terça-feira, 21 de outubro de 2014

beti egiteko irabazteko*


© fotos da curva


caríssima(o),

houve futebol (de Champions). houve emoção. houve atitude. houve entrega. houve paixão. houve suor. houve transpiração. houve abnegação. houve solidariedade. houve concentração. houve raça.

houve surpresa. houve rotatividade. houve aquela (dizem que é) «teimosia» do treinador basco, mas para melhorar a equipa. houve leitura do jogo. houve táctica. houve trabalho. houve mérito. 
houve bola basca no poste portista. houve batimentos cardíacos ainda mais rápidos.

houve êxtase. houve comoção. houve histerismo. houve rouquidão. houve raiva. houve alívio. houve o golo de (dizem que é) um dos "patinhos feios" do actual plantel. houve a oportunidade tão desejada e concretizada num momento-chave: mesmo no final da primeira parte.

houve retrocesso. houve complacência. houve distracção. houve um (imerecido) empate no marcador.
houve angústia. houve roer de unhas. houve passar a mão por rostos fechados. houve esganar cachecóis. houve intranquilidade. houve ansiedade. houve dúvida. houve treinador. houve banco.

houve magia. houve o arrebatamento sublime do espírito. houve alvoroço. houve excitação. houve o doce consolo de nova tranquilidade no marcador. houve o render do adversário, a partir do banco de suplentes. houve a contemplação da plateia por parte do cigano, a partir do círculo central. houve rendição ao talento. houve o agradecimento do artista. houve simbiose. houve um momento de comunhão.

houve futebol de Champions. há liderança no grupo H. há motivos para orgulho.

mas... e há sempre um "mas"... houve aqueles irritantes assobios à equipa do meu coração que me fizeram desligar o som do televisor. aliás, houve demasiados assobios durante toda a partida, num encontro de vital importância para o Futuro do meu FC Porto
para ti, que passaste noventa minutos a ensurdecer (não só) os meus ouvidos, os meus votos de "parabéns!": conseguiste que, pela primeira vez, desejasse ardentemente a adeptos como tu que metesses o filho da p*t@ do teu assobio no olho do teu cu aziago. e também que fosses para o c@r***o que te f*desse mais o c@brão do teu pessimismo, junto com o apoio de autêntico paneleirote que és/foste/és/continuarás a ser sempre que fores para o meu teatro de sonhos azuis-e-brancos com esse espírito de adepto visitante. 
para adeptos como tu, a "revolução" que os digníssimos personagens que se seguem encetaram desde 1977, mais não foi do que um conto de fadas que nunca perceberás, entretido que andas a f*der o meu juízo e de todos os outros portistas que, como eu, gostam de ver Futebol e torcem apaixonada e indefectivelmente pelo Futebol Clube do Porto, independentemente dos treinadores e/ou jogadores que enverguem a sua cor, desde que esta seja por eles respeitada: 

© FC Porto


* 'beti egiteko irabazteko' : basco para "é sempre para ganhar!"



"disse!"




8 comentários:

  1. Bravo, subscrevo. Eu e tu vamos começar a mandar calar estes filhos da puta burros! Pode ser?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não é de agora mas ultimamente tem sido "por demais", ir ao Dragão começa a ser sinónimo de me irritar profundamente com as "ofertas" que aqueles que vestem o nosso "manto sagrado" fazem aos adversários e enervar-me ao ponto de por vezes entrar em conflito com aqueles que me parecem ser os tais adeptos de vitórias!

    Para bem da minha integridade física acho que vou começar a levar uns tampões nos ouvidos!

    Abr@ço!!!

    ResponderEliminar
  3. Miguel,

    Também eu não sou adepto de assobiar a equipa (nem nunca assobiei)mas compreendo que situações como a que se viveu no golo do Bilbao possa gerar descontentamento nos adeptos.
    Será admissível que um só avançado do Bilbao consiga ludibriar três defesas portistas: Maicon, Indi e salvo erro o Alex Sandro...! Tanta inépcia é de enervar os mais calmos...

    Mas aceito que não é com assobios que se resolvem estas situações, os adeptos têm de aprender a aceitar a falhas da equipa...

    E o que é certo é que também o nosso meio-campo não funciona em termos de entrosamento, de ligação entre os seus elementos, e por via disso a equipa vive muito à base dos lances individuais dos seus craques. Na minha opinião temos um plantel recheado de grandíssimos jogadores, mas ainda não temos uma verdadeira equipa(conjunto). De modo a que o esforço possa ser dividido por todos. O que muitas vezes vemos, é os nossos jogadores andarem a correr desenfreadamente atropelando-se uns aos outros, um tanto desorganizados.
    Na equipa os jogadores têm de se desmarcar e a bola ao ser colocada num espaço vazio encontrar um colega pronto para a recepcionar...etc...

    Abraço
    A. Monteiro

    FC Porto, sempre!

    ResponderEliminar
  4. Caro Miguel,
    Foi um bom jogo de futebol, em que o FC Porto foi dominador no primeiro tempo, marcou à beirinha do intervalo e podia ter marcado mais. Tello foi, no meu entender, a figura do primeiro tempo, mas foi Herrera a acertar na baliza. No segundo tempo o FC Porto não entrou tão bem, porque o Athletic de Bilbau tentou reagir. Mas com as alterações de Lopetegui, a equipa voltou a conseguir ser perigosa. Quaresma marcou e confirmou a vitória.
    Em suma esta foi uma vitória importante, não só pelos três pontos que deixam o FC Porto mais perto da qualificação, mas também porque foi a melhor forma de reagir ao resultado negativo do passado sábado.
    PS. Uma sugestão à organização de jogos do FC Porto… em todas as portas de acesso às bancadas deveriam colocar um cartaz, com letras bem grandes com as seguintes palavras: Proibida a entrada a portistas assobiadores!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Houve muito camelo "assobiante " dentro do estádio. Uma vergonha como nunca vi!!!

    ResponderEliminar


  6. caríssima Ana, caríssimos,

    nunca será demais afirmar publicamente o meu sentido muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que que todos nós, que gostamos do Clube, sentimos muito desconforto por esse "apoio contagiante"...

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os cinco» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  7. Bom dia!

    Vamos abrir os olhos e ver como clubes nossos adversários, que não ganham um décimo do que nós ganhamos, apoiam sempre a equipa incondicionalmente. Nós, com alguma pequena contrariedade, já estamos a assobiar e a insultar treinador e jogadores.

    Estamos em primeiro do grupo da Champions e perdemos 1 jogo este ano e......assobiámos.

    Acordem!!! Os nossos adversários precisam de ver que estamos sempre a apoiar a equipa.

    Há clubes em que, jogar nos seus estádios, se torna um verdadeiro inferno tal é o apoio incansável, fervoroso e até doentio dos seus adeptos. Nós? Ajudamos o adversário. Criamos instabilidade na nossa equipa. Enervamos o jogador que chuta a bola perto da área.

    Não seria já tempo de acabar com esta merda? pergunto eu.

    Abraços!

    ResponderEliminar


  8. @ "pai"

    antes de tudo, muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que a tua pergunta é muito pertinente. e as tuas críticas assertivas. daí, convidar-te a dar uma vista de olhos aqui.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons