sexta-feira, 27 de junho de 2014

de um adeus bem português... [actualizado com 'brasão abençoado']


© google | kosta de alhabaite

«

[...]

Não tu não mereces esta cidade não mereces
esta roda de náusea em que giramos
até à idiotia
esta pequena morte
e o seu minucioso e porco ritual
esta nossa razão absurda de ser

[...]

»


caríssima(o),

socorro-me daquelas palavras geniais de "um tal" Alexandre O’Neill para manifestar todo o meu desalento pela prestação (nada) nacional da equipa dos amiguinhos de Paulo Bento, em terras de Vera Cruz...
depois de ter assistido à partida frente ao Gana, de facto, estou com o poeta: não merecemos passar à fase seguinte, num Mundial em que só nos apurámos via 'play-off', ante a Suécia "de" Zlatan Ibrahimović, em dois encontros em que o "nosso" "CRtriste"® esteve intratável, depois de termos disputado um grupo de qualificação com as congéneres da Rússia, Israel, Azerbaijão, Irlanda do Norte e Luxemburgo, no qual sofremos uma derrota (frente aos russos) e três embaraçosos empates (frente à selecção do 'Ulster' e aos israelitas). convém sempre recordar estes factos aos "patrioteiros" que visitam este espaço a questionar a minha portugalidade.
no fundo e sem qualquer sobranceria bacoca, merecemos «esta pequena morte», sobretudo porque fizemos por merecê-la.

mais: 

depois do encontro de ontem, por um lado, ainda bem que ficámos pela fase de grupos, pois, tendo em conta a comprovada "frescura física" dos jogadores, estaríamos habilitados a sofrer nova humilhação, desta feita ante a nossa congénere belga - a "do" embirrento e birrento Defour, "o tal" que fez de tudo para ser titular no plantel do FC Porto, em ano de Mundial e que, vai-se a ver, fez-se expulsar por uma entrada digna de um qualquer super-maxi da nossa comezinha liga, num total de uns singelos quarenta decepcionantes minutinhos no Brasil... aliás, estou curioso para saber qual será a sua nova tatuagem sobre estes... factos...
por outro lado, ainda bem que também ficámos por aqui, pois que já era por demais evidente algum desconforto, em algumas das vedetas "de" Jorge Mendes, por ainda não poderem estar efectiva e comprovadamente de férias (apesar de se encontrarem num destino turístico mundial, por excelência...).

mais ainda: 

seria conveniente que aqueles mesmos adeptos "patrioteiros" tivessem conhecimento do historial da selecção em fases finais de Mundiais, por forma a evitarem algumas afirmações (no mínimo) erróneas.
para que conste, à data, em 26 jogos disputados, correspondendo à presença em 06 fases finais, temos 13 vitórias, 04 empates e 09 derrotas; 43 golos marcados e 29 golos sofridos; por três vezes passámos a fase de grupos (em 19662006 e 2010); só por duas vezes lográmos atingir as meias-finais da competição (em 1966 e 2006)


finalizando este (pelo menos, para mim...) não-assunto acerca da "equipa que decididamente não é de todos nós"®, ainda bem que nos quedámos por esta etapa, pois que, só assim, se pode tomar conhecimento de alguns dos "invertebrados" da nossa praça jornalística, mormente daqueles que, na redacção do pasquim da Travessa da Queimada, ainda "os tais" amiguinhos de Paulo Bento estavam nos 'states', e já teciam loas como se tudo fosse perfeito e inquestionável e, na presente data, até já nem sequer duvidam das condicionantes climatéricas brasileiras e da sua influência no «sub-rendimento» das "nossas" (pseudo-)vedetas...
para se aferir do que escrevo, sugiro, como termo de comparação, do escrito quérulo do sr. fernando guerra, a 19 de Junho, com o seu actual silêncio (fúnebre? lúgubre? abafadiçotaciturno? maçado? )...

entretanto, porque hoje «é Sexta-feira, yeah!», e para quem estiver interessada(o), na segunda parte desta "posta de pescada"®, deixo-te (também) com o que "de melhor" se publicou no pasquim editado pelo "belenenese" do sr. serpa.
tal acontecerá já a seguir, a partir de um 'no pare, sigue, sigue' ali mais abaixo, logo depois do «gosto» do "faceboKas"®.


"disse!"




© google | Tomo II


parece que no decurso do dia de ontem, houve a necessidade da 5lb SAD emitir um segundo comunicado a explicar, à CMVM, a transacção dos direitos desportivos e económicos do argentino Garay para os "rublos" do Zenit.
no fundo, onde antes se lia que «alienação da totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Ezequiel Marcelo Garay Gonzalez ao FC Zenit pelo montante de seis milhões de euros», agora deverá ler-se que «a parcela atribuível à 5lb – Futebol, SAD representa 40% dos direitos económicos do atleta Ezequiel Marcelo Garay Gonzalez e ascende a dois milhões e quatrocentos mil euros»
tudo porque, dos tais seis milhões de euros, o Real Madrid ficou com 50% do valor (três milhões de euros) e a lavagem de dinheiros lampiónicos "5lb stars fund" com 10% (seiscentos mil euros)... e, «penso eu de que», a razia naqueles valores continuará, com a dedução dos prémios de assinatura (vulgo comissões)...

não irei me irei pronunciar sobre os valores em causa. agora, o que não posso deixar de criticar, é a forma como alguma imprensa publicitou aquele prejuízo financeiro, envolvendo a transferência de um importante activo do plantel da agremiação de Carnide - por exemplo, numa singela nota de rodapé, a páginas 26, na edição impressa desta Sexta-feira, no pasquim da Travessa da Queimada. 
é que, como eu não tenho uma memória raquítica, recordo-me bem das capas que se seguem, envolvendo (também) a transferência de um jogador (na altura) afecto aos quadros do FC Porto, com a necessidade de 'a posteriori' se explicar detalhadamente os valores envolvidos em «ambos os dois» negócios:

© pasquim do sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)


© pasquim do sr. serpa
(clicar na imagem para ampliar)


portanto e não há como escondê-lo, sequer escamoteá-lo: o negócio do central argentino traduziu-se num prejuízo financeiro. ponto final, parágrafo. tudo o resto «são 'peaners'»...


finalizo esta "posta de pescada"® com a minha indicação de leitura do que (também) "de melhor" se publicou no pasquim editado pelo "belenenese" do sr. serpa, a começar pelo mais recente BRASÃO ABENÇOADO, a coluna de opinião semanal de Pedro Marques Lopes, sob o título "o sal dos relvados" e a terminar na notícia sobre a explicação das lágrimas de Beto (aqui).

"disse!"



Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)