quinta-feira, 6 de novembro de 2014

da fénix azul-e-branca renascida...


© fotos da curva
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

antes de tudo, as minhas desculpas por só agora me "apresentar ao serviço" desta causa que, para mim, é muito nobre: discutir saudável e civilizadamente contigo o quotidiano azul-e-branco do nosso Amor comum.
motivos de índole profissional retiveram-me até este momento, "impedindo-me" de, com uma imensa alegria e uma enorme felicidade, exteriorizar todo o meu sentimento (sobretudo) de gratidão pelo Futebol Clube do Porto. inclusive, foram tão mauzinhos comigo que fizeram com que não pudesse acompanhar o autêntico "festival de ópera" que aconteceu em San Mamés (Bilbau, País Vasco), na noite de ontem...
adiante.

depois e ao contrário da anterior, esta será uma "posta de pescada"® um tanto ou quanto longa (por que extensa), vulgo "testamento". no fundo, será um regresso (momentâneo) à imagem de marca deste espaço de discussão pública.
fica, desde já, dado o aviso, a fim de te poderes governar (e bem a tempo) de uma geladinha e de um pratinho de tremoços (ou de um pratinho de couratos, dependendo da zona do território nacional)...


a seguir e como não me canso de repetir, e sem desprimor para os demais, fica (muito) difícil de manifestar uma opinião após o caríssimo dragão Vila Pouca o ter feito - no sentido em que este, com toda a sua experiência (de vida, de portismo, de bluegosfera), consegue expressar todo o "pulsar" de um portista indefectível e dos quatro costados; a sua mais recente prosa, "o FC Porto segue o seu caminho, com a massa na algibeira", é disso exemplo.
e, é muito bom afirmá-lo e igualmente de inteira justiça, também após o caríssimo Jorge Vassalo, administrador do extremamente dragão "FC Porto universal", com um assombroso "vocês ainda não perceberam, pois não?".
mesmo assim e para além de (in)tentar libertar o meu Espírito, irei fazer um esforço para não repetir as ideias que eles já brilhantemente explanaram, as quais subscrevo, na íntegra e que servem de complemento ao que por aí virá. 


como afirmei ali atrás, por motivos de índole profissional, não pude ver a partida ante o Athletic de Bilbao. portanto, tudo o que (não) sei sobre a dita, foi obtido graças ao resumo alargado do jogo, ao que entretanto pude ler nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"® e ao que a pasquinada lusa resolveu publicar.
nas próximas linhas deter-me-ei sobre este último item: o vergonhoso mundo do jornalixo português, mormente da tríplice pasquinagem desportiva.


© Tomo II
(clicar na imagem para ampliar)



obviamente que o destaque maior vai para o verdadeiro nojo "jornalístico" que a imagem acima reproduz (à sua esquerda, bem entendido), e cuja leitura do escrito do meu "amiguinho" rogério azevedo (aqui), publicado na edição impressa do pasquim editado pelo "belenense" do sr serpa de hoje, teria evitado que o lixo tóxico do grupo cofina revelasse à saciedade, toda a sua incompetência e burrice puras.
sobre "isto", quatro notas:

1)

o lixo tóxico do grupo cofina já pediu desculpa «aos leitores». e, pelo que se depreende daquele pretenso pedido de desculpas, em exclusivo a estes últimos, porquanto se "esqueceu" de o estender às instituições desportivas visadas na sua incúria, nomeadamente o Futebol Clube do Porto (e sem referir o seu corpo dirigente, os seus associados e demais simpatizantes).
ficava (muito) bem fazê-lo; mas tal era pressupor que entretanto tinham caído a Trindade, os Clérigos, a Sé, a Misericórdia, os Grilos e demais igrejas na baixa portuense...

2)

daquele pretenso pedido de desculpas, há (mais) uma incorrecção:
no sentido de sonegar o feito portista, em 2006, relegando-o para segundo plano, a primeira referência alude a uma vitória da agremiação de Carnide, em 2010.
acontece que aquela ocorreu para a Liga Europa; já a do FC Porto aconteceu para a Champions - a prova em que (ainda) está envolvida a agremiação do Lumiar...
é demais tanta "vontade" e tanta asneira juntas...

3)

aquele pretenso pedido de desculpas ainda só ocorreu no mundo virtual da Internet e só após o FC Porto ter reagido nas redes virtuais onde possui conta activa.
o erro do lixo tóxico do grupo cofina foi publicado (também) em papel jornal e digno de chamada e destaque à primeira página.
estou bastante curioso para saber se aquele mesmo pedido de desculpas também merecerá o devido destaque na edição de amanhã. ou depois. ou durante este ano civil de 2014... o que é certo é que irei esperar (bem) sentadinho, para não me cansar muito...

4)

os incómodos e demais argumentações, que alguns de vós me manifestam por ler, com regularidade, o pasquim editado pelo "belenense" do sr serpa são exactamente os mesmos perante a minha incredulidade por haver portistas que lêem as autênticas merd@s editadas pelo grupo cofina...
como já o afirmei, tivesse eu o p(h)oder para tal, pura e simplesmente vedava o acesso total às instalações do Clube a trabalhadores afectos a órgãos de Comunicação Social que muito nos "amam"; mas daquelas "paixões assolapadas", não um qualquer "fogacho de Verão", bem entendido...



© fotos da curva
(clicar na imagem para ampliar)


entretanto, correm gloriosamente», claro!) notícias de confrontos entre adeptos mais radicais do Athletic e de alguns elementos afectos à claque do FC Porto que se deslocaram a San Mamés.
como não poderia deixar de ser, o lixo tóxico do grupo cofina, na vanguarda da informação rigorosa sobre tudo o que se cinja ao quotidiano azul-e-branco, e com o rigor jornalístico que lhe é tão característico e sobejamente (re)conhecido, tratou de replicar o que alguns me(r)dia bascos difundiram e conforme pode ser lido aqui.
acontece que o que se passou não teve origem nos adeptos portistas e como aquele lixo tóxico quer fazer passar a mensagem; antes aqueles foram sendo alvo de provocações e agressões, por parte de um grupo de energúmenos mais radicais do Athletic, desde o local de concentração até às imediações do estádio.
eis o que se publicou nos outros dois pasquins cá do burgo sobre o sucedido:

© pasquim editado pelo 'Quim Oliveirinha
(clicar na imagem para ampliar)


© pasquim editado pelo sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)



© google



na edição desta Quinta-feira, André Viana (aqui) escreveu:

«explicar o jogo [de San Mamés] por aquilo que os espanhóis deixaram de fazer é ver o filme ao contrário»


desconheço, como reflexivamente já se arvorou, se o fez com camisola oficial do Clube vestida, cachecol ao pescoço e cartão de associado à lapela. isso, para mim, não interessa nada, no sentido em que o que ali se reproduz é verdade e em relação ao que aconteceu na partida de ontem.
e, se houver dúvidas, estas dissipam-se após a leitura de dois escritos do sr. carlos-com-apelido-de-substantivo-colectivo-para-o-que-ele-é; a saber:

i)

o primeiro, datado de ontem, (aqui) e no qual afirma despudoradamente que, para o FC Porto, o «grupo da 'Champions' não é especialmente forte»;

ii)

o segundo, em crónica à partida de ontem, (aqui), contém a "pérola" de que «o percurso [do FC Porto, na 'Champions'] ficou facilitado com a estrondosa goleada ao BATE Borisov».


como refere o caríssimo dragão Vila Pouca:

«já os topámos, já os conhecemos de gingeira; sabemos muito bem o que é a inveja dos medíocres, dos que não se cansam de proclamar a teoria dos "mais, maiores, melhores, grandes" e só pensam pequeno»


da edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada desta Quinta-feira, não posso deixar de recomendar o pedacito de humor que é o mais recente artigo de opinião dO leonor pinhão (aqui), sob o título "talisca só está a 69 (!!) golos do CRtriste", e no qual elabora uma verdadeira "teoria da constipação"® para justificar o injustificável (por que inqualificável) absurdo arbitral que aconteceu no antro esvoaçante de Carnide, na passada Sexta-feira...


para finalizar, no decurso do que tão bem escreveu André Viana, e para quem tiver interesse, na segunda parte desta enooooormeeeee "posta de pescada"®, a partir de um 'no pare, sigue, sigue' ali mais abaixo, logo depois do «gosto» do "faceboKas"®, seguem-se sete perspectivas espanholas a propósito do que aconteceu no encontro de ontem.
em todas elas há um denominador comum: para mágoa de muita «gloriosa» gentinha e gentalha, o FC Porto foi mais forte e um justo vencedor.


"disse!"





o desenvolvimento desta notícia pode ser lido aqui.



o desenvolvimento desta notícia pode ser lido aqui.



o desenvolvimento desta notícia pode ser lido aqui.



o desenvolvimento desta notícia pode ser lido aqui.



o desenvolvimento desta notícia pode ser lido aqui.



o desenvolvimento desta notícia pode ser lido aqui.



o desenvolvimento desta notícia pode ser lido aqui.



3 comentários:

  1. Bravo Miguel,

    És uma autêntica Enciclopédia de referência Portista pá!

    Clap, clap, clap!

    Abraço

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. 01:21, os olhos ardem, mas valeu a pena a espera por esta magnífica "posta"!

    Tu queres ver que também tu terás de te dedicar a outras actividades lúdicas em dia de jogo do Porto, que é para isto correr bem? Tiramos à vez?

    Abraço

    ResponderEliminar

  3. caríssimos,

    a sério:
    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras! mesmo!

    @ Jorge
    penso que haverá outras. e com mais dados do que os que possuo :D

    @ Z
    faremos assim: tu não vês os jogos para o campeonato, eu não vejo os jogos para a 'Champions', assistiremos juntos aos jogos para a Taça da Liga :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons