quarta-feira, 12 de novembro de 2014

de 'o andor' no seu «glorioso» esplendor (e quase com 1/3 do campeonato cumprido)...


© Tomo II

«



FC Porto:



jornada 04 - visita a Guimarães: 

golo mal anulado a Brahimi aos 83'. tratou-se de um fora-de-jogo "no limite"; mas o árbitro assistente, em caso de dúvida, marcou fora-de-jogo...

[vide mais aqui e aqui]


jornada 05 - recepção ao Boavista:

entrada dura de Maicon, na lateral do meio-campo. cartão vermelho directo (ver critério mais à frente)

[vide mais aqui e aqui]


jornada 06 - visita à agremiação do Lumiar:

agressão de Slimani a Martins Indi, logo no início do jogo. 'penalty' por assinalar, por ostensiva e evidente mão na bola do Maurício.

[vide mais aqui e aqui e aqui]


jornada 7 - recepção ao SC Braga:

um 'penalty' não assinalado para cada lado. o que não foi assinalado em favor do FC Porto "ainda deu" cartão amarelo ao Alex...

[vide mais aqui e aqui]


jornada 08 - visita a Arouca:

dois penaltis por assinalar a favor do FC Porto; uma expulsão perdoada a um jogador do Arouca, por entrada dura sobre o Brahimi (critério diferente do aplicado ao Maicon).

[vide mais aqui aqui e aqui]


jornada 10 - visita ao Estoril:

acabar a primeira parte com 20 jogadores na área do Estoril, com o Quaresma a armar o cruzamento. Permitir anti-jogo e perda de tempo em excesso. Não marcar 'penalty' no lance do 2-2 (ainda bem que entrou, mas aquela mão foi demasiado escandalosa e ele preparava-se para não assinalar)
já agora, deixem-me dar-vos uma visão do campo: depois do Óliver marcar, o Soares Dias demorou vários segundos a apontar para meio campo. Vários segundos em que ele olhou para o auxiliar, para os jogadores do Estoril, e procurou algum sinal... Não sei se há imagens de TV, mas se houver reparem nisso!

[vide mais aqui e aqui]



agremiação de Carnide:



jornada 02 - visita à Boavista:

golo mal invalidado aos boavisteiros já no final da partida. acabaram a jogar contra 10.

[vide mais aqui]


jornada 04 - visita a Setúbal:

com o resultado em 0-1, anulam lance ao Setúbal por fora-de-jogo inexistente. o árbitro assistente, em caso de dúvida, marcou fora-de-jogo...

[vide mais aqui]

jornada 05 - recepção ao Moreirense:

aos 20 minutos, com o resultado em 0-1, Enzo entra, de sola, no peito (!!!) de um jogador do Moreirense. cartão vermelho directo que foi transformado em nada; nem falta foi assinalada. acabaram a jogar contra 10.

[vide mais aqui aqui e aqui]

jornada 06 - visita ao Estoril:

para além dos três golos inacreditavelmente facilitados, segundo amarelo perdoado ao Enzo. mais tarde, o mesmo Enzo simula falta, arrastando a perna e sacando o segundo amarelo ao adversário, quando o jogo estava 2-2... acabaram a jogar contra 10.

[vide mais aqui e aqui]

jornada 07 - recepção ao Arouca:

minuto 73, resultado 0-0, canto a favor do 5lb transforma-se em contra-ataque perigoso do Arouca. Samaris tem uma entrada violentíssima às pernas do adversário. resultado: cartão amarelo (e critério bem diferente do aplicado ao Maicon). repito: o resultado estava em 0-0.

[vide mais aqui e aqui]

jornada 08 - visita a Braga:

sem consequências de maior, mas Eliseu comete dois penaltis sobre Pardo (um em cada parte). ganhou o direito a ver um amarelo... Enzo provoca e empurra Danilo perto do fim, mas ambos levam amarelo e o Danilo acaba expulso (viu segundo amarelo)acabaram a jogar contra 10.

[vide mais aqui e aqui]

jornada 09 - recepção ao Rio Ave:

ao minuto 67, o Rio Ave empata. o golo foi anulado porque o jogador tem um joelho (!!!) à frente da linha da bola... o árbitro assistente, em caso de dúvida, marcou fora-de-jogo... e a dois metros atrás do lance... e só marcou depois da bola entrar na baliza...

[vide mais aqui e aqui]

jornada 10 - ida à Madeira, para defrontar o Nacional:

"festival" de cartões para o Nacional e de forma despropositada. golo do 5lb em posição duvidosa. mais uma vez, o árbitro assistente, em caso de dúvida, não marcou fora-de-jogo... o mesmo árbitro assistente, na segunda parte, com um jogador do Nacional um metro em jogo, em caso de dúvida (mas qual dúvida?!) marcou fora-de-jogo...

[vide mais aqui e aqui]


agremiação do Lumiar:



jornada 04 - recepção ao Belenenses:

canto nos minutos finais a favor do Belenenses, 'penalty' grosseiro por assinalar.

[vide mais aqui]


jornada 08 - recepção ao Marítimo:

com o resultado em 1-0 e na primeira parte, fora-de-jogo mal tirado a Mazoo, que seguia completamente isolado em direcção à baliza e em posição frontal.

[vide mais aqui]


jornada 10 - recepção ao Paços de Ferreira:

fora-de-jogo bem assinalado a Slimani, que anula golo a Montero (Slimani está deslocado, faz-se à bola, interfere no lance, e está sempre no enfiamento do passe).
Marco Silva não gostou e reclamou, ele que «não comenta arbitragens»...

[vide mais aqui e aqui]


denominadores comuns:


» em caso de dúvidas, a decisão foi sempre desfavorável ao FC Porto. e nunca com o mesmo critério.
» em caso de dúvidas, a decisão foi sempre favorável ao 5lb. e nunca com o mesmo critério.
» os que mais "gritam" na praça pública (spórtém) são os que menos razões têm.
» relativamente ao 5lb, os casos sucedem-se desde a jornada 04. e sem interrupções.
» relativamente ao spórtém, os casos ocorreram sempre no "reino muito distante dos viscondes falidos de Alvaláxia"®.


quero acreditar em duas coisas: (1) na boa fé das pessoas e de que (2) no fim, "isto" equilibra tudo. mas, com dez jornadas "assim", para equilibrar vai ser preciso mudar muitas coisas... já só peço que seja equilibrado daqui para a frente, sem compensações a favor!! senão, já sabemos: a choradeira final é a que vale mais!

tenham a bondade de acrescentar outros casos.

»


caríssima(o),

este pertinente comentário, do "magro vai ao ataque"(indecentemente sacado) no "dragão até à morte", ao qual tomei a liberdade de acrescentar (também) as decisões do painel de árbitros do pasquim do 'Quim Oliveirinha e para todos os jogos em causa, vem no seguimento de "denúncias" várias que entretanto surgiram nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®. como aqui. e aqui. e aqui. e aqui. e aqui. e aqui. e aqui. e aqui. e aqui. e aqui. e aqui. e aqui. e para lá das «coisas inúteis» que se vão publicando na bluegosfera...

para finalizar, sobre toda esta roubalheira e/ou colinho e/ou andor, e para lá das imagens que se podem visualizar nas hiperligações acima (onde se refere "aqui"), ele há um vídeo bastante "engraçado" a propósito da temática em apreço.


"disse!"


11 comentários:

  1. Grande Miguel,

    Superior compêndio de toda a gamalhice que só mesmo tu poderias fazer com tanta qualidade!

    Abraço azul e branco!

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  2. Corrijo apenas para "decentemente sacado". O que é público é de todos :)

    Acrescento apenas alguns que me foram apresentados:

    - Abraço carinhoso do Maxi dentro da área contra o Arouca, ainda na 1ª parte.
    - Dois empurrões do Luisão e do Jardel a avançados do Estoril dentro da áreia, também ainda na 1ª parte (coitado do Estoril, até tenho "pena" deles... Já não bastava uma exibição defensiva suspeitamente desastrada, ainda se somou um "vento contra" no ataque, e mesmo assim só acabou 2-3! Já começo a achar que empatar lá 2-2 contra um exibição perfeita até foi bom resultado!... irony mode off). Ah, e o árbitro do jogo, o Vasquinho, é portista desde que nasceu! É o que eu digo, acham que mostrar idoneidade é errar ao contrário. O importante é ir para casa dormir e sem perseguição ou suspeição. Se é para continuar assim, quero-os todos longe! É que nem quero ser compensado, quero mesmo distância! Repito: já só quero igualdade até ao fim, e será suficiente. Não preciso de compensações deste circo inicial.

    Se ainda "assim" só estamos a 3 pontos do primeiro, devemos ser bem melhores do que pregam muitos "jornaleiros", "comentadeiras", "paineleiros", e "muito orgulhosos" (outros que se fossem pairar para longe só faziam um favor ao Portismo).

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel: já que nem os órgãos de comunicação do Clube o fazem, façamos nós a denúncia, bem documentada, da vergonha e ignomínia, do esbulho sem remissão. Gostava só de acrescentar que o roubo não começou na jornada 1 deste campeonato. Se observarmos bem, já vem do anterior. Gritemos pois, até que os pulmões rebentem.
    Quanto ao meu post sobre o teu blogue e mais concretamente quanto às simpáticas mensagens de agradecimento, fico feliz "apenas" por teres algum tempo para passares os olhos pelo meu espaço de tertúlia. Não escrevi sobre ti para me agradeceres. Nem por sombras. O que escrevi é sincero e eu é que devo agradecer a ti e a muitos que já mencionei e e outros sobre quem irei escrever, pela Paixão (credo!), pelo Amor, pela Defesa Intransigente, pela Companhia e Apoio que dão ao Clube para este ser maior, para defender as nossas contra o centralismo instalado, contra a "lavagem" dos podres dos rivais. Que nunca nos falte "rede" nem bites para darmos largas ao nosso ideal: o FC Porto. Um abraço reconhecido!

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Kosta

      caríssimo,

      muito obrigado! pela regularidade das suas visitas e pelas suas gentis palavras!
      bem sei que o "post" em causa foi sincera. vindo de quem vem, não esperava outra coisa :D

      mesmo assim, não quis parecer ingrato, daí ter duplicado o meu comentário, pelo motivo que nele refiro: «entretanto, foram sendo publicadas novas "postas" e, do meu comentário primeiro, nicles-pickles».

      por último, não menos importante e acerca da bluegosfera:
      «todos somos poucos nesta luta desigual», pelo que o reconhecimento é muito mútuo.

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar


  4. @ Jorge, "magro", Kosta

    caríssimos,

    nunca será demasiado para mim manifestar publicamente o meu sincero muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!
    sem as visitas regulares (também) de vocês, este espaço não teria razão de ser.

    no fundamental:
    penso que ganhámos todos com a exposição das verdades (muito) incómodas ali em cima, alicerçadas em factos e não em suposições.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. Como tudo é discutível e referente a opiniões... Devo dizer quer só a avaliação do braga-Benfica é uma manifesta "mostragem" de alegria.

    Se era para escrever que só Eliseu comete faltas para grande penalidade (e que me lembre só h´á 1 lance em que tal possa ter acontecido), mais valia não ter elaborado este post... O pior foi publicar a imagem do jornal do fc porto com os comentadores de arbitragem!

    Quanto ao clube deste blogue, não se escreve sobre o jogo de paços de ferreira... No jogo frente ao sporting não se escreve sobre o lance do premeiro golo do sporting ou sobre a agressão de quaresma a nani... Frente ao brga fala-se em 1-1 em penáltis por assinalar quando na verdade ficou 0-2... Frente ao estoril então não se fala do lance aos 26 minutos... penálti e expulsão.

    Tudo opiniões mas...

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ tua "chama"

      preâmbulo pertinente:
      acedi à publicação do comentário pelo facto de ser escorreito, correcto e não conter as habituais referências frutíferas e/ou outras da praxe.

      agora, desmontemos as suposições e as suspeições nele contidas (conforme as reticências e o advérbio 'mas', no seu final, o demonstram).

      1)
      convém salientar que tudo o que se refere neste 'post' são factos, os quais inclusive foram analisados por um painel de ex-árbitros nacionais e por "jornalistas independentes" do pasquim da Travessa da Queimada - como se sabe, um órgão de informação afecto à cor azul-e-branca. daí a referência à pertinência das hiperligações...
      podemos não gostar da realidade que os mesmos encerram, «mas...» isso são outras estórias.

      2)
      «só a avaliação do braga-5lb é uma manifesta "mostragem" de alegria»
      mas com certeza que foi uma «alegria» para mim saber da vossa derrota. quanto à «avaliação», podes (re)ler aqui o que o pasquim da Travessa da Queimada decidiu sobre o jogo em causa. aperceber-te-ás que houve, de facto, (pelo menos) uma grande penalidade que não foi assinalada contra o 5lb.

      3)
      «O pior foi publicar a imagem do jornal do FC Porto com os comentadores de arbitragem»
      essa do pasquim do 'Quim Oliveirinha ser o «jornal do FC Porto» é uma falácia idêntica à do mito dos seis milhões de adeptos. no fundo, os adeptos do 5lb confundem um pouco de isenção jornalística entre os três grandes (spórtém incluído) com subserviência ao universo portista. enfim...
      quanto aos «comentadores de arbitragem», repito que se trata de um painel composto por três ex-árbitros, sendo que o pedro henriques é um confesso adepto portista. aliás, as suas análises reflectem essa sua «gloriosa» preferência clubística...

      4)
      «não se escreve sobre o jogo de Paços de Ferreira»
      eu escrevi sobre o jogo em Paços de Ferreira (aqui).
      e o pasquim da Travessa da Queimada não encontrou nada demais no jogo (aqui, a páginas 15).
      portanto: queres concretizar a tua torpe insinuação?

      5)
      «No jogo frente ao spórtém não se escreve sobre o lance do primeiro golo do spórtém ou sobre a agressão de Quaresma a Nani»
      o lance do primeiro golo?! foi uma acção infeliz do Ruben Neves.
      «agressão» de Quaresma a Nani?! se nem o painel a viu...

      6)
      «Frente ao Estoril então não se fala do lance aos 26 minutos... 'penalty' e expulsão.»
      como podes (re)ler aqui, nem Jorge Coroado chega a esse extremo...
      infelizmente para ti, os teus gloriosos desejos não se tornam realidade.

      em suma:
      são «tudo opiniões», claro. são as minhas. e as de muitos outros portistas. não concordas com elas? temos pena, mas o "defeito" está em ti, por não te aperceberes bem de que a cor dominante por este espaço não se coaduna com o teu 'nick'...

      Eliminar

    2. a "tal" (pseudo-)agressão do Quaresma ao Nani pode ser vista
      aqui.

      uma rasteira é considerada agressão, com o jogador calimero a queixar-se da cara... enfim...

      Eliminar
    3. Ora bom dia, pouco tempo resposta tardia mas cá está ela.

      Li de novo este post. Facto é que o porto ainda não foi beneficiado por erros de arbitragem (pelo que está escrito) mas mais tarde lá irei. Irei escrever sobre o Benfica.

      1 Boavista: golo mal invalidado. Qual? Este?
      http://3.bp.blogspot.com/-63MtY-xdvtk/VDe28xuKZhI/AAAAAAAAPLI/pbcVWNqa6tI/s1600/boavista.png

      Mas há fora-de-jogo e falta...

      2 Setúbal: Fora-de-jogo inexistente ao ataque dos sadinos. Bem, se fosse fazer um auto de fé nas imagens da sportv... Iria arder certamente:
      http://3.bp.blogspot.com/-n0jtOowH_YI/VDe2hsU-rLI/AAAAAAAAPLA/N_M34siYn4A/s1600/setubal.png

      Como é visível na imagem real à direita, no momento em que feito o passe. Parece mais offside do que nas imagens difundidas pela imprensa onde a bola está bem longe do pé do jogador sadino e... Não deixa de ser muito em cima mas...

      3 Moreirense: A entrada de Enzo... A sério?

      http://4.bp.blogspot.com/-QmIJXhCKKWk/VDe3RqJy4jI/AAAAAAAAPLM/VexMSVRTzsU/s1600/Enzo%2BPerez%2BMoreirense%2BAMC.png

      4 Estoril: Golos facilitados é uma má desculpa. Enzo simula uma falta que leva à expulsão. Eu digo que foi bem sacado pelo Enzo porque topou o que o adversário ia fazer. O segundo golo do estoril é precedido de falta evidente não assinalada...

      5 Arouca: A entrada do Samaris foi mesmo arriscada. Foi de tackle na perna e ele poderia ter ido para a rua. Mas também houve um careca do arouca que andou a distribuir pau durante o jogo e...

      Para que não chova no molhada, até agora também existiram duas grandes penalidades não assinaladas contra o Benfica:

      http://2.bp.blogspot.com/-mH2NWyBcIUY/VDe1z-5d0TI/AAAAAAAAPK4/t8-vMSF1POY/s1600/Casos%2BSLB%2B1415.png

      Felizmente que aconteceram em partidas que tiveram desfechos gordos para o clube. Existiram ponto final.

      Em relação ao porto.

      1 Paços: Escreves que a bolha não refere de mais... Bem, esta doeu e não deve ter sido pouco:

      http://2.bp.blogspot.com/-qQDxtpW6R3A/VDfR8-mS_dI/AAAAAAAAPNs/UkKw6tY5CTc/s1600/2014%2B2015%2B2%C2%AAJ%2BIndi.gif

      Qualquer dos jornais refere aquilo que eles querem. Os editores gostam de se passear por muitos locais e comer à borla por isso...

      2 Braga: Dois lances evidentes de grande penalidade na área do porto (na parte final do jogo: 88m e 93m. No lance do sandro, enfim, a teatralidade por vezes não resulta e fica sempre a ideia de que se o jogador prosseguisse...

      3 Estoril.

      http://3.bp.blogspot.com/-CD9iqLD3Z20/VGCiRPHSsyI/AAAAAAAAPkk/JunQQc_9J0Q/s1600/10%C2%AAJ%2Bpen%C3%A1lti%2Bestoril.gif

      Fosse ao contrário e o céu cairia em cima do árbitro... Certo? Penálti e expulsão directa. Não significa que o estoril ganhasse o jogo!

      3 braga-Benfica. Foi mau demais para ser verdade. Dizres dois penãltis contra o Benfica? Nem um quanto mais dois... Sim, é só a minha opinião!
      Até colocava um link de um post que fiz sobre esse jogo mas era irrelevante. O ferreira que quer ser o substituto do proença, apresentou-se ao serviço. O ferreira que nada fez nestes dois lances:

      http://3.bp.blogspot.com/-xz8hXx-rq84/VDe4Z4cPJzI/AAAAAAAAPLY/Hpij0G6a5tw/s1600/2013%2B2014%2BAgress%C3%A3o%2BFejsa.gif

      http://3.bp.blogspot.com/-gz8dYRo1Y_c/VDe4bfWFGNI/AAAAAAAAPLc/BDQY_kSCc-k/s1600/2013%2B2014%2BAgress%C3%A3o%2BS%C3%A1lvio.gif

      Dez jornadas jogadas e só daqui a outras dez é que poderemos ter uma ideia de quanto valem as equipas. Tu Miguel, escreves que nós somos beneficiados. Eu penso que talvez isso seja bom. Segues um pouco o discurso do teu treinador e isso pode levar a que se esqueçam de melhorar o futebol da equipa.

      Eu acho que o Benfica ainda tem muito mas mesmo muito que afinar.

      Eliminar


    4. @ tua "chama"

      sem qualquer ponta de ironia, apreciei a forma elegante e civilizada com que comentou e expôs os seus pontos de vista.
      afinal, é possível encontrar alguém na blogosfera que prime pela Educação, mesmo de cor diferente da predominante por aqui.
      o meu caro foi o primeiro a fazê-lo neste espaço.

      obviamente que discordo dos mesmos, pelos motivos que estão inclusos na minha prosa.
      compreenderá que não os irei rebater pelo "simples" facto de que, onde vê preto em vejo branco e vice-versa. dá para perceber que não há pontos cinzentos nas nossas visões, pelo que não iremos gastar o nosso precioso tempo com tal.

      por último, creia que eu penso pela minha própria cabeça e sigo o meu próprio discurso. secundar o discurso do treinador da equipa principal do meu clube do coração e, por inerência, da sua Estrutura/Direcção (que, por sinal, até anda muito silenciosa. demais, até!), não significa que, por vezes, não seja crítico, sequer acrítico!

      ps:
      quanto à "nota artística" do futebol por nós praticado, ainda estamos em finais de Novembro. temos muito para melhorar. e, descontando um ou outro jogo menos conseguido (spórtém, em casa, para a Taça e Estoril, fora, para o campeonato), do que já pude ver, estou tranquilo. muito tranquilo, até. e esperançoso em como ainda terei alegrias até Maio.

      cumprimentos.
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  6. Como adeptos dos nossos clubes, esperamos sempre que a máquina afine mais com o passar do tempo.

    Se não houver interferência de terceiros; Se os lesionados regressarem com segurança e genica... Não creio mesmo nada que o Miguel vá ter alegrias até Maio.

    Como digo muitas vezes, posso estar enganado, mas primeiro que tudo ainda há o porto SL Benfica. Um fantástico teste para ambas as equipas em especial para o Benfica

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons