quinta-feira, 6 de setembro de 2012

dragão de ouro: "Ribeiro Deep Blue"


 © Google


"conheci-o" nas minhas visitas ao "poBo do Norte", era eu um puto imberbe nas andanças por "esse maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®. cedo me chamou a atenção pelos seus comentários (corrosivos, mas com uma enorme carga de humor - sobretudo em resposta a alarvidades lampiónicas). fiquei seu fã logo à primeira, ao ponto de já não os dispensar e de as minhas idas àquele espaço de discussão pública, muito azul e de referência para qualquer portista do quatro costados que se preze, se deverem (quase em exclusivo) a tentar encontrá-lo por lá - desculpa-me a franqueza, "guardabel" ;)
por vezes tenho sorte, mas nem sempre.

a priori, as linhas acima parecem sugerir múltiplos encontros gay num qualquer "boys 'r us" da cidade. nada mais errado, pois eu prefiro o "lusitano" (pela boa música, pela qualidade de serviço do bar e pelo espaço em si). e também porque sou muito lésbico... adiante.
as ditas, referem-se a um de nós e à forma como o "conheci" neste cenário que não é assim tão virtual: um portista dos quatro costados, que comenta amiúde "nesse maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, que vive intensa e apaixonadamente o nosso clube do coração, que o defende com muito carácter e de forma acérrima ante quem o ataca, e a quem ainda "sobra tempo" para o fazer com um humor mordaz e acutilante.

assim sendo e sem mais delongas, na rubrica "binte perguntas a..." - os "dragões de ouro" deste espaço de discussão pública - o convidado (especialíssimo) deste mês é o caríssimo Carlos Ribeiro, mais conhecido por "Ribeiro Deep Blue".
espero que também desfrutes desta minha alegria em poder partilhar contigo alguns dos seus pensamentos sobre o quotidiano azule-e-branco e que, como eu, te deixes surpreender com alguns dos factos contidos na entrevista que se segue.
é logo a seguir ao «gosto» do "faceboKas"®, em «ler mais» ;)


beijinhos e abraços (muito tripeiros)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)






binte perguntas a… "Ribeiro Deep Blue"

I. dados biográficos (gerais)
nome: Carlos Ribeiro | "Ribeiro Deep Blue"
data de nascimento (mês, ano): Março de 1968

signo do Zoodíaco: peixes

naturalidade (Concelho, Distrito):
Vila Nova de Famalicão (Braga)

residência (Freguesia, Concelho, Distrito):
Braga (Sé) (Braga)

área de actividade profissional:
engenharia
estado civil: solteiríssimo e relacionadíssimo        

nr. de rebentos: espero que sejam zero

II. entrevista

1. ainda te lembras da primeira vez que entraste num estádio de futebol?
e já agora: qual foi o estádio, quando foi (basta o ano), que equipas jogaram e qual o resultado final?
Vagamente. Teria os meus 8/9 anos... Foi no Parque dos Príncipes, em Paris. Os meus pais eram emigrantes e viviam em Paris, daí ter sido essa a primeira vez. Se bem me recordo, foi um PSG vs. St. Etienne (que tinha grande equipa nessa altura). Ganhou o St.Etienne, salvo erro, 1-0.

2. qual a primeira recordação – a mais imediata – da primeira vez que te recordas de “estar”, de “sentir o pulsar da turbe” no saudoso Estádio das Antas? justifica a resposta.
O velhote ao meu lado, com o seu boné "à Pedroto", o qual, após o FC Porto ter sofrido um golo, dizia com a tranquilidade de 60 anos de bola: "Vamos ganhar isto! Tem calma…". E ganhámos: 2-1.

3. à data (Agosto de 2012), qual foi o melhor desafio de futebol que assististe “ao vivo e a cores” e que nunca esquecerás? porquê?
[não contam para esta estatística as partidas televisionadas, ok?]
Não pelo jogo em si (que não valeu nada), mas por tudo o que o rodeou, e por ter sido a minha primeira oportunidade (e acredito que não será a última!) de ver o meu clube numa final Europeia: Dublin. O facto do jogo ser disputado com o clube da cidade onde vivo, tornou tudo muito especial, num convívio saudável e regado a cerveja.

4. és sócio do FC Porto? se sim, desde que ano? e consegues explicar o que te levou a seres um “portista dos quatro costados” – ou seja, a preterir todos os outros pelo amor a este clube (dito) «regional»?
Já fui. Deixei de ser. Voltei a ser. Deixei novamente. E sou neste momento sócio outra vez (fiz-me sócio por esta última vez, no dia em que o sl”qualquer coisa” comemorava a vitória pela conquista do seu último campeonato fajuto).
Quanto ao que me levou a ser Portista:
como disse anteriormente, vivi a minha infância em Paris, num local onde o Futebol até nem era muito apreciado (eles gostavam mesmo era de rugby, “allez!”). Chegado ao nosso país, sem influências paternas ou de amigos, fui vendo como paravam as modas. Constatei que existia um clube praticamente sem adeptos (Sporting) e um outro em que os seus muitos adeptos arrotavam à porta da tasca “O Bastos Lopes é maior”. A escolha era óbvia para mim, recaindo na terceira via e por uma questão de bom gosto. A final perdida de Basileia - um ou dois anos antes da minha decisão - deu um decisivo empurrão para a escolha definitiva.

5. sobre o actual “estado de graça” e sobre o quotidiano do nosso clube: como avalias a qualidade do nosso plantel principal de futebol? por exemplo, consideras que existem lacunas? quais são elas (a existirem)? ou ainda: achas que não haverá a necessidade de recorrermos ao mercado de transferências (potenciais vendas de passes de jogadores não incluídas)? justifica as tuas respostas.
Gostava muito de ter uma bola de cristal e saber o que vai acontecer até 31 de Agosto.
Se o Hulk e/ou o Moutinho saírem, infelizmente não vejo como colmatar essas perdas. A venda do Janko faz-me acreditar que precisamos de pelo menos um avançado (Lima?).

6. concordas com a política de aquisições do clube – e não me refiro só pelo (extraordinário) retorno financeiro que temos tido (sobretudo) nas duas últimas décadas, mas também pela consequente política de empréstimos de jovens jogadores e/ou equipa B incluída. porquê?
Concordo. Porquê? Porque dá resultados.
Que outra equipa da Europa, com a nossa dimensão (quer do clube, quer do entorno que a sustenta país/cidade) se pode orgulhar de apresentar os resultados do nosso clube?
Nem sempre tudo corre bem; mas, na globalidade, penso que o resultado é francamente positivo. Chamem-me "seguidista", "pintista", o que quiserem, mas chamem-me isso enquanto estiver a festejar campeonatos e taças, se faz favor!

7. e porque “falamos” de Futebol e sobre o nosso clube do coração, uma pergunta muito directa: qual a tua opinião (sincera, franca, aberta) sobre o actual treinador da equipa principal de futebol.
[estás à vontade para dissertar; este espaço já é conhecido pelos testamentos ;D]
Murcom!
Não na parte técnica, em que é apenas mediano, mas na capacidade oratória e de comunicação. Eu às vezes interrogo-me se, nos treinos, ele falará com os jogadores da mesma forma que fala para os microfones. Mas penso que nunca irá melhorar.
De qualquer forma, enquanto for treinador do FC Porto, terá o meu apoio (in)condicional…

8. se tivesses algum poder na estrutura azul-e-branca, como terias gerido o affaire Álvaro Palito Pereira? justifica.
Para isso precisava de saber os dados todos.
Parece-me que esse sujeitinho mal-formado não esteve à altura e foi um mau profissional. O que apetecia mesmo era pô-lo a treinar com a equipa B durante um aninho. Mas a nossa "carteira" não dá para esse tipo de brincadeiras... Era a mesma coisa que dizer que, por não gostar das suas mais recentes acções de marketing, me iria desfazer das acções da Jerónimo Martins a metade do preço, só para eles aprenderem…

9. qual a tua opinião sobre o Belluschi e o Sapunaru treinarem à parte do restante plantel? porquê?
Bom, o Bellushi já não treina pois entretanto foi vendido. E provavelmente seria com essa intenção...
Como disse anteriormente, não posso emitir uma opinião sobre algo de qual não tenho os dados todos. Terão sido sempre bons profissionais? Não sei! Porque o Álvaro Pereira não teve o mesmo tratamento? Não sei!
Emitir palpites, é fácil; mas quem gere é quem sabe tudo o que se passou. Por isso, pacífico.

10. na tua douta sabedoria de “profissional olheiro técnico de bancada e/ou sofá”, (i) Jackson Martínez está talhado para jogar num esquema táctico como o do FC Porto (1-4-3-3-); (ii) Kléber tem mesmo margem de progressão para não ser um novo Hélder Postiga e (iii) Iturbe é de facto o novo Leo Messi?
O Kléber tem margem de progressão suficiente para ser o novo calceteiro da Junta de Freguesia de Guifões. Aquilo não dá nada! Ele vai aprender a receber uma bola aos 20 e tal anos?! ...
[quanto ao Jackson:] Não é fácil esquecer Falcão, mas penso que esse jovem nos vai devolver o sorriso no que toca a avançados. Trata bem a bola, procura os espaços certos. Ainda não está a ser correctamente servido pelos colegas, mas penso ser uma questão de tempo.
Quanto ao Iturbe, lamentavelmente, tirando o golo que marcou recentemente, ainda não vi nada no rapaz que me leve a acreditar que o Vítor Pereira esteja errado. Mais uma vez pergunto: estamos nos treinos? Vemos in loco o empenhamento dos jogadores? Se lhe pudesse dar o conselho no entanto seria: “Rapaz, larga o ‘tuitas’ e preocupa-te em treinar a 467%”!

11. acompanhas com regularidade a época desportiva das diferentes modalidades em que o FC Porto está envolvido? se não forem todas as modalidades, qual (ou quais) a(s) por que sentes um maior “carinho”, por assim dizer? porquê?
Gosto do Andebol e neste momento, porque penso que o Obradovic é um excelente treinador, guerreiro, acutilante. Por esse facto, tenho seguido com um pouco mais de atenção essa modalidade.

12. o que se te apraz escrever sobre a «suspensão» (que não término definitivo) do basquetebol sénior do FC Porto, sem que os associados tenham sido convidados a se pronunciar e, sequer!, tenham sido informados de tal pelas vias próprias (que não incluem notícias no pasquim da Travessa da Queimada)?
[bem sei que a pergunta aponta para uma tendência de resposta, mas a culpa é minha por ficar demasiado emotivo com este tema]
Sejamos pragmáticos: o Desporto não escapa à crise instalada. Logo, se a modalidade não tinha capacidade de se financiar, termine-se, ponto.
Lamento, mas acima de tudo FUTEBOL Clube do Porto: é isso que me move.
Quantos clubes, exceptuando o Barcelona e o Real Madrid, se dão ao luxo do ecletismo? Os Manchester's ou o Bayern München têm basquetebol? ...

13. consegues ler o pasquim da Travessa da queimada sem ser para te inteirares do que escrevem os articulistas afectos à cor azul-e-branca (e se é que o fazes)?
Não, de modo algum! O meu interesse n'"A Bola" (e no outro “Dupont e Dupond”, Record) é o mesmo que a observação dos métodos reprodutivos dos porcos da Nabímia: zero.
É difícil encontrar outra área de actividade onde o mau profissionalismo seja ostensivamente vangloriado como nos jornais desportivos portugueses (incluindo OJogo). Os gajos dão o cuzinho todos os dias, e têm o desplante de mostrar o maior dos sorrisos enquanto atacam a “alinhada” imprensa desportiva espanhola. Uma vergonha...

14. concordas com a actual política de comunicação (principalmente para o “exterior”) do FC Porto – nomeadamente com a aquisição do “Porto Canal”? porquê?
Não. Apesar de achar alguns dos conteúdos do Porto Canal interessantes (e sem me cingir ao tema FC Porto), penso que falta, neste momento, uma linha clara do canal. E penso obviamente que a presença da marca "FC Porto" tem que ser muito mais forte.

15. decorrente da pergunta anterior, pergunto-te se concordas com este clima de “contra-informação” entre os dois principais clubes nacionais da actualidade – fomentado por guerras de comunicados e/ou agendamentos avulsos de conferências de Imprensa? porquê?
Não concordo. Preferia que a mesma não existisse, mas Futebol também é isso. E que ninguém nos peça para sermos uns mansos!

16. face aos acontecimentos mais recentes – vide a rubrica “lampionagens” -, achas que é uma “teoria da constipação® ou o 5lb tem mesmo uma política de justiça e de (im)parcialidade diferente dos demais adversários na Liga? no teu entendimento, qual(ais) a(s) razão(ões) para que tal esteja a acontecer?
Não há qualquer "Teoria da Constipação"®, é factual. E é vivido todos os dias.
Vamos para a terceira jornada e aguardamos serenamente o castigo do Luís Grande [Luisão]. Aguardamos também o resultado do inquérito aberto às declarações do Jesuíno [Jorge "Jebus"] ao trabalho do árbitro no 5lb vs. FC Porto da época passada. Comparemos depois isso com os castigos aplicados ao Co Adriaanse e ao Vítor Fernandez, e tens a minha resposta.

17. tendo presente todas as “peripécias” em torno das últimas eleições presidenciais para o Sporting CP e do que por aí virá a propósito da eventual sucessão de Luís Filipe Vieira, o Orelhas, a si próprio (para presidir à lampiónica agremiação de Carnide), pergunto-te:
temes que o mesmo possa acontecer quando Pinto da Costa abdicar de concorrer à presidência do nosso clube? porquê? sustenta a tua resposta com três razões/factores principais.
Sim, temo.
Um clube de futebol é o palco por excelência para os protagonismos, para o envolvimento de políticos e outros arrivistas. Como tal, um dia que Pinto da Costa "desapareça", não tenho a menor dúvida que irão aparecer uma corja de chupistas tentando tirar partido do momento. Por outro lado, não sei se a actual estrutura será assim tão coesa como isso - tivemos ainda recentemente a (mal-explicada) saída do Fernando Gomes... Temo que possam existir outros casos como esse, dormentes enquanto Pinto da Costa "reinar", mas que poderão vir ao de cima com o desaparecimento deste. Oxalá me engane...

18. esta pergunta será recorrente nesta rubrica. 
das seguintes opções, descreve o teu sentimento mais profundo (se possível) após uma derrota do nosso clube do coração.
[só pode ser uma opção. selecciona-a a negrito, por favor]:
a. – não durmo direito nessa noite
b. – que ninguém me fale durante as próximas vinte e quatro horas, pelo menos – esposa incluída
c. – apetece-me mandar tudo para um sítio (ou dois) que eu cá sei
d. – extravaso o meu sentimento no trabalho, enviando e-mails aos colegas de profissão mas adeptos de outros clubes rivais, com umas quantas “verdades”
e. – vou beber um fino à "Brasileira"

19. à data [Agosto de 2012] e na tua opinião, qual o melhor onze de jogadores que envergaram a camisola do FC Porto, qual o melhor banco (22 jogadores no total, portanto) que já viste jogar, «ao vivo e a cores», e qual o melhor treinador que passou pelo clube?
[podes “seleccionar” jogadores nacionais e/ou internacionais]
O tempo distorce tudo, mas aqui vai, sem grande cuidado em escolher jogadores exclusivos nas respectivas posições:
onze titular [4-3-3]:
Vítor Baía;  João Pinto, Fernando Couto, Jorge Costa, Branco; Jaime Magalhães André, Deco; Rabah Madjer, Mário Jardel e Hulk
menções honrosas:
Ricardo Carvalho, Paulo Futre e Radamel Falcao.

melhor treinador:
o nojento, insuportável, birrento, mal-educado, mas genial José Mourinho
(menção honrosa: Sir Bobby Robson)

20. és visitante regular do TOMO II, pelo que te estou grato :)
peço-te o favor de indicares um aspecto positivo e um aspecto (ou mais do que um) que gostasses de ver corrigido neste espaço de discussão pública.
Absolutamente. Todos os dias.
A forma educada como expões os podres da nossa comunicação social é o principal motivo. Não insultas (para isso, estou cá eu quando participo na bluegosfera); apenas te limitas e expor a forma obscena e prostituída como a nossa comunicação social se comporta. Além disso, as fotos do gajedo com que nos brindas amiúde, é altamente retemperador.
Neste momento, sinceramente… não mudes nada!
O mundo azul-e-branco está (ou deveria estar) profundamente grato pelo teu empenhamento na defesa do nosso clube. Tu e outros como tu, são "heróis" que sacrificam a vossa vida pessoal por esta nossa causa comum.
Da minha parte, o meu "obrigado!"

Abraço!

21) não há. chegamos ao FIM! ;)
MUITO OBRIGADO! pela sua colaboração.
espero que a entrevista tenha sido do teu agrado ;)



6 comentários:

  1. Olá.
    Visito o seu blog todos os dias, e embora não comente, é dos meus favoritos adoro "dez coisas que não suporto em tí", "gajas boas que são do Porto" e toda a variedade de artigos e fotografias extra futebol.

    Mas hoje tenho de lhe dar gentilmente nas orelhas caro amigo!
    Então quem não utiliza a ferramenta social facebook fica privado de ler a entrevista? (pelos menos assim parece, bem tb sou meio antiquado nestas cenas e posso estar equivocado).

    Não leve a mal comentar só para reclamar de uma situação cada vez mais comum de para dar um peido ter conta numa qualquer rede social.

    Continue o seu excelente serviço neste tb excelente blog.
    Abraço.

    Miguel Viso.

    PS- As tantas já nos cruzamos no saudoso campo pelado do Viso.

    ResponderEliminar
  2. @ zingaro

    antes de tudo, obrigado! pelos elogios. é sempre bom sentir essa (entusiasmada) receptividade ao que, deste lado, (in)tento comunicar :D

    sobre a «privação» no faceboKas®:
    é uma crítica construtiva e bastante pertinente, pelo que não tem por que pedir desculpa.
    desconheço o porquê da dita não aparecer na sua totalidade - e mesmo que o post em causa tenha uma "quebra"... é algo que (infelizmente) não controlo...
    mas, sempre consegui lê-la na íntegra clicando no quadradinho «blog» ;)

    fica o reparo e a sugestão.

    fico a aguardar mais comentários, ok? ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. O Ribeiro Deep Blue merece.Sempre que comenta no Pobo é um espectáculo,sabe do que fala e com humor.

    ResponderEliminar
  4. @ Luís

    bem-vindo!
    « é disto que o meu poBo gosta! »: reciprocidade e feedback desse lado.

    é também por achar que ele já merecia um "dragão de ouro" que ganhei "quiñones" e "amandei-lhe" um mail com a entrevista em causa, que ele gentilmente acedeu responder ;)

    penso que valeu a pena - mas eu sou suspeito nesta apreciação :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

  5. É fácil:
    Disse Arquimedes "há uns tempos atrás":
    "Arranjem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu levanto o mundo",

    Pegando nessa frase, posso humildemente dizer:
    "Dêm-me um Benfica e arranjo-vos um milhar de anedotas"...


    Grande abraço, Miguel e como diria o Jesus: "Muit'Obrigadas".

    ResponderEliminar
  6. @ Ribeiro

    há uma francezinha à tua espera.
    ponto final, parágrafo.

    ps:
    também podemos agendar uma frigideira do cantinho (um clássico bracarense, para mim) ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons