sexta-feira, 13 de abril de 2012

plenos poderes circenses


caríssima(o),

sem desprimor para o meu (sentido) agradecimento público para com a tua pessoa, hoje é dia de PLENOS PODERES - a coluna de opinião habitual do mais novel "Dragão de Ouro" deste espaço de discussão pública no pasquim da Travessa da Queimada.
no seu artigo de opinião, na edição impressa de hoje, sob o título "portas escancaradas", destaque (muito) especial para o affaire Palito, em dissonância com o Jorge, o administrador do "Porta19".

e qual é a (cor)relação do título deste post para com o artigo do nosso Rui Moreira?
a minha resposta (pronta) é: nenhuma! 
eu bem que inicialmente previa relacioná-lo com um "circo cardinal" que por aí ruge, mas depois de ter (re)lido o (mais uma vez abjecto) artigo de opinião do sr. Cervan ("é obrigatório vencer"), reconsiderei. e, inclusive, até mudei a imagem com que o pretendia embelezar (a este post, bem entendido) - se bem que a da autoria do (nosso) Bruno Sousa não seja nada, mas mesmo nada má e que até reflecte (e bem!) o meu sentimento para com a agremiação coisinha de Carnide.
atente-se bem neste excerto - que não é comparável com o artigo (hoje, muito bonzinho) do sr. joão-como-mesmo-apelido ("a surpreendente falta de surpresa"):

© abola

ai se eu não tivesse (boas?) maneiras...

mudando a ampulheta para o nosso quotidiano - o (des)portista, claro está! -, o sr. carlos-com-apelido-de-substantivo-colectivo-para-o-que-ele-é persiste na perpetuação de uma autêntica comédia circense que é o mercado de transferências promovido pelo pasquim em causa.
na incrível edição de hoje, Hulk é o próximo jogador a ser negociado pela nossa SAD, com a argumentação de que «está cotadíssimo no mercado», que «dragão tem necessidade de vender bem [e] reforçar com pouco investimento». posto isto, foi com um imenso agrado que registei a informação prestada por josé carlos sousa de que «Danilo está pronto para jogar», pois está bom de ver que o nosso herói irá ser o próximo "Palito" e já temos um «substituto à altura»...
de facto, o ridículo não tem limites naquela redacção e nem as modalidades (ditas) «amadoras» escapam; "entre a história portista e o domínio encOrnado" foi a forma como pedro barros encontrou para promover o início dos play-off no campeonato de basquetebol.
não é preciso tecer mais considerandos, certo?


© abola


mas, o verdadeiro "circo", a julgar pela análise à edição impressa de hoje do pasquim em causa, está instalado na Segunda Circular, lá para os lados do Alvaláxia.
o "caso Sporting CP" per si foi tema de capa e alvo de um editorial ("um caso de implosão"), por parte do sr. com apelido de intestino, a (in)tentar colocar, tal como joão-nada-bonzinho, "paninhos quentes" onde (tenho para mim que) há um cheiro intenso a "esturro"; curiosamente (ou talvez não) passou ao lado do artigo de Rogério Alves, em "a época pascal e a ressurreição". 

qual a minha opinião sobre o dito, porventura prematura - motivo pelo qual vou esperar pela sua divulgação no youtubiu.com® pela parte de um qualquer "tripulha" para o perceber melhor? 
a mesma de sempre e que não me canso de repetir à saciedade, ou seja:
todos os clubes (mesmo os ditos «grandes»), sem excepção, têm os seus "telhados de cristal"®.
este será (?) só mais um caso...

mesmo assim, ainda houve espaço para um elogio ao futebol praticado pela equipa (ainda não muito) "leonina", agora treinada pelo (ainda verde?) Ricardo Sá Pinto, por parte de Paulo Teixeira Pinto, em "de verde e branco ao alto".
enfim...


beijinhos e abraços (com (poucos) rugidos)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

5 comentários:

  1. Miguel, posso dizer uma coisinha, pequenina e quase insignificante, mas que chateia?

    Não gosto de ver que também tu escreves Zbording.

    Parei de ler aí e sinceramente não sei quando voltarei.

    Abraços e boa sorte para o que resta do campeonato.

    ResponderEliminar
  2. @ JL Martins

    está no seu pleno direito.
    não me refiro ao "banca da imprensa" nem ao "porta10A" obviamente; mas também eu não gosto de ler certos epítetos que circulam pela blogosfera leonina referentes ao meu Futebol Clube do Porto - e sim!, eu tenho por hábito consultar alguns (poucos) blogues afectos à cor verde.

    os motivos pelos quais utilizo aquele epíteto - que sai reforçado com a conjuntura (circense) Presente - encontram-se explicados aqui, mais concretamente neste parágrafo:

    «
    para finalizar, informo que não pretendo ser deselegante para com a instituição Sporting Clube de Portugal e para com os seus adeptos - sendo que, destes, há quem me mereça o meu maior respeito e outros nem por isso.
    mas e como já o escrevi antes, enquanto este clima de crispação persistir será difícil para mim regressar à normalidade e tratá-los com a dignidade que sempre me mereceram até à (triste) Actualidade

    »

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Miguel, em todos os clubes existem adeptos que não nos merecem respeito. Repito: em todos. Mas pegando no teu caso (desculpa tratar-te por tu, mas podes fazer o mesmo), que até és um Portista que admiro e muito respeito, fiquei sentido por ver que desceste ao nível deles.

    Só isso.

    Sim, também estou um bocado aziado pelo ataque cerrado de que o Sporting está a ser alvo. E quase que aposto que sei de onde vem este ataque da PJ.

    Basta ver o caso do apito dourado, como eles vos trataram de forma indecente, agora é a nossa vez. Naturalmente que esperava que da vossa parte houvesse alguma compreensão deste caso, mas o que vejo é algum regozijo por o Sporting ser "entalado" pelos Burmelhos.

    Isto para mim é estranho e estou desiludido porque em tantas ocasiões vos defendi, a minha consciência assim o mandava, e num caso semelhante (a vermelha PJ) não vejo nenhum sinal da vossa parte de compreensão.

    Repito que não gostei da expressão Zbording, e já tinha lido o excerto que indicas, até porque uma condição que o DUX colocou foi que eu soubesse respeitar o FCP.

    Mas deixa lá Miguel, esta azia vai passar quando vencermos a Liga Europa.

    ResponderEliminar
  4. @ JL Martins

    no que te posso ter ofendido, peço (sincera e humildemente) desculpa.

    sei reconhecer quando erro e/ou quando estou a ser ofensivo, mas acredito que, com este post (e posterior comentário), não o fui para contigo - pois nem sequer me passou pelo pensamento algo como "'bora lá dar uma estocadinha no Martins!" -, nem para com a instituição "Sporting Clube de Portugal", nem o pretendo ser para com quem quer que seja - e por muito que possa indiciar o contrário.

    aliás, a minha política é de não instigar animosidades de qualquer espécie, como existem em imensos blogues afectos a todas as cores - ao ponto de, por exemplo, ter sido imediatamente insultado num blogue que eu cá sei só porque desejei (literalmente e sem segundas intenções) "boas festas e um próspero Ano Novo!" aos administradores do mesmo e aos seus leitores, e na época própria (o Natal)...

    assim, as minhas desculpas vão no sentido de, se ainda for possível, não me incluíres nesse grupo de energúmenos e que, concordo contigo, os há em todos os clubes.
    eu, com este espaço de discussão pública, sei ao que me sujeito, mas (in)tento marcar a diferença pela positiva.
    agora, não sou nenhum "santinho" nem politicamente correcto, pelo que, quando "me pisam os calos", reajo - o que não foi o teu caso, note-se bem.

    refiro este exemplo para reforçar o porquê de, por exemplo, não aceitar comentários lampiónicos
    [cá está uma provocação ;) ]:
    é que, de sportinguistas e de benfiquistas, tudo bem; de calimeros e de lampiões, não!
    (acho que percebes a diferença)

    assim sendo, não pretendi ser insultuoso para com o teu clube que, ao contrário do vosso vizinho de rua, muito respeito. "apenas" me limitei a utilizar um epíteto que utilizo no dia-a-dia...

    [perdi-me no raciocínio... concede-me um minuto para (re)ler o que escrevi]

    mas tudo bem!
    por respeito a ti, ao Marcelo e ao Danny - três sportinguistas dos quatro costados que sei que me visitam com regularidade e que pretendo que continuem a visitar este espaço (que também é vosso) -, a partir de hoje (2012-04-14) não mais utilizarei outra forma para me referir ao vosso clube do coração.
    também será uma forma de vos distinguir (e premiar) dos "demais".

    portanto, espero poder continuar a contar com a tua visita ;)

    ps:
    atenção que eu (ainda) não me referi ao que eventualmente se possa ter passado no caso em apreço, nem pretendi ser polido quando escrevi que:
    « todos os clubes (mesmo os ditos «grandes»), sem excepção, têm os seus "telhados de cristal"® ».

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. Quem não tem estômago para aguentar tantos sucessos do F.C.Porto é Silviozinho Cervan, conhecido pelo "senador pateta".

    Abraço

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons