sexta-feira, 14 de novembro de 2014

do "eu 'show' o burro do Carvalho"...* [actualizado e com 'brasão abençoado' incluído]


© abola | ricardo galvão
(clicar na imagem para ampliar)


«

Eu vi o que o spórtén fez ao FC Porto [jogo da Taça de Portugal]: dizimámos. 
Eu vi o que spórtén fez ao Schalke: vencemos. 
Naquele jogo [Guimarães] não fomos dignos. Depois de Guimarães não deixamos de ser uma grande equipa.

»



caríssima(o),

ainda não parei de rir, desde ontem à noite, quando um de vós (gentilmente) me enviou um singelo sms «apenas e só» com a citação em destaque, ali em cima.
a mesma faz parte de uma entrevista (aqui) que o próprio concedeu no seu espaço televisivo, num qualquer «canal de marquise» (alô, shôr "Antas"! tudo bem?), ao bom estilo de um qualquer diletante ditador da América do Sul...

sem pretender ser exaustivo, apenas refiro o óbvio: a melhor equipa do spórtém, frente a uma segunda equipa do FC Porto, teve uma enorme felicidade em marcar três golos; ganhou bem, de uma forma que considero justa e porque foi mais eficaz na altura de rematar à baliza adversária; beneficiou de dois desacertos defensivos nossos e de uma tarde menos (digamos assim) "feliz" de jorge sousa (mas não foi pela arbitragem que fomos eliminados da Taça de Portugal pelo spórtém, antes pela nossa incúria e incompetência); e é só!
daí a afirmar-se que «o spórtém dizimou» vai uma grande distância - tão grande como (actualmente) de um terceiro para um oitavo lugar, com cinco pontos a separá-los. mas eu compreendo o actual líder ex-juBe leo: há que fazer de tudo para se vender a ilusão de que é tudo um mar-de-rosas nesse "reino muito distante dos viscondes falidos de Alvaláxia"® (já para não referir o objectivo primordial de qualquer época desportiva: impedir o FC Porto de triunfar e que é algo substancialmente diferente, para pior!, de querer vencer...).

e, nunca pensei afirmá-lo, mas razão tem o huguinho vasconcelos no artigo de opinião "digno de nota..." (aqui), publicado na edição impressa desta Quinta-feira, do pasquim da Travessa da Queimada, quando afirma que o burro do Carvalho, enquanto líder, tem que fazer escolhas e por mais difíceis que aquelas sejam. é isso que esperam os milhares de milhões de calimeros deste País... e, pelos vistos, nem sequer adianta pedir ajuda ao seu progenitor...


© abola | ricardo galvão
(clicar na imagem para ampliar)


noutro diapasão, abordarei (sinteticamente) duas singelas questões e a partir de alguns escritos que entretanto foram sendo publicados no pasquim da Travessa da Queimada:

1)

principio pelo escrito do 'sinhôre' pipa, sob o título "Futebol Clube do Porto: Lisboa atrapalha" (aqui).
nele, o "pipa (da água choca)" aborda o provável «regresso» a um estigma e/ou antigo "complexo", já abordado aqui, neste espaço de discussão pública, em Abril do corrente ano: o de já não se vencer uma partida no distrito de Lisboa vai para «onze jogos consecutivos»... daqui extrapola para a já celebérrima questão da «hegemonia portista»...
é deixá-los voar!, é deixá-los voar! quanto mais alto o voo, maior será a queda...

2)

obviamente que a "questão Tozé" não deixaria de ser escamoteada pela parte de quem não passa de gentalha e gentinha inve(r)te(b)rada no jornalixo tuga.

ontem, Quarta-feira, foram três os escritos sobre o jogador portista (aqui) e a saber: "golos traiçoeiros(aqui), da autoria de bagão 'papa hóstias' félix; "e o culpado de tudo é só o Tozé?(aqui), de josé manuel freitas; "a nossa Liga dava um 'sketch'" (aqui), de nuno perestrelo, inspirado neste imemorial diálogo dos Monty Python.
hoje, o leonor pinhão também a ele se referiu, em "Tozé será o campeonato do túnel" (aqui).

a todos eles, recordo dois singelos episódios, ocorridos já em pleno séc. XXI:

i)

corria o ano da graça de 2007. estávamos em vésperas do início do mês de Novembro, pré período dos fiéis defuntos. o local foi o antro "esvoaçante" da zona de Carnide.
a 28 de Outubro desse ano, houve uma partida do futebol tuga, que opôs o 5lb ao (entretanto) «clube do guardanapo».
para quem já não se lembra das incidências da partida, o marít'mo beneficiou de uma grande penalidade, ao minuto 31', estava o marcador empatado a 1 golo. um certo e determinado Makukula, contra a vontade do treinador da equipa insular, chamou a si a responsabilidade de marcar a grande penalidade. a forma como o jogador em causa a executou (aqui) foi, no mínimo, displicente...
graças a esse préstimo, em Janeiro de 2008, assinou um «glorioso» contrato de quatro temporadas e meia com a "sua" agremiação de Carnide, pelos préstimos com que esta dele beneficiou...


ii)

corria o ano da graça de 2008. estávamos no início do mês de Abril, pós período pascal. o local foi o Estádio do Bessa XXI, na zona da Boavista.
a 06 de Abril desse ano, houve um clássico do futebol tuga. para quem já não se lembra das incidências da partida, o Boavista beneficiou de uma grande penalidade, ao minuto 24', estava o marcador empatado a 0. um certo e determinado Jorge Ribeirolampião ferrenho, chamou a si a responsabilidade de marcar a grande penalidade. a forma como o jogador em causa a executou (aqui) foi, no mínimo, displicente...
graças a esse préstimo, no final daquela época, assinou um «glorioso» contrato de quatro temporadas com a "sua" agremiação de Carnidepelos préstimos com que esta dele beneficiou...


para finalizar, um pouco de humor:

© google | poBo do Norte
(clicar na imagem para ampliar)



* título da "posta" inspirado num programa de humor tuga, de finais dos anos '80, sob o título "eu 'show' Nico", da autoria de Nicolau Breyner.


post scriptum pertinente, às 10h38m de Sexta-feira, 14 de Novembro:


eis o mais recente artigo de opinião de Pedro Marques Lopes, incluso na sua coluna habitual das Sextas-feiras, no pasquim da Travessa da Queimada, BRASÃO ABENÇOADO, sob o título "nunca mais, 'míster'!" (aqui) - o qual traz incluso o mais recente vómito sobre a celebérrima "questão Tozé", por parte dos «gloriosos» "pimpims" (não sejas maldoso!  ) desta Vida...


"disse!"



9 comentários:

  1. Caro Miguel,

    É por isso que vivo sossegado no meu Portismo.

    Um dos clubes vive para 2 jogos no ano, o outro para tentar cortar winning streaks... triste,

    Abraço azul e branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Tá explicado o porque do corno gomes da selva falar o que quiser, o tempo que quiser, como quiser, lançar venenos, vomitar suspeições e cagar insinuações naquele programa daquela emissora que gosta de derrotar o Porto antes do apito final ...e nunca é interrompido...

    https://2.bp.blogspot.com/-yluSKb_hEXE/VGPhPh6vXKI/AAAAAAAADOk/SXm-4lvZgMQ/s1600/porco%2Bgarcia.PNG

    Se calhar, o nosso amigo ao pavilhão do galinheiro "apoiar" a equipa de voleibol do Sp. Espinho...

    ResponderEliminar


  3. @ Jorge, RBN

    caríssimos,

    nunca será demasiado para mim manifestar publicamente o meu sincero muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!
    sem as visitas regulares (também) de vocês, este espaço não teria razão de ser.

    no fundamental:
    penso que ganhámos todos com a exposição das verdades (muito) incómodas ali em cima, alicerçadas em factos e não em suposições.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. E não te esqueças do Makukula que fez exactamente o mesmo. Falhou um penalti em pleno estádio sem luz e assinou contrato pelos gayvotas. Uma vergonha sem limites.

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Nuno Queiroz

      muito obrigado! pela visita e pelas pertinentes e muito gentis palavras!
      graças ao teu comentário, já actualizei a "posta de pescada"®, com um vídeo da (no mínimo, muito denunciada) grande penalidade e tudo :D

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  5. Miguel, visito sempre que posso o teu estaminé bem como alguns blogs porque me identifico com a defesa do nosso clube porque cada vez me irrita mais o silêncio ensurdecedor dos senhores da SAD. Ainda bem que existe a bluegosfera.

    Se o Tozé falhasse o penalti como qualquer um dos exemplos que deste acima, o que não teria dito o rapaz dos caracóis!!!!!!!!! Do Tozé só posso dizer que era escusado as simulações com o Indi e as demoras em sair do campo.

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Nuno

      mais uma vez, obrigado! pela delicadeza da tua regularidade em visitares este espaço :D

      sobre o «silêncio ensurdecedor» da SAD... é tema para breve. e mais não revelo.

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  6. dizimar | v. tr.

    di·zi·mar
    (latim decimo, -are)
    verbo transitivo
    1. [Militar] Punir de morte uma de cada dez pessoas designadas pela sorte.
    2. Provocar a morte (de grande número de pessoas). = EXTERMINAR
    3. Lançar imposto de dízima sobre.
    4. Destruir parte de.
    5. [Figurado] Diminuir; desfalcar.

    "dizimar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/dizimar [consultado em 15-11-2014].

    Desse jogo:
    Posse de bola: 61-39
    Remates: 11-11
    Remates à baliza: 5-5
    Cantos: 6-4
    Faltas a favor: 26-16 (viscondes deram mais pau)
    Foras de jogo: 1-2
    Lançamentos laterais: 34-16 (viscondes despacharam mais bolas para fora, é uma variável de análise à capacidade de não perder a bola, que normalmente está ligada à posse de bola)
    Defesas: 2-5

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ magro

      mais uma vez, obrigado! pela tua abnegação :D

      sobre as estatísticas que revelas à saciedade, é triste que não haja quem as utilize como ferramenta de trabalho. refiro-me obviamente à corja de sabujos que vão vegetando no jornalixo tuga.

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons