terça-feira, 16 de setembro de 2014

«contundentemente contra nós»*



© pasquins do burgo
(clicar na imagem para ampliar)



... mas, mais do que a sonegação da Realidade, do que efectiva, comprovada e realisticamente aconteceu em Guimarães, por parte do pasquim editado pelo "belenense" do sr. serpa, o que registo para memória futura são as análises à arbitragem do jogo em causa:


© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


concluo com a minha mais forte convicção de que, mesmo para quem preza a "verdade desportiva", será de todo impossível dissociar todos estes lances, que tiveram um cariz fortemente tendencioso e conscientemente premeditado - a começar por uma gritante dualidade de critérios e a terminar na aberração de (mais) um árbitro se gabar do seu fervor clubístico -, com o (bom) futebol praticado em Guimarães, por duas jovens equipas, num terreno que mais se assemelhou a um campo de batatas a partir dos 15'.

é que não há tácticas que resultem - e mesmo que, por momentos, tenha tido um regresso a um Passado recentíssimo, com aquela inexplicável entrada de Aboubakar aos 89' (?!) - quando se tem que lutar contra 14 adversários... 

e, agora, venha lá o BATE Borisov para se "purgarem" as nossa mágoas...

*

«


O que lhe parece? Se marcas mais um golo do que o adversário ganhas, se não marcas não ganhas. Os árbitros são pessoas, que se equivocam como eu me equivoco diariamente. Hoje estiveram contundentemente contra nós e equivocaram-se. Não há nenhuma dúvida, a arbitragem foi claramente importante para o resultado final. Espero e desejo que se equivoquem menos. Não são críticas; apenas digo que se equivocaram, como as imagens o demonstram...

»



"disse!"



8 comentários:

  1. Oh meu caro Miguel,

    também tu? Longe de mim querer defender o Basco, acho que ele não precisa, mas vamos aqui a uns considerandos sim?

    - O Porto não atacou? Não produziu? Eu revi o jogo (sim, ver o jogo junto ao meu Pai lagarto é todo um outro universo), fartaram-se de atacar e de produzir, ainda não estão afinados, mas a coisa vai lá chegar! Está a fazer-se a equipa de trás para a frente e acho bem. Calma.

    - Mas nós perdemos? Bem sei que no nosso FCP empates são derrotas mas, epá, não quando há 3 penalties 3 que nos gamam descaradamente, mais um golo e uns fora-de-jogos encandalosos, não posso achar outra coisa que não que empatamos injustamente! Junta isso tudo e vê lá se não houve produção ofensiva.

    - A mim o que me surpreendeu foi ninguém da SAD avisar o JL sobre a arbitragem!

    Para mim é claro o que se passou: Ele perdeu o norte depois do golo gamado ao Brahimi. Natural! Eu também perdia!
    Repara que seria a reacção ao penalty, o reequilíbrio do jogo. E depois, na jogada seguinte, novo fora de jogo!
    O Brahimi ficou claramente "traumatizado" e quebrado, para além das 6 faltas 6 contra nós entre esse minuto 74 e o 82, altura em que ele chama o Aboubakar - contando com os mais que naturais 5,6,7 minutos de descontos pá! Achas que aquele jogo só podia ter 3 minutos de descontos?

    E desses 3 minutos, jogados foram 40 segundos, uma vez que o sr Bernard demorou mais de um minuto a sair! E nesse espaço o Aboubakar tocou 2 vezes na bola e foi marcado um canto com um fora-de-jogo ao Indi (??!!!)

    Epá amigo, agora o Lopetegui já sabe de que pipa é este vinho. Já sabe que isso de "justiça" é coisa para mariconso.

    Vá, um abraço azul.

    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Bem vindo ao FCPorto, Julen!!!

    E como também "tou" um bocadinho fodido contigo vê lá se paras de te armar em Paulo Fraquinho e, entre outras, não faças do Aboubakar o novo Ghilas.

    Abr@ço!!!

    ResponderEliminar


  3. caríssimos,

    nunca é demais expressar o meu muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!


    @ Jorge

    não compreendi a tua indignação sinceramente.
    todas as minhas "postas" são no sentido de apoio; esta não foi excepção. estive a relê-la e não compreendo onde é que terei errado.
    mais: o título da mesma é a reprodução de uma expressão do nosso treinador e com a qual estou absolutamente de acordo, ao ponto de a citar, na íntegra, no final da minha prosa, para não ser desvirtuada.
    onde considero que possa haver uma (salutar, pois então!) "celeuma" entre nós talvez seja na questão do Aboubakar (cuja entrada considero tardia) e independentemente do tempo de descontos - que, nas duas partes, foi sempre escasso (então na segunda parte... enfim...).
    quanto ao teu comentário, num todo, subscrevo-o, mormente na questão do futebol praticado. e sim!, teremos que dar tempo ao Tempo; mas, o que já se produz só indicia que estamos no bom caminho (repito o que escrevi na posta anterior e que foi o meu início).

    portanto, agradeço que me elucides onde é que terei errado para (i) corrigir o erro e (ii) não o repetir no Futuro.
    acredita que, aqui, não há «orgulho» em demasia, pois que não sou «reflexivo» a esse ponto - não sei se me faço entender :D

    @ Loureiro
    nem mais, meu caro. nem mais. é o único reparo que faço ao que vi em Guimarães e "extra-arbitragens rufiosas"®.


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. mea culpa, mea culpa meu caro Miguel, levaste por tabela, desculpa.

    Estava sim, só, a falar da substituição tardia. Estava a dizer que esta era tardia mas que, à excepção da do Quaresma, ele nunca fez nada disto - e fê-lo, de certeza, por estar desnorteado.

    Quando se é sodomizado a frio daquela maneira, é normal que não se bata muito bem dos pirulitos depois.

    3 penalties gamados e 2 foras de jogo inexistentes, é obra!

    Desculpa se descarreguei em ti, mas estava furioso de tanto comentadeiro e paineleiro a fazer do Lopetegui um Fonseca! Se ele fosse um Fonseca, não tinhamos metade do plantel que temos, ou quase todo, e estavamos prai em 6, e fora da Champions!

    Não te preocupes, eu não te confundo. Aliás, gostava de te dar um abraço pessoalmente. Vais estar no Boavista? Não vou amanhã porque vou ver a minha filha na demonstração de Karaté (logo neste dia f@!$%se!) mas gostava muito de te cumprimentar.

    Eu sei que não há reflexão que puxe o teu orgulho, vá, não me estranhes, carago!

    J

    ResponderEliminar
  5. Jorge, se me permites, esta: "Se ele fosse um Fonseca, não tinhamos metade do plantel que temos, ou quase todo, e estavamos prai em 6, e fora da Champions!", deve ser a parte em que nos rimos muito, não???

    Não duvido que JL tenha sido preponderante para que jogadores como Oliver e Tello viessem, mas daí a dizer metade do plantel???

    Eu acredito que este conjunto recheado de jogadores de qualidade individual indiscutível, seja uma resposta à péssima época anterior, planeada pelos mesmos que planearam esta mas que sabem que não podemos estar dois anos de mãos vazias... mas isto sou eu!!!

    Fonseca's e Luís Castro's quero vê-los é longe... se bem que este último ainda por lá anda não se percebe bem porquê... ou melhor... perceber... percebe... está debaixo da alçada do visionário!!!

    Abr@ço!!!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela resposta, Loureiro , tenho uma errata a fazer.

    Quando digo metade do plantel leia-se " metade das novidades do plantel".

    Brahimi, Adrián - que vai dar muitas cartas no futuro, tenho certeza -, Tello, José Angel, Campaña, Oliver, Andrés Fernandez (ok, este eu sei lá como é), nunca viriam para cá sem JL.

    Qualquer um destes é infinitamente melhor que um Licá, Josué ou Abdoulaye (ainda se me gela a espinha cada vez que digo este nome). Herrera já estava referenciado antes de Fonseca, bem como Ghilás. É disto que estou a falar.

    Já agora, levante o braço quem ficou calminho a ver os dois foras de jogo consecutivos na cara da baliza tirados ao Brahimi. Se eu estava nervoso imagino Lopetegui.

    Como dizia Confúcio "só erra verdadeiramente quem erra a segunda vez". Eu não acredito que JL volte a pôr alguém a 1 minuto do fim. Tenho a firme convicção que um JL menos... efervescente ... teria feito as substituições com outro timing.

    Já agora, quem é que não amou ver o Hulk ontem a esticar os dedos e a dizer "sou do Porto"?

    E quem não amou ver os benfas quais zbordengs a aplaudir a equipa no fim? Estamos no bom caminho!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  7. Jorge, mais uma vez desculpa discordar mas parece-me que estás a confundir preponderância com referenciação.

    Eu acredito que JL tenha sido verdadeiramente preponderante nos casos que mencionei no meu post anterior, i. é, acredito que sem ele não viriam. Quanto aos restantes não me parece que se escusassem a vir se referenciados por qualquer outro treinador.

    A diferença, quanto a mim, é que uns (os bons) têm referenciados jogadores de inegável valia, outros (os Fraquinhos) têm referenciados os Licá's e Abdoulaye's desta vida. Ou então não, e é mesmo quem manda que desinvestiu um ano e viu-se agora obrigado a investir.

    Independentemente das nossas divergências, quero crer que estamos bem servidos de jogadores e de treinador, consiga este último fazer deles uma equipa.

    Claro que fiquei nervoso com os Rufio... e acredita que fiquei tão nervoso quanto fiquei orgulhoso do "nosso" HULK :D

    Abr@ço e desculpa qualquer coisinha Miguel!!!

    ResponderEliminar


  8. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita, pelas vossas gentis palavras e pela partilha pública do vosso portismo!

    de facto, enquanto administrador deste espaço, não nego que este sempre foi o meu propósito: lançar a discussão (salutar obviamente) entre portistas.
    vocês estão a ser os responsáveis por um sorriso largo, neste momento :D

    @ Jorge
    manda-me comentário/e-mail com mensagem privada a indicar-me um teu contacto, ok?
    terei muito gosto em encontrar-me contigo e retribuir esse abraço :D


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons