domingo, 12 de maio de 2013

surreal


 
© Google
(clicar na imagem para ampliar)


há momentos, nesta Vida, em que adultos se comportam pior do que crianças.
ontem, pelas 22h17m (mais minuto, menos segundo), tive um desses momentos - o qual, ao longo destes já 37 anos de puto reguila, e graças ao nosso Futebol Clube do Porto, se vêm tornando regulares. é que, quando dei por mim, estava de joelhos, a chorar, pelo facto de um catraio brasuca, que joga no nosso clube do coração, ter feito simplesmente (com toda a simplicidade que lhe assiste) "isto":



 © Google
(clicar na imagem para ampliar) 

e, tal como noutros jogos em que já fomos (muito) felizes, também no de ontem a emoção "falou" mais alto e imperou sobre a Razão.
mas, talvez seja melhor começar pelo princípio.

sensivelmente pelas duas da tarde, quando «o calor abrasador» tornava «a pressa de chegar» ainda mais lesta - quanto mais não fosse, para refrescar a garganta -, eis que surgem os ilustres convidados para o evento, com os anfitriões a recebê-los de braços abertos. na generalidade, todos eles seriam naturais de Santo Tirso.
em dia especial, as conversas giravam em torno do mesmo: não sobre o elegante vestido da noiva, muito menos sobre o ar de galã do seu marido, sequer sobre os outros convivas. não senhor! o 'clássico', a disputar dali a umas seis horitas, no meu teatro de sonhos azuis-e-brancos, é que dominava. nada de estranhar.
acontece, que o espaço onde aconteceu o copo-de-água sempre primou por não ceder à tentação de se deixar enlevar pelos encantos de (pelo menos) uma televisão com acesso a canais premium, pelo que cedo os interessados começaram a procurar alternativas. não mais de uma hora decorrida da chegada ao local do evento festivo, aquela estava encontrada: um portátil, uma pen wireless e uma tela com dimensões suficientes para que todo um salão participasse no "outro" evento, que decorreria num espaço anexo ao principal.
os noivos? não foram tidos nem achados, mas não se opuseram (pelo menos o noivo não mostrou desagrado).

o que a seguir aconteceu foi surreal: 
sensivelmente pelas 19h, estava tudo pronto para começar o baile e assim aconteceu. foi ao rubro, posso garantir-te e sem falsas modéstias, com os homens e as mulheres, o pessoal jovem e o com mais experiência de Vida, a aderirem em plenitude e total comunhão com os desejos dos nubentes. até que, pouco passava das 20h, e começou a haver uma completa desmobilização por parte do pessoal que (não) gosta de "festa da mangueira", permanecendo as adeptas da música brasileira e afins. nada que que não se tivesse previsto. porém, com cerca de dez minutos de jogo decorridos no Dragão, apenas estavam o pessoal do catering e nós, os da animação musical.
nunca tal (me) tinha acontecido: o Futebol venceu o Casamento, a vontade dos convidados sobrepôs-se ao querer dos noivos.

depois... bem... depois, tive uma alegria imensa, entrecortada por três lamentos: (i) o facto de estar a setenta quilómetros dos meus; (ii) o facto de estar a setenta quilómetros de um conBite para uma francesinha (como em tempos recentes), e (iii) o facto de estar a cento e setenta quilómetros de um generoso conBite endereçado por um de vós.
escusado será dizer que a sala estava dividida, com igual número de torcedores para cada lado. e que houve as clássicas picardias entre ambos, com as boquitas clássicas de sempre e a clássica contra-argumentação que se impõe.
mas, no final, só um lado saiu vencedor e com um sorriso de orelha-a-orelha, que ainda persiste. eu não tenho quaisquer dúvidas de que ainda não deixei de usar, sequer quando estive a repousar! :D
e, tal como tinha comentado com o outro elemento da equipa, o F., houve continuação do baile anteriormente interrompido, sendo que alguns ficaram do lado de fora, tal o tamanho do melão... é a Vida...
(primeiras duas músicas do recomeço: Filhos da Nação, seguido de Amanhã de Manhã e a pedido do pai da noiva :D )

para finalizar, três breves notas:

1)

repudiar a agressão aos repórteres da Antena 1.
como costumo afirmar, «a violência não tem cor», e mesmo que aqueles sejam da mesma rádio onde o sr. Mexia acicatou ânimos horas antes do encontro (ouvir aqui, a partir do minuto 68'), nada deverá justificar tal cobarde agressão.

2)

afirmar que não compreendo os festejos na Avenida dos Aliados com cânticos de «campeões! campeões!» e «o campeão voltou!», e por muita alegria (in)contida que se tenha e se queira extravasar.
é que nós ainda não ganhamos o campeonato! ainda falta o jogo de Paços de Ferreira, ante o terceiro classificado do presente campeonato - esse emocionante "campeonato dos jogadores advertidos com vermelho directo ou duplo amarelo ou quinto amarelo cirúrgico, ao adversário no jogo que antecede o confronto com o clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto"®...
não façamos estas figurinhas ridículas:



© Google
(clicar na imagem para ampliar)


3)

e a (para mim) mais importante das três:
- os números de Vítor Pereira, para o campeonato nacional e enquanto treinador principal do clube, à data: 59 jogos, 46 vitórias, 12 empates, 1 derrota.
- os números do Futebol Clube do Porto, para o campeonato nacional, à data: 29 jogos, 23 vitórias, 6 empates, 0 derrotas.
- a última derrota para o campeonato nacional data de 29 de Janeiro de 2012, e nós sabemos como aconteceu. a anterior a essa, data de 28 de Fevereiro de 2010, ante o zbórding...
(i.e., temos um treinador com números de fazer inveja a muitos «catedráticos» cá do burgo; se o campeonato é uma prova de regularidade, então só é campeão quem já o é de facto, quando matematicamente não é possível aos rivais alcançá-lo, pelo que se espera que haja reconhecimento destes pelo mérito do primeiro; quando perdemos é dia feriado em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas.)

também poderia abordar a forma tendenciosa como a abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacional, e sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão, abordou a questão do pós-jogo do título, o qual contou com uma grata visita - sobretudo esse facto da estação (cada vez menos) pública ter tido um ponto de reportagem... na casa do 5lb de Angola - , mas não quero estragar o ambiente - sequer importunar-me com este tipo de tácticas «catedráticas»... 

na segunda parte desta já muuuitooo loooongaaa "posta de pescadapartilho uma série de quinze imagens que retratam na perfeição o que aconteceu no encontro de ontem (com o vídeo integral da partida a ser disponibilizado aqui, para quem tiver interesse, e com o agradecimento especial a António Silva por o ter disponibilizado e à sua vasta colecção), e para memória futura.
é logo depois do símbolo do "faceboKas, bastando clicar em «'no pare, sigue, sigue'» :D 


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)






(clicar na imagem para ampliar)



 (clicar na imagem para ampliar)



(clicar na imagem para ampliar)



© Google
(clicar na imagem para ampliar)



 (clicar na imagem para ampliar)
 


 (clicar na imagem para ampliar)



(clicar na imagem para ampliar)



(clicar na imagem para ampliar)

 

 (clicar na imagem para ampliar)



© Google
(clicar na imagem para ampliar)



 (clicar na imagem para ampliar)



 (clicar na imagem para ampliar)

 
 
© Google
(clicar na imagem para ampliar)



© Google
(clicar na imagem para ampliar)

 

© Google
(clicar na imagem para ampliar)

4 comentários:

  1. Caro Miguel,
    Esse casamento foi bem animado!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar

  2. @ Ana

    foi muito (bem) animado, sim senhor! :D
    (e «para mais tarde recordar», de tão surreal que foi. o que partilhei foi só um quinto do que aconteceu. e não estou a exagerar :D)

    beijinho
    Miguel | Tomo II


    @ Ribeiro

    para já, nada...
    mas, dá-lhe um desconto. há mais de uma semana que não deve sair de casa, tal o tamanho do melão (que continua a inchar)...
    e como só deve utilizar a net da biblioteca municipal lá do sítio, fica difícil... :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel,
    Imagino que sim! Deve haver histórias capazes de originar uns quantos posts!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons