segunda-feira, 9 de junho de 2014

sobre o 'III encontro da bluegosfera portista': reflexões diversas (e avulsas)


© fotos da curva | Tomo II
(clicar na imagem para ampliar)


caríssima(o),

foi, de facto, um Sábado especial.
antes de tudo o mais, porque a esposa "liberou-me". depois, porque é um evento ao qual pretendo marcar presença sempre que possível - tal e qual como nos conBíBios do "bibó FC Porto, car@go!". mais ainda, porque é muito gratificante (por que recompensador) falar do quotidiano do nosso clube do coração com os da nossa cor e junto de quem nos quer Bem e por parte de quem sofre como nós e compartilha das nossas alegrias e angústias. por último, porque é sempre porreiro atribuir um rosto e uma fisionomia real, ao «vivo e a cores», a quem, ao longo de uma temporada, só conhecemos virtualmente.

e, tal como na edição do ano passado, reafirmo que «o profissionalismo a que os administradores do evento se dedicam na prossecução dos objectivos propostos, de corpo, alma, coração, paixão... esse profissionalismo, mesmo que com muita carolice à mistura, faz corar de vergonha muito profissional da área de organização de eventos. e afirmo-o com conhecimento de causa».

do que pude assistir, eis os meus considerandos, expostos de forma avulsa e desordenada, sem qualquer grau de importância, relevância ou outra: 

» desta vez, o Jorge não se apresentou com uma camisola verde num encontro com muitos tons de azul

» o Museu do clube tem uma margem de crescimento enorme, estando no ano zero da sua evolução. eis duas pertinentes sugestões apresentadas pelo Paulo Bizarro, administrador do excepcional "os filhos do dragão": (i) dinamizar o espaço dedicado às modalidades do Clube para algo mais do que um «singelo corredor»(ii) a inclusão de um núcleo bibliográfico, do imenso espólio do Clube, para consulta pública.

» algumas práticas do Passado do Clube seriam bastante úteis no Presente. eis uma delas: (i) possibilitar a entrada gratuita de miúdos até aos dez anos desde que acompanhados por um adulto (sócio ou não), pois que, se por um lado, as vantagens desta medida não são visíveis nem mensuráveis no imediato, a médio/longo prazo aquelas serão bem mais do que "isso": serão muito provável e certamente rentáveis (no sentido da captação de futuros adeptos, quiçá futuros associados).

» o Clube necessita de repensar a comunicação com o associado e sobretudo com o adepto, deixando de o encarar, de forma exclusiva, como um "mero" cliente. é certo que nós o somos, mas gostaríamos de ser vistos para lá de uma nota quinhentos euros estampada na testa. eu pelo menos gostaria de ser encarado de outra forma por parte de quem gere os destinos do nosso Amor comum.

» no seguimento do ponto anterior, registou-se com bastante desagrado: (i) a inviabilidade de se poder utilizar um auditório nas instalações do Clube, tal como aconteceu na primeira edição destes encontros; (ii) a ausência de um elemento (ou mais do que um) afectos à organização do Clube e tal como também aconteceu na primeira edição destes encontros; (iii) a falta de comparência de (pelo menos) uma equipa de reportagem do "torto canal", para a devida divulgação desta iniciativa e tal como ocorreu nas duas últimas edições; (iv) a justificação tardia de um dos ilustres convidados, jornalista no... Porto canal, para a circunstância de não poder estar presente.

» o Portismo não se apregoa, pratica-se. e todos os dias. e nos mais variados quadrantes deste mundo global. os testemunhos de alguns portistas espalhados pelo globo, naquela manhã de Sábado, evidenciaram-no. e ao seu mais alto nível.

» a próxima época desportiva está a ser encarada com um optimismo moderado. as mazelas da que findou há pouco mais de três semanas ainda se fazem sentir.

» a dissonância entre os objectivos desportivos do Clube, a sua formação de atletas e a reflexão nos custos operacionais no final de cada exercício obrigarão a uma inversão de práticas correntes a médio prazo e independentemente dos pressupostos financeiros da UEFA.

» faltam referências da nossa mística no plantel da equipa principal de futebol do Clube e ao contrário do que aconteceu até finais da primeira década, deste novo século.

» no seguimento do ponto anterior, quais serão as referências nacionais na equipa FC Porto Vintage daqui a dez anos?

» duas perguntas retóricas que retive: (i) quem de nós estará na disposição de que o Clube abdique da sua posição maioritária na SAD em benefício/detrimento de um qualquer magnata/oligarca (russo, indiano, chinês, ucraniano, ou de outra proveniência)?, e (ii) quem de nós estará na disposição de que o Clube opte conscientemente pela formação, por forma a reduzir custos e valorizar outro tipo de «activos intangíveis», com reflexo directo nas vitórias desportivas a curto prazo?

» o debate destas (e outras) questões teria sido ainda mais rico e intenso com um número ainda maior de participantes - o qual não tem fugido da meia centena..




somos Porto!, car@go! 
«este é o nosso destino»:  


beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)






3 comentários:

  1. Foi sem dúvida um grande encontro. Nunca tinha estado presente até pq sou novo nisto da bluegosfera. Mas gostei sem dúvida alguma.
    Abraço!!

    Pedro Sousa - BiTri

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, permita-me que lhe sugira que, tendo em conta o tamanho de certas "postas de pescada", talvez não ficasse mal o seu texto original ao lado para que pudesse,eu e todos, comentar cada ponto com mais eficiência e celeridade.

    Concordo com tudo o que disse. Fiquei triste pelo que referiu relativamente à indisponibilidade do auditório, à renitência do Porto Canal e/ou seus trabalhadores.

    Prefiro a formação à dívida eterna. Toda a gente pensa a formação dentro do clube, mas ela não se remete só a isso. Ter gente da formação passa por ter gente que tem a nossa forma de ser e de pensar e reflectem a garra tripeira no campo e não só( http://www.youtube.com/watch?v=j5N2u3P9L7A ) , também porque a curto/médio prazo serão empreendedores na sua cidade e na sua região. Por isso, prefiro que se pague a um Tozé, que é daqui, tem a tradição, conhece o clube, conhece as pessoas, o dinheiro que ganha é investido na cidade que ama, porra ...PREFIRO, NÃO,QUERO ISSO!

    Refira-se que não fui ao encontro por razões académicas e porque é um bocadito distante de onde resido. Mas terei muito gosto em ir ao próximo aprender mais.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar


  3. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    e, desde já, vos peço as minhas sinceras desculpas pelo (considerável) atraso na resposta aos vossos comentários.

    @ Pedro Sousa
    que seja o teu primeiro comentário de muitos :D
    verás que "isto" é como nos encontros :D

    @ eu-mais-eu
    a tua sugestão é pertinente, mas confesso que desconheço como a poderei executar, tendo em consideração as limitações técnicas do 'blogger' (e de mim próprio :D)...
    talvez o melhor seja mesmo encurtar as "postas"... já o prometi, num passado recente, mas não tenho cumprido... :D

    a aposta do clube nos seus escalões de formação terá que ser efectiva; é só uma questão de Tempo (e de "falta de ar" na nossa tesouraria)...

    por último, fico então à espera de te poder encontrar na próxima edição :D


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons