sábado, 2 de junho de 2012

de um Boronha que perdeu a vergonha

 
© Gonçalo Santos | Diário Económico

«

estórias da bola (quarenta e seis)

excepcionalmente, porque o tema é de actualidade, vou 'reabrir' este blogue com mais uma 'estória (verídica) da bola'.

vítor baía e luís filipe scolari têm sido tema de actualidade esta semana devido à decisão do segundo ter excluído o primeiro, dos trabalhos da selecção nacional de futebol no período 2003-2008, segundo o aqui segundo (scolari) a mando de pinto da costa.

a verdadeira, definitiva e última versão sobre a questão é esta:
a contratação de scolari foi feita em madrid, por gilberto madail, acolitado pelo, na altura 'boss' europeu da 'nike', hoje todo-poderoso presidente do 'barcelona', sandro rossel e..., imaginem!!!, por jorge nuno pinto da costa!!!

foi este último que na época se queria ver livre de vítor baía, por conflitos com josé mourinho, que pediu então a 'felipão' que este não convocasse o guarda-redes azul-e-branco.

mudam-se os tempos, mudam-se as vontades..., lá diz o bom e sabedor povo português.
passados uns meses já, no 'fc do porto', nuno espírito santo não dava suficientes garantias a josé mourinho pelo que havia de recuperar rapidamente baía.
foi então que surgiu a primeira convocatória de scolari...sem, obviamente, vítor baía.

foi nessa altura que, à boa maneira portista, quando a convocatória foi tornada pública, os altos comandos portistas se indignaram com o seleccionador brasileiro por este, vejam só!, não ter convocado o melhor guarda-redes europeu!!!...
a partir desse momento, escusado será dizer, luís filipe scolari meteu uma cruz no nome de pinto da costa e, por tabela, do 'fc do porto'.

parafraseando um famoso diálogo do filme 'casablanca', foi o início de uma feia e conhecida inimizade...

»

fonte: antónio boronha
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.

caríssima(o),

quem é antónio boronha?
para mim, é um sabujo enquanto ex-dirigente do SC Farense e um escroque enquanto autor do (imoral, abjecto e inqualificável) "relatório Boronha". graças a ele e aos adeptos farenses, nunca morri de amores pelo emblema mais representativo daquela cidade algarvia.
(desculpa, Alex F., mas é a mais pura verdade!)

portanto, os cinco minutos de fama que lhe concedo, neste espaço de discussão pública (igual ao tempo máximo de leitura desta prosa), prendem-se tão-somente com o facto assinalado a negrito e com a citação sublinhada.

Pinto da Costa por detrás da contratação do "sargentão"?
então não é do conhecimento geral que o nosso grande presidente, para lá dos destinos do nosso clube do coração, também ama incondicionalmente a Federação Portuguesa de Futebol, ao ponto de influenciar nas decisões dos jogadores seleccionáveis e/ou da contratação de treinadores para ocupar um cargo com tamanha responsabilidade? pfff... só não vê quem quer...

Pinto da Costa «queria ver-se livre» de Vítor Baía?
então não foi assim?! o meu ídolo de sempre foi resgatado (com enorme sacrifício) ao Barcelona, a meio da época de 1998/1999. sempre foi o "menino querido" do FC Porto, inclusive do Presidente. teve um arrufo com "el especial" (quando este ainda não o era, pelo menos para a Comunicação Social lusa), no início da época de 2002/2003 (e no auge da sua plenitude) e Pinto da Costa resolve «ver-se livre» dele... assim, num ápice... então não foi assim?!

para finalizar, uma curiosidade, trazida à liça pelo "ribeiro deep blue", num comentário no "portistas de bancada" (e devidamente corrigida):
« Primeiro jogo de Portugal, no Euro2004, contra a Grécia:
Deco, Ricardo Carvalho, Nuno Valente e Cristiano Ronaldo, todos no banco. Mais a convocatória in-extremis de Maniche.
Tudo obra de Pinto da Costa.
Pobres almas.... »

e se tipinhos como o sr. das estórias fosse para o ca... mpo plantar batatas, não faria melhor?
ele há cada um, que mais parecem dois... 
e nunca mais é Sábado (para alguns)...


beijinhos e abraços (sem estória)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

7 comentários:

  1. Borronhas e Barratas, está o futebol cheio...Esta gente não se enxerga nem enxerga que o seu tempo de fama, nos malucos da xic bola, já passaram à muito.

    Mas a culpa, é de Pinto da Costa. Nisso dou-lhes parte da razão. Bastava mais um ou dois 5 a zero em pleno estádio da luz, e podia ser que fossem fazer companhia ao famoso fotografo com nome de um carro construído em Maranelo.

    http://gamesfreebola.com

    ResponderEliminar
  2. Miguel, eu nao falei no Ronaldo propositadamente. Nao era jogador do FCP. Outra incongruência desta história: Pinto da costa queria despachar Baia. Mas então?! Nao é a jogar na seleção que se da mais visibilidade a um jogador para o poder vender?!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Caro Miguel,

    Não há que pedir desculpas. Agora, uma coisa é o clube, que é centenário e respeitável, e outra são os adeptos, que a maior parte, nem são verdadeiramente farenses.
    Como já disse noutras alturas, nunca entrei no São Luís (ou em Portimão), para ver um jogo contra o FC Porto, que não fosse a torcer pelo Farense (a história de ser o clube mais fraco, e tal...), e nunca sai de lá sem ser a torcer pelo FC Porto. Independentemente do resultado...A maior parte dos adeptos são-no em primeiro lugar do Benfica e do Sporting, e isso nota-se à légua...

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Caro Miguel,

    Não há que pedir desculpas. Agora há é que distinguir o clube, que é uma instituição respeitável e centenária, dos adeptos. Os adeptos, a sua maior parte, na realidade sofrem, em primeiro lugar, dos clubes de Lisboa, e só depois pelo Farense.
    E por causa disso, como já o disse várias vezes, nunca entrei no São Luis (ou em Portimão), para ver um jogo contra o FC Porto, que não fosse a torcer pelo Farense (a equipa mais fraca, e tal...). E nunca sai de lá sem ser a torcer pelo FC Porto. Porquê? Por causa das reacções dos adeptos dos clubes da capital.
    Por isso, é natural, a tua urticária.

    Abraço
    Alex F.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, Caro Miguel,

    Não há que pedir desculpas. O clube é respeitável e centenário. Os adeptos são o que são, e o que são, a maior parte deles é, em primeiro lugar, simpatizantes empedernidos dos clubes de Lisboa.
    De tal maneira, que eu próprio já o disse lá no meu sítio, não me lembro de alguma vez entrar no São Luís (ou no Municipal de Portimão), sem que fosse a torcer pelo Farense (o clube mais fraco, e tal...), e nunca sai de um jogo destes, sem que fosse a torcer pelo FC Porto.

    Um Abraço
    Alex F.

    ResponderEliminar
  6. @ Alex F.

    como te expliquei via mail, desconheço o que se passa com as dificuldades técnicas que, pelos vistos, persistem nesta caixa de comentários; penso que tal dever-se-á em pretender evitar que a mesma seja pejada de alarvidades "anónimas" (já me bastam os "manuéis" que por aqui gravitam).

    como também te disse:
    1) as minhas desculpas pelo sucedido (e com bastante insistência da tua parte)
    2) obrigado por essa mesma insistência e fidelidade na resposta ;)

    sem mais delongas, eis o que querias que tivesse aparecido num só comentário (que não subdividido em três):

    «
    Não há que pedir desculpas Miguel. O clube, Farense, que representei com muita honra, apesar dos seus presidentes e dos seus adeptos, é uma instituição respeitável e centenária.

    Quanto aos adeptos, é a mesma história, em quase todo o lado. São farenses, mas acima de tudo tomam em primeiro lugar as dores dos clubes de Lisboa, de que também são admiradores. Por vezes, a roçar o fanatismo.

    Já o disse lá no meu sítio que, nunca entrei no velhinho São Luís (ou no Municipal de Portimão), para um Farense x FC Porto, que não fosse a torcer pelo Farense (a equipa mais fraca, e tal!), e nunca sai sem ser a torcer pelo FC Porto, independentemente do resultado.

    Tudo por causa do comportamento dos meus conterrâneos. Portanto, nada de verdadeiramente novo.

    Quanto àquele video, foi uma situação engraçada. O Farense, historicamente, andou sempre morto de fome. Com aquela palhaçada, ainda conseguiram que o benfiquista João "Teddy" Rodrigues, na altura a presidir à Federação, arrotasse com uma indemnizaçãozita.

    Ainda hoje há quem pegue nisso para demonstrar que o João Rodrigues, apesar de benfiquista, estava era ao serviço do FC Porto. Idiotas, é o que não falta!

    Um abraço

    Alex F.
    Azul ao Sul

    »

    ResponderEliminar
  7. @ Kostadinov
    nem mais ;)

    @ Ribeiro Deep Blue
    compreendi-te perfeitamente (e ao teu comentário).

    espero que não tenhas levado a mal ter feito a tal "correcção".
    resolvi incluir o CR-7 no meu comentário porque, no contexto Selecção e naquele jogo em particular, o "acrescento" faz toda a diferença: quer se queira, quer não, o CR-7 não deveria ter ficado no banco, num jogo para ganhar (o primeiro), em nossa casa, frente ao nosso público.

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois»
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons