segunda-feira, 10 de novembro de 2014

«ai como dói!»*...


© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

dezasseis horas depois do apito final de artur soares dias e, tal como tu, ainda não consegui digerir o que se passou ontem, na Amoreira...
estou cá com "um melão", ao ponto de não conseguir esboçar o mínimo esgar dos músculos labiais, sequer a quem (por vezes) até me faz sorrisinhos marotos... hoje (e nos próximos dias), tudo é cinzento. e um tanto ou quanto triste. mas e tal como uma maleita que nos apoquenta o Espírito, sei que este meu (mau) humor passará. eu sei que passará!
e nada nem ninguém me demoverá desta minha mais firme convicção, inclusive (e sobretudo) os meus digníssimos colegas de trabalho, «gloriosamente» bem filiados no Leixões «desde pequenitos», que, esta semana, não escondem as suas piadolas brejeiras sobre a fruta, os rebuçados, as meia-de-leite, os quinhentinhos e o raio que os parta a todos, depois de um silêncio ensurdecedor a seguir ao encontro de Braga; e aqueles portistas que só estão prontos a torcer pelo "fc festas" e que, nestes momentos de (autêntico) sofrimento, são mais lestos a disparar contra tudo e contra todos, do que o Adrián a perceber qual o seu papel (estratégico) na (táctica da) equipa (e vice-versa); e os comentadores de serviço, tão serviçais em relação ao vil metal e indistintos à verdadeira Verdade Desportiva.

a propósito do Adrián, da sua contratação, dos valores que terá custado aos cofres da SAD e afins, acho muito curioso que ainda não tenha havido alguém com essa boa vontade de fazer a (cor)relação entre entre três dados constantes no último Relatório&Contas...
e considero que, para esta época, está encontrado o novo patinho feio do plantel para gáudio da massa adepta assoBiativa do Clube - na senda de um Licá, de um Kléber, de um Walter, de um Farías, de um Mariano (e só para recuar época-a-época e até 2009/2010)...

a propósito daquela verdadeira Verdade Desportiva, é que não adianta mesmo gritar, como sugere o meu caro 'compagnon de route' Jorge Vassalo, no novel "FC Porto universal".
como a seguir se demonstra e mais uma vez, o "colinhoe/ou"andor" e/ou o "apito encornado" estão bem lançadinhos esta época, por forma a que se consiga um feito que já não é almejado desde 1983/1984 e, assim, quebrar a nossa hegemonia...


vamos lá, então, a umas (breves) sete notas soltas sobre o encontro ante o Estoril e com o "sangue frio" de racionalidade possível.

1)


depois de todas as incidências da partida, tão brilhantemente relatadas pelo caríssimo "magro vai ao ataque", considero que ganhámos um ponto graças ao Óliver e que perdemos dois devido a, mais do que uma invenção táctica, à sonegação da velha máxima de que "em equipa que ganha não se mexe";

2)



© Tomo II


na "posta de pescada"® redigida pelo "magro", a imagem que a "embeleza" não foi escolhida por um qualquer Acaso.
para mim e na minha opinião, acho que [pleonasmos propositados] aquele foi tão-somente o momento do jogo.
a imagem gif acima [e dado que não quero mais chatices com vídeos censurados] pretende enaltecer, para a posteridade, todo o profissionalismo de um portista dos quatro costados e como o mesmo admitiu na entrevista 'flash' a seguir ao encontro.

é também uma enorme bofetada de luva azul-e-branca a essas aves de (muito) mau agoiro que já afiavam as "facas", as "línguas viperinas" e os «gloriosos» "lápis", ainda antes da marcação da grande penalidade e na hipótese de o jogador afecto aos quadros portistas poder falhar.
para todas elas e/ou todos eles, o meu desejo de que continuem a apodrecer no inferno miserabilista que é a sua vidinha de um convicto anti-portismo primário (por que básico).

3)


já te disse que abomino a maneira como, por vezes (muitas vezes...), o Quaresma se torna (literalmente) num autêntico "eucalipto""secando" toda e qualquer hipótese de outrem que não ele seja igualmente protagonista?

© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


4)


não foi pela arbitragem que deixámos pontos na Amoreira, antes por culpa própria.
mas, de acordo com o painel que se segue e com o que destaco a azul, efectivamente não deu para compreender o critério de artur soares dias (mormente disciplinar):

© pasquim do 'Quim Oliveirinha
(clicar na imagem para ampliar)



5)


por mais anos que viva, também eu não esquecerei Campomaior, José Soares e o burro do Paixão, em Fevereiro de 2000.
o que se passou, ontem, na Choupana, foi só mais um "episódio" da "longa metragem" que dá pelo nome de bruno paixão, o patinho feio da arbitragem tuga...
eis ao que me refiro e nas palavras de quem vomita «gloriosos» ódios na redacção do pasquim da Travessa da Queimada (e para conferir ainda mais credibilidade à nossa crítica):

© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


6)


© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


«


Alta Pressão


Na última época, tal como aconteceu ontem, o Estoril, então de Marco Silva, arrancou um empate ao FC Porto, então de Paulo Fonseca. 
Foi um jogo polémico: o primeiro golo do Estoril resultou de um 'penalty' por mão na bola de Otamendi, mas fora da área; o segundo foi marcado em fora de jogo. 
Na altura, Paulo Fonseca protestou e Marco Silva respondeu com uma superioridade moral devastadora: «Já sabem que não comento arbitragensseja um erro a meu favor, seja quando me prejudicam... Respeito os árbitros e respeito quem comenta»

Ontem, nem de propósito, no reencontro com Paulo Fonseca, Marco Silva sentiu-se prejudicado e criticou abertamente a arbitragem de Bruno Esteves. 
Provavelmente o treinador do spórtém está apenas a aprender a lidar com a pressão de treinar um grande. Sim, é mesmo muito mais complicado do que parece à distância que vai da Amoreira a Alvalade. Paulo Fonseca que o diga

»


Jorge Maia, no pasquim de 'Quim Oliveirinha, a 10 de Novembro de 2014.
fica difícil discordar, certo?


7)


*  explicação:
trata-se do último verso de uma musiKinha dos saudosos "mamonas assassinas" e que aqui dedico a dois seres, no mínimo, reles de espírito e, no máximo, lampiões convictos**, pelas duas filh@s da putice que redigiram e publicaram na edição impressa do pasquim da Travess da Queimada desta Segunda-feira:
» o mais recente excremento do sr. delgado - em concreto, a crónica à partida em causa (aqui) - e que confirma o adágio de que "para os jogos maiores, os melhores 'jornalistas' ";
» a joão pimpim (este apelido é mesmo qualquer coisa... soa a alguém que lhe partiu as lunetas... ou as ventas...) pelo "magnífico" escrito "'hat trick' do 5lb" (aqui), revelador da sua muito «gloriosa» felicidade.

** para que se perceba melhor (aqui) porque considero "lampião" um insulto à minha pessoa ou a um dos meus.



"disse!"



2 comentários:

  1. Caro Miguel,

    Como faço meu o teu sentir!

    Ainda doi!

    Abraço!

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Jorge

      desculpa comentar só agora e, só neste momento, manifestar-te o meu sincero "muito obrigado!" pela tua regularidade em comentar no meu estaminé.

      e se é verdade que ainda nos dói, não será menos correcto afirmar-se que irá passar. e certamente que dentro de quinze dias.

      ps:
      sobre a roubalheira/colinho/andor, há imagens (vídeos, neste caso) que "falam" bem melhor do que mil palavras (ou gritos, no teu caso :D )

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons