quinta-feira, 27 de novembro de 2014

not@ FC Porto (sobre Borisov)... [editado]


© FC Porto | google

«


exmos senhores,

o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Porto. caso ainda não estejam recordados da minha pessoa, sou o "chato do gajo do blogue 'Tomo II"... exacto!, esse mesmo...

peço desculpa por vos incomodar numa manhã de uma Quinta-feira inglori(os)amente cinzenta, mas ele há coisas que não podem esperar por um Amanhã, sequer por um "em breve".

pela presente mensagem, apresento-vos uma pertinente reclamação, enquanto cliente regular do v/ canal de televisão.
esta refere-se à v/ "simpática" entrevista rápida a um jogador de campo e ao treinador da equipa principal de futebol, dessa instituição centenária que é Futebol Clube do Porto, em Borisov e findo mais um encontro da fase de grupos da 'Champions'.
como depreenderão e enquanto v/ cliente e adepto daquele clube português, o qual muito tem prestigiado o desporto luso, "gostei bastante" de saber que aquelas entrevistas não aconteceram, sequer o acompanhamento da conferência de Imprensa que se seguiu.
bem sei que, para a esmagadora maioria da Comunicação Social nacional, o Futebol Clube do Porto não passa de um «clube regional», mormente porque a sua massa adepta não é «gloriosa» nem tem «seis milhões» de fervorosos simpatizantes; sequer disputa com o colosso de Munique pelo "título mundial" de ser o clube com o maior número de sócios (independentemente destes últimos serem ou não pagantes)...

mas, «por outro lado» - expressão curiosa... -, a distância entre Borisov e S. Petersburgo é ligeiramente menor do que a entre Miranda do Douro e Sagres

assim, e pelo exposto, legitimamente pergunto-vos:

1)
não haveria sequer um estagiário em Jornalismo disponível para fazer o acompanhamento da partida para a 'Champions' em causa, e com vontade de conhecer uma nova realidade (mesmo que momentânea)?


2)

bem sei que os tempos correntes são de contenção de despesas, mas, que diabo!, desde Setembro último que se sabia da necessidade daquela viagem. o que falhou na sua marcação?


3)

qual a vossa justificação para esta gritante diferença de tratamento jornalístico em relação aos dois mais emblemáticos clubes portugueses, na prova maior da UEFA?


mais vos informo de que só apresento esta reclamação na presente data, pois que, neste entretanto, aguardei por (i) um pedido formal de desculpa pela v/ parte aos visados na estória que se conta e por (ii) uma reacção formal e oficial por parte destes últimos. 
à data e hora em que redijo estas linhas, nenhuma daquelas situações aconteceu.

portanto, o que singelamente e sem «fundamentalismos» vos pretendo transmitir é tão-somente o meu mais profundo desagrado pela forma desabrida, desenxabida, torpe, vil, canalha e muito pouco Ética, que os srs. tomaram contra essa (repito) instituição centenária que dá pelo nome de Futebol Clube do Porto e, por inerência, à pessoa do seu actual treinador da sua equipa profissional de futebol sénior.

para finalizar e sem vos querer tirar muito mais tempo, lanço-vos uma rápida e última pergunta à qual, não nego, agradeceria uma resposta da v/ parte: 

pergunta)


não acham que é legítimo que os adeptos portistas que, tal como eu, subscrevem o v/ canal de televisão, considerem que quem trabalha para a SportTV não são mais do que uns jornalistas vendidos aos clubes da Segunda Circular, sendo seus autênticos "pés-de-microfonee que não passam de uns verdadeiros "invertebrados", cujo Rigor, Ética e Deontologia a que estão obrigados, são diária, quotidia e «gloriosamente» ignorados?


hão-de convir que é uma pergunta pertinente e que se foca sobretudo no devido contraditório de matérias que têm sido abordadas de uma forma (digamos assim) muito "enviesada", ignorando aquelas premissas deontológicas, referidas anteriormente.

também terão que concordar que a v/ resposta (sobretudo) a esta última questão permitirá elucidar os leitores afectos ao Futebol Clube do Porto no que concerne ao tratamento jornalístico dado ao quotidiano do clube e que o v/ canal insiste que «não é diferenciado».

despeço-me, apresentando os meus melhores cumprimentos e reescrevendo a minha ideia final, patente em mensagens anteriores, por ser algo em que acredito:
« sei que "isto" mais não é do que um desabafo de alguém que gosta de Futebol e é indefectível portista. se comparado, com a situação económica do nosso País, por exemplo, este assunto «são 'peaners'»... 
mas, também compreenderão que não poderia ficar calado com (mais) esta incongruência do foro do tratamento jornalístico que o v/ canal "brinda" os subscritores e assinantes afectos ao Futebol Clube do Porto diariamente... »

somos Porto!, car@go! 
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893!»

o administrador do Tomo II 
Miguel Lima


»



singelo textinho enviado, via e-mail, para a esmagadora maioria dos contactos da Sport TV, pois que a revolta interior era tanta que, permanecer "calado" perante mais este acto canalha, corroía-me mais do que um golo sofrido em pleno Dragão.

são 23h40m desta Quinta-feira e ainda não obtive qualquer resposta ás questões levantadas. também permaneço confortavelmente sentadinho no sofá cá de casa... 



6 comentários:

  1. Olá Miguel, antes de mais, em primeiro lugar boa tarde.
    Em último Benfica...

    PS: Se te responderem partilha aí a resposta.

    ResponderEliminar
  2. Bravo, Miguel!

    Muito bem! Subscrevo!

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  3. 4) Houve dinheiro para acompanhar outros clubes e, sobretudo, para enviar Noé Monteiro acompanhar um jogo do Real Madrid na Suiça, pelos motivos que lambecusisticamente, todos sabemos. Assim, talvez seja fácil perceber porque é que a nossa opinião pública está toda formatada no sentido de dizer que o Ronaldo é um extraterrestre e "o outro" é apenas um gajo jeitoso. Tivesse ele metade do destaque que tem o Madeirense, talvez as opiniões fossem diferentes.
    "Quem é o melhor? Atão?!! O Cristiano, eu bi na tebê!!!"

    ResponderEliminar


  4. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que seria bem melhor que fosse o nosso clube do coração a tomar a iniciativa... aguardo com alguma expectativa as cenas dos episódios que se seguirão, a começar pela conferência de Imprensa de amanhã, no lançamento do embate frente ao Rio Ave...

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. Acho que fizeste bem e eu também faço coisas semelhantes, mas isto só vai mudar quando o F.C.Porto tomar uma posição de força e não apenas um ligeiro reparo, como aconteceu no pós BATE Borisov.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. @ dragão Vila Pouca

    pois é, meu caro.
    sei bem que é um problema comunicacional que nos ultrapassa.
    nós cá vamos lutando com as armas que temos, dentro das nossas forças e o melhor que sabemos, em prol desse Amor comum. mas são lutas desiguais, sabemo-lo bem.
    pode ser que um dia... quem sabe...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons