quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

de um necessário momento de introspecção... [actualizado]


caríssima(o),

depois do muito que li (nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera) e ouvi (nesses programas de "doutos" comentadores profissionais)sobre o Presente do nosso clube do coração, eis um brevíssimo exercício que te proponho sobre como consideras encarar o importante encontro desta Quinta-feira, para a Liga Europa, ante o Eintracht Frankfurt:

© Tomo II
(clicar na imagem para ampliar)


atente-se que não estou aqui a (in)tentar julgar o teu portismo, sequer que expresses publicamente a tua opinião, em jeito de desafio, na caixa de comentários ali em baixo (e apesar de estares à vontade para o fazer, se assim o entenderes e desde que seja por Bem).

como o próprio título desta curtíssima e efectivamente telegráfica, "posta de pescada o sugere, trata-se de um necessário momento de introspecção - de um momento em que paramos para nos escutarmos e para percebermos melhor o que pretendemos para o Futuro. para o nosso Futuro. e também para o Futuro do nosso Clube do coração, o qual começa já esta Quinta-feira.


post scriptum pertinente:


uma de vós, que pediu anonimato, via e-mail, a propósito da "posta de pescada"® com a última NORTADA, perguntou-me porque é que também não disponibilizei à saciedade o último escrito do sr. com apelido de prato de bacalhau ("a opulência e a indigência", com a devida referência à fonte: o extremamente azul "dragão até à morte").
principalmente porque não li o escrito em causa, o qual, confesso, passa-me mesmo despercebido - a sua localização, inserta numa coluna lateral, no segmento referente ao futebol mundial, não ajuda lá muito...
depois daquele pertinente reparo e de ter lido o ódio que o sr. com apelido de prato de bacalhau voltou a destilar, lembrei-me de como o escrito em causa é similar a estoutro, de Fevereiro de 2013, e de como a minha posterior indignação também se pode aplicar àquele...


finalizo este PS com um momento de igual indignação pelo que alguns atletas do nosso clube do coração vão tecendo (sobretudo) nas redes sociais, o qual só reforça o meu pedido em vésperas de Consoada, com uma firme convicção no início de Janeiro deste ano, e a opinião arraigada de que o "Amor à camisola" de outrora deu lugar ao "endeusamento capital pelo carcanhol a todo o custo" de Hoje:

© google
(clicar na imagem para ampliar)


"disse!"




13 comentários:

  1. Caro Miguel,
    Vou apenas dizer que neste jogo de Quinta, e não só, Quero O Meu FC Porto De Volta!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo, mesmo que eu assim quisesse, não conseguiria torcer pela derrota do meu Porto, nem mesmo que tal significasse o pronto despedimento de Paulo Fonseca. Mas, uma vez que Pinto da Costa já teve motivos mais do que suficientes para despachar o moço e não o fez, é pouco provável que o faça agora mesmo que saiamos de Leverkusen (é lá que vamos jogar, não é?) goleados por 15-0. Portanto, mais vale mesmo torcer por uma vitória que nos daria, pelo menos, a possibilidade de disputar mais uma eliminatória e fazer algum encaixe financeiro. Esperar mais do que isso é alimentar ilusões e eu essas já as perdi há alguns meses.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Acho que todos os verdadeiros portistas querem que o seu clube ganhe sempre!! Pelo menos, eu penso dessa forma!

    Abraço a todos!

    ResponderEliminar
  4. Quero, como sempre, que o nosso PORTO ganhe e que quem não o queira se lixe que um F bem grande, daqueles mesmo... mesmo grandes... tipo FODA :)

    Abr@ço

    ResponderEliminar
  5. Nenhum Portista verdadeiro pode desejar que o clube perca, que o treinador se lixe, não saber onde joga nem quando, nem ignorar o clube por não gostar de um elemento. Portanto, as 4 primeiras opções são inválidas, ou então são para portistas com "p" minúsculo... Sem ofensa...

    A única opção válida é a última. Por muitas divergências que cada um de nós possa ter com determinados elementos do clube, o amor ao clube está SEMPRE em primeiro lugar! Nunca me vão ouvir/escrever a desejar que o meu clube perca. NUNCA!

    (ok, consigo imaginar um cenário, um caso em que uma derrota nossa retirasse o título aos lampiões ou viscondes, para o atribuir à equipa com quem estivéssemos a jogar...)

    ResponderEliminar
  6. Miguel,

    Faço votos para que estejas melhor de saúde :D

    Se respeito a tua mensagem inicial, o mesmo já não posso dizer do post scriptum que se segue. Temos que compreender a frustração do Kelvin, do Fabiano, do Iturbe, do Quintero, dos putos da equipa B, do Reyes, do Ricardo, do Defour. querem mais oportunidades para jogar! É legítimo. E desabafam onde têm oportunidade para o fazer.
    Se é bonito de se ler? Não! Mas temos que compreender que também não é "bonito" ver-se perder tanto talento por embirração de um treinador que não consegue promover um único jovem à equipa principal. Até neste aspecto o tão criticado Vítor Pereira foi melhor - com a aposta no Sebá...

    Abr@ço
    «e quem não salta é lampião»

    ResponderEliminar
  7. Olá, Miguel!

    Estou de regresso a este "cantinho", depois de uma ida a Florença, em trabalho.

    Tenho que partilhar esta experiência, vivida no passado Sábado.
    Via dei Neri, quase duas da tarde, bem no coração da cidade. Três putos - não mais com quinze anos cada um - passam por nós: um com a camisola do novo ídolo da Fiorentina, Mário Gomez. Os outros dois, italianos de gema de firenze, a envergarem o nosso "manto mais sagrado": uma do Deco (equipamento da final de Gelsenkirchen), o outro com o equipamento alternativo totalmente branco desta época.

    E mais não digo :)

    Abr@ço
    SdF

    ResponderEliminar
  8. Para os PS pertinentes, devo confessar que também a situação do Fabiano me incomoda. Discordo dos "recados" via facebook's, twitter's e afins, acho que já era horinha do Helton dar a vaga. Bem sei que a culpa não é dele ;)

    Quanto aos Kelvin's, Quintero's, Iturbe's e similares, foram idolatrados pelas massas cedo de mais e sem nada terem feito (à excepção do K92) para o merecem... ele é bandeirinhas de apoio... ele é cânticosinhos... que os fazem inchar o ego e pensar que são vedetas.

    Abr@ço!!!

    ResponderEliminar
  9. Miguel quero que o nosso FCP ganhe sempre, nem que seja a jogar mal, mas gostava que eles jogassem melhor. Quanto aos jogadores andarem a choramingar na praça pública, não estou de acordo, eles são uns meninos mimados, a obrigação deles é treinarem sempre na máxima força, para quando surgir a oportunidade, provarem ao treinador que têm lugar na equipa, são pagos para jogar, não são pagos para refilar.
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar
  10. Dizem que os jogadores nada fizeram. Até pode ser verdade, mas se o chamam à Equipa A, deixam-no jogar uns minutos e depois sem qualquer tipo de explicação não o deixam jogar, nem na Equipa A e nem na Equipa B, então algo se passa e a sua frustração tem toda a legitimidade.

    Se devia o ter feito de forma tão publica é outra pergunta!

    ResponderEliminar
  11. caríssima Ana, caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!
    pese embora a seriedade da temática, não imaginam a alegria que dá ver uma caixa de comentários concorrida.
    mais uma vez, o meu sentido muito obrigado!

    @ Ana e "Portista D."
    o teu é o desejo de todas(os) as(os) portistas.

    @ Rodrigo
    é pá!, que surpresa (muito) agradável :D
    fico muito honrado e lisonjeado com a tua visita.
    parece que o jogo vai ser mesmo em Dortm... em Frankfurt. e nós já estamos lá, o que é bom sinal :D
    subscrevo o teu comentário, na íntegra

    @ O Autor
    muito obrigado! pelo comentário, com o qual não poderia estar mais de acordo.

    @ Loureiro
    e quem é que não o deseja, sendo portista? :D

    @ Magro
    o teu parêntesis recorda-me a única vez que gritei "goolooo!" pelo 5lb. estávamos na época 1999/2000, penúltima jornada, o nosso FC Porto a dois pontos do primeiro lugar e havia um clássico da Segunda Circular para se disputar. jogo morno e a três minutos dos 90' há um livre frontal a benficiar o Carnide. o egípcio Sabry concretiza. confesso-te que saltei da cadeira. infelizmente de nada valeu, e o spórtém viria a sagrar-se campeão...

    @ glorigozo
    é a tua opinião, que respeito. mas, como se depreende, discordo dela - apesar da pertinência da tua observação em relação ao treinador...
    mas, mantenho que as redes sociais não são o local próprio para se "desabafar"; no meu entendimento, este deverá ser sempre o campo de treinos do Olival, com muito suor, empenho e dedicação.

    @ Sugus da Fruta
    muito obrigado! pela partilha da tua experiência

    @ Loureiro
    nem mais. para alé, de que, no apoio de ontem, no aeroporto, foi visível e facilmente perceptível o enfado de alguns, "armados" em prima donnas...

    @ sr Manuel Moutinho
    já somos dois a pensar o mesmo...

    @ Pedro Albuquerque
    muito obrigado! pelo comentário, com o qual discordo do primeiro parágrafo, neste ponto: se quer jogar mais, quer ter mais oportunidades e considera que pelo empenho no treino não o consegue demonstrar, então que peça minutos na equipa B.
    ao que me informam - e a fonte é credível -, acho que nem uma coisa (empenho no treino), nem outra (pedir os tais minutos). daí que a pertinência da pergunta, no teu segundo parágrafo, o seja ainda mais. fosse ele ainda mais lesto a suar o fato de treino como o é a teclar, e se calhar a Vida dele seria outra. e o apoio do Iturbe não abona nada na sua defesa... e mais não escrevo


    hoje, estou em crer que seremos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dez» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  12. caríssimos,

    adenda importante ao meu comentário anterior:
    as cinco hipóteses que avancei foram baseadas em comentários que li, não só nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"® e nas suas caixas de comentários, mas também no faceboKas.
    só não citei os seus autores para protegê-los de posteriores enxovalhos públicos. e porque tal em nada traria de salutar à discussão que se verificou.

    por último e no fundamental:
    reforço que, hoje, estou em crer que seremos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dez» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  13. caríssimos,

    adenda importante ao meu comentário anterior:
    as cinco hipóteses que avancei foram baseadas em comentários que li, não só nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"® e nas suas caixas de comentários, mas também no faceboKas.
    só não citei os seus autores para protegê-los de posteriores enxovalhos públicos. e porque tal em nada traria de salutar à discussão que se verificou.

    por último e no fundamental:
    reforço que, hoje, estou em crer que seremos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dez» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons