sexta-feira, 7 de novembro de 2014

de dois abençoados textos... [actualizado e 'brasão abençoado' incluído]


© google


«


[...]


Pode ir para um camarote...

Sou anti-camarote! Tenho convites, mas recuso tudo. É a única forma de manter a independência e a idoneidade, e as pessoas poderem acreditar no que eu digo. Acho que isso é vital para quem dá opinião e para quem é jornalista profissional. Há muita gente que passa da área da Comunicação Social para os clubes... Eu respeito!


Nunca o convidaram?

Eu não sei o dia de Amanhã, mas a minha postura não é preparar o caminho para chegar a qualquer coisa, que é o que acontece muito regularmente. 
Eu gostava de morrer jornalista. São quase 40 anos, passei por muita coisa... Acompanhei a "geração de ouro", poderia ter-me tornado empresário, poderia ter-me tornado um homem excepcionalmente rico, se tivesse apetência para o negócio. Mas a única coisa que sempre quis foi ser um jornalista idóneo. 


O que lhe pergunto é: já surgiram convites?

Se não tivesse optado pela crítica independente, de uma forma tão abnegada, hoje poderia ter um lugar de destaque no dirigismo desportivo. Levar tão a sério o meu exercício de independência e equidistância - porque é assim que entendo o jornalismo de opinião -, coloca-me apenas na posição de observador. E ainda bem... 
O Futebol tem um lado luminoso que me fascina; mas tem um lado sujo que me enoja... 
Directamente, convites formais, não. Conversas, houve.


Acredito que de todos os clubes menos do FC Porto.

O FC Porto, bom... eu gosto mesmo muito da cidade do Porto. Tive uma fase em que ia muito ao Porto e tinha muita gente que me recebia muito bem. 
Em relação ao FC Porto, a mesma coisa. Quando me começo a perceber, nas décadas de '80 e de '90, que a verdade desportiva estava a ser atraiçoada com um conjunto de arbitragens muito facciosas, comecei a escrever. E comecei a ser perseguido! Ponto!


Mas o final da década de 1990 também não foi um período brilhante para o Benfica, e não há essa animosidade.

Perceba que eu não tenho nada contra o Porto nem contra o FC Porto. Eu jogava muito à bola e adorava! Aliás, a única vez que vesti a camisola de um clube foi uma do FC Porto!


Em que contexto?

Deveria ter uns 20 e poucos anos... Fomos jogar e alguém deu-me uma camisola do FC Porto e eu equipei "à FC Porto"! É claro que, quando se tem o guarda Abel à espera, quando se passa por situações difíceis de pressão, de coação... ninguém gosta! 
Podem perguntar-me: "mas isso só aconteceu no FC Porto?" Eu responde que "não!". Também passei maus momentos em Alvalade. Nas assembleias-gerais, no tempo do João Rocha, que foi uma pessoa de quem construí uma imagem muito positiva, pelo que fez pelo 'spórtém' e pelo futebol em geral... mas fui bastante acossado. 
Hoje relativizo isso tudo... Isso não faz que eu tenha qualquer má vontade para com o FC Porto, mas é uma coisa que tem que ver com uma realidade, num determinado momento, em que percebi que, independentemente dos méritos, havia coisas que aconteciam ao nível da arbitragem que não faziam sentido.


O problema do FC Porto é Pinto da Costa?

Pinto da Costa foi muito importante para a afirmação do clube. Essa afirmação teve muito que ver com o combate aos clubes de Lisboa. Acho, sem o conhecer muito bem, que ele é uma pessoa muito agradável para os seus amigos e para os seus correligionários. Aquelas pessoas que... 


Agora há o "caso" do Rui Moreira... 

Portista, que ele apoiou de alguma maneira... Mas foi mais contra o Rui Rio do que propriamente a favor. E porque não é um "yes man!", não faz exactamente tudo aquilo que o presidente Pinto da Costa gostaria que ele fizesse, já se incompatibilizou com ele! 
É isto que eu não consigo entender: as instituições têm muita força, podem encher-nos de orgulho, podem ocupar-nos horas da nossa vida, mas era o que faltava que mandassem em nós!
Acho que Pinto da Costa, tal como muitos homens que marcam, têm um problema: por vezes acham que se devem eternizar nos cargos. 
Pinto da Costa está numa fase de negação relativamente a uma evidência: já passou o tempo dele.


[...]


»



caríssima(o),

obviamente que o excerto da entrevista de Raquel Costa, do Jornal de Notícias, à «ratazana» do rui "prantos" (aqui) não se contempla nos dois textos que, no título desta curtíssima "posta de pescada"®, adjectivo de "abençoados".
aqueles mais não são do que a última NORTADA, do "nosso" enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, sob o título "o que fica da nona jornada" (aqui) e, claro está, o mais recente BRASÃO ABENÇOADO, de Pedro Marques Lopes, "o caminho faz-se caminhando" (aqui).


sobre aquela entrevista e que tive conhecimento da dita graças ao caríssimo Zé Luís, no extremamente azul independente "portistas de bancada", mas que escolheu outro excerto da mesma.
eu optei pelo excerto em causa "graças" àquela referência (certamente que muito) "singela" em que a «ratazana» afirma que tece considerandos sobre uma pessoa mesmo «sem o conhecer muito bem».
pois eu e «sem o conhecer muito bem» - ao rui "prantos", entenda-se! - acho que ele é um autêntico filho da p*t@ e, até opinião em contrário.
eu sei que haverá quem o considere um parvalhão da merd@ e/ou um pavão do car@**o e/ou um emproado armado ao cag@lhão... são opiniões que eu respeito. mesmo assim mantenho que ele é um autêntico filho da p*t@. e mesmo «sem o conhecer muito bem»...


post scriptum pertinente:


© Tomo II
(clicar na imagem para ampliar)


«


[...] és muito rápido a acusar os outros, mas escreveres sobre os da tua laia... está queto [sic]!!! abre mas é a pestana, pá! vocês são todos farinha do mesmo saco!!! e já sei que não vais ter tomates para publicar este comentário, mas vais ter que lê-lo!!! 

»


adoro estas posições de força:
"ah! e tal! esta é a minha opinião... é contrária à tua.... toma lá meia dúzia de insultos... e agora tem «tomates» para publicar o que acabaste de ler".
dou-lhes tanta relevância como a um golo do spórtém depois de 31 passes feitos... e ainda há quem questione a posse de bola e a objectividade do jogo que Lopetegui quer implementar no nosso FC Porto...
mesmo assim, vou responder ao palonço.

páhzinho, as leituras do lixo tóxico do grupo cofina estão a influenciar decididamente os teus "tico e teco", os quais, diga-se em abono da Verdade, já não regulavam lá muito bem.
então tu tens a p*t@ da latosa de quereres comparar o que se passou em Bilbau com o que ocorreu em Salamanca?!
como já deu para depreender que a Inteligência passou por ti enquanto ressonavas e nem te disse "adeus!", eu explico-te resumidamente a dissonância que se verifica entre os dois episódios.
no primeiro, o lixo tóxico do grupo cofina (in)tentou fazer passar a ideia de que a claque portista tinha despoletado incidentes em pleno centro de Bilbau, a caminho de San Mamés. o que se verificou é que foi precisamente um grupo de ultras radicais, afectos ao Athletic, que provocou a comitiva portista...
já em Salamanca, o que aconteceu foi em tudo idêntico ao que «alegadamente» terá acontecido em Braga, em 26 de Outubro último (bastante recente, portanto), mas que ninguém duvida da cor (e da «gloriosa» proveniência) de quem esteve na origem dos distúrbios.
«ambos os dois» sabemos que energúmenos existem em todo o lado, até nas caixas de comentários de blogues afectos ao quotidiano azul-e-branco, quando aqueles não são adeptos desta cor...


por último, num registo completamente diferente e como escrevi no "bibó FC Porto, car@go!":

«

como se pode consultar aqui [para a visita à Amoreira] saiu-nos "na rifa" Artur Soares Dias...
e que haverá muita "paixão" na Madeira...

portanto, [há a necessidade de comedimento, para as jornadas que se seguem e] às cautelas e aos caldos de galinha que teremos que ter. e aos "caldinhos" que por aí virão...

»



"disse!"



10 comentários:

  1. Ratazana Santos... evidentemente anti-Portista.

    Abraço,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Boas Miguel

    é pena o extramamente portista zé luis ter o descaradamente de escrever posts em que insulta o nosso presidente e continuar a cair nas boas graças da bluegosfera. Ter a lata de escrever coisas como;
    "O pacóvio, e alcoviteiro, Pinto da Costa, meramente um cadáver adiado, mas já putrefacto, anuncia, ainda, o dilúvio depois dele?" tirado daqui http://portistasdebancada.blogspot.pt/2014/09/pinto-da-costa-decrepito-mas-ainda.html#comment-form

    Não gostou da entrevista, ok está no seu direito mas usar o mesmo tipo de insultos que outros figurões anti-porto usam para nos atacar é demais..enfim
    A idade não perdoa e Pinto da Costa não tem a forma que tinha a uns anos mas se não fosse ele como seria o nosso clube? Mal agradecido este zé luis.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Zíngaro

      calaste-me, pá. e é tudo o que tenho para te dizer.
      (no sentido em que desconhecia o post em causa)

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  3. Extracto da entrevista da revista J a José Manuel Meirim
    "No futebol dentro das quatro linhas, reconhece qualidade a algum dos nossos atuais comentadores?

    Sim. Claro. Há pessoas que investiram no conhecimento nessa área...

    Tipo o Luís Freitas Lobo?

    É um exemplo. Há um grupo de pessoas, ou porque são técnicos e têm formação nisso, alguns com créditos firmados, em que a área de intervenção deles está bem definida. Outros não são técnicos, mas pela sua experiência de anos...

    O Rui Santos?
    Esse faz coisas más. Fala em questões ju­rídicas, política desportiva, fala em tudo. São os treinadores de bancada que aca­bam por ter o maior espaço, mas isso não acontece por acaso, é preciso analisar o público que alcançam. São meras con­versas de café, há uma certa identifica­ção que é claramente clubística. É uma conversa de café bem paga."
    Que eu saiba, este não é dos nossos, mas tem a lucidez suficiente para identificar as ratazanas...

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Joaquim Fernandes

      caríssimo,

      bem-vindo! e muito obrigado! pela visita, pelas vossas gentis palavras e por ter partilhado connosco um excerto de uma entrevista que descobri graças a si!
      bem-haja!

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  4. O Rui ratazana filho da puta Santos é tão porco que se entrar numa pocilga os porcos fogem com o cheiro, não tem a mínima isenção para falar do nosso clube, porque não é capaz de ver para além da capital do império.
    Viva o FCP
    Unidos venceremos
    Abraço
    Manuel da Silva MoutinhoO R

    ResponderEliminar


  5. @ Jorge, "azul dragão" e sr. Manuel Moutinho

    caríssimos,

    manifestar publicamente o meu sentido muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras! nunca será demasiado, para mim. nem repetitivo. nem monótono. antes, uma alegria!

    e é tudo. e já não é pouco, acreditem.
    bem-hajam! pelas vossas regularidade, fidelidade e simpatia.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Caro Miguel,
    Eu é que lhe agradeço o facto de promover um perfeito serviço público,ao evitar que nós, Portistas, tenhamos que mexer directamente na porcaria que, diária e (pouco) gloriosamente é produzida pelos pasquins de Lisboa. E por, juntamente com outros bloguistas ( Tribunal, Dragão até à morte, Porta 19, Porto Universal e mais dois ou quatro, que vou seguindo), me permitir estar sempre actualizado em relação ao nosso Clube. Para mim, que vivo longe, e por vicissitudes várias, não posso seguir mais de perto o Clube, é através de vós que vou mantendo a chama do Dragão bem viva, para mandar algumas labaredas aos infelizes que não sabem o que é a felicidade de ser Portista.
    A si, e através de si, a todos os outros, o meu profundo agradecimento.
    "Unidos, contra tudo e contra todos". Lopetegui (Esta é para chatear o serpa)
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Caríssimo Joaquim Fernandes não sabe o quão gratificante é para mim perceber que estou a conseguir ajudar visitantes como o sr a sentirem-se mais próximos desse nosso Amor comum que dá pelo nome de Futebol Clube do Porto :-) abr@ço forte e desculpe responder só agora mas estou em trabalho e só agora é que tive a oportunidade para lhe responder à sua extremamente gentil mensagem. Acredite que estou muito feliz e satisfeito com as suas palavras. Bem-haja Miguel Lima| Tomo II PS : enviado de um telemóvel esperto a partir de um utilizador um pouco burrinho para estas modernices :-)

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons