domingo, 7 de outubro de 2012

«só eu sei...»




caríssima(o),

sincera e honestamente, estou sem ideias para principiar a minha crónica ao encontro clássico desta noite, no nosso teatro dos sonhos, ante o Sporting CP.
apetece-me sobretudo escrever sobre a forma certinha e (nada) ordeira com que o actual treinador da equipa (ainda muito) verde escalou um onze de "tracção (demasiado) a trás", sempre pronto a "matar" as jogadas de maior perigo próximo da sua área. e afirmo "matar", como poderia perfeitamente escrever "cortar pela raiz", ou "ceifar", ou "passa a bola mas não o homem", ou "só vale dar pau"...
penso que a imagem é perceptível. no fundo, tratou-se de uma equipa que se limitou a destruir jogo - bem à imagem dos seus dois últimos treinadores que, enquanto calçaram as chuteiras, só ocasionalmente acertavam na bola feita de couro mas sempre, sempre noutras partes do corpo dos seus colegas de profissão (adversários e/ou da mesma equipa, tanto dava)...

e se comecei por uma análise cuidada ao jogo do nosso adversário (nada valoroso, mas muito "bravo"), tal deve-se ao facto de esse estilo ter condicionado todos os noventa minutos do encontro que decorreu no Estádio do Dragão.
ainda bem que conseguimos marcar cedo - e que golaço que foi! -, pois de outra forma teria sido (ainda) mais difícil fazer balançar as redes. é que sempre que tentámos jogar futebol, com a bola colada na relva e de pé para pé, houve sempre um caceteiro de verde-e-branco a fazer questão de (de)monstrar à saciedade que as rótulas e/ou os tornozelos dos jogadores adversários estavam bem de saúde... 
de facto, retenho do jogo do Sporting o imenso sarrafo (bem) feio que a esmagadora maioria dos seus jogad... caceteiros distribuiu durante todos os noventa minutos da partida (mais dos descontos): desde Boulahrouz, passando por Marcos Rojo, Ínsua, Schaars, Cédric Soares. até o Wolfswinkel "molhou a sopa"!!! 
adiante...

do que conseguimos praticar em termos de futebol jogado, deu para perceber que a lesão do Alex Sandro poderá preocupar no futuro rendimento da nossa equipa (e na eventualidade de não ser recuperável até 24 deste mês de Outubro); que o Mangala é uma força da natureza em estado bruto e que dá gosto ver jogar no centro da defesa (ao contrário do que pensa o Jorge); que o Danilo poderá "render" melhor a "8" do que a "2" (tantas foram as suas incursões no meio-campo); que o Lucho necessita de fazer o seu necessário luto (e afirmo-o não por causa do penalty em que acertou em cheio... no poste); que o Atsu necessita de mais clarividência na definição de alguns dos contra-ataques que protogoniza; que com o Fernando o nosso jogo defensivo é de outro mundo; que o Varela "só dá" quarenta e cinco minutos; que o Moutinho não sabe jogar mal.
e que o Elias deve é estar caladinho e não afirmar baboseiras calimeras que lhe mandaram dizer e das quais desconhece o seu significado.


para finalizar, é sempre interessante perceber que o nosso adversário desta noite, decorridas que estão seis singelas jornadas, já está a oito pontos de distância do primeiro lugar e a cinco do terceiro (que concede o último lugar na tão desejada Champions, depois de ultrapassado um play-off).
para quem afirmava, em Julho de 2011, à boca grande que « daqui a um ano, um ano e tal, o FC Porto já não fará parte do nosso campeonato. o campeonato do Sporting CP, daqui a um ano, ou dois, será o Barcelona, o Ajax, o Real Madrid... » "a coisa" não está a correr de feição...


beijinhos e abraços (muito azuis-e-brancos)!
Muito Obrigado! pela tua visita :) 




6 comentários:

  1. Boas Miguel,

    Antes de mais 3 pontos.

    Depois de o grande jogo de 4ª feira o Porto entrou muito bem pressionando e dominando os primeiros 20 minutos. Depois do golo o Porto baixou as linhas, no meu entender sem sentido, os passes começaram a falhar, a pressão deixou de existir, e é aí que temos que melhorar. Não pode acontecer, somos superiores, independentemente do cansaço que pode existir, temos que como disse VP depois do Rio Ave continuar a procurar o 2º golo.
    Relativamente as queixas dos calimeros, comecei a ficar preocupado quando o arbitro começou a distribuir cartões aos jogadores do Porto logo no inicio do jogo o que penso que tambem nos limitou ... os penaltis são claros, a expulsão ja deia ter sido mais cedo, por isso os calimeros continuam a chorar ... e se não se põem finos ainda vão lutar para não descer de divisão.
    O golo do "Action" Jackson ... fabuloso !!!! e penso que com mais meia duzia de jogos vai melhorar ainda mais ... temos ponta de lança.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Miguel, disseste tudo o que eu penso e o comentador anterior completou. Portanto, a equipa está bem. Eu aproveitaria o próximo jogo contra uma equipa mais fraca para experimentar o James no lugar do Lucho e nas alas Atsu e Iturbe. Saudações

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Ontem tivemos uma entrada forte na partida e obtivemos a vantagem. Depois dominamos e controlamos o jogo.
    Na segunda parte voltamos a entrar fortes, e foi com naturalidade que obtivemos o segundo golo.

    Pena foi que Jorge Sousa tenha efectuado uma má arbitragem. Muitos amarelos, dois penaltis duvidosos a nosso favor, sempre a quebrar o ritmo de jogo etc.

    O dérbi merecia um melhor árbitro, que não fosse na manhosice do jogador típico do nosso campeonato que se atira ao tapete mal sente o calor humano.

    O Sporting pode observar que existiram penaltis duvidosos, mas sem qualquer influência no resultado.

    O Sporting não criou uma única oportunidade de golo.
    Sinceramente esperava um Leão mais bravo, a querer mostrar valor.

    Mas foi um Sporting amorfo.

    Ao FC Porto aponto novamente o erro de depois da vantagem cair no marasmo e não resolver logo a contenda.

    Quanto aos jogadores, estiveram bem colectivamente, com Jackson a apontar mais um golo de belo efeito.
    James cada vez mais cimenta a sua posição no plantel, Varela está em boa forma e Moutinho é aquela máquina, sempre com o eucalipto Fernando a secar tudo à sua volta e Lucho a comandar.

    Danilo e Alex Sandro muito bem no papel de laterais, a saber temporizar o seu jogo ofensivo e defensivo.

    Excelente ambiente nas bancadas. A família azul e branca está com a equipa.
    Estamos em evolução e isso distingue-nos dos adversários que já estão espremidos.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. O FC Porto entrou bem e fez um quarto de hora de excelente nível, altura em que justificou não só o espectacular golo de Jackson como também merecia ter dilatado o marcador.

    Depois caiu numa toada sofrível, caracterizada por excessivas perdas de bola e erros primários que os calimeros nunca souberam explorar.

    Parece inexplicável a atitude portista, só ligeiramente atenuada pelo facto de, à falta de melhores argumentos, os calimeros tenham enveredado pelo recurso da «sarrafada», com a complacência do árbitro, que apesar de os carregar de amarelos, não teve coragem de expulsar mais cedo, dois ou três infractores recorrentes. Por causa disso Fernando viu um amarelo.

    O trabalho do árbitro foi, ainda assim, obviamente contestado, no final, pelo já habitual mau perder dos calimeros. Se como já afirmei, não esteve bem disciplinarmente, tecnicamente esteve bem melhor. Não cometeu grandes falhas e a única dúvida terá sido a segunda grande penalidade, que no Estádio me pareceu correcta. De resto, em seis jogos do campeonato, este foi o primeiro em que o FC Porto, em termos técnicos, não foi prejudicado.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Sem ser tão brilhante como na última quarta-feira e com alguns jogadores - Varela, Maicon, Alex e Lucho - a acusarem os efeitos de uma partida que obrigou a um grande desgaste físico e mental, o F.C.Porto venceu com toda a justiça um Sporting que apenas uma vez colocou Helton, verdadeiramente, à prova.

    Depois, como é normal para os lados de Alvalade, tentam branquear a incompetência e os constantes desvarios, com críticas requentadas aos árbitros. Já os topamos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. caríssimos,

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os cinco» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons