segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

do «porque eu estou a fazer 'isto' por outro lado»...


 
 
© a bola | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


parece que:


1)

houve um penalty não assinalado, em Guimarães, por carga de Mangala sobre Ricardo, aos 78', e quando o marcador já assinalava 0-4.
sincera e honestamente, tenho bem presente que, no lance em apreço, houve uma tentativa de aproveitamento do avançado vimaranense em tentar "furar" por onde não conseguia. aliás e após a terceira repetição do lance pela realização da inexcedível sporttv, dei comigo a pensar para os meus botões (que, na altura, não tinha), se o mesmo avançado quereria que o Mangala se "evaporasse" para que ele progredisse com o esférico...
enfim.. posso estar errado no meu julgamento - que certamente estará "ferido" na sua (im)parcialidade, dado que os meus olhos são demasiado azuis - pelo que concedo que o árbitro Marco Ferreira se possa ter equivocado.
porém, não deixo de destacar que também esse é o entendimento de jorge coroado, no painel de ex-árbitros, em OJOGO. e que, para o sr. pedro henriques, o «lance de difícil análise» só é visível «com acesso à repetição».

2)

os "benefícios", quando existem, não são para todos e/ou não surgem da mesma forma.
eis o que é afirmado na edição impressa de hoje do pasquim da Travessa da Queimada:
(de que não possuo exemplar)

pág. 5

«
o árbitro: Vasco Santos (nota 5/10)

André Gomes teve sorte por Vasco Santos ter sido condescendente.
a meio da primeira parte, numa entrada sobre Bruno Amaro, deveria ter sido 'amarelado' - ou mesmo 'avermelhado'. foi o único erro do juiz do Porto.
»


pág. 9

«
16'

entrada dura de André Gomes sobre Bruno Amaro.
o jovem benfiquista tentou chegar à bola, mas acabou por atingir, com violência, o jogador sadino. cartão amarelo que ficou por mostrar.

26'
André Gomes disputa a bola com Jorginho, mas entra 'de sola' e atinge o avançado sadino.
o lance passou despercebido  Vasco Santos, que nem sequer falta assinalou...

[nota de rodapé1: o 5lV marcou o seu segundo golo aos 48'...]
[nota de rodapé2: a imagem pode ser vista aqui, com o agradecimento especial ao nosso caríssimo dragão Vila Pouca, por a ter disponibilizado à saciedade]


»

3)

o actual treinador do Vitória de Setúbal teceu algumas críticas à arbitragem:
«aproveito para dizer que, num ou outro lance, há excesso claro por parte dos jogadores do 5lV, nomeadamente do André Gomes. já tive atletas expulsos por muito menos...», disse.
pena é que não tenha sido tão (ou ainda mais) contundente como a 23 de Janeiro...

4)

na Madeira, no embate entre o Nacional e o Moreirense, duarte gomes voltou a "mostrar serviço": 

pág. 5

«
o árbitro: duarte gomes (nota 4/10)

claramente não atravessa um bom momento. sem critério disciplinar. apitou por tudo e por nada. tem que rever rapidamente a sua atitude perante o jogo.

[nota de rodapé: amarelou quatro jogadores da defesa do Nacional, próximo adversário do 5lV. a saber: Mexer (5'), Manuel da Costa (18'), João Aurélio (27'), Marçal (77'). note-se que Manuel da Costa não viaja para Carnide - fruto do quinto amarelo - e que, naquela partida, o primeiro amarelo para o Moreirense surgiu aos 32'...] 
»
 

5)

num outro registo, e numa altura em que começam a "chover" elogios (merecidos) a Vítor Pereira, um pouco por toda a parte, inclusive nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera"® (mesmo vindos de quem desejava ardentemente a sua demissão inclusive no arranque da presente temporada...), não posso deixar de subscrever a que se segue, da autoria de André Viana, em OJOGO:


(clicar na imagem para ampliar)


6)

no seguimento dos elogios, mesmo que merecidos, também não posso deixar de subscrever os "caldos de galinha" do nosso caríssimo dragão Vila Pouca, nomeadamente:
«
com o FC Porto a jogar assim, os elogios são normais, é natural que se façam certas comparações, se vá longe de mais. não vem mal ao mundo, até faz bem ao ego. [...] é bom que mantenhamos a serenidade, a humildade, não exageremos nas ambições, saibamos resistir a alguns cantos de sereia.
»

desses «cantos de sereia» certamente que faz parte editorial do belenense vítor serpa "este FC Porto é irresistível". é certo que um elogio sabe sempre bem; só que, vindo de quem vem, é para colocar os dois pés atrás (e preparar o pontapé a la joão cláudio, para não sermos apanhados desprevenidos).


7)

estiver interessado e da edição impressa de ontem, Domingo (2013-02-03), do pasquim da Travessa da Queimada, divulgo à saciedade
(i) o dossier dedicado ao FC Porto e à sua vitória em Guimarães - o qual não inclui a vitória no hóquei ante o zbording nem o rescaldo da vitória da equipa B ante os caceteiros da Oliveirense;
(ii) o último artigo de Paulo Futre "portugués, és una niña!";
(iii) as declarações (para memória futura) de Jorge "Jebus", quando afirma que «o que faz um bom técnico são a criatividade e a inteligência, já que não se aprende nos livros a ser treinador»
(ainda não consegui parar de rir)


beijinhos e abraços vitoriosos (mas sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



2 comentários:

  1. Esse André Santos parece quem aprendeu bem a dar pau. É mais um caceteiro a seguir a mistica dos vermelhos.

    Então dizem que o Duarte Gomes não tem critério disciplinar?! Claro quem tem, mas é sempre a favorecer o seu clube.

    Já os elogios do serpa são dispensaveis. Dessa gentinha não vem nada de bom.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. @ Paulo

    caríssimo,

    obrigado! pela visita e pelas palavras!
    (mas que boa surpresa :D )

    pelos vistos, percebe-se bem o porquê de endeusarem o puto gomes: está na senda de muitos trauliteiros que envergaram a cor afecta ao clube do regime.
    assim de repente lembro-me do javi "a mula" garcía.
    mas há (muitos) mais...

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons