a quem me refiro, no título desta "posta de pescada"® muito, mas mesmo muito telegráfica?
está bom de ver que é aos autênticos caras de cu que se seguem, pelo desplante dos seus escritos. ou muito me engano, ou irão engolir as palavras que a seguir registo para memória futura.
de referir, pela sua pertinência, que fui "alertado" para o conhecimento dos mesmos graças a um comentário do "traficante de pneus" no "dragão até à morte", do caríssimo dragão Vila Pouca.
a eles, o meu muito obrigado! é que ontem, não estava nada nos meus planos ler o pasquim da Travessa da Queimada...
«
Voltar à normalidade?
É normal o FC Porto perder um jogo fora para o campeonato ao fim de quase dois anos? É claro que tem de ser! O que não é normal é, independentemente dos méritos das suas equipas, estar tanto tempo sem perder! O FC Porto perdeu, e "aqui d'el Rei", que não pode ser, os mesmos profissionais idolatrados há poucos meses quando na última jornada tiraram o título ao 5lb, são agora achincalhados e apelidados de «palhaços». Mas são achincalhados e maltratados de uma forma agressiva, sei que apenas por uma minoria, com agressões ao autocarro da equipa e outros impropérios.
As gentes do FC Porto, habituadas a ganhar às vezes sabe Deus como, não sabem perder. O que não é normal é estar tanto tempo sem perder, tanto tempo a ganhar campeonatos sucessivos, ter tanta hegemonia a vários níveis no futebol português.
O FC Porto, que até parece dever estes últimos títulos a um jogador que aliciou ao spórtém, obrigando-o no fim a ser um péssimo profissional na sua casa de sempre - para forçar a sua saída. E conseguiu, perante o aplauso geral, cá está, todos (ou quase todos) aplaudindo um comportamento criticável e de chantagem ao seu patrão e clube de sempre, em vez de denunciarem e criticarem a marosca. E a "maçã podre" de Alvalade passou a rapidamente ser "maçã fresca" no Dragão. Agora, que a "maçã" se pirou para o Mónaco por apenas 25 milhões, e não houve tempo ou talento para assegurar a substituição, está o novo treinador do FC Porto "às aranhas", até porque nesta altura a estrutura, a tão afamada estrutura, com Pinto da Costa à cabeça, já parece não ser o que era.
Mas na atualidade, mais do que a derrota normalíssima ao fim de quase dois anos, contam também as zero vitórias em casa para a liga dos campeões, os empates sucessivos, e mais importante que tudo uma certa ausência do seu carismático líder, que se limita a aparecer pouco tempo em público, no Dragão ou no Olival, mesmo assim se calhar contra a vontade dos seus médicos.
Por isto tudo, é legitimo pensar, que este momento anormal do FC Porto será mais ou menos a normalidade do futuro, sem que se saiba ainda se esse futuro é a curto ou médio prazo. Substituir um líder como Pinto da Costa é muito complicado. Enquanto não for absolutamente necessário, ninguém vai mexer uma palha.
Mas quando o bom senso, ou simplesmente a lei da vida, obrigar à mudança, vai ser grande a instabilidade. Quase dois anos sem perder, ganhar campeonatos invicto, mais de vinte nos últimos trinta anos é que é a completa anormalidade - sempre justificada pelos catedráticos do futebol, como consequência da eficácia da «estrutura», (não do «sistema») e a qualidade da liderança.
Com estas tão apregoadas e empoladas qualidades, qualquer treinador serve para levar o FC Porto ao título. Qualquer jogador adquirido passa a ser um grande profissional rentável (a "maçã" Izmailov, desta vez, continuou a apodrecer...)
Agora até parece que, neste aspecto da escolha do treinador, a corda esticou de mais. Desta vez a escolha não deu certo. Culpa de quem?
No FC Porto do Futuro já não vai ser mais assim. E a mim parece-me que esse futuro é, já hoje, apenas adiável, com dificuldade, para Amanhã.
»
autor: eduardo "cutty sark" bOrroso
fonte: um coiso lampião (2013-12-04)
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.
«
Crise universal
O que parecia improvável aconteceu: o FC Porto perdeu 7 pontos nas últimas 3 jornadas, desperdiçou 5 de avanço e está agora a 2 dos rivais lisboetas. Só Olhanense e Arouca fizeram menos pontos. 2 golos marcados e 3 sofridos.
Mesmo com "Capela-juiz" - nas bocas do dragão etiquetado de encarnado - a ver "capela-jogador" - academista 'fazer' penalty. E Sérgio Conceição a não querer comentar a arbitragem. O respeito ainda é o que era. E o poder também...
Nestas mesmas jornadas, só o 5lb e o spórtém fizeram o pleno. O 5lb com 2 jogos fora e o spórtém com 2 jogos em casa. Com alguma fortuna, reconheça-se. Do 5lb contra o SC Braga e do spórtém em Guimarães.
Nos 3 jogos em que até agora o 5lb perdeu 7 pontos, Jorge Sousa não assinalou no Funchal um penalty mil vezes mais claro do que Capela apitou na Lusa Atenas; em Alvalade a gravata sobre Cardozo virou fraque para Hugo Miguel; o Belenenses empatou com um fora-de-jogo que um míope de 20 dioptrias teria visto. Seriam - talvez - mais 5 pontinhos...
Voltando ao FC Porto. A crise já vem de trás, ainda que muito disfarçada. É certo que foi bicampeão com Vítor Pereira. Mas na 1ª época, foi a coligação '5lb, Proença, Maicon-fora-de-jogo' que lhe ofereceu o título. Na 2ª, foi mais uma vez o 5lb que o perdeu ingloriamente. Na Taça de Portugal foi eliminado pelo SC Braga. Na Taça da Liga, soçobrou perante o 5lb e numa final com os minhotos. Na Champions, ficou em 3° num grupo ganho pelo... APOEL (e depois eliminado pelo Manchester City por 6-1 nos 1/16 da Liga Europa) e, no ano seguinte, foi eliminado pelo Málaga nos 1/8 de final.
O mercado de Inverno promete...
»
autor: bagão "papa hóstias" félix
fonte: um coiso lampião (2013-12-04)
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.
f**@-se! estes gajos já não sabem o que é liderar há já nem sei quanto tempo - pois que não tive oportunidade de ir consultar a minha fonte predilecta para estatísticas e afins...
quando se vêem nessa situação, em vez de a desfrutarem e saborearem, o que fazem? exacto! achincalham o adversário que momentaneamente tece um percalço (pois que eu quero acreditar que este momento desportivo mais conturbado do nosso FC Porto se trata de um mero percalço).
quando se vêem nessa situação, em vez de a desfrutarem e saborearem, o que fazem? exacto! achincalham o adversário que momentaneamente tece um percalço (pois que eu quero acreditar que este momento desportivo mais conturbado do nosso FC Porto se trata de um mero percalço).
e depois, nós, os adeptos portistas indefectíveis, é que somos acusados, inclusive por esses mesmos caras de cu mal lavados, de sermos «regionais» e «aldeões», por estarmos sempre focados nos inêxitos das agremiações da Segunda Circular...
para finalizar, seria interessante que alguém tivesse a bondade de explicar ao sr. que ingere a bebida mais destilada na Escócia como eu bebo água da Serra do Gerês, o significado de "hegemonia", escrevo eu, em jeito de desabafo...
já explicar-lhe o quanto custou a conquistar essa superioridade no Futebol Nacional, ficará para outra oportunidade.
"disse!"
Caro Miguel,
ResponderEliminarSabe o que lhe digo? o melão ainda está fresco!
Cumprimentos
Ana Andrade
www.portistaacemporcento.blogspot.com
www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com
Tenho de concordar com a Ana e pouco mais dizer, é que se escrevesse o que se me atravessa na garganta a ver esses arrotos (de azia) este blog deixava de ser um local frequentável por menores.
ResponderEliminarcaríssimos,
ResponderEliminarmuito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!
@ Ana
nem mais! e que grande melão! :D
@ runes
por mim, estás à vontade. tenho 180cm de portismo :D
abr@ços a «ambos os dois» :D
Miguel | Tomo II