terça-feira, 23 de setembro de 2014

bons moços ['nortada' incluída]...



caríssima(o),

penso que tudo já terá sido dito sobre o encontro do passado dilúvio, perdão do passado Domingo.
no entanto, considero que ainda falta a exprimir a liberdade das minhas considerações, as quais seguem dentro de momentos, de forma avulsa e um tanto ou quanto desordenada.

1)

antes de tudo, manifestar o meu agrado pessoal por ter conhecido, «ao vivo e a cores» dois "dos nossos", ainda timidamente imberbes nestas lides cibernáuticas: o Nuno Almeida e o Jorge Vassalo. foi muito bom ter convivido com eles e perceber o portismo que transpira dos seus poros.

2)

depois, não sei se já te apercebeste de que temos um estádio para lá de cinco estrelas.
com uma autêntica bátega, um verdadeiro dilúvio como já não me recordava, o relvado do nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos esteve imaculado, i.e. i-m-p-e-c-á-v-e-l e assim permaneceu durante todo o desafio, nunca se transformando num qualquer batatal.
assim de repente, recordei-me momentaneamente do que (não) teria acontecido se tivéssemos sido visitantes no Bessa e dos desafios que por lá ocorreram na altura em que no Bessa não morava o Boavistinha do passado Domingo...

3)

para lá de todas as incidências da partida, inclusive as referentes à arbitragem, o futebol que consegui vislumbrar na equipa deixa-me tranquilo relativamente ao Futuro.
não nos poderemos esquecer de que esta equipa é nova, extremamente jovem e com rotinas que só subsistem há pouco mais de quatro meses. mas, é para mim muito tranquilizador perceber que já existem rotinas. e que já se percebe algum do trabalho diário nos treinos, mormente nos lances de bola parada. e que, neste curtíssimo espaço de tempo, há mais intensidade do que durante toda a época transacta.
portanto, considero que é muito prematuro estarmos a criticar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e que qualquer analogia com aquele Passado recente peca por defeito - no sentido exacto e extremo do que já foi referido. e porque indubitavelmente ficou demonstrado que qualquer "pau de vassoura" não serve para treinador do nosso clube do coração.

4)

Maicon foi imprudente no lance em que resultou a sua expulsão. foi, em bom português tripeiro, morcão. mas, do que não me irei esquecer desse momento "nefasto", foi da rapidez com que o juiz de Fafe "sacou" do cartãozinho com a mesma cor do equipamento que envergo(nho)u, curiosamente em tudo idêntica à da sua assolapada paixão clubística e de que o seu progenitor faz alarde lá para a Taberna da Esquiça... e que nem me tentem "endrominar", que o que escrevo é verdade, pois que estava de frente para o lance, que ocorreu muito perto de onde estive a ver o jogo.
agora, o que lamento é que, na mesma partida, o mesmo juiz não tenha tido a coerência de admoestar o que a seguir se publica para memória futura. note-se que foram lances cujos protagonistas do clube do Bessa saíram imaculadamente incólumes (sem qualquer amostragem de um qualquer cartão, sequer amarelo portanto):

(clicar na imagem para ampliar)



5)

uma pergunta retórica:

o que já não se teria escrito se esta autêntica palhaçada (aqui) tivesse ocorrido no Estádio do Dragão?


© google


6)

o nosso enfant terrible igual a si próprio, na NORTADA publicada na edição impressa de hoje, no pasquim editado pelo "belenense" do sr. serpa:



© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)


7)

uma besta será sempre uma besta, tal como «um vintém é sempre um vintém e um cretino será sempre um cretino»:


© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



"disse!"



4 comentários:

  1. Muito e bom material para memória futura!!!

    Temos constatado que "as coisas andam a ser feitas por outro lado", e??? Nada??? Quem de direito não "bota faladura"??? Urge deixar de ser "manso".

    Será que os senhores da arbitragem estão à espera que se partam taberna como no passado se partiram talhos???

    A procissão ainda vai no adro mas acorda FCP!!!

    Abr@ço!!!

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Miguel!
    Ter-te conhecido e ao Sr. Vila Pouca, foi das únicas coisas boas do dilúvio de domingo! Que bom estar a ver a bola junto de alguém afável mas conhecedor, junto a quem se possa teorizar e ver bola de uma forma tão profunda. Acho que não estivemos calados um segundo! Já sabes, mas reitero publicamente, terei sempre prazer que nos acompanhes, a mim e ao meu compagnon de route Nuno, em qualquer jogo que possas/queiras ver à nossa beira.
    Quanto ao jogo jogado, tu sabes tão bem como eu o festival de sarrefada, puxanso, empurrão, penalties, faltas graves, carrinhos, entradas a pés juntos e derivados que vimos! Muito mais do que o sítio onde estava a bola, todo o campo parecia uma batalha campal! E ver o nosso Maicon como o ÚNICO a ser expulso mostra bem da roubalheira que tivemos. Como diz o Mister Lopetegui, ninguém o viu tão de perto como nós, estávamos bem situados e aconteceu perto de nós. É uma entrada por trás? Sim! Maldosa? Não! Corta lance de perigo? Nem pensar!
    Amarelo, talvez, vermelho nunca!
    Considero que estes dois últimos jogos são pedagógicos para o nosso Julen - pero coño tio, és que tienes que ter calma e vivir las cosas sin un sentido de justicia pero de ley, porque no hay nada justo en esto, y terás que saber que siempre vás a encontrar tu campo con inclinación -, para que ele saiba reagir. Acho que ele mergulhou na piscina gelada que é a APAF, e já percebeu que vai ter de ir com um bom casaquinho.
    Já me chateia a conversa da rotação. Nada na rotação influenciou o jogo, nada. Não se pediu Evandro? Bem viste que não foi dos melhores, Casemiro entrou porque era preciso e quanto a Adrián, tu viste que não foi culpa de Lopetegui mas sim dele que não entendeu o que o Mister queria dele!
    Quaresma não fez a ponta de um corno a não ser um cruzamento de letra e bolas para ninguém.
    É muito difícil jogar futebol em 20 metros, com uma equipa que desiste de jogar à bola. Sobretudo com menos um.
    E indigna-me sobejamente que se fale de "Boavistão" onze tipos encostados sobre si mesmos, que me fizeram lembrar os Romanos no Astérix a fazer a formação, todos juntos cheios de medo com as suas lanças e os seus escudinhos.
    Tivemos azar com a bola não entrar, azar de um Tello que podia ter matado o jogo e mandou a bola para a bancada. Também ele não esteve bem.

    ResponderEliminar
  3. Mas chega, por hoje. Só dizer-te que se temos comentadores parcimoniosos como Miguel Guedes, que acham que o Maicon é bem expulso e não falam dos lances Boavisteiros, se temos um Aguiar que decide ser irónico e se perde em valores da BTV em vez de falar da sua equipa e,principalmente, aquele nojo do Serrão a atacar, qual mouro enfurecido, o nosso Mister como se ele fosse uma besta, a dizer que teve "sorte de lhe correr bem" com o BATE, a fazer portanto o jogo dos paineleiros seus companheiros, nem vale a pena.
    Se não temos quem nos defenda e mostre, por exemplo, os lances do Porto Canal, e quem se mostre "superior" e "acima" do clube - como, com muita pena minha, Rodolfo Reis - e se corremos a bluegosfera e só vemos gente a dizer que "acabou a tolerância com este Lopetego, um novo Fonseca" que se pode dizer mais? Estamos a fazer o jogo do inimigo! Como assim, acabou a tolerância? A tolerância de quê? De nos qualificar contra o segundo classificado da Liga Francesa, a um ponto dos primeiros? De nos dar a maior goleada da nossa história na Champions League? De nos dar uma defesa tão sólida em mês e meio que está invicta? Que os únicos pontos que perdemos foram-nos indecentemente gamados? Que tivemos passagens pela enfermaria de jogadores como Óliver, Danilo ou Alex Sandro, sem que se desse conta disso?
    Que integramos TODOS os jogadores do plantel nas equipas a e B e que todos estão em boa condição física para compensar um que esteja lesionado/castigado?
    Epá todos à merda! Querem melhor façam vocês!
    Dou por mim a concordar duas vezes seguidas com o MST, isto é grave. Brilhante artigo, diz tudo o que quero dizer.
    Um grande abraço, és o maior! Foi um prazer ver o jogo contigo, espero que se repita muitas vezes, mas sem este resultado!
    Abração

    ResponderEliminar


  4. caríssimos,

    nunca será demais afirmá-lo: muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ Loureiro
    a "procissão ainda vai no adro", é certo; o problema é que o "andor" que vai na frente alumia mais do que os demais. há que arrepiar caminho, certo? :D

    @ Jorge
    um "post" dentro da "posta de pescada"® com o qual concordo em absoluto.
    e o gosto também foi meu. veremos o que a agenda profissional dos finais-de-semana possibilitará, e sempre em concordância com a esposa :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons