quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

dragão de ouro: Bruno Sousa


 
© Google


caríssima(o),

afirmar que o conheço é um desplante do tamanho do Universo, tanto como afirmar-me como um «catedrático» de qualquer coisa (que não o sou, de todo!).
mesmo assim, reconheci-lhe o talento. e a paixão. e o seu ardor por um Amor comum. mas, com uma nuance: ao invés das palavras, opta por transpô-las para um desenho configurado através de um programa de tratamento de imagem (mais do que) Universal, e que dá pelo nome de "Adobe Photoshop".

o meu primeiro contacto foi com os seus exclusivos para o blogue (muito azul e tremendamente portista) "bibó FC Porto, car@go!"; daí até me "apaixonar" pelo seu trabalho e adoptá-lo no embelezamento de muitas das "postas de pescada"® deste espaço de discussão pública (excepto para lampiões) foi (n)um ápice, mas sempre com a hombridade de não o desvirtuar, como infelizmente acontece, mantendo o devido respeito pelo trabalho do artista - sobretudo os trabalhos emblemáticos dedicados ao nosso clube do coração e (confesso!) os do álbum "anti-lamps".
no meu entendimento de leigo do programa em causa, todos os seus trabalhos são T-O-P! - no sentido de serem merecedores de cinco estrelas, no mínimo. certamente que haverá outras opiniões, mas não serão de adeptos indefectíveis do FC Porto, «penso eu de que».

para quem ainda desconhece a quem me refiro, informo que se trata de um dos maiores nomes lusos do tratamento de imagem com o "Adobe Photoshop", na actualidade - se não o maior (e não é um exagero, pois os factos comprovam-no).
portista dos quatro costados, num universo particular "nesse maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, (pres)sente-se que vive intensa e apaixonadamente o nosso clube do coração, que o defende com muito carácter e de forma acérrima ante quem o ataca. 
foi por o perceber que senti curiosidade em saber um pouco mais do seu portismo, como vibra com o clube, como o sente em plena Capital do Império e sobretudo em fazer um complemento a uma entrevista anterior, concedida ao blogue (bastante azul, mas entretanto algo inactivo) "azzul24", decorria o mês de Julho de 2012.

assim sendo e sem mais delongas, na rubrica "binte perguntas a..." - os "dragões de ouro" deste espaço de discussão pública - o ilustre convidado deste mês é o caríssimo Bruno Sousa, de seu nome de baptismo. 
faço votos sinceros para que também desfrutes desta minha alegria em poder partilhar contigo alguns dos seus pensamentos sobre o quotidiano azul-e-branco e que, como eu, te deixes surpreender com alguns dos factos contidos na entrevista que se segue.
é logo a seguir ao «gosto» do "faceboKas"®, em «ler mais» ;)

ps1:

eventualmente algumas das hiperligações acima mencionadas poderão dar erro.
tal dever-se-á ao facto de haver a necessidade de possuíres uma conta no "faceboKas"® e de esta estar activa para as acederes convenientemente.


ps2:

foi graças a uma sua sugestão que, este que vos escreve (com a regularidade que consegue encontrar no seu dia-a-dia), procedeu ao "lifting" visível desde o final da semana passada, neste nosso espaço de espaço de discussão pública (excepto para lampiões).
portanto e também por tal:
"muito obrigado!, Bruno!"


beijinhos e abraços (muito azuis-e-brancos)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)








binte perguntas a… Bruno Sousa


I. dados biográficos (gerais)
nome: Bruno Sousa
data de nascimento (mês, ano): Julho de 1978

signo do Zoodíaco: caranguejo

naturalidade (Freguesia, Concelho, Distrito)
Massarelos (Porto

residência (Concelho, Distrito):
Amadora (Lisboa)
área de actividade profissional:
formação profissional
estado civil: casado
nr. de rebentos: zero 

II. entrevista

1. antes de tudo e para a esmagadora maioria de nós, leigas(os) na matéria, o que é o siteworth1000”? em que é consiste?
Bem, muito resumido, o site Worth é, e citando “The top creative contest site in the world”.
O site é dividido por áreas temáticas e tem desafios desde “Texto”, “Fotografia”, “Multimédia” (entre outras), e claro, desafios diários de Photoshop onde eu participo desde 2008.
Sou (à data desta entrevista, Fevereiro de 2013) o nr. 1 no ranking em Photoshop.
Os desafios são vários: desde criar imagens falsas de Celebridades, trabalhos com Animais, fazer paródia a filmes, etc.
1.1. e consegues explicar as razões que estão por detrás (ou à frente, ou em «ambas as duas») da tua participação nos desafios que nele propostos?
Essencialmente porque adoro Photoshop e sou uma pessoa que precisa de extravasar a criatividade.
Tenho a necessidade de estar em constante desafio, num constante "colocar-me à prova". Quando entrei no Worth, era pouco mais do que “mais um”; hoje sou o melhor.
Esta competitividade vem de dentro, e é uma forma de estar sempre a aprender.

1.2. a propósito, a sensação de uma vitória num desses desafios (e tens várias; à data de Fevereiro de 2013: «47 Ouros, 31 Pratas e 26 Bronzes») pode ser idêntica à de 07 de Novembro de 2010?
Hoje já são mais ;) Mas não, não dá para comparar.
Vencer por meio a zero, já não seria comparável, muito menos aquele vendaval de futebol e humilhação que serão jamais esquecidos.

2. ainda te lembras da primeira vez que entraste num estádio de futebol?
e já agora: qual foi o estádio, quando foi (basta o ano), que equipas jogaram e qual o resultado final?
Sim, claro, até porque foi no nosso inesquecível Estádio das Antas, tinha 12 anos.
Foi contra o Estrela da Amadora, para a Supertaça, em 1990 (vencemos por 3-0).

3. em entrevista ao (entretanto “moribundo”) blogue “Azzul24”, em Julho de 2012, afirmaste: «Vivi as Antas. Está tudo dito».
sendo assim pergunto-te qual a primeira recordação – a mais imediata – de “estar”, de “sentir o pulsar da turbe” no saudoso Estádio das Antas? justifica a resposta.
Principalmente a imensidão do relvado, gigantesco! E os gritos ensurdecedores daqueles dragões.
Senti-me um privilegiado por fazer parte “daquilo”... até hoje.

4. uma pergunta que se impõe (e que será quase recorrente nesta rubrica):
concordaste com a demolição do Estádio das Antas? porquê?
Aceitei mas não concordei.
Mas também sei que foi o mais acertado e, hoje, o nosso Dragão é um motivo de orgulho.
Mas as Antas metiam medo... Este Dragão é forte, bonito, moderno, mas não "mete medo" como as Antas metiam, quer aos adversários quer aos próprios adeptos.

5. à data [Fevereiro de 2013], qual foi o melhor desafio de futebol que assististe “ao vivo e a cores” e que nunca esquecerás? porquê?
(não contam para esta estatística as partidas televisionadas, ok?)
Ao vivo, foi um 2-0 ao benfica [em Setembro de 2003] - não tanto pelo “desafio de futebol” mas mais pelo evento. Já vivia em Lisboa e levei a minha mulher pela primeira vez a um estádio de futebol, ainda nas Antas.
O jogo calhou num dia em que tinha o meu pai hospitalizado, mas fui visitá-lo antes do jogo. Foi um dia especial...
Trouxe desse jogo também a memória de um cântico ao simãozinho: “Tu não és capitão…”, com a música do Dartacão, pois havia uma polémica qualquer (como há sempre naquele “clube”) com a birra do simãozinho pela braçadeira de capitão.
Lembro-me ainda de um jogo mais recente, no Restelo, contra o Belenenses, para a Taça de Portugal (salvo-erro), em que fomos a penalties e que duraram até à meia-noite ou quase...

6. naquela mesma entrevista também afirmaste: 
«sou azul-e-branco da cabeça aos pés. […] E transporto para os trabalhos que faço todo o meu Amor ao clube. Quero que quem veja os meus trabalhos sinta aquele orgulho imenso em fazer parte desta nossa grande família. E honestos e vencedores, muita acima dos “outros". […]».
como apreciador dos teus trabalhos em geral e dos do nosso FC Porto em particular (como facilmente constatarás numa breve visita ao blogue), pergunto-te: o que fazes para «transportar» o teu Amor pelo clube para os ditos? como te preparas? qual o “trabalho de sapa” que está inerente à concepção de um trabalho sobre o nosso FC Porto?
Essencialmente acho que é algo intrínseco: as coisas saem naturalmente, não faço nada de especial.
Quero é que, quem aprecia o meu trabalho, sinta o mesmo que eu: um orgulho enorme em ser portista; em ver aquela força, aquele poder; aquela ironia (por vezes); aquele troçar com quem é indiscutivelmente inferior a nós e que se acha superior; aquele sentir que fazemos parte de "algo" que não tem explicação e que só nós sentimos.
É mesmo uma coisa natural: quem é portista entende bem estas palavras e daí os meus trabalhos terem tanta aceitação.

7. ainda a propósito da citação na pergunta anterior, e para alguém que se afirma «azul-e-branco da cabeça aos pés» e que teve no seu pai «um portista incondicional, que transmitiu toda a Mística do clube», o que é para ti "ser Porto"?
desenvolve a tua resposta, por favor, pois que os “testamentos” são a imagem de marca deste espaço de discussão :D
O meu pai viveu o “Ser Porto” sem ganhar nada, ou quase nada.
Eu, quando nasci, em 1978, comecei logo a ganhar e com força, até aos dias de hoje. :)
Eu não sei o que é não ganhar, ele sim. E ele passou-me isso, sobretudo ter humildade.
Acho que ser portista também é isto: ser humilde, saber que estamos para vencer qualquer um, mas que não somos invencíveis.
"Ser Porto" é arrepiar, ficar com os pelinhos iriçados, sempre que vês e ouves algo que o teu clube te proporcionou - aqueles momentos históricos, aqueles punhos cerrados e línguas de fora dos nossos eternos jogadores.
Garra, Ambição e Humildade também é "Ser Porto".
Mas, ser-se portista não se explica: sente-se! E sinto-o cada vez mais, sobretudo agora que vivo em Lisboa, junto “dos outros”. E aqui... Aqui sim!, o Orgulho extravasa.

8. e ainda em relação àquela mesma citação, na qual afirmas (sim!, eu li a tua entrevista com muita curiosidade e agrado :D ): «Vivo o FC Porto de forma diferente agora que resido em Lisboa», pergunto-te tendo por base um cliché: como é ser-se portista em Lisboa? em que é que se traduz essa diferença para ti? dá exemplos.
e, já agora, qual a estória mais curiosa e/ou divertida e/ou sui generis que guardas para o ilustrar convenientemente, e que ilustra essa «diferença»?
Sim, é verdade: apesar de sentir que cada vez há mais portistas aqui, ainda é aquele gostinho especial estar pendurado na porta do carro, aos gritos em plena capital vermelha, sempre que vencemos um troféu.
Não sei explicar, mas é tão “animal” que este grito é quase como que um grito de revolta por não nos darem o devido valor - o valor a quem leva o nome do País para fora, a quem se deveria orgulhar por cada troféu internacional, por cada vitória como se fosse sua, mas, ao invés, tentam é denegrir esses feitos...
Há uma generalização do portista e do Nortenho aqui, em Lisboa - há, ela existe e por muito que digam e insistam na “mania da perseguição” ou “pensamento de gente pequena”. A verdade é que olham para nós com desdém, como quem é superior - o que, para além de enojar, dá vontade de nos revoltarmos. E a nossa revolta passa por vencer estas "pessoazinhas", que não têm um pingo dos nossos princípios, da nossa humildade, sequer a nossa simpatia que tão bem caracteriza as gentes do Norte. Sinto-me bem por não fazer parte “deles”, por saber que me olham como um ar “de lá de cima”; orgulha-me. E o meu FC Porto em muito contribui para este orgulho.
Um episódio curioso e recente: nos 5-0 que fizeram tremer o país, no dia a seguir ao jogo, passeei-me em Lisboa com o meu casaco do FC Porto: em autocarros, na rua, em cafés. Senti-me "Porto" e a castigá-los de forma exemplar, sem apelo nem agravo; tudo saiu nesse dia e nos subsequentes e, desde então, nada é como dantes, e isso nunca mais vai mudar.
Outro episódio: vencer na Luz o campeonato é algo que não dá para expressar em palavras o que é viver isso aqui, aqui! Ouvi-los, no dia a seguir, sentir que não têm resposta nem “desculpas douradas” para o que lhes aconteceu...

9. uma pergunta (muito) directa: qual a tua opinião sobre o sítio oficial do FC Porto (no geral)?
costumas consultá-lo com regularidade? e sobre o seu grafismo? e sobre a fidedignidade/actualidade dos seus conteúdos?
Não "frequento" o site oficial, e isto diz muito.
O grafismo do site é desajustado ao clube; em mim, a sensação que dá é que o site está mal construído e é “pequeno” (para a grandeza do clube), neste aspecto, no que pretende transmitir. Quanto aos conteúdos, não posso opinar porque, como disse, não o frequento com regularidade.

10. concordas com a actual política de Comunicação do FC Porto (sobretudo para o “exterior”) – nomeadamente com a aquisição do “Porto Canal”? porquê? e o que mudarias (a haver mudanças, na tua opinião)?
Ultimamente tem-se sentido uma evolução na forma de comunicar, mais próxima de quem lê, mais divertida, mais assertiva.
E é assim que deve ser a Comunicação: tem de se ligar ao destinatário, e perceber que os portistas de agora não são os portistas de outrora.
A imagem que o FC Porto tem para o Exterior deve estar de acordo com o palmarés do Clube, com a sua história, antiga e recente. Deveríamos apostar forte em acções de marketing directamente relacionadas com as redes sociais, colocar toda a gente à volta do clube, fazer com que o público se ligue.
O "Porto Canal" é uma excelente iniciativa e deverá ser aproveitado para tudo. E quando digo «tudo» quero dizer que deve ir desde a transmissão de jogos, inclusive das modalidades, até à desmistificação de notícias de pasquins, contrariando assim uma tendência nojenta da generalidade da Comunicação Social em denegrir o nosso clube. E penso que é aqui que poderá residir a sua mais-valia, se o aliarmos à tal acção de marketing directamente relacionada com as redes sociais.

11. consideras que a estrutura do FC Porto, sobretudo o trabalho desenvolvido por Vítor Pereira, conseguiu suprir a venda incrível do Hulk para o Zenit? justifica a tua resposta.
(recordo-te que se trata de um jogador que, em Julho de 2012, consideraste «difícil de substituir»)
Sim, considero; e até melhorou o nosso jogo. O FC Porto sem Hulk é “melhor” do que o com o Hulk, pois somos mais equipa, e mais jogadores sobressaem.
O Hulk é um enormíssimo jogador e dos que mais me custou ver sair; mas em termos gerais penso que mais uma vez a estrutura saiu a vencer, e assim continuamos nós também a vencer.

12. esta pergunta também será recorrente nesta rubrica, pela sua pertinência:
tendo em consideração os climas eleitorais nos clubes (ditos) «grandes» lá para os lados da Segunda Circular, e tendo presente todas as “peripécias” em torno das últimas eleições presidenciais para o Sporting CP (que ainda persistem, ao final de ano e meio de mandato…) e para o 5lb, pergunto-te:
temes que o mesmo possa acontecer quando Pinto da Costa abdicar de concorrer à presidência do nosso clube? porquê? sustenta a tua resposta com três razões/factores principais.
Não, não temo que aconteça algo semelhante, porque:
1) o FC Porto reuniu, ao longo dos anos de presidência de Pinto da Costa, um conjunto de pessoas capazes de gerir e saber gerir um grande clube, algo que não sucede nos “outros”;
2) a nossa génese não é igual à "deles" pelo que, quem suceder a Pinto da Costa, vai ser escolhido por nós, portistas (e aqui eu confio que seremos mesmo nós a decidir, e não outros, com mais votos, só porque têm mais anos de associado)
3) Pinto da Costa é insubstituível, nunca haverá ninguém igual a ele; mas o caminho que traçou no FC Porto marcou uma era, e a nova era será sempre tendo em conta o seu trabalho. Ele já deixou a marca para sempre, independentemente de quem vier a seguir.

13. achas mesmo que o Sporting CP poderá desaparecer – e não o escrevo no sentido figurado, mas mesmo com a convicção de que tal é uma possibilidade plausível?
e, no plano desportivo, consideras que conseguirá a manutenção na Primeira Liga ou obrigará a sua equipa B a descer para a principal divisão dos escalões que não são profissionais (a Segunda Divisão B)?
Descer de divisão é uma hipótese real e as consequências disso podem ser desastrosas para eles, mas não acredito que desapareçam.
Não seriam nunca mais o Sporting CP de outros tempos, mas não desaparecem.

14. deixemos os nossos rivais em paz e olhemos para o actual “estado de graça” e sobre o quotidiano do nosso clube do “coraçom”, e tendo presente as tuas expectativas para a presente época 2012/2013 (que são as de qualquer portista dos quatro costados que se preze): como avalias a qualidade do nosso plantel principal de futebol? por exemplo, consideras que existem lacunas? quais são elas (a existir)? e quais são as suas principais virtudes? quem é a estrela mais cintilante?
justifica as tuas respostas.
Estamos a atravessar uma boa fase, jogamos bom futebol, atractivo.
Estou a gostar muito desta época e apenas penso que não temos substituto à altura para a frente de ataque.
A estrela mais cintilante do actual plantel é sem dúvida o Jackson, matador implacável. Claro que não se pode deixar de fora o Moutinho, ou o meu jogador favorito: Lucho.

15. na “tal” entrevista, datada de Julho de 2012, afirmaste «gosto do portista Vítor Pereira, mas não tanto do treinador». assim sendo e porque “falamos” do Futebol praticado pelo nosso clube, outra pergunta muito directa: qual a tua opinião (sincera, franca, aberta), datada de Fevereiro de 2013, sobre o actual treinador da equipa principal de futebol?
[estás à vontade para dissertar; como já referi, este espaço já é conhecido pelos testamentos ;) ]
“Mal habituado”, acho que é isto. Estou, como a maioria dos portistas, mal habituado a ter treinadores com forte carisma no clube.
Não vi (via) no Vítor Pereira esse carisma; parece que lhe falta algo de treinador “do Porto”. Por vezes tem opções que não se compreendem, opções tácticas, mas quem sou eu para o criticar não é? Ele é que saberá, mas que "inventa", lá isso inventa.
Mas é sem dúvida um grande portista e que, tal como eu (ou qualquer outro portista) só quer o melhor para o Clube; e ele, mais do que ninguém, quer vencer, e isso felizmente tem acontecido.
Há que dar mérito a quem pôs o FC Porto a jogar da forma como estamos a jogar; há que dar o mérito a ele: Vítor Pereira!

16. ainda em relação à mesma entrevista, achei assaz curiosa a tua resposta à pergunta «gostaria de ver algum jogador de um clube rival vestido de azul-e-branco
tendo-a (bem) presente, como avalias as aquisições “leBezinhas” de Izmaylov e de Liedson?
Penso que, na altura, respondi que não, que não gostaria de ver; e agora diria o mesmo: não há nenhum jogador que gostasse de ver no FC Porto.
Mas, agora que cá estão, e no caso particular do Izmaylov, ainda bem que veio: sempre gostei dele no sporting, mas pensava que o moço estava mesmo entravado... Pelos vistos enganei-me, e está aí para nos proporcionar belos momentos de futebol e, com certeza, algumas vitórias.
Quanto ao "Levezinho", já não estava no Sporting e encontra-se em fim de carreira, mas penso que ainda vai “resolver” alguns jogos. Gosto dele; aliás, gosto de ambos.

17. o que se te apraz escrever sobre a «suspensão» (que não término definitivo) do basquetebol sénior do FC Porto, sem que os associados tenham sido convidados a se pronunciar e, sequer!, tenham sido informados de tal pelas vias próprias (que não incluem notícias no pasquim da Travessa da Queimada)?
[bem sei que a pergunta aponta para uma tendência de resposta, mas a culpa é minha por ficar demasiado emotivo com este tema]
Pois eu confesso que algumas modalidades me passam "um pouco ao lado", se bem que agora um pouco menos, porque tenho o Porto Canal e tento seguir tudo “mais de perto”.
No entanto, essa "facada" terá uma razão de ser (e é assim que quero olhar para ela) e a gestão [deste processo] fará com que este momento seja passageiro e [estou em crer], os atletas tudo farão para o regresso da modalidade a 100% ao primeiro escalão.
No entanto, aquela mesma gestão falhou completamente na relação com os sócios. Neste processo e como noutros episódios que também tenho conhecimento, até falhou com os atletas (mas sobre isto, não me quero pronunciar). No fundamental, desejo o rápido regresso do Basquetebol sénior a 100% ao principal campeonato nacional.

18. esta pergunta (também) é recorrente neste tipo de entrevistas.
das seguintes opções, descreve o teu sentimento mais profundo (se possível) após uma derrota do nosso clube do coração:
[só pode ser uma opção. selecciona-a a negrito, por favor.]
a. – não durmo direito nessa noite
b. – que ninguém me fale durante as próximas vinte e quatro horas, pelo menos
c. – apetece-me mandar tudo para um sítio (ou dois) que eu cá sei
d. – extravaso o meu sentimento no meu “faceboKas”, sobretudo em trabalhos inéditos para a rubrica “anti-lamps”
e. – para lá de mandar tudo para mais dois ou três sítios que eu cá sei e de que me lembrei agora, vou (literalmente) queimar calorias para a Segunda Circular, invectivando tudo e todos que me aparecem pela frente (sobretudo de vermelho e/ou verde vestidos)


19. à data [Fevereiro de 2013] e na tua opinião, qual o melhor onze de jogadores que envergaram a camisola do FC Porto, qual o melhor banco (22 jogadores no total, portanto) que já viste jogar, «ao vivo e a cores», e qual o melhor treinador que passou pelo clube?
[podes “seleccionar” jogadores nacionais e/ou internacionais]

onze titular [4-3-3]:

Vítor Baía;  João Pinto, Aloísio, Fernando Couto, Branco; Fernando Reges, Lucho Gonzalez, Deco; Rabah Madjer, Paulo Futre e incrível Hulk.

suplentes:

Não me peçam para escolher...
Felizmente que são tantos que é quase impossível e injusto até, mencionar, por exemplo, Helton, André, Moutinho, Jardel, Lisandro, Falcao, ou Fernando Gomes, e deixar outros tantos jogadores de fora... é algo que não consigo... 
melhor treinador:

José Mourinho


20. naquela mesma entrevista, afirmaste que visitas alguns sítios desse "maravilhoso mundo da bluegosfera"® diariamente. 
pergunto-te, então: és visitante (regular ou esporádica) do TOMO II
[sê sincero, não te vou processar :) ]
se não o és, pergunto-te porquê? se és, peço-te o favor de indicares um aspecto positivo e um aspecto (ou mais do que um) que gostasses de ver corrigido.
Sou visitante esporádico e ultimamente fico-me quase pelo Facebook.
Do que vi do blogue, o que salta à vista é algo que não deveria saltar: parece-me confuso, “coisas a mais” e isto é o que parece porque, quando se lê, percebe-se que o que está faz falta e faz sentido estar ali.
Assim, eu daria um “refresh”, tornando-o mais limpinho; mas não mexia em mais nada, pois os conteúdos são excelentes. Parabéns!

21) não há. chegamos ao FIM! ;)
MUITO OBRIGADO! pela tua colaboração. 
espero que a entrevista tenha sido do teu agrado ;)
Obrigado eu pela entrevista.



2 comentários:

  1. Sou grande apreciador do seu blog, e admiro muito o seu trabalho nos posts, com todas as hiperligações que tornam claro os vários casos do benfica em toda a história.

    Aprecio também o seu humor.

    Gostaria no entanto de perguntar, se achava bem uma manobra civil, legal ordenada, contra a deontologia no jornalismo desportivo.

    Ou então, perguntar se teria uma ideia de como a massa adepta pudesse contribuir de forma a prejudicar os que tanto nos prejudicam fora de linhas.

    Penso que são cada vez mais portistas indignados com o que se passa, e que estariam dispostos a fazer tudo quanto possível para maltratar quem nos maltrata, de forma legal claro, para dar o salto qualitativa de não só estarmos atrás dos computadores a indicar o que é que os benfiquistas fazem, mas também os prejudicar fora de campo.

    Passividade do Porto Canal, pode também ser alvo de críticas

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  2. @ mindebate

    caríssimo,

    antes de tudo, bem vindo! e muito obrigado! pela tua visita e pelas tuas gentis palavras.

    no fundamental:
    penso que, mais do que «prejudicar os que tanto nos prejudicam fora de linhas», essa «manobra civil, legal ordenada, contra a deontologia no jornalismo desportivo» passa por sermos pró-activos na sua "desmistificação".

    dou-te um exemplo em que poderíamos (deveríamos?) contribuir de forma decisiva para tal: a assinatura de uma petição contra a discriminação ao Futebol Clube do Porto na estação (cada vez menos) pública de televisão e pela demissão dos Directores de Informação da RTP.

    eu já a assinei (signatário nr. 190).
    e tu? de que estás à espera se ainda não o fizeste? :D

    é um acto tão simples, gratuito, que nos consome (no máximo) cinco minutos do nosso preciosos tempo mas que, à data (2013-03-01), apenas conta com 1077 signatários.

    como podes constatar, (i) não é preciso mobilizar qualquer «manobra civil, legal e ordenada», e que (ii) infelizmente nem todos «estariam dispostos a fazer tudo quanto possível para [...] dar o salto qualitativa de não só estarmos atrás dos computadores a indicar o que é que os benfiquistas fazem»
    (e por muito que o afirmem nas redes sociais, «atrás dos computadores», como bem indicaste)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons