«
»
© abola
caríssima(o),
quem me visita com regularidade sabe perfeitamente o que penso (i) sobre o actual momento do nosso FC Porto e (ii) sobre o ainda nosso treinador da equipa principal de futebol.
portanto, as palavras acima, da autoria do enfant terrible Miguel Sousa Tavares, na sua NORTADA de hoje, sob o título "para quê esperar mais?", só reforçam o meu sentimento de que há gente a mais no meu clube do coração - que não só a equipa técnica. se dúvidas houver, atente-se na notícia sobre as mais recentes declarações de Mangala, publicada igualmente na edição de hoje do pasquim da Travessa da Queimada.
fo*@-se! o FC Porto «um trampolim» para a sua carreira? por muito talento que efectivamente possua, por mim seria despachado já no mercado de Inverno. é por (também pres)sentir que há elementos no plantel da equipa principal de futebol que pensam como o Mangala que a exibição de Sábado foi tão paupérrima.
fo*@-se! o FC Porto «um trampolim» para a sua carreira? por muito talento que efectivamente possua, por mim seria despachado já no mercado de Inverno. é por (também pres)sentir que há elementos no plantel da equipa principal de futebol que pensam como o Mangala que a exibição de Sábado foi tão paupérrima.
tenho para mim que os interesses individuais nunca se deverão sobrepor aos objectivos do Colectivo, caramba! e que o nome do Clube nunca deverá ser subalterno da fama de um qualquer jogador, porra!assim sendo, haja tomates para decidir, car@go! e doa a quem doer!
«somos Porto» ou não somos, car@**o?!
é por nos afirmarmos como um «clube diferente», com um «forte colectivo» e uma «massa adepta exigente» que, igualmente na edição de hoje daquele pasquim, no seu editorial "uma ostensiva indiferença", Vítor Serpa se questiona sobre a indiferença da Imprensa britânica para com a «gloriosa» chegada do 5lb a Manchester.
alguém informe aquele sr. que o FC Porto, de há (pelo menos) vinte anos, tornou-se no baluarte e na principal referência do Futebol Português no mundo do futebol internacional.
alguém informe aquele sr. que o FC Porto, de há (pelo menos) vinte anos, tornou-se no baluarte e na principal referência do Futebol Português no mundo do futebol internacional.
e é por já estarmos a perder algum respeito (nomeadamente intra muros), no decurso da presente época, que surgem (abjectos) artigos de opinião como o de Cruz dos Santos, sob o título "5lb ou FC Porto?".
também recomendo a leitura:
1) do "subavaliação vergonhosa", em O SOLE MIO, da autoria de Manuel Martins de Sá - a propósito dos direitos das transmissões televisivas dos jogos de futebol da nossa liga;
2) relacionado com o ponto anterior, da entrevista a João Duque, reputado economista e coordenador de um grupo de trabalho que se debruçou sobre o futuro do serviço público de televisão;
para finalizar e bem mais importante, uma mensagem de apoio a um de vós, fiel e assíduo leitor deste espaço e que inexplicavelmente interrompeu o seguinte espaço de discussão:
© avivar
força, Nelson!
no que te puder ser útil, podes contar comigo! ;)
beijinhos e abraços (ventosos)!
e MUITO OBRIGADO! pela tua visita ;)
e MUITO OBRIGADO! pela tua visita ;)
Caríssimo, não havia necessidade.
ResponderEliminarObrigado mesmo assim pela atenção e pelo apoio.
Já há muito blog e feito por pessoas com mais disponibilidade que a que eu tenho no momento, por isso decidi deixar esse hobby para quem tenha mais possibilidades que eu.
Quanto ao nosso FC Porto e ao artigo de MST, na parte que me interessa pois o campeonato brasileiro e as conversas com o filho dele a mim não me dizem nada, só posso dizer que concordo a 100%. Num post que fiz na altura eu disse que os efeitos nefastos do acto perpetrado por esse falso dragão (d'ouro) iriam se sentir mais à frente. E expliquei que os jogadores iriam, mais uns que outros, mostrar o quanto queriam seguir o ex-líder, tanto em trajecto geográfico como financeiro. Não digo que VP esteja completamente isento neste fiasco que é o FC Porto actual mas para mim a culpa é 1% de VP, 39% dos jogadores e 60% do libras boas.
Já muitos tentaram atacar o FC Porto mas não o conseguiram fazer com sucesso por serem pessoas de fora do clube mas esta "ofensiva" de friendly fire(?) do dragão d'ouro libras boas teve, tem e terá efeitos que tão cedo não se deixarão de sentir.
Atribuam-lhe mais um prémio. Pode ser o de Cavalo de Troia d'Ouro.
@ Nelson
ResponderEliminarvou parafrasear um conhecido nosso, de seu nome Vila Pouca:
« todos somos poucos nesta luta desigual! »
e, ao ler o teu comentário, apercebi-me de como o "avivar" (já) faz falta: remetes a tua resposta para um post que já não existe na bluegosfera®.
quanto às "culpas" neste cartório que é a actual época: indiscutivelmente o £ibras-Boas tem uma quota-parte de responsabilidade no descalabro actual.
mas penso que a maior é do actual "maestro", cuja "batuta" não é autoritária para tamanha "orquestra", pelo que a "ópera" soa "bufa".
abr@ço
Miguel
mas penso que a maior é do actual "maestro", cuja "batuta" não é autoritária para tamanha "orquestra", pelo que a "ópera" soa "bufa".
ResponderEliminarPois é meu caro mas se numa orquestra o maestro põe em função todo o seu profissionalismo mas 15 ou 20 dos músicos se amotinam e revoltam (porque queiram ter ido com o anterior maestro para a orquestra sinfónica de sua majestade ou para onde poderiam ganhar algo parecido com o que pagam em tal orquestra britânica)e se apenas 10 querem tocar a sinfonia como deve ser, como será a qualidade de tal espectáculo?
Horrível como é óbvio e como se tem constatado.
Os murros do Miguel Sousa Tavares nem aquecem, nem arrefecem basta lembrar o que ele dizia na época passada. Antes da Supertaça não tinhamos hipóteses, mas depois foi só para picar. Antes do período difícil, Sevilha e Braga, ainda bem que não ia estar cá para ver do descalabro. Não, o Miguel não é exemplo nenhum. Depois, o artigo começa logo com uma mentira grosseira, pois o James não entrou a 20 minutos do fim, nem com a equipa a perder 1-0, mas aos 14 e com 0-0. Por azar, foi depois daquela infeliz substituição - devia, a sair alguém naquela altura, melhor período da equipa, logo tinha de aguentar mais um bocado, Varela - que as coisas descambaram.
ResponderEliminarAbraço
@ Nelson
ResponderEliminartouché
daí que considere que há a premente necessidade da "direcção da orquestra" intervir, para o bem de todos - "público" incluído.
[ia colocar um smiley mas pensei melhor, pois poderia ser ofensivo (tendo em conta a matéria de facto e o momento a que nos reportamos)]
abr@ço
Miguel
@ Vila Pouca
ResponderEliminarrespeitável dragão ;)
é por perceber tal, que acho que ele é o nosso enfant térrible.
mal amado e muito incompreendido.
a citação que destaco é, para mim, o soco no estômago a que me refiro.
é óbvio que discordo de algumas das suas opções tácticas, enquanto treinador de bancada igualmente habilitado (tal como ele e qualquer um de nós, adeptos indefectíveis).
mas não posso deixar de reconhecer que ele também possui virtudes; e a frontalidade em colocar o dedo em feridas incómodas é uma delas.
abr@ço
Miguel
Eu concordo a 100% com Miguel Sousa Tavares. Ele não diz nenhuma mentira e simplesmente exprime de forma veemente o que todos os Portistas sabem mas que poucos querem admitir.
ResponderEliminarAcerca do Mangala, o que é que esperam?
Um jovem talento que vem para um grande clube à espera de viver algo de positivo na carreira depara-se com:
- Instabilidade
- Resultados péssimos
- Protestos dos adeptos
- Insultos aos jogadores
- Futebol mal jogado
- Equipa em depressão
- Descrença no Treinador
- Incompetência da equ. Técnica
- Pagamento atrasado ao Standar
- Etc
Mais do que isso, Mangala é adepto do PSG "desde pequenino". Portanto, se eu jogasse no Paris (onde se ganha muito mais) e me propusessem um contrato para o Porto, TAMBÉM EU, iria a correr.
O problema da equipa é que a permanência de VP e o contínuo descrédito da equipa faz com que os jogadores pensem em sair o mais rápido possível da vergonhasa situação onde estamos.
A pressão dos adeptos e os ridículos insultos aos jogadores apenas agravam isso.
Esta equipa está terminada. Como a de 2005, é um dos maiores planteis da história mas, devido a uma decisão crassa ao colocar um total incompetente ao leme, teremos agora de vender tudo e contruir de novo.
E entretanto, os calimeros aproveitam para se galvanizar, chegar a Manchester e brincar com eles e, provavelmente, irão novamente passar à nossa frente na conta dos títulos.
E o Miguel Sousa Tavares é que é burro?
@ Galaico
ResponderEliminarantes de tudo, bem-vindo! e sobretudo obrigado! pelas suas palavras e pelo seu comentário.
sobre o Miguel Sousa Tavares, estamos conversados.
a propósito do Mangala:
o seu pensamento é o que (man)tenho sobre outro (verdadeiro) craque do nosso plantel: Defour, um médio
completo, e que terá vindo no momento errado para o FC Porto pelos factores que (muito bem) apontou.
o que é que ele estaria a pensar, hoje, enquanto prestava as declarações na conferência de Imprensa, na antevisão do jogo frente aos ucranianos? será que acreditou no que disse?
espero bem que sim!
de regresso ao Mangala:
mesmo sabendo que os factores que apontou existem e são factos indesmentíveis, não consigo tolerar que haja jogadores que encaram o meu/nosso FC Porto como um «trampolim».
nós não somos o 5lb, que diabo! se não sentem orgulho em envergar a nossa camisola, a porta da rua é a serventia da casa.
peço desculpa, mas é o que penso! estou cansado deste futebol-indústria, onde é cada vez mais difícil encontrar um jogador que permaneça num clube - seja ele qual for - por puro amor à camisola. actualmente (e assim de repente) só no Barça é que os encontro e no Iker Casillas. e custa-me imenso perceber que no meu, desde que o 99 pendurou as luvas, não mais houve alguém que lhe seguisse o percurso...
para finalizar e a propósito do temor de os calimeros poderem passar à frente no nr. de titulos:
é bem verdade que este campeonato já "saiu do adro da igreja", mas ainda há muito por decidir.
no fundamental, há que manter a calma e acreditar em quem dirige os destinos da sua dama preferida há mais de vinte e nove anos ;)
abr@ço e comente mais vezes.
foi um prazer.
Miguel
Caro Miguel,
ResponderEliminarA verdade é que seremos sempre uma plataforma giratória e de incubação para os clubes mais ricos de ligas mais afamadas.
Os únicos que podem ser ícones no clube durante a carreira são homens da formação.
Porém, os homens de ontem não são os homens de há 30 anos. Os de hoje nasceram com poucos valores morais. O que os gere são as leis do capitalismo, do consumismo, do mediatismo etc.
Tanto eu como o Sr. ficaríamos no Porto por 120.000€ por mês em vez de 250.000€ noutro clube. Até porque isso abriria portas para outras funções no clube e multiplicaria o afecto dos adeptos.
Porém, os putos de hoje, simplesmente não pensam assim. Jogam, cumprem e, na filosofia actual, fazem um favor ao clube saíndo e deixando os cofres cheios de Euros.
O problema é que o próprio clube é que precisa que assim seja.
De qualquer forma, a nossa formação é tão inconsequente e infrutífera (tendo em conta a qualidade necessária para entrar no nosso plantel)que poucas são as probabilidades de alguma vez virmos a ter, nos próximos anos, alguém com essa mística.
Acerca dos jovens estrangeiros, como não são Portistas, e como ninguém nasce na America do Sul ou em França sonhando jogar no Porto, é lógico que o objectivo deles é chegar a um clube de topo.
O caso Mangala é totalmente natural. Os Franceses falam de futebol sem falsas modestias ou hipocrisia. Dizem sempre o que pensam sem maldade.
Importa igualmente referir que Mangala não disse que veio para o Porto com o objectivo de chegar ao PSG. Ele veio para o Porto para ir mais tarde para um clube rico. Porém, hoje, se o PSG lhe fizesse uma proposta, da forma como as coisas estão, iria a correr.
@ Galaico
ResponderEliminarassino por baixo, sobretudo em tudo o que se refere à nossa formação (ou à falta dela).
abr@ço
Miguel