terça-feira, 13 de maio de 2014

a fama precede-os...


© google
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

por apenas cinco segundos se vence um campeonato da pro-liga, em basquetebol; por tão-somente bem mais do que cinco segundos mas menos do que cinco minutos, nos descontos, se vence um tricampeonato de futebol.
a segunda situação remete-nos para a época transacta, fez ontem precisamente um ano; a primeira e a mais importante para nós, ocorreu na passada Sexta-feira. a segunda situação é algo que, apesar da sua intensidade e da sua carga emocional, pertence ao Passado - um passado recentíssimo, "emoldurado" em 'full HD' no nosso museu e, por isso mesmo, alvo de cachota por parte dos nossos detractores, os mesmos que ainda não conseguiram sobreviver a esse trauma; a primeira, recupera um Passado com noventa anos de história, pintada de azul-e-branco, precocemente interrompida no Verão de 2012, devido a um episódio que deveria envergonhar quem o protagonizou.
ambos os episódio foram bonitos de se ver, em directo na tv, mas sobretudo «ao vivo e a cores». a quem teve essa enorme felicidade de marcar presença em dois momentos da História desportiva do nosso FC Porto, em duas modalidades icónicas e emblemáticas para o Clube, o meu sentido "bem-haja!"
aliás e ao contrário de outros menos conseguidos, este foi um final-de-semana em cheio, com a equipa de hóquei a depender dela própria para revalidar o tão desejado título e a de andebol a "apenas" três pontos de se sagrar hexacampeã nacional!!!


já sobre a actualidade do mundo da bola, este mesmo final-de-semana marcou o cair do pano numa época desportiva "para mais tarde recordar (pelos piores motivos, mormente pelos recordes negativos quebrados pelo nosso clube do coração), mas sobretudo para não repetir tão cedo. 
estou confiante que o nosso Futuro está a ser traçado na proporção exacta das nossas expectativas e pela parte de quem sente o Clube da mesma forma que qualquer adepto. e estou convicto de que esse mesmo Futuro será risonho.
quem não acredita mesmo nada nesta minha crença é o pessoal que gravita lá pela redacção do pasquim da Travessa da Queimada, sempre tão solícito a injectar carradas de confiança extrema numa massa adepta (mesmo que ilegal) dita de «gloriosa». a edição impressa desta Segunda-feira, do pasquim dirigido pelo "belenense" do sr. serpa, não foi excepção; "gostei" particularmente da peça do "jornalista" paulo alves, a qual finaliza assim:


© pasquim do sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)


pois... «abissal»... distância pontual «abissal» relativa a uns "singelos" treze pontos... é curioso como o "jornalista" paulo alves, ou qualquer outro dos sabujos às ordens do sr. serpa, em 2010/2011, não empregou aquele adjectivo ou qualquer outro similar, quando o nosso FC Porto terminou com uma distância pontual de vinte e um pontos para o segundo classificado... e sem qualquer derrota no campeonato... «abissal»... "'tá bem, abelha"...



© ojogo | FC Porto para sempre
(clicar na imagem para ampliar)


entretanto, consta que houve mais um desassossego para as autoridades com a agremiação de Carnide (e quem ela representa) como protagonista(s). desta feita, foi num encontro para o Campeonato de Juniores. pois que o pasquim do sr. serpa, sempre tão afoito a lançar cruzadas contra tudo o que veste de azul-e-branco, desta feita tratou de (in)tentar sonegar a verdade dos factos, subvertendo-a. mais uma vez, a "escola de jornalismo ao mais alto nível" do sr. serpa a "dar cartas"...
infelizmente para ele - o sr. serpa -, mas sobretudo para os protagonistas dos desacatos e das agressões, as imagens não deixam dúvidas. e, apesar de há algumas horas, estas últimas terem deixado de circular na net, este que te escreve conseguiu transferi-las a tempo e horas de as poder voltar a perpetuar no mesmo local onde abundam "tripulas" & afins... assim sendo, deixo-te com as hiperligações para o vídeo "a fama precede-os I" (referente ao encontro de juvenis de 2012/2013) e para o vídeo "a fama precede-os II" (referente ao encontro de juniores de 2013/2014). e ambos, o protagonista que desencadeia tais desacatos é o mesmo e dá pelo nome de Hildeberto Pereira. um craque a jogar futebol... sem bola. e a distribuir cacete como se não houvesse Amanhã. e se calhar não há mesmo; ele é que ainda não o sabe, a (não) jogar daquela forma...


para finalizar, três imagens singelas onde te pergunto:
se as duas primeiras são sinónimo de «inveja», o que representa a última? orgulho nacional?!


© fotos da curva | Tomo II


© zerozero
(clicar na imagem para ampliar)


© googleTomo II
(clicar na imagem para ampliar)


"disse!"



2 comentários:

  1. As imagens das agressões dos júniores do benfica são de uma extrema violência, mas o mais revoltante é a tentativa despudorada do jornal A BOLA de inverter os factos no sentido de passar para a opinião pública a ideia de que foram os portistas a gerar a confusão. Aquela corja de fascistas não merece tréguas, casquem-lhes! Façam ouvir a vossa voz! Não se ponham com falinhas mansas!

    ResponderEliminar


  2. @ Rodrigo

    caríssimo,

    muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que a mensagem será replicada. tal já aconteceu ontem, no Porto canal, no "45 minutos à Porto". felizmente que o Bernardino Barros "não pede licença a ninguém" para exprimir o que lhe vai na alma.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ço :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons