sábado, 25 de outubro de 2014

dos resultados que pecam pelo exagero... [actualizado]




«


foi com um FC Arouca a apostar no erro do adversário que se iniciou a partida, tal e qual como Pedro Emanuel tinha anunciado de véspera.

mas, a bem da Verdade, nos primeiros cinco minutos da partida só deu FC Porto, com o lance de maior perigo a ser protagonizado por Brahimi, num remate a rasar o poste esquerdo da baliza de Goicoechea.
depois, o clube arouquense equilibrou o jogo a meio-campo, tranquilizou as suas linhas (defensivas) e até poderia ter marcado, à passagem do minuto 8, não fosse Fabiano ter protagonizado a defesa da noite, após um erro defensivo (mais um...) de Marcano.
e, numa altura em que o Arouca pressionava, desde cedo, na construção de jogo dos azuis-e-brancos e estes acabavam por demorar muito tempo até chegarem às imediações da área dos da casa, Quintero "engata" um remate indefensável, "à gaveta" da baliza defendida pelo guarda-redes uruguaio. é certo que teve sorte, pois que a bola ressaltou em André Coelho, mas a dita também levava "fogo"... e, no lance a seguir, Brahimi, sempre ele, "engata a quinta", ultrapassa o catalão Iván Balliu e assiste, "de bandeja", Jackson Martínez para o seu (na altura) sexto golo na Liga.
estava feito o que parecia ser mais difícil de concretizar - uma relativa tranquilidade na partida para o conjunto portista - e, também, o desfazer de quaisquer veleidades à equipa da casa.

até ao intervalo, continuou a só dar FC Porto, com Casemiro a ser feliz e bastante oportuno (penso que) no primeiro canto a favor da equipa e marcar pela primeira vez ao serviço do Clube.

a segunda parte, para lá do avolumar do resultado, da gestão de esforço do trio de atacantes Quintero, Tello e Jackson, e do regresso de Aboubakar (às partidas oficiais e aos golos, após assistência de Quaresma), confirmou que a forma deste FC Porto - física e no futebol praticado - ainda está por se afirmar verdadeiramente.
o FC Arouca foi um adversário macio, sem soluções para as dificuldades causadas pelos portistas, e que deixou bastante a desejar face a partidas anteriores, mormente ante as agremiações da segunda Circular.

em suma: 

« Domínio expressivo do FC Porto, materializado numa mão-cheia de golos sem resposta. Se o Arouca começou a prometer equilíbrio, foi "perdendo gás" ao longo da primeira parte e até se apagar por completo. A segunda parte decorreu sob esse mesmo signo e os pupilos de Pedro Emanuel fizeram muito pouco para contrariar os azuis-e-brancos. Tudo facilidades, neste triunfo sem contestação. »

»



caríssima(o),


mais palavra, menos frase; mais expressão falaciosa, menos demonstração de alguma «gloriosa» azia por disfarçar, será assim que eu prevejo que, amanhã, Domingo, a esmagadora maioria da nossa abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacionale sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão - agora sem o prestimoso contributo de hélder conduto...- preferirá abordar o jogo desta noite, em Arouca: pelo prisma das hipotéticas facilidades concedidas pelo conjunto orientado por Pedro Emanuel (um dos "nossos" e que os mesmíssimos me(r)dia nunca se esquecem de referir) e nunca, mas mesmo nunca!, pelo trabalho que tivemos em tornar fácil um encontro que se antevia difícil.

portanto, é mais do que óbvio que o título desta "posta de pescada"® é todo ele irónico e dedicado aos "augustos" que nefastamente gravitam pelo nosso jornalismo e escrevem textos onde proliferam o seu fel, o seu asco, o seu «glorioso» anti-portismo primário (por que básico e rasteiro) e, pior!, o seu atropelo à Deontologia que a sua profissão exige.


por último, mas não menos importante e com toda a legitimidade que esta vitória proporciona, não posso deixar de expressar o meu regozijo por, pela primeira vez, em jogos para a Liga Portuguesa, à nossa custa e por mérito próprio e exclusivamente nosso, termos evitado as regulares matreirices por parte do habitual "xistrema".
esta noite registei três lances que... enfim... tivessem ocorrido com o nosso adversário e/ou tivessem como protagonistas jogadores de outras agremiações mais lá para Sul, ou muito me engano, ou haveria falatório por (bem mais do que) uma semana.
refiro-me (i) à queda de Jackson na área arouquense, logo ao minuto 3, por acção faltosa de Nuno Coelho; (ii) ao amarelo mostrado a Bruno Indi por ter "cortado a bola" num lance que foi mais espalhafato do que outra coisa qualquer; (iii) ao penalty sofrido por Brahimi, ao minuto 55, por toque de Luís Tinoco na sua perna esquerda.
estou (muito) curioso para saber que "justiça desportiva" virá plasmada no painel de ex-árbitros, no pasquim editado pelo 'quim Oliveirinha...


"disse!"



7 comentários:

  1. Cinco a zero?! Agora os do contra - e os que tentam lançar confusões - vão dizer que era melhor guardar alguns golos... A verdade é que ninguém ainda conseguira dar uma uma goleada assim em Arouca!
    Arouca, 0 - FC Porto, 5
    …E ainda foram roubados 2 penaltis ao F C Porto, um quando o resultado estava 0-0 e outro já na ª parte, com 0-3... Ou seja, se a equipa não se tivesse superado, era mais uma vez.... um xistrema. Ah, e aquela agressão por trás quase no fim, como pode ter tido diferente tratamento, relativamente à expulsão de Maicon diante do Boavista? Enquanto nos canais lisboetas da tv até dizem que o F C Porto ainda não convence... com inveja, evidentemente.
    Mau é que nos jornais e televisões isso tudo é esquecido. E o que seria se fosse ao contrário?

    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel!

    Subscrevo! Mas queres saber de uma coisa? Ainda assim vê-se comentários de "portistas" a dizer que não jogamos nada! Enfim, e é isto! Nem com goleada!

    Uma doidice! Querem ser mais que o Bayern.

    Um Abração,

    Passa lá no tasco tenho uma posta tombén

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, parabéns pelo blog, é dos que sigo com mais atenção. Obrigado, também, pelas hiperligações aos pasquins, evitam-me o contacto directo com a porcaria, e nesse sentido, também presta um óptimo serviço público aos portistas que o seguem. Serviço esse que ontem, no Jornal da tarde, acrescentou mais uma pérola ao seu historial de dedicação à causa do carnide, e que, to cut a long story short, se pode resumir a isto: se o vencedor do euromilhões fosse um bom chefe de família, ou seja, um grande b....ista, poderia comprar não sei quantos estádios da luz. Maravilhoso, não é?
    Quanto ao jogo de Arouca, resume-se à excelente exibição do nosso Clube, a mais dois penaltis por marcar a nosso favor, e à boa impressão que me deixaram os movimentos interiores do Quaresma, à semelhança do que já acontecera em alguns momentos com o Bate. Se calhar, o nosso Treinador não é assim tão mau como alguns (até dos nossos) querem fazer crer.
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ Joaquim Fernandes

      antes de tudo, o meu pedido de desculpas na minha resposta ao seu gentil comentário. tentei fazê-lo via telemóvel esperto e no próprio dia, mas fui demasiado burro... :D

      depois, bem... muito obrigado! pelas suas gentis e bastante elogiosas palavras!
      acredite que se, por um lado, fiquei "sem jeito", por outro também fiquei muito orgulhoso com as mesmas - no sentido em que sinto que estou a ajudar quem me visita por Bem. e não há nada que possa "pagar" esse sentimento, que é muito, mas mesmo muito bom.
      (e eu bem sei que as hiperligações são muitas, por vezes. mas também sei que são bastante úteis. o seu comentário comprova-o)

      mais: foi graças às suas pertinentes observações que redigi a 'posta' "dos «bons chefes de família» e seus afins...".
      senti curiosidade e comprovei a indecência que nele relata e com a qual estou inteiramente de acordo. "bem-haja!" por tal, também.

      por último, lanço-lhe o "desafio" de comentar mais vezes :D

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  4. Caro Miguel,

    Foi uma vitória expressiva, por isso sem contestação, e muito importante.
    Parece-me que esta equipa está a crescer, só precisa que a deixem crescer.

    Cumprimentos

    Ana Andrade


    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. 25/10/2014 - Mais uma excelente exibição da equipa portista a fazer calar os detractores de Julen Lopetegui. Muito bem Mister!

    Toda a equipa se exibiu em excelente plano, podem-se no entanto destacar por pequenos detalhes os seguintes elementos: Fabiano muito bem: seguro entre os postes e até a jogar com os pés; Danilo um mouro de trabalho, os centrais Indi e Marcano não deram chances aos avançados contrários; Alex Sandro muito interventivo pelo seu corredor; no meio campo Herrera parece estar finalmente a mostrar a sua qualidade; Quintero teve pormenores deliciosos, parece estar já próximo do seu melhor momento de forma; Tello, Brahimi, Jackson, Quaresma e Aboubakar foram fantásticos: dominaram, trocaram (bola), driblaram e chutaram com êxito à baliza do Arouca.

    E viva o FC Porto!

    ResponderEliminar
  6. caríssima Ana, caríssimos,

    já sabeis que nunca será demais, para mim, manifestar publicamente o meu sentido "muito obrigado!" pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que ganhámos todos com a exibição de Sábado. e um pouco mais de serenidade e calmaria, também (no sentido em que os "assobios" ficarão calados, pelo menos, durante uma semanita)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os cinco» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons