sexta-feira, 12 de julho de 2013

dos plágios do que se pode ler por aí...

© Google


caríssima(o),

a presente "posta de pescada é como que um breve regresso a um Passado que já não está tão massivamente presente neste espaço de discussão pública (excepto para os teimosos dos lampiões, que por aqui persistem em gravitar) - nomeadamente ao "convívio" do que de "melhor" se publicou na edição impressa do pasquim da Travesssa da Queimada desta Sexta-feira, dia 12 de Julho de 2013.
explico sucintamente a razão principal que me levou a quebrar uma decisão recente.

a ti, confesso que amiúde ainda adquiro edições impressas do pasquim que tem o "belenense" do sr. vítor serpa como seu director.

sim!, apesar de «agastado com o que foi publicado ao longo de toda esta época desportiva transacta, e repetindo-me, tendo atingido o limite do (in)sanamente suportável, pois que o meu estômago não é de ferro e já não aguenta mais úlceras, e que o meu coração não suporta mais 'baques' com toda a merd@ que é trazida à estampa pela redacção por ele liderada», ainda assim, sempre que a capa o justifica, contribuo com oitenta e cinco cêntimos para o lucro da Sociedade Vicra Desportiva - que é quem gere os destinos do pasquim em causa. outras vezes, tenho passado os olhos pelas ditas edições na minha pausa para almoço, no café perto da minha labuta.
no fundamental: não perdi o hábito de ler o que o "inimigo" publica sobretudo sobre o nosso quotidiano e sempre que tal se justifica, divulgo à saciedade os meus tormentos e/ou indisposições e/ou incómodos e/ou má vontade contra quem, na redacção do pasquim em causa, atenta contra o nosso clube do coração.

esta Sexta-feira, dia de PLENOS PODERES por excelência - a habitual coluna de opinião do caríssimo Rui Moreira -, e com uma capa "apelativa" (apesar de demasiado verde para o meu gosto), adquiri um exemplar.

como sempre o faço, principiei a minha leitura pela sua última página, com destaque para o editorial "irrevogável? irrevogável!"da autoria de josé manuel "el excremento" delgado - o qual aborda a sua versão lampiónica sobre a questão do Bruma e todo o imbróglio processual com a actual direcção do spórtém.

volto a página e depois....

bem, depois deparei-me com o motivo principal para a redacção destas linhas, e com o meu mais recente incómodo nestas (imberbes) andanças nest"maravilhoso mundo da bluegosfera.
refiro-me ao escrito do caríssimo Rui Moreira sob o título "os revisionismos".
após a sua leitura inicial, tive que reler o texto principal. e lá estava, de tal forma evidente que era, para mim, impossível negá-lo: a sua correlação com o escrito do caríssimo Vila Pouca "cuidado com o dragão papão!"
e, por «correlação» entenda-se plágio descarado - no sentido em que as ideias defendidas pelo primeiro são demasiado semelhantes (porque em tudo idênticas) aos pensamentos concebidos pelo segundo, com a agravante de não ter referido a fonte primária onde se "inspirou" para conceber um escrito com uma percepção intelectual que, no meu entendimento, "soa" a recalcado.

se dúvidas houver do que atrás afirmo, peço o especial favor de se ler atentamente os escritos em causa - o de Rui Moreira e o de Vila Pouca -, por forma a dissipá-las.

desde já afirmo que considero que não terei interpretado mal o que li, e causa principal para a presente indignação. e que, se a minha percepção da Realidade estiver errada, e que se a minha interpretação da motivação do caríssimo Rui Moreira para o escrito for errónea, desde já apresento as minhas humildes desculpas e terei todo o gosto em retratar-me publicamente.

para finalizar, na segunda parte desta "posta de pescada, segue a minha súmula do que de melhor se publicou sobre o nosso quotidiano na edição impressa do pasquim em causa e mais um ou outro detalhe.
é já a seguir, logo depois do símbolo do "faceboKas, bastando clicar em «'no pare, sigue, sigue'» :D 


ps:


das frases feitas (vulgo clichés) que pude ler sobre o termo 'plágio', eis a que mais me cativaram e que partilho contigo «porque sim!»:

« plagiar é implicitamente admirar », de Júlio Dantas 
« quando se "rouba" de um autor chama-se plágio; quando se "rouba" de vários chama-se pesquisa », de Wilson Mizner
« estilo é plagiar a si mesmo », de Alfred Hitchcock
« eu sou o plágio do que ouço e vejo por aí », de Kléber Novartes, citação na qual me inspirei para o título da presente "posta de pescada

somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)








para lá do insípido artigo de opinião "tu e eu", da autoria de Paulo Teixeira Pinto, na sua coluna de opinião habitual PONTAPÉ DE SAÍDA, e do dossier de seis-páginas-seis (!!) dedicado ao nosso clube do coração, não posso deixar de destacar a excelente notícia (confirmadíssima pelo próprio, e que já é mais do que oficial)  da contratação do jovem colombiano Quintero.
bem sei que a competição é outra, mas do que pude ver do craque ex-Pescara, estaremos na presença de mais um "diamante por lapidar" convenientemente. e convém salientar que se trata de um miúdo de vinte anos que jogou 1023 minutos na serie A italiana, alinhando 12 vezes a titular num total de 17 partidas.

outro "diamante por lapidar" é, de facto e no meu entendimento, o jovem guineense de berço mas que já alinha pelo escalão sub-20 da "equipa (que decididamente não é, de todo!) de todos nós"®, de seu nome Armindo Tué Na Bangna - vulgo Bruma.
não pretendendo ser (ainda mais) exaustiv... aborrecid... chato, confesso que, para lá das qualidades do futebol que o puto evidencia - e que está lá! bem "mimadinho" e "limadinho", por quem sabe da poda há mais de trinta anos, e será uma vedeta mais -, teria a sua piada "espetar-mos mais uma lança" num leão que ultimamente "ruge" muito mas apenas para impressionar o maralhal ('show off', portanto), dado que a "fomeca" é mais do que muita (não sei se me faço entender...). seria assunto para mais uma conferência de imprensa a la bruninho.
só não sei se teria direito a gás, como numa recente, para novo gáudio do pessoal lá por terras de Vera Cruz com o quotidiano dos clubes da segunda Circular... aguardemos pacientemente (com alguma impaciência, sobretudo pelo fecho de todos os mercados de transferências de jogadores).


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




2 comentários:

  1. Miguel, na parte que me diz respeito, prefiro pensar que ambos somos portistas, conhecemos a história do F.C.Porto, temos bem presente esse caso Futre...

    Abraço

    ResponderEliminar

  2. caríssimo Vila Pouca,

    sabe bem o porquê deste post. escrevi-o na breve troca de sms de ontem. só não a revelo porque penso que é demasiado pessoal para a revelar.

    não sou seu advogado, mas, como refiro, tomei como minhas as "suas dores" porque não gosto deste tipo de batotas. penso que não há necessidade. bastava uma singela frase a referir a fonte do pensamento.
    como tal ainda não aconteceu, á data e hora em que escrevo estas linhas, (re)afirmo que se trata de um vergonhoso plágio, que deslustra o cronista em causa.

    é que o seu post data de Terça-feira, dia 09 de Julho; o artigo de opinião (de outrem) publicado no pasquim da Travessa da Queimada é de Sexta-feira, dia 12 de Julho...

    coincidências, certo? ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons