sexta-feira, 26 de outubro de 2012

de um divórcio latente


© fotos da curva | Miguel Lima (Tomo II)


caríssima(o),

devido a um conjunto de factores desfavorável para todas as partes intervenientes, só a partir da próxima Segunda-feira (29 de Outubro) é que estarei em condições informáticas capazes de te providenciar o que de melhor e de "bem melhor" se publica nas edições impressas do pasquim da Travessa da Queimada.
até lá e pelos eventuais transtornos causados, apresento-te, desde já, o meu mais sincero pedido de desculpas, com a promessa de que tudo farei para os atenuar e dentro das minhas (limitadas) possibilidades.

aquele referido «conjunto de factores desfavorável para todas as partes intervenientes» também me tem impedido de cumprir, de forma assídua e prazenteira (quase que "religiosa") com o meu dever de adepto incondicional da defesa intransigente dos interesses do nosso clube do coração - não só neste espaço de discussão pública, como igualmente nos meus espaços de eleição nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera.
mesmo assim, ainda fui a tempo de poder o que muito se escreveu sobre o último encontro para a Champions - uma partida que eu considerei ter sido globalmente positiva. não foi de "encher os olhos da cara" como ante os todo-poderosos dos "árabes" do Paris Saint-Germain, no início deste mês de Outubro, mas também não foi péssimo (como no encontro para a terceira eliminatória da presente edição da Taça de Portugal, que nos opôs ao Santa Eulália).
e do que pude (re)ler, dá para constatar que há muito portista que se encontra mal habituado. e que há alguns espaços daquele "maravilhoso mundo da bluegosfera que, para mim, já não são assim tão maravilhosos, pois o que neles se escreve mais parece ter sido redigido por um nosso fervoroso adepto adversário, atacando indiscriminada e indistintamente o meu clube do coração, com críticas que nada possuem de positivo e/ou construtivo (sequer de Verdade...).
como facilmente se depreenderá, e porque já tenho chatices que cheguem no meu quotidiano, e o tempo que despendo na leitura daqueles mesmos espaços é para puro deleite e fruição, e porque para "inimigos" do FC Porto já bastam os nossos adversários (e eles são muitos e cada vez mais poderosos), os ditos espaços de discussão (cujos nomes me recuso a citar, por gentileza e delicadeza) deixarão de contar com a minha visita regular...
poderá parecer uma questão de somenos importância, mas para quem se dedica a estas causas certamente que terá uma opinião diferente: um leitor assíduo e dedicado deverá sempre merecer uma atenção (mais) "particular", «penso eu de que».

para finalizar, para memória futura e para que se perceba (ainda) melhor o meu estado de insatisfação - que não pode ser confundido com resignação - por haver quem, de entre nós, confunda Exigência (qualidade inerente e faz parte do código genético de um portista dos quatro costados, como se pedir para que os jogadores suem as camisolas) com Ingratidão (considerando que tudo o que se alcançou ficou sempre aquém e que se poderia fazer sempre melhor, e mesmo que os nossos jogadores muito tenham suado as ditas) - deixo-te com um comentário ("melhorado") que escrevi em mais do que um local de referência nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera e sempre que considerei ser necessário afirmá-lo:

«

... depois de ler todos os comentários à data e hora em que escrevo estas linhas, infelizmente constato que há um divórcio difícil de se resolver no nosso clube do coração, o qual opõe grande parte da massa adepta ao actual treinador.
este divórcio dificilmente será sanado e mesmo que ganhemos a Champions, pois para essa massa adepta só a substituição de Vítor Pereira por outro alguém é que será a solução.

sinceramente tenho pena que assim seja. e que a ingratidão desses adeptos esteja a tomar conta das bancadas do nosso teatro de sonhos - ingratidão essa que não pode ser confundida com a natural exigência inerente ao se ser "portista".
eles são os assobios ao primeiro passe errado; eles são as goleadas que não aparecem, mesmo em jogos com um grau de dificuldade acrescido; eles são os nove pontos na Liga dos Campeões com exibições fraquinhas; eles são a condição de líder do campeonato com mau futebol; eles são o onze inicial que não corresponde aos seus desejos e o "banco" que não possui alternativas; eles são alguns dos titulares que deveriam jogar na equipa B e muitas daquelas alternativas que deveriam ser dispensadas; eles são a «inevitável ida ao mercado, já em Janeiro» desconhecendo a realidade financeira do clube; eles são o raio que os parta!
de facto, com adeptos assim quem precisa de inimigos!

«

mas que tal esquecer, por uma vez que seja, que o treinador é Vítor Pereira e puxar um pouco pelo Clube, apoiando-o, indo ao estádio, criticando construtivamente e elogiando quando tiver de ser?

»


confesso que começo a ficar saturado com tal atitude de plena (porque convicta) ingratidão...

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II

»



2 comentários:

  1. Muito bem Miguel, mais um post excelente, estou totalmente de acordo com o escreveu, tenho pene que haja adeptos do nosso clube que são tão ingratos, nem sequer são capazes de analisar a situação do país, logo dos clubes por arrastamento, têm a mania que são ricos, alguns não distinguem um burro dum cavalo, mas têm a mania que são joker`s, que se há-de fazer, deixà-los urrar à vontade.
    Abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. @ sr Manuel

    caríssimo,

    obrigado! pela visita e pelas palavras! - com as quais estou de acordo.

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons