quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

duas perguntinhas ao sr. Serpa...


© google | Tomo II


«


boa noite, sr. Vítor Serpa.

como deverá saber, desde Maio de 2012 - momento do meu primeiro e-mail -, o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Porto.
caso não esteja recordado da minha pessoa, sou "o chato do gajo do blogue 'Tomo II'"...

antes de tudo o mais, peço desculpa pelo envio da presente mensagem a horas porventura menos próprias, mas eu sei que pode não parecer, mas trabalho. 
(tive um dia de cão; cheguei a casa já passava das 20h, com a rotina de cuidar de um menino de 2 anos de idade atrasada, e só há muito pouco é que consegui tirar um tempinho para mim e antes de me ir deitar, que amanhã é novo dia de "pica boi"... veja lá que só soube do resultado final do 'derby' da Segunda Circular há menos de três minutos... já agora, "parabéns!" pela vitória...)

sem querer tirar-lhe muito tempo, vou lançar-lhe duas rápidas perguntas às quais, não nego, agradecia uma resposta da sua parte.
ambas envolvem o preconizado no "código deontológico do jornalista português" - sobretudo o disposto no seu ponto 5., que cito: «o jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas» - e no "estatuto do jornalista" - mormente da alínea a), do art. 14º (Deveres) que refere que o jornalista deverá «exercer a actividade com respeito pela ética profissional, informando com rigor e isenção».


pergunta 1)



no seu artigo de opinião do passado Sábado, dia 08 de Fevereiro de 2014, sob o título "os árbitros e o lince ibérico em extinção", afirmou, em "o estranho caso de Fernando":
«Fernando não renovou, conforme o presidente do clube previra e já se anuncia a sua saída de Portugal, no final da época.»

não sei se já saberá, mas estas informações não correspondem à verdade. 
curiosamente no mesmo dia em que foi impressa essa sua convicção - a qual também foi sustentada ao longo de meses, diga-se, no jornal do qual o sr. é o seu editor -, o jornal diário desportivo OJOGO anunciou a renovação do contrato do jogador luso-brasileiro até Junho de 2017, a qual viria a ser oficialmente confirmada no decurso do mesmo dia. 
no seu editorial de 09 de Fevereiro ("Prognósticos... só depois do 'derby'") nem uma palavra a emendar o que foi por si erroneamente afirmado no dia anterior. 
esta situação mantém-se até à presente data (2014-02-11)

pergunto:

está previsto fazer um "mea culpa" pelo que afirmou e se verificou ser falso, e que o jornal do qual o sr. é seu editor se fartou de vender ao longo de (pelo menos) dois meses?


pergunta 2)


coincidentemente no mesmo dia em que o Conselho de Disciplina da FPF se reuniu para julgar o "caso do atraso de 2'45"", ocorrido a 25 de Janeiro último, para a Taça da Liga, o jornal ABOLA publicou uma entrevista com o presidente do spórtém, na qual este dá conta das suas razões para protestar veementemente contra o estado de «vergonha» do nosso futebol.
entretanto, ficámos a saber que a decisão final daquele órgão, salvo qualquer imprevisto, será conhecida na próxima Terça-feira, dia 18 de Fevereiro.


pergunto:

até esse dia, está previsto fazer o legítimo contraditório de todo este imbróglio, (in)tentando-se saber dos argumentos que também assistirão à defesa e às razões do Futebol Clube do Porto?
isto é, está previsto chegar "à fala" com alguém da estrutura do clube da InBicta - já não digo do seu presidente, mas por exemplo, do Directo de Comunicação do clube - para se saber dessas suas razões?


há-de convir que são duas perguntas pertinentes e que se focam sobretudo no devido contraditório de matérias que o jornal que o sr. edita diariamente tem abordado de forma (digamos assim) muito "enviesada", ignorando aquelas premissas deontológicas, referidas anteriormente.
também terá que concordar que as suas respostas a estas questões permitirão elucidar os leitores afectos ao Futebol Clube do Porto no que concerne ao tratamento jornalístico dado ao quotidiano do clube e que o seu jornal insiste que «não é diferenciado».


despeço-me, apresentando os meus melhores cumprimentos e reescrevendo a minha ideia final, patente em todas as minhas mensagens, por ser algo em que acredito:

«

sei que"isto" mais não é do que um desabafo de alguém que gosta de Futebol e é indefectível portista. se comparado, com a situação económica do nosso País, por exemplo, este assunto são "peanuts"...
mas, também compreenderá que não poderia ficar calado com (mais) esta incongruência do foro do tratamento jornalístico que o seu jornal "brinda" os leitores afectos ao Futebol Clube do Porto diariamente...

»



de V. Exa.,
o administrador do Tomo II

Miguel Lima

»


"disse!"


4 comentários:

  1. Isto para nós é "gasolina"... Deixa-os cantar, não te chateies...

    Escreve-lhes em Maio...

    ResponderEliminar


  2. Miguel,

    ainda tens esperança numa resposta?
    Tu é que és crente, pá!

    A sério e para teu bem: deixa-te destas "paneleirices". Os gajos do pasquim do Serpa não merecem um segundo do teu precioso tempo.
    Certamente que terás mais o que fazer e como melhor aproveitar esse teu tempinho livre... :)

    Abraço
    «e quem não salta é lampião»

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel,
    Não sei porquê, mas quase que adivinho quais serão as respostas do SR a quem mandou o e-mail.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar


  4. caríssima Ana, caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    no fundamental:
    à data e hora deste comentário, o sr. Serpa permanece em silêncio, tal como eu continuo bem sentadinho à espera da sua resposta - inclusive à da carta aberta de 27 de Janeiro...


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons