domingo, 3 de fevereiro de 2013

de um ataque exemplar...


  
© Google


... e não é que o assalto ao castelo foi bem sucedido?
mais do que um «rolo compressor» (foi, isso sim, uma exibição muito personalizada), mais do que uma «nota artística» (que até foram quatro...), mais do que «um adversário dócil» (ao invés, houve brio no Vitória em não se acantonar só no seu meio-campo defensivo), mais do que «um árbitro permissivo» (nada tenho a apontar à arbitragem do madeirense Marco Ferreira), mais do que tudo o que a abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacional, mormente com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão), possa inventar, a verdade é que o nosso FC Porto conseguiu ultrapassar um adversário que normalmente é incómodo para as nossas cores.
penso que não subsistirão dúvidas sobre o quão dominador nós fomos; mas, se elas persistirem, os números estatísticos revelados ao intervalo do jogo farão o favor de as dissipar.

desde o primeiro segundo da partida que se percebeu que seria o FC Porto a mandar no jogo.
a Atitude estava lá, assim como o Querer, e a Garra, e a Entrega, e o Profissionalismo. e, porque não afirmá-lo, o Prazer (em jogar futebol e dele desfrutar, claro está!) - pois se tudo foram sorrisos no final, até ao descanso do guerreiro houve muita porfia.
foi um encontro que o nosso clube do coração fez por torná-lo "fácil", em que deu para tudo, inclusive estrear o leBezinho. para lá do resultado final, gostei de Equipa como um todo e da sua dinâmica de jogo, tendo praticado um futebol bastante agradável. tão prazenteiro que até parecia que estávamos no Estádio do Dragão (mas tal não correspondia à verdade pois, se é certo afirmar que os Super Dragões fizeram por marcar presença, no Estádio D. Afonso Henriques existe um relvado).

em termos de destaques individuais, Mangala sobressaiu (mais uma vez); Danilo está a fazer pela vida (no sentido em que, na outra ala, tem um Alex Sandro que já justificou o investimento); Izmaylov estreou-se a titular e, com mais ritmo de jogo, certamente que calará os "cutty sark's" do reino de Alvaláxia; até Varela esteve bem (evidenciando um crescendo de forma e a fazer crer que já terá deixado o Silvestre em casa alheia).

quem também esteve muito bem e a ele se deve muito do imenso mérito desta vitória, foi o nosso treinador, Vítor Pereira, sobretudo na forma como preparou este jogo.
acredito que não deva ter sido uma semana nada fácil, em particular na gestão dos egos de alguns futebolistas, com o preparo da partida a ser coincidente com o fecho do mercado de transferências da "janela de oportunidade" de Inverno, mormente em grande parte das ligas europeias (pois nalguns países de Leste, como a Rússia, Ucrânia, Suíça, Polónia, Sérvia, Bulgária ou Roménia, aquela janela só encerra no decurso deste mês de Fevereiro. e ainda há o mercado brasileiro).
aliás, eu sou daqueles que «acardita» que grande parte dos problemas de balneário da época passada (e que acabaram por se repercutir nalguns jogos) deveu-se a uma má gestão desses mesmos egos, com Vítor Pereira a sentir na pele a necessidade de passar a ter pulso firme no balneário. de facto, só assim se justificam estas palavras. e também quando afirma «sinto alegria nos jogadores, a desfrutarem deste jogo de toque e de mudanças de ritmo»...

ainda, de certa forma, relacionado com o actual momento do FC Porto, numa ronda pela net à busca de uma imagem que em breve se seguirá, deparei-me com um excerto de uma entrevista de OJOGO ao nosso enorme Capitão: João Pinto.
a determinada altura, afirma:

«

um jogador "à FC Porto" é um jogador que leva isto muito a sério.
Neste clube, tem de se ser um profissional no verdadeiro sentido do termo, e não apenas no local de trabalho, mas também na vida social, na imagem que passa para fora.
Aquilo que fiz ao longo dos anos foi natural; era a forma como treinava, jogava, e como não gostava de perder nem a feijões… E isso é um jogador "à
FC Porto": Ter garra, meter o pé, mas, mais importante ainda, que quer ganhar sempre.

[...]

Há jogadores com essa mística no FC Porto, alguns deles estrangeiros, que passaram a adorar o clube pela forma como são respeitados e tratados por todas as pessoas. O Lucho, por exemplo, ou o Lisandro, que vivem o clube intensamente e já interiorizaram a mística do FC Porto. E a prova disso é a forma como treinam e jogam. Com a ajuda deles, mas também do Bruno Alves, do Pedro Emanuel, e de mais dois ou três jogadores, a mística continua viva.
Apesar de ganharmos muitos títulos, queremos cada vez mais, e é isso que estes jogadores têm de transmitir aos mais novos.

»

fonte: portistas de bancada
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


penso que estará tudo dito.


para finalizar, não resisto a lançar uma provocação a todos os "manuéis"  que por aqui gravitam, nas palavras do «catedrático» que tanto veneram:


© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)




beijinhos e abraços vitoriosos (e sempre muito portistas)!
Muito Obrigado! pela tua visita :)



5 comentários:

  1. Um Porto de Honra, produziu uma exibição de grande qualidade, para ninguém botar defeito, aliás, na linha da que tinha feito frente ao Gil Vicente e conquistou um triunfo indiscutível, por números que até podiam ser mais dilatados. Frente a um Vitória que já não perdia há 7 jogos e que em casa é sempre um adversário difícil, a equipa de Vítor Pereira jogou muito bem, durante todo o tempo, foi categórica e reduziu a nada, uma equipa que ontem, mérito do F.C.Porto, pareceu vulgar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Ontem tivemos um Porto que esmagou completamente o seu adversário.

    Um jogo colectivo muito forte e uma pressão intensa banalizaram o Vitória.

    Foi um Porto Vintage com Jackson a demonstrar as credenciais de ponta de lança de classe mundial.

    Fantástico o apoio dos adeptos à equipa.

    Com esta equipa a jogar assim podemos ambicionar tudo.

    Foi o melhor jogo da era VP e esperemos que tenha continuidade.

    Rumo ao Tri.

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. http://tribunaportista.blogspot.pt/2013/02/v-guimaraes-0-4-fc-porto-cronica-de.html

    ResponderEliminar
  4. Caro Miguel,
    Não se esperava que a visita à cidade berço fosse fácil, mas o FC Porto fez das dificuldades facilidades e venceu, brilhantemente, mais esta batalha. Foram
    mais quatro golos para a conta geral e três para a conta particular de Jackson, tudo somado resulta em mais três pontos para a classificação do campeonato.
    Gostei do jogo, gostei da exibição de todos, contudo, tenho de destacar, pois claro, Jackson pelos seus três golos nesta partida, o colombiano que já conta
    com 18 golpes certeiros nas balizas adversárias. Em suma, o FC Porto venceu mais uma batalha neste campeonato; revelou-se, mais uma vez, uma equipa segura
    e dominadora; venceu por quatro golos sem resposta mas poderiam ter sido mais.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. caríssima Ana, caríssimos,

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!

    ontem, derrubámos mais um "castelo altaneiro" no caminho (penoso) rumo ao Tri (que muito se deseja).

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os quatro» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons