quarta-feira, 27 de julho de 2011

o puto maravilha volta a fazer das suas


caríssima(o),

primeiro foi no blogue do prezado Dragão Vila Pouca, com uma análise ao encontro FC Porto vs. Naval 1º de Maio, em Janeiro último, e que, segundo rezam as crónicas, teve algum impacto.
porque gostou do mediatismo, eis que o Afonso "volta a atacar", desta feita com uma análise ao encontro do último Domingo, referente à apresentação do nosso FC Porto à massa adepta.
espero que a leitura seja do teu agrado. e que mereça a tua reacção, também! ;)

«
desfrutar o  jogo

Este Domingo fui ao Dragão com o Miguel. Quando chegámos ao Estádio do Dragão estava um mar de gente sem fim. O colorido das bancadas, animadas pelos SuperDragões e pelo Colectivo, fazia perspectivar uma boa casa. Não nos enganámos! Fomos mais de quarenta mil a puxar pelo FC Porto! Um espectáculo!
Gostei do espectáculo de apresentação do FC Porto. Destaco a dança do dragão - porque foi interessante o que prepararam, com todos aqueles movimentos e homens às cavaluchas e tudo! - e da maneira como os jogadores do plantel foram apresentados - porque pensei que entrariam vindos directamente do balneário.
Também adorei ver as taças das competições internacionais ganhas pelo FC Porto. Tive vontade de as agarrar. Quanta inveja das raparigas...
Achei engraçada a entrada dos adeptos para verem ao vivo e no relvado, a apresentação dos jogadores e que estes tivessem entregue as suas camisolas aos adeptos. Só não gostei de não ter conseguido uma só, apesar de ter estado quase, quase...
Antes da partida, o Miguel deu-me algumas  informações sobre o Peñarol. Eu não sabia de onde era [Uruguai], nem porque tinha sido convidado. Logo à noite vou ver no Youtube© o vídeo sobre a final de Tóquio. É uma espécie de TPC que o Miguel me marcou. 
A primeira parte do jogo contra o Peñarol começou numa toada calma e com o FC Porto a trocar a bola entre todos os seus jogadores. O jogo animou com a inauguração do marcador, logo aos 9', por Kléber. A partir do golo, acho que as equipas partiram para um treino animado, onde o FC Porto teve mais oportunidades do que o Peñarol - que, para mim, foram um bando de mancos e de caceteiros.

O momento da primeira parte aconteceu aos 22', com o Helton. Pensei que ele ia aliviar uma bola que foi parar à defesa, ams o jogador adversário pressionou-o. O Helton protegeu a bola de uma maneira muito cómica, virando-lhe o traseiro. Entretanto, outro jogador adversário veio ajudar o primeiro, [e enquanto o guarda-redes brasileiro] puxava a bola para a linha lateral. O Helton atrapalhou-se um pouco mas conseguiu fazer um passe entre os dois jogadores, quando acho que nem ele acreditava. Foi um momento espectacular! Ri-me a bom rir! Ainda bem que ele "inventou" num "jogo a feijões"; se fosse numa partida oficial, como a Champions, já não gostava nada!

Já não me recordo bem do final da primeira parte, pois foi uma seca - excepto aquele golo escandalosamente perdido pelo Ruben Micael. Nessa altura, virei-me para o Miguel e disse-lhe que, a perder golos assim, o Ruben Micael ainda vai rodar para o Nacional e o Castro fica no FC Porto!
Na segunda parte continuou o domínio do FC Porto, com muita posse de bola e uma forte pressão sobre o adversário - que era imediata quando perdíamos a bola e começava logo na defesa contrária. Foi também por isso que gostei da entrada do Otamendi. Gosto muito dele como central porque é impecável na marcação, é um "falso-lento", um "bombeiro de serviço", bom de cabeça (apesar da baixa estatura) e parece que dá outra vida ao jogo do FC Porto.

Quando entrou o Walter, percebi logo que o marcador não ia ficar por ali [estava 2-0, para o FC Porto]. e a verdade é que o brasileiro, em 5' apenas, "molhou a sopa", num lance à matador e como disse ao Miguel que ia acontecer. Foi nesse momento que um senhor, que estava à nossa frente, sorriu para mim e me deu os parabéns por ter acertado.

Já quando entrou o "crista de galo" Kelvin pensei que era mais um miudito para emprestar. Mas quando vi o seu toque de bola fiquei impressionado! O lance do terceiro golo e a forma como o construiu deixou-me "água na boca"! Com apenas dezoito anos e muito para aprender, deu uma "roscada" em dois defesas, o que não está ao alcance de qualquer um; tem um drible de craque; desempenhou bem a função de médio ofensivo, como um falso-criativo e é rapidíssimo com a bola, mostrando sempre que sabe o que vai fazer a seguir.

O jogador que mais gostei de ver foi do Kléber. Quando via os jogos do Marítimo já achava que ele era muito bom jogador: raçudo, com garra, bom posicionamento (para receber a bola), tem técnica e não pede licença a ninguém para chutar à baliza. Enquanto esteve em campo manteve sempre alerta a defesa do Peñarol.

Não gostei e não fiquei impressionado com o Hulk. Não emprestou nada de especial ao jogo. Já lhe vi jogos muito melhores, em que arranca e ninguém o apanha. Acho que tem mais futebol para dar.
Também acho que o Djalma e o Christian são jogadores medianos e com muita concorrência para as suas posições, pelo que deveriam ser emprestados para melhorar, pois não estou a ver que tenham lugar neste FC Porto.

Por último, uma palavrinha para o árbitro.
Deveria escrever no relatório de jogo:

«
Roubei dois penalties claros ao FC Porto e não peço desculpa porque assinalei um outro que era duvidoso.
Os cartões vermelhos que deveria ter mostrado ficaram no bolso - principalmente no lance do penalty não assinalado sobre o Hulk (pois este seguia isolado para a baliza) e numa falta sobre o Castro (na sua jogada do jogo).
Compreendam a minha situação: sou benfiquista desde pequenino!
»
Ah! Já me esquecia! Tive pena de não ter estado com o sr. Vila Pouca e com o sr. Jorge [administrador do "Porta19"]. Para eles, um abraço. Espero por um próximo convite do Miguel para ir ao estádio e estar com vocês!
»

ps: o Afonso passou para o sétimo ano de escolaridade e desde o primeiro ano que tem 5 (cinco) a Português, tendo sido um dos melhores alunos da escola que frequentou àquela disciplina.

beijinhos e abraços (criativos)!
e Muito Obrigado! pela tua visita :)

3 comentários:

  1. Pois se assim tão novo e já domina o lirismo da prosa está na calha mais um prodígio da escrita.

    Desde que vá aprendendo e não perca o gosto.

    Quanto ao jogo não vi nada, só mesmo um resumo curto, num qualquer canal de televisão, em que apenas os golos a foram mostrados mas esta narrativa levou-me de volta a 24 de Julho a um sitio onde não estive. Parabéns.


    Avivar

    ResponderEliminar
  2. caro Nelson,

    o Afonso é mesmo assim: uma maravilha, igualmente como pessoa. ;)

    Obrigado! pelo incentivo ;)

    abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
  3. @ Afonso

    puto, este comentário é só para ti ;)

    sei que ficaste intrigado quando, ainda no metro, a caminho de casa, me perguntaste no que discordava de ti. na altura respondi-te que terias que controlar a curiosidade e a ansiedade pois, a seu tempo, o saberias. assim sendo, aqui vai disto.

    sabes bem que adorei a tua análise. para um puto com 11 (onze!) anos de idade, já revelas uma maturidade acima da média, e no que à compreensão do fenómeno futebolístico diz respeito.

    mas ainda há certas "nuances" que não dominas, por assim escrever, dada a tua tenra idade e a forma lírica, pueril e inocente como vês o jogo. e a questão do Hulk é disso um exemplo.

    é certo que não fez uma exibição soberba; mas o Incrível continua com a mesma força da época passada, o que é mesmo incrível. teve perto de vinte dias de férias - mais coisa menos coisa - mas parece que o campeonato passado terminou na semana passada.
    e lembra-te que ainda estamos na pré-época. o esforço maior ainda está para vir.
    por último, a sua exibição foi tão má que até conseguiu marcar um golo e fazer três assistências, para além de ter sofrido uma falta para vermelho e consequente penalty (e segundo a tua visão)...

    abraço
    Miguel

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons