quarta-feira, 27 de julho de 2011

«somos Porto»


«
Nós éramos dados como segundo classificado esta época e conseguimos o título, acho que é o mais importante. Eu estou muito feliz, porque não é fácil. Estou há seis anos nesta casa e há uma diferença entre torcer pelo FC Porto e ser FC Porto e eu sou FC Porto. Aprendi a ser FC Porto!
»

ps1: declarações de Helton após o apagão na Luz, a 03 de Abril de 2011.

ps2: os negritos, itálicos e sublinhados são da minha responsabilidade.


caríssima(o),

os tempos presentes estão difíceis para todos nós, e em diversos níveis, principalmente nos financeiros. porém, tenho para mim que, para além do aconchego da Família e do salutar convívio com os Amigos, só o Futebol ainda me consegue dar alegrias, em especial as do nosso FC Porto.
foi por esta razão que, com uma imensa alegria, qual puto juvenil, estive no passado Domingo, no Estádio do Dragão, para a apresentação do novo plantel à massa associativa e aos adeptos, e que ainda contou com um encontro revivalista de uma estupenda vitória internacional do FC Porto em terras nipónicas.

desde já peço desculpas por não ter estado presente no "Porta29" conforme era minha intenção; atrasei-me "bué" e já cheguei muito perto do início das festividades - entenda-se, da "dança do dragão". fica agendado novo encontro para breve.

sobre o encontro de apresentação já muito foi escrito e revisto, pelos suspeitos do costume. na retina ficaram-me a presença matadora de Kléber e a irreverência de Kelvin, sinal de que há Futuro no plantel que alguns querem dizimar.

é por perceber que incomodamos muito boa e «gloriosa» gente, que quis recuperar aquelas palavras do actual capitão do FC Porto. elas fazem todo o sentido para quem chega ao reino do Dragão e facilmente constata que está num universo diferente, talvez devido à sua estrutura organizativa, onde nada falha para que os seus profissionais cumpram com o que lhes é pedido: manter a sede de vitórias bem viva. queria ter escrito «universo à parte», mas, ao contrário de alguns, não gosto de ser pretensioso. 

e aquelas declarações fazem ainda mais sentido se as juntarmos às seguintes:

«
Vítor Pereira sentiu, ontem, pela primeira vez, o que é o ambiente do Dragão como treinador principal. E gostou:
«
Senti-me feliz e orgulhoso por isso [uma das maiores ovações da apresentação], sabendo que a massa associativa do FC Porto é muito exigente. Eu também sou exigente e sinto-me em casa. Sentir o carinho das pessoas é o que mais queremos. Foi com imensa alegria que ouvi os aplausos e os elogios. As pessoas estão connosco e confiam no nosso trabalho. Somos nós que temos de ir à procura deles. Acredito que este ano haverá um FC Porto de grande qualidade
.
»
»
fonte: ojogo.pt

ps: os negritos, itálicos e sublinhados são da minha responsabilidade.


para além das declarações do nosso novo técnico, há que destacar a prosa de Carlos Vara, "jornalista" no pasquim da Travessa da Queimada (!!), publicada na edição impressa de 26 de Julho:

«
um cálice do bom Porto no brinde à nova época

[...]
mesmo perante a mudança de treinador e de algumas caras novas associadas ao projecto, a equipa revela, tal como dantes, uma fantástica sede de vencer. depara-se, portanto, um FC Porto novo mas não muito distante daquele que reinou em 2010/2011.
Vítor Pereira parece ter encaixado no puzzle com a mesma dinâmica e expressão de [André "Libras-Boas"]. nada neste Dragão surge ao acaso. se a mudança de treinador não tivesse sido tão mediática e bombástica, dir-se-ia que o FC Porto mudou pouco desde os últimos dois meses.
[...]
»

«ambas as três», como diria NuLo Gomes, são coincidentes no aspecto acima frisado (de que o quotidiano do FC Porto é único neste "rectângulo à beira-mai (im)plantado"®).

por último, deixo-te com a actualização dos escritos portistas no pasquim da Travessa da Queimada, desde a passada Sexta-feira e que ainda não foram publicados, e com a promessa de uma agradável surpresa para a tarde de hoje.

1) o artigo de António Simões, publicado na sua coluna habitual COM A BOLA, OU TALVEZ NÃO, na edição de hoje (2011-07-26), sob o título "do que se diz...";

2) o artigo de Francisco José Viegas, publicado na sua coluna habitual COLUNA DO SEADOR, na edição de Sexta-feira (2011-07-22), sob o título "jogar a sério";

3) o artigo de Rui Moreira, publicado na sua coluna habitual PLENOS PODERES, na edição de Sexta-feira (2011-07-22), sob o título "jogador insubstituível";

4) o editorial do sr. Delgado, publicado na edição de Sexta-feira (2011-07-22), sob o título "5lb a sério e 5lbtv";

5) o artigo de João Bonzinho, na sua coluna habitual FORA DE JOGO, na edição de Sexta-feira (2011-07-22), sob o título "panela de pressão";

6) o artigo de Sílvio Cervan, na sua coluna habitual COLUNA DO SENADOR DOS 'COISINHOS', na edição de Sexta-feira (2011-07-22), sob o título "goleada do FC Porto".


e mais não posso revelar.
conto com a tua presença, neste espaço, a partir das 15h de hoje, 27 de Julho de 2011.


beijinhos e abraços (confiantes)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)