os adeptos a fazer tal controlo. é que, a realidade actual, "diz-nos" que há muita página que, no mínimo, é oficiosa.

    ii)
    adenda à pena para os insatisfeitos: uma temporadazita no calor (frio) da bancada, junto dos sócios - e não no quentinho dos camarotes -, a ver se não atinavam...

    iii)
    eu também sou desse tempo. o nosso grande presidente também. e mais não escrevo :D

    no fundamental:
    dê por onde der, temos que vencer, amanhã.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  7. Caro Miguel

    Eu como adepto portista fico bastante apreensivo com estes episódios, pelos motivos que já referi:
    - Será que foi afastado só porque expressou a sua opinião (pedida sempre pelo treinador)
    - Será que pediu de forma excessiva?

    Mas o que me preocupa mais é se ele foi afastado por expressar a sua opinião sendo ela pedida pelo próprio treinador. E se tal foi verdade, então este treinador começa a perder o respeito do balneário e nada é mais perigoso do que isso.

    ResponderEliminar

  8. @ Pedro

    também estou apreensivo, inclusive com essa hipótese de o balneário começar a ser um "ninho de vespas". os sinais que "transpiram" e/ou "espirram" não são muitos, é verdade; mas os que se divulgam e nas suas entrelinhas, não auguram nada positivo (bem pelo contrário).

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons