segunda-feira, 16 de abril de 2012

foi há um ano e eu não esqueço


© Miguel Lima (Tomo II)

caríssima(o),

é sempre bom recordar, pois canta-se por aí que também «é viver».
portanto e enquanto for vivo, lembrar-me-ei de um lamentável episódio, protagonizado pela lampiónica abécula em questão, cuja fronha decididamente não embeleza este post, sempre que se referirem que qualquer um de nós, enquanto adepto indefectível e portista, é intelectualmente desonesto e futebolisticamente amoral.
o dito episódio encontra-se transcrito mais abaixo, para memória futura.

como escrevi na altura, no (falecido) TOMO I:

« 
é desta "massa", é desta fibra, que (também) são feitos os valores dos lampiões.
poderia afirmar que aqueles me merecem o maior desprezo, mas estaria a mentir e principalmente depois de me terem feito chegar, via e-mail, o vídeo da nojenta "desculpabilização".
é que "quem não se sente, não é filho de boa gente"! e estes coisinhos não o são, de todo! ou como diriam no seu linguajar muito próprio e característico: «eh pah!, como é óbvio! não é
»


beijinhos e abraços (indignados)!
e MUITO OBRIGADO! pela tua visita ;)



© Miguel Lima (Tomo II)

 

 

1) intervenção de Pinto da Costa, a 03 de Abril de 2011:

 

«

[...]
pergunta [p]:
qual é que foi o segredo deste título do FC Porto?
Pinto da Costa [PdC]:
o segredo deste título foi trabalhar com determinação, com seriedade e ser estimulado por alguns palhaços que, feitos comentadores desportivos de meia-leca, ofendem constantemente e semanalmente o FC Porto e o mérito das suas vitórias.
Acho que, depois dos 5-0, no [Estádio do] Dragão e depois desta demonstração de superioridade e de categoria, acho que devem ter vergonha com aquilo que dizem e devem realmente deixar essas maledicências e essas campanhas para o "Pravda" [jornal (muito pouco) desportivo "A BOLA"] e para o "Kasparov" [Vítor Serpa, director daquele jornal (muito pouco) desportivo].
[...]
pergunta:
a quem é que dedica este título?
PdC:
olhe: eu queria [dedicá-lo] naturalmente que a todos os portistas; à minha família, que... vive intensamente isto... e que aqui, hoje... não autorizei que estivessem cá, vive apaixonadamente todos os nossos passos [alguém grita: «golo!»].
mas, de um modo especial, queria [dedicá-lo] a duas pessoas: uma, ao dr. Pôncio Monteiro, que foi um amigo de todas as horas, desde a minha primeira hora como dirigente do FC Porto, e que infelizmente não pôde [ter estado] aqui, mas de certeza que neste momento está feliz.
e a outra, ao Pedroto porque, há um ano, eu... não prometi - porque eu nunca prometo nada a ninguém. mas, numa homenagem que lhe fizémos, disse-lhe que [haveríamos] de lhe dedicar a vitória no campeonato e que tudo [haveríamos] de fazer para o conseguir. não conseguimos. mas, desta vez... [pressente-se a voz embargada] o meu pensamento e a minha dedicatória [vão], para além do Pôncio, para o Pedroto.
e o meu desprezo vai para com alguns imbecis que, na televisão, gozaram com a minha vontade de poder dedicar a vitória ao sr. José Maria Pedroto.
[...]

»


ps: os negritos são da minha responsabilidade.

 

2) a vergonha primeira de Sérgio Luís Bordalo [S.L.B.]:

 

«

[...]
S.L.B.:
eu desejo sinceramente... [é interrompido]
eu desejo muito sinceramente que o presidente...
[é novamente interrompido pelo "moderador"]
eu desejo muito sinceramente que o presidente do FC Porto, muito sinceramente, que festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este.
"moderador":
muito bem (!!). notas finais...
[...]

»


ps: os negritos e os itálicos são da minha responsabilidade.

 

3) a cobardia de S.L.B., em dar o dito pelo não dito.
e também em (in)tentar justificar o inqualificável:

 

«

[...]
. "moderador" [com uma voz de enfado, como se estivesse a fazer um frete]:
uma página... uma nova página que vamos abrir agora, aqui no programa.
estamos a falar de benfiquistas e de benfiquismo, e da forma de sentir o 5lb, e o benfiquismo. e a... vamos falar agora de um outro benfiquista que eu tenho o prazer e a honra de ter aqui ao meu lado - o Sérgio Luís Bordalo [S.L.B.] - que, na sua forma de viver o benfiquismo, também... tem algo a expressar.
eu, neste momento, passo-lhe a palavra, ao grande benfiquista S.L.B., ao meu grande amigo S.L.B., com quem tenho o maior prazer em estar aqui; e gostava, Sérgio, uma vez que esta página que se vai abrir é uma página que te diz respeito, a ti, e que tem que ver contigo, como pessoa e contigo como benfiquista, melhor do que... melhor do que eu, qualquer introdução correcta ao assunto, pela delicadeza que o assunto encerra, deverá ser feita por ti, Sérgio.
é com muito orgulho que te tenho aqui, é com muito orgulho que te passo a palavra.
. S.L.B.:
eehh... bom... eehh... [eu julgo] que as pessoas eventualmente saberão que... o que se terá passado esta semana. eehh... com o comunicado que o FC Porto publicou no seu site, visando expressamente a minha pessoa. 
obviamente eu teria de dar aqui uma… uma resposta, não é? porque, quer dizer… não, não… fiquei absolutamente estupefacto com o que lá estava escrito. eehh… que resultou, a meu ver, de uma deturpação das minhas palavras, e de uma interpretação das minhas intenções que me parece bastante… eehh… abusiva. eehh
aliás, melhor do que eu… [riso sarcástico] melhor do que eu, há alguém que eu acho que as pessoas conhecem e podem reconhecer, que pode esclarecer perfeitamente o que eu quis dizer e a que é que me estava a referir quando disse o que disse.
. “moderador”:
ou seja e para contextualizar, porque pode nem toda a gente estar a perceber:
há um momento, no programa passado, em que tu utilizas uma expressão que tem que ver com… gostarias de que o presidente do FC Porto estivesse a festejar o campeonato com… aahh… aqueles a quem… a quem ele dedicou este.
[esta última frase foi em perfeita sintonia com o cobardolas do S.L.B., o qual ainda replica: «não é? portanto…»]
vamos ver, vamos ver. E eu pedia que víssemos, então, a quem é que o Pinto da Costa dedica este campeonato. Vamos ver.
[passam o excerto da intervenção reproduzida acima, da pergunta da jornalista «a quem é que dedica este título até ao grito «golo», omitindo-se (propositadamente) o seu final – a partir do momento em que dedica o campeonato ao dr. Pôncio e a José Maria Pedroto, que certamente estarão a celebrá-lo num mundo melhor do que o nosso.
. “moderador”:
Sérgio…
. S.L.B.:
oh pah
! mediante isto, vocês calculam a minha estupefacção pela… pela conclusão que o FC Porto, no seu site, tirou do que eu disse, não é? quer dizer…
quem me conhece sabe perfeitamente o que eu quis dizer, não é? não faz parte, de todo!, do meu feitio, desejar a morte a… a outros seres humanos, não é? ou que lhes aconteça qualquer coisa de… de male (sic).
eu expressei o desejo, enquanto benfiquista e que é comum a nós todos... eu acho que vocês subscrevem, qualquer benfiquista subscreve, a vontade que tem de não ver, outra vez, o FC Porto, ou qualquer outro clube, a festejar campeonatos no campo de um clube rival, de… ou de, neste caso… dum clube , festejar…
[nitidamente a meter os pés pelas mãos, não sabendo utilizar os argumentos “encomendados” para atenuar o que não tem perdão]
portanto: o FC Porto, festejar campeonatos no nosso estádio, ou um outro qualquer clube festejar campeonatos no nosso estádio.
[aahh! custou, mas foi! lá deixou escapar a verdadeira razão por que desejou a morte a outro ser humano].
e, mediante estas declarações [de Pinto da Costa], parece-me que eu posso tirar a seguinte conclusão: para o próprio presidente do FC Porto... eehh… é preferível festejar o campeonato perante cinquenta mil sócios ou adeptos, no Estádio do Dragão, e principalmente com a sua família, eehh… coisa que ele não teve oportunidade de fazer aqui, no Estádio da Luz, que disse que… [consulta o bloco notas…] que não a trouxe, não é?
. "moderador":
ou seja, ou seja: quando tu referiste o que referiste [bela frase, sim senhor], se bem percebo das tuas palavras, tal como na altura eu percebi isso também, estavas apenas a expressar o desejo de que o presidente do FC Porto festejasse o campeonato junto dos seus.
. S.L.B.:
como é óbvio! quer dizer… porque acho que isso é legítimo!
nós gostámos de festejar o campeonato aqui, no ano passado, diante dos nossos, com o Rio Ave, não é?
[mas o gostinho especial teria sido festejar no Dragão…]
. "moderador":
muito bem!
. S.L.B.:
se alguém eventualmente se terá...
[é interrompido por outro elemento do painel, a precisar urgentemente de: um corte de cabelo, de comprar gillettes, de lavar os dentes antes de sair de casa e de renovar o guarda-roupa. este último coisinho afirma: «desculpa. [não gosto que o Presidente do FC Porto ande] a festejar os campeonatos na nossa casa. mais nada! é tão simples quanto isso]
. S.L.B.:
eu acho que isto era tão claro, tão claro! quer dizer... se alguém...
mas eventualmente, eu posso acrescentar mais: se alguém se sentiu ofendido com o que eu disse, eh pah!, eu peço desculpa.
mas, de qualquer maneira, julgo que o que eu disse agora e pessoalmente o que o Presidente do FC Porto disse, esclareceu isto... [novo riso sarcástico]
eh pah
!, resulta, resultou de um mal-entendido... eehh... que... que consubstanciou uma interpretação abusiva do que eu disse... oh pah! e que, de facto, está a ser danosa para mim.
[coitadinho de ti! e já se sabe quem é que é "coitadinho"...]
e, portanto, o que eu quero dizer é que lamento obviamente a repercussão que isto teve.
eu nunca foi minha intenção (sic) entrar em polémicas deste género, como é óbvio, não é? vocês calculam... eu não quero e não desejo este tipo de publicidade.
oh pah!, tentou-se atingir o 5lb... eehh... atingindo infelizmente também o meu bom-nome (!!!), não é? fui, eh pah!... considero-me sinceramente ofendido no meu bom-nome!
eh pah!... mas, por mim, o assunto termina aqui. isto é um assunto encerrado para mim, não volto a falar deste assunto. penso que terá ficado tudo absolutamente esclarecido e que não percebo como é que há pessoas que fizeram a leitura que fizeram.
[não compreendes porque os portistas felizmente possuem o intelecto suficiente para perceberem quando estão a ser vítimas de um embuste]
. "moderador" [sempre a olhar para o seu bloco-notas]:
Sérgio: eu conheço-te há muitos anos e também estava aqui, ao teu lado. na altura, a leitura que eu fiz foi exactamente essa, até pelo contexto em que vinha, em que tínhamos estado a dizer, já há muito tempo, que claro, como benfiquistas, não gostaríamos de ver o FC Porto a festejar...
. S.L.B. [interrompe o "moderador"]:
e ficámos chateados, no mínimo! ou naquele Domingo, como é óbvio!
. "moderador":
... e conhecendo-te, sabendo também as repercussões que isto está a ter para a tua vida, até pessoal (sic) [porquê? o coisinho cobardolas tem outra vida?], não te peço mais nada: só lamentar e solidarizar-me com aquilo que estás a viver neste momento, que é um pesadelo que ninguém quer viver.
[então, se o cobardolas não quer "tempestades", que não semeie "ventos". ou muito me engano, ou será mais um que vai "almoçar" (e bem!) quando vier ao Porto...]
. S.L.B.:
deixa-me só dar uma palavra...
ainda bem que falas nisso: uma palavra de solidariedade, de amizade e de agradecimento, a inúmeras, inúmeras manifestações de solidariedade que eu tive, por parte de adeptos do 5lb e não só! inclusive, de alguns portistas (!!!), que também não perceberam como é que isto teve este tipo de repercussão, não é? como é óbvio!

»


ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


beijinhos e abraços (indignados)!
e MUITO OBRIGADO! pela tua visita ;)

2 comentários:

  1. Xiiii!!! Que abrunho este benfas!!! Isto envergonha qualquer pessoa! No dia que o SCP tenha um canal com este teor serei o 1º a insurgir-me!!!

    ResponderEliminar
  2. @ JL Martins

    fico feliz por saber que também é da mesma opinião ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons