quinta-feira, 11 de julho de 2013

das novas 'calimerices' de clubes (ditos) grandes mas com alma de pequenos...


 © Google


caríssima(o),

e a "tal" boa notícia do dia é a de que (indirectamente) dá conta do prosseguimento de um certo e determinado corte de relações com o spórtém.
atente-se bem nas seguintes declarações do novel vasquinho a la vale e azevedo:

«
Pude ler esse acordo que dava direito de preferência ao spórtém na compra do Ghilas. Em primeiro, esse acordo estava mal feito e spórtém precaveu-se mal porque precisava da anuência do jogador. A cláusula de rescisão era de três milhões de euros. Quando chegámos, fomos claros que queríamos falar com o jogador e fazer essa abordagem para exercermos o direito de preferência. Mas, quando nos chegou o pedido por parte do Moreirense, o jogador já tinha acertado tudo como outro clube. Isto não é direito de preferência, tem outro nome, é má-fé, porque se deixo um jogador negociar com outro clube, não há forma de exercer esse direito. 
É isto o futebol português... É por isto que spórtém se tem batido e as pessoas começam a perceber porque é que temos relações melhores ou piores com certos clubes. Também não é por o Moreirense ser um clube grande ou pequeno, porque há grandes clubes que, de facto, são grandes, e há grandes clubes que não são grande coisa. Mas também há pequenos clubes que têm alma de grande e há outros que nem deveriam existir.. 
Não podemos aceitar que venham falar em honra quando fazem um processo nas costas dspórtém, com quem tinham um acordo firmado aquando do empréstimo do Jorge Chula. Se mudaram cláusulas de rescisão ou se havia clubes informados, spórtém deveria ter sido o primeiro a ser informado. Já depois de a Comunicação Social ter anunciado que o Ghilas tinha assinado contrato com o FC Porto, foi-nos enviada uma carta do Moreirense a perguntar se queríamos exercer o direito de preferência. Respondemos que sim, mas que nos explicassem como, já que o jogador tinha assinado por outro clube. Responderam de imediato - uma carta que estaria à mão de semear -, que o Ghilas queria ir para o FC Porto e ponto final. E lá foi ele a correr, a saltar todo contente.

Isto não é um direito de preferência, foi uma vergonha. Se me perguntarem se spórtém queria um jogador que não teria interesse em vir, claro que não. Mas não vale a pena fazer acordos que não são para cumprir. Seria também bom verificar-se porque um jogador, que tinha uma cláusula de três milhões, acaba por sair por um valor muito superior.

Não podemos aceitar que façam as coisas nas nossas costas, e é por isso que achamos que devemos ter relações com alguns clubes e não com outros. É bom verificar que um jogador foi transferido por valor bem superior ao da cláusula da rescisão. Foi uma vergonha! 
»


portanto: 

alguém, em nome do spórtém, celebra um «acordo mal feito» com o Moreirense - inconcebível (no meu entendimento) para um clube dito "grande".
esse acordo, mesmo «mal feito», foi amplamente divulgado na nossa abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacionale sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão - agora sem o prestimoso contributo de hélder conduto. assim, alegar que se fizeram «as coisas nas nossas costas» parece-me um pouco calimero, mas ok! está-lhes no sangue...
alguém, em nome do spórtém, "não se chegou à frente" e em tempo útil, i.e., não proporcionou um encaixe financeiro ao Moreirense na ordem dos três milhões de euros até ao limite da tal «preferência» sobre o jogador, e clama por «honra!»«vergonha!».
mais: alguém, em nome do spórtém, não soube cativar o jogador por forma a preterir o FC Porto em detrimento do clube dos vasquinhos e do seu "projecto desportivo", e insurge-se contra o «futebol português».

em suma:

é realmente e de facto comprovado, «uma vergonha!» que um clube da "grandeza" do spórtém já não consiga arranjar uma quantia próxima dos três milhões de euros por forma a poder accionar o direito de preferência por um jogador, e em tempo útil.
é realmente e de facto comprovado, «uma vergonha!» que um clube da "grandeza" do spórtém não possua um "projecto desportivo" que consiga rivalizar com os outros clubes (ditos) "grandes".
é realmente e de facto comprovado, «uma vergonha!» que um clube da "grandeza" do spórtém não consiga ver o «futebol português» para lá do seu umbigo.
é realmente e de facto comprovado, «uma vergonha!» que um clube da "grandeza" do spórtém possua, no seu corpo dirigente, indivíduos de uma estirpe que... enfim...
é realmente e de facto comprovado, «uma vergonha!» que um clube da "grandeza" do spórtém ainda não se tenha pronunciado sobre as acusações que recaem sobre um seu ex-vice-presidente, pelo (mais do que) evidente branqueamento de uma tentativa de corrupção, cujo arquivamento pela Justiça Desportiva já foi prontamente despachado.


para finalizar, tenho que concordar com o bruninho, quando afirma:
« há grandes clubes que não são grande coisa »

o spórtém actual é um exemplo (morto-)vivo de tal.



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




3 comentários:

  1. Não poderia estar mais de acordo. De facto o Spórtém é uma vergonha. Ponto final.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Miguel, não precisas de publicar este meu comentário.

    Fico triste por ver que te referes ao grande Sporting Clube de Portugal por Sportém. Não havia necessidade e tu és melhor do que isso.

    Acompanho o teu blog desde o Tomo I, que uma vez vi citado na Bancada de Imprensa, do amigo DUX XXI (um aparte, uma lástima o que aconteceu), e sempre respeitei a tua opinião.

    Mas assim fica difícil.

    Pronto desabafei.

    ResponderEliminar
  3. caríssimos,

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!


    @ Rui Anjos

    infelizmente. não havia necessidade, mas é a mais pura realidade.


    @ JL Martins

    mas porque não haveria de publicar um comentário por quem visita este espaço por Bem?

    sobre o desabafo:
    caríssimo, não nos conhecemos pessoalmente mas não esqueço que há um cimbalino combinado para quando houver oportunidade - se possível, com o Marcelo, do "porta10A".
    serve este intróito para demonstrar que, ao contrário dos lampiões que me visitam, o respeito que nutro por ti - e pelo Marcelo -, enquanto adeptos sportinguistas, merece-me... respeito.

    já o facto de recentemente adulterar o nome do teu clube do coração, tal deve-se tão-somente à postura que a recente direcção do Sporting tem adoptado para com a do meu clube de Sempre - e com a qual discordo em absoluto.

    já o referi antes, num aparte num texto principal, destinado ao Marcelo e dele me vou socorrer em minha defesa:

    « nada do que acima escrevi é contra ti - sequer com o intuito de te atingir seja de que forma for, e mesmo sabendo de antemão que se trata do teu clube do coração.
    sabes que te tenho em estima, mas "pisaram os calos" ao meu clube de sempre e não posso deixar passar esse acto impune...
    »

    em suma:
    desculpa se te ofendi, mas não foi essa a intenção. e só tenho a lamentar este clima de guerrilha aberta entre os nossos clubes, que teriam mais a lucrar se estivessem "unidos" ao invés de desavindos.
    prezo a tua fidelidade, mas se perceberes que este espaço já não te é querido, só tenho que respeitar a tua vontade. mas o convite para um cimbalino estará sempre presente :D

    ps:
    o que aconteceu ao "dux"?


    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons