domingo, 10 de fevereiro de 2013

do não perder (nunca!) a Esperança...


  


caríssima(o),

mais do que entrar em teorias conspiratórias e (in)tentar encontrar culpados para o desaire desta noite, no teatro dos nossos sonhos azuis-e-brancos - o qual efectivamente merece um relvado digno desse nome, diga-se em abono da verdade -, importa cerrar fileiras e apoiar a nossa Equipa do coração
com o coração apertado, o espírito perturbado e o discernimento "a mil", não é tarefa fácil, eu sei. mas nós, portistas indefectíveis, adoramos um bom desafio, certo?

é claro que perdemos uma excelente oportunidade de nos isolarmos no comando da Liga, após o empate do cube do regime, na Madeira. e se o qualifico dessa forma é porque tenho as minhas razões para tal...
mas, é igualmente correcto afirmar que tudo fizemos para inverter aquela entrada "a frio" no encontro, após o golo dos algarvios na única oportunidade que tiveram ao longo dos 90 minutos (mais os dos descontos), num lance em que Alex Sandro ficou mal na fotografia e (penso) o terá afectado. mas, não foi ele o "culpado" (pelo menos para mim). 

mais uma vez, e na senda dos últimos jogos, as estatísticas da partida revelam números avassaladores e que dariam para sairmos com (pelo menos) os três pontos de uma vitória: maior posse de bola, mais ataques, mais remates (inclusive enquadrados com a baliza), maior número de cantos conquistados, menos faltas cometidas.
infelizmente tal não aconteceu, pelo que antevejo algumas insónias entre nós, mas só pelo empate concedido, já que o Futebol, esse está lá e só nos pode dar alento para o Futuro - e mesmo com um calendário assim para o complicado, pelo grau de dificuldade nos próximos encontros. e refiro-me ao facto de, mesmo com um adversário no ferrolho, a bola "não ter queimado" nos pés de nenhum jogador - inclusive do Tozé. já agora, que grande jogador! é daqueles que não engana, pois, dos seus pés, a redondinha sai sempre jogável. e não se intimida a arriscar o remate na estreia com a camisola da equipa principal (!!!). pese embora o resultado final do jogo, gostei da sua meia-hora em campo, que espero que se repita em breve.

em suma:
foi uma partida em que estivemos oitenta e três minutos (mais os dos descontos) a correr atrás do prejuízo e fomos infelizes - ao contrário do Bracalli (que fez mais uma exibição de gala no Dragão, mas contra a nossa cor). como o empate surgiu só no início da segunda parte e, de seguida, o remate a partir dos 11 metros saiu muito por alto - e também não foi pelo Jackson Martínez que só conseguimos o empate -, o "bater do coração" soou bem mais alto do que a "voz da Razão", que quase não se fez ouvir e por muito que a bola não tivesse "queimado". 
certamente que seremos felizes em breve.  
eu «acardito»!


por último e assim concluo, não posso deixar de desejar ao Olhanense e às equipas como o clube algarvio, que se deslocam ao Dragão em busca do "pontinho" e tudo fazem para o conseguir  - inclusive perdas de tempo inacreditáveis e enquanto o árbitro do encontro o permite -, muitas felicidades para o que resta do campeonato.
com o futebol que (não) praticam, o vosso Futuro estará garantido... num outro campeonato que não o da Primeira Liga. e não o afirmo com despeito e/ou azia pelo resultado desta noite, mas antes com a convicção de que o que (não) produzem vos trará muitos amargos de boca, e de que o "pontinho" arrancado esta noite de nada vos valerá.


"disse!"




9 comentários:

  1. Se fores como eu, hoje é para dormir mal... Não me sai da cabeça o penalti a passar por cima! Só amanhã é que isto vai ao sítio...

    Faltou-nos um James para decidir o jogo hoje, há sempre um jogo em que é preciso qualquer coisa especial, e foi este.

    Tirando a infelicidade na finalização, pouco ou nada a apontar à equipa.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Óptima oportunidade desperdiçada, que nos daria alguma margem para o ciclo difícil q começa no fim deste mês. Espero que o moço Tozé tenha apens estado nervoso, porque se isto fôr o seu máximo estamos mal... Força Porto e vamos já corrigir isto prá semana.

    ResponderEliminar
  3. Foi um retrocesso no bom futebol que o FC Porto apresentou nos dois anteriores encontros. Muito mérito do adversário, obviamente, mas também algum demérito próprio.

    Faltou a qualidade de passe, o poder de desmarcação, a criatividade aliada à velocidade de pensamento e execução e sobretudo a eficácia no remate.

    Ainda assim, os Dragões conseguiram, na segunda parte, criar o número suficiente de oportunidades para terminarem com resultado bem diferente. Faltou também um pouquinho de sorte.

    Há que cair na real e interiorizar que o futebol é pródigo em imponderáveis e por isso, a equipa tem de se manter permanentemente coesa, solidária, ambiciosa e competente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Pois é, o futebol, tem destas coisas...
    Era uma jornada em que as apostas davam total favoritismo ao F.C.Porto: o Dragão ia ganhar, só faltava saber por quantos, tal era a qualidade de jogo que o bi-campeão apresentava. O Olhanense, coitado, só podia evitar ser triturado. Não foi assim. E depois do empate do Benfica frente ao Nacional, na Choupana, a perda de 2 pontos ainda custa mais a digerir.
    É verdade que mesmo não jogando bem, longe disso, merecíamos a vitória.
    É verdade que dominamos em todos os capítulos do jogo, criamos e desperdiçamos oportunidades suficientes - até um penálti! - para ganhar, não um, mas dois jogos, só que o futebol não se compadece com isso, o que conta é que fomos muito perdulários, empatamos e esbanjamos uma oportunidade de oiro de ficar isolados na classificação. Tudo porque faltou ao F.C.Porto na noite fria e chuvosa de ontem, principalmente na primeira -parte, capacidade para pressionar alto, a profundidade de outros jogos, a qualidade envolvente na posse, criatividade e inspiração para desmontar uma defesa que se bateu bem e contou com um guarda-redes, Bracali, curiosamente, emprestado pelo F.C.Porto, inspirado. É justo dizer que melhoramos bastante na etapa complementar, foi nos segundos 45 minutos que tivemos várias e flagrantes oportunidades de marcar, mas faltou gente, calma, clarividência e eficácia, na exibição, aquém das expectativas, da equipa portista. Se a tudo, juntarmos um golo muito cedo, 6 minutos, da equipa algarvia e da falta de opções que acrescentassem qualidade, está explicado um resultado que teve o efeito de um valente murro no estômago.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. depois de uma ronda pela bluegosfera e de ler tanto comentário injusto, não me contive:

    «
    efectivamente dá muito trabalho apoiar a Equipa pela positiva e não ao sabor da maré...
    (o que não é o caso de muitos de nós, indefectíveis portistas dos quatro costados que estão sempre com a nossa equipa do coração, mesmo nos maus resultados e não "atiramos a toalha ao chão" ao primeiro revés...)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    »

    ps:
    aqui encontra-se uma crónica imparcial sobre a prestação do Tozé. ainda bem que não fui o único a ver que o puto tem Qualidade. já duvidava dos meus olhos...

    ResponderEliminar
  6. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras

    no fundamental:
    penso que ganhámos todos com esta exibição - quanto masi não seja, um pouco de humildade e de que afinal este campeonato não são "favas contadas". e que Sexta-feira será um dia completamente diferente deste Domingo...

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os quatro»
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  7. Não quero entrar em apreciações individuais com muito pormenor, nem é nenhum drama, mas o Tozé fez dois remates para as nuvens e um centro para a bancada. Foram as únicas acções individuais em que se viu a cara dele. Confesso que os passes curtos que fez não os contei, até porque vi o jogo em condições precárias via net. Ainda bem que ele fez esse bom jogo que tu viste e eu não vi. Atenção que o elogio fácil pode fazer mal na idade dele. Até já.

    ResponderEliminar
  8. Caro Miguel,
    Uma coisa é certa, não se pode esperar que todos os jogos sejam fáceis como foram os dois anteriores e era espectável que no jogo de ontem a Olhanense estacionasse o autocarro em frente da sua baliza com vista a dificultar a manobra atacante do FC Porto. Ora, foi exactamente isso que se passou e para complicar ainda mais as contas, os algarvios entraram a ganhar e foi preciso muita paciência para empatar. Depois o facto de Jackson ter falhado a grande penalidade não se revelou, para mim, um bom prenúncio. Em suma, não foi um jogo fácil, a ansiedade de querer marcar para agarrar a vitória e a liderança terão falado mais alto e, pior ainda, a ansiedade de dar a volta ao marcador que cedo ficou desfavorável. Sim é verdade que, com este empate, se perderam dois importantes pontos; sim é verdade que, com este empate, se perdeu a possibilidade de, esta noite, o FC Porto se isolar no comando da liga; mas também é verdade que existiram ocasiões de golo que infelizmente não foram concretizadas, ou seja, falhou a finalização, um pecado demasiado grande para quem precisava ganhar e tanto fez para o merecer. Posto isto, resta acrescentar que é preciso seguir em frente e pensar já no próximo desafio, porque a liderança ainda é do FC Porto e ainda muita água vai passar por baixo das pontes.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com


    ResponderEliminar
  9. @ doctor J.

    «acardita» que o puto tratou bem a chchinha num relvado intratável. e não o condeno pelos remates disparatados que fez: imagina se davam golo...
    (eu sou daqueles que nunca condena quem remata, mesmo que haja outras soluções. pode sair um palavrão, ou dois, como no caso do Tozé, mas foram mentais :D )

    @ Ana

    há um factor sobre o Jackson que nos estamos a esquecer:
    o Jackson foi jogar 5′ a Miami (USA), a 6677 km (+/-) e só ida. não é propriamente a mesma coisa que ir a Guimarães jogar 90′. e regressou directamente para jogar, sem qualquer treino de recuperação. estamos a falar de um ser “óamno”, não de uma máquina...

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons