sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

regressar, treinar e... marcar!



 © sapo.pt


caríssima(o),

afazeres familiares "de rotina" não me permitiram a conveniente visualização do encontro desta noite, ante o Beira-Mar.
quando finalmente me sentei em frente ao computador e o streaming iniciou, estava el Jackson "cha cha cha" Martínez a sentar o defesa aveirense Hugo e a rematar para o fundo das redes, assinalando o 0-2 (que viria a ser o resultado final) e o seu vigésimo golo na liga portuguesa (com apenas dois tentos da marca dos onze metros, ao contrário de outros supostos goleadores).
portanto, toda e qualquer afirmação que possa emitir pecará sempre por defeito.

mesmo assim e dos cerca de trinta minutos que pude assistir, gostei do que vi da equipa, mormente da boa circulação de bola, da precisão no passe, do acerto nas desmarcações ofensivas, na facilidade em conseguir chegar ao último reduto aveirense. 
fruto das substituições operadas (tendo apenas visto a troca de Moutinho por Castro), surpreendeu-me (pela positiva) a inclusão de Maicon na partida e a colocação de Alex Sandro como médio esquerdo. terá sido um teste para o encontro ante o Málaga? fica aqui registada esta (minha) dúvida. 
é claro que, mesmo não tendo visto o golão de Atsu, em directo, o título desta "posta de pescada"® é também dedicado ao nosso "ganês voador", pois que o seu regresso irá ajudar a Equipa a encontrar outras soluções atacantes - e logo agora que o Silvestre se lesionou...
e porque se "fala" de regressos, já de James, penso que os quinze minutos em que deu um toque da sua graça não terão sido suficientes para garantir a (tão desejada) titularidade ante os andaluzes; mas, Vítor Pereira é que sabe, certo? :D

desses trinta minutinhos do jogo que pude ver, via internet, só me melindrei (mas pouco...) com alguns apontamentos menos bons na defesa (penso que facilitaram um pouco nos últimos instantes), e com a ineficácia do remate - sobretudo do Fernando.
porém, volto a frisar que esta "análise" peca por defeito.

há, no entanto, um dado que registei "com apreço": o Sistema esteve presente em Aveiro. e fez-se sentir. e soube muito bem como operar, tal a sua precisão. 
refiro-me obviamente à ridícula (porque absurda) expulsão de Mangala - pois que do amarelo a Alex Sandro, não pude ver com estes que os bichinhos que habitam a sete palmos da Terra hão-de devorar com agrado.
não vou entrar em pormenores fastidiosos para descrever o lance; quem viu o jogo sabe o absurdo que foi a amostragem do segundo amarelo ao jogador francês. agora, que foi uma coincidência os dois únicos jogadores portistas "em risco" para defrontarem o Rio Ave na próxima jornada terem visto o amarelozito que os impedirá de vestirem o nosso manto sagrado, lá isso é que foi. acontece que eu não acredito em coincidências, não é?...

mas tudo bem, tudo bem...
as adversidades fazem parte da Vida e os fortes sabem como as superar - assim como aos "xistras" que volta-e-meia se nos deparam pela frente.

ah! quase que me esquecia:
agora, a bola está do vosso lado - assim como a pressão :D 

somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços vencedores, e sempre muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)


7 comentários:

  1. Boas,

    Mais um jogo pleno de posse e oportunidades, de referir a grande segunda parte do meio campo, moutinho,Lucho, Fernando e Izma … e para acabar o golo de “action” Jackson.

    E ainda tempo para o Xistrema, com a expulsão ridicula ao Mangala.

    Um bom ensaio para a champions.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Frente a uma equipa que jogou como se previa, muito fechada e apenas com Yazalde na frente, o conjunto treinado por Vítor Pereira entrou bem, dominador, a controlar totalmente o jogo, mas em ritmo baixo, pouca intensidade, pouca pressão, pouca gente junto dos avançados, pouca profundidade e pouca contundência, com Jackson algo complicativo. Valeu o golo de Atsu e pouco mais digno de registo se passou, com a equipa portista a ir para o intervalo com uma vantagem justa, frente a uma equipa aveirense totalmente inofensiva.

    Na segunda-parte, foi bem diferente, para melhor, a exibição do conjunto azul e branco. Mesmo sem ter aumentado muito a velocidade e intensidade, o F.C.Porto pressionou mais, circulou melhor, meteu mais gente na zona ofensiva, teve mais largura e profundidade, foi criando lances de perigo, marcou o segundo golo, por Jackson - magnífica jogada e conclusão, com pormenor de classe, de Cha Cha Cha - e daí até final, com o adversário vencido e convencido, quase se limitou a deixar passar o tempo.

    Resumindo, foi uma vitória tranquila, sem discussão, embora, pelo domínio absoluto, pela superioridade em todos os capítulos de jogo e até pela qualidade, nomeadamente na etapa complementar, a equipa portista devia ter marcado mais golos. Não marcou, é pena, mas paciência, o fundamental, a conquista dos 3 pontos, foi conseguido.

    Notas finais:
    Em vésperas de um jogo muito importante e já com o pensamento no Málaga, Vítor Pereira a teve possibilidades para gerir, fazendo sair Atsu, Lucho e Moutinho, dando minutos a Maicon, James e Castro.
    De destacar os 90 minutos e de qualidade, de Izmaylov.

    O jogo não podia ter terminar sem uma Xistralhada, com uma expulsão incrível de Mangala. Está visto, neste futebolzinho, um jogador que salte muito, que tenha uma grande capacidade física, tem que ter cuidado. Só faltava agora darem dois jogos de castigo ao francês do F.C.Porto...
    Se tivessemos a mania da perseguição até podíamos dizer que os cartões foram mesmo para os jogadores que estavam em risco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Jogo seguro e tranquilo frente a uma equipa sem ambição, propício pois para quem tem de disputar um jogo de grande responsabilidade, já na próxima Terça-feira, para a CL.

    O jogo deu para gerir, para descansar com bola e somar os três pontos.

    Claro que não podia faltar a "xistralhada» do costume, desta vez com prejuízo injusto para Mangala.

    Enfim, mais do mesmo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Miguel, corrige a tua frase final... a bola está sempre do lado deles, não é só agora (mas não é a bola redonda, é a bola da travessa da queimada)

    :)

    ResponderEliminar
  5. Caro Miguel,
    Depois do inesperado empate da passada jornada, eis que o FC Porto voltou à sua zona de conforto, que é como quem diz, às vitórias. Não foi um jogo propriamente fácil, até porque o Beira-Mar defendeu o mais que pôde, mas o FC Porto conseguiu, sem imprimir demasiada velocidade, ultrapassar a muralha defensiva construída pelos de Aveiro. E tal foi sem imprimir demasiada velocidade, se a tivessem imprimido o resultado teria ganho com isso, o resultado e o jogo. Dois golos entraram na baliza defendida pelos de Aveiro, mas não escandalizaria ninguém se mais houvessem entrado.
    Em suma, foi uma vitória alcançada num jogo que os dragões controlaram, dominaram e geriram esforços.

    De lamentar a expulsão de Mangala, uma atitude desnecessária por parte Do senhor do apito, diria mesmo incompreensível, até para os senhores da SportTV!


    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com


    ResponderEliminar
  6. caríssima Ana, caríssimos,

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!

    e vivam as "xistralhadas" do Sistema :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os cinco» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  7. @ Magro

    foi exactamente esse o espírito "da coisa" :D
    (mas num estilo: "pass the pressure to the other side")

    mesmo assim, gostei de saber que captaste a mensagem :D
    (nem sempre sei ao certo da receptividade do que escrevo, daí o meu contentamento pelo teu comentário pertinente)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons