© google | Tomo II
João, meu caro,
nem sei por onde começar...
talvez por te informar que sinto o meu coração pesado e apertado, tal a angústia que sei que estarás a sentir neste momento.
«quem escreve assim não é gago. de todo! questiono-me se não será também um alvo a abater...», escrevi ontem à noite.
nunca considerei que fosse premonitório...
e só soube das ameaças veladas, vis, cobardes de que tu foste alvo - perpetradas dessa forma sempre tão sui generis pelos mesmos valentões que nunca se ausentam da frente de um monitor e só se manifestam perante um teclado - pelo que entretanto foi escrito na caixa de comentários do "reflexão portista", no post "a fatwa" (termo árabe para o significado de fátua).
e, porque entretanto o post "o Saúl é do quer alho" foi eliminado do "mística do dragão", só posso deduzir que aquelas terão sido mesmo sérias...
João,
não te conheço pessoalmente. e virtualmente tudo o que (não) sei sobre ti é graças aos teus escritos - mormente desde esse extremamente rebelde "os e-mail's do João", o teu espaço de eleição e que me cativou desde o primeiro minuto que por lá apareci.
como nunca me canso de o repetir, estou certo de que "o meu portismo não é maior do que o teu". só lastimo que haja energúmenos que não percebam o alcance desta postura e desta forma singela de se viver o Clube, o nosso Clube, o nosso Amor comum, essa paixão irracional que nos tolda o discernimento e nos faz cometer loucuras. acontece porém, que esta "insanidade" nunca poderá degenerar em violência, pelo que é para mim de todo inconcebível que haja "portistas" que ameacem outros portistas, ao abrigo sabe-se lá de que valore$, só porque estes últimos possuem um blogue e resolvem tecer críticas (mormente construtivas) sobre o quotidiano azul-e-branco. isto é tão-somente o raiar o absurdo de algo que nunca será "portismo".
esta forma de ser, de estar e de viver o Clube não se coaduna com o meu Espírito, com a minha Fé, com as minhas convicções, com a minha irracional racionalidade de adepto, com a minha Cidadania, com o Respeito que fui ensinado a ter pelo Outro.
portanto, João, fica a saber que poderás contar sempre com o meu apoio nestas horas que sei que são difíceis para ti e para os teus.
arranjar chatices só porque há quem não goste do que escrevemos com a nossa mais firme convicção, no mais puro e pueril exercício desse direito de cidadania expresso e consagrado na Constituição da República Portuguesa - o da "Liberdade de Expressão e de Informação" (art. 37º) - é uma autêntica ignomínia!
mais: sermos "obrigados" a infligir auto-censura só para obtermos alguma "paz" é o pior que pode acontecer a um blogger, sobretudo a um portista indefectível e dos quatro costados como tu, que usa a argúcia e a astúcia dessa "arma" que é escrita como muito poucos.
por último, consta que o nosso FC Porto empatou estoicamente em Lviv, na Ucrânia. que foi uma jogatana nossa e que perdemos uma vitória que nos seria inteiramente merecida graças a dois erros defensivos (no mínimo) infanti... evitáveis.
acredita que o brado do nosso segundo golo e que ainda ecoa nas paredes da minha sala de estar, é incomparavelmente baixo perante todo o desconforto que sinto com esta aberrante situação...
Boa Miguel,
ResponderEliminarMas uma, mas valerá a pena perder tempo com esse João Ferreira...?!
Off the topic
Vila Pouca!
Sou daqueles que pode parecer que te dou graxa, mas não me importo com o que esses tais possam pensar.
Na maior parte das vezes estou 100% de acordo com as tuas análises.
Defendes o FC Porto como ninguém, por isso me agradam os teus "posts"
Exemplos:
1 - Na minha opinião, é só uma, Lopetegui é um excelente técnico de futebol.
2- O Shakhtar é uma excelente equipa (recheada de internacionais brasileiros), principalmente do meio-campo para a frente. A defesa deles pode não estar ao mesmo nível dos outros, mas é sem sombra de dúvida uma muito boa equipa muito bem orientada pelo Lucescu. Não foi por acaso que eles durante o jogo realizaram bons lances de futebol de ataque.
Grande equipa como referiu/atestou Lopetegui.
Equipa que é preciso respeitar quando vier jogar ao Dragão.
Aboubakar para mim é reforço, um excelente jogador: recepciona bem a bola tanto pelo ar como pelo chão e normalmente chuta também muito bem com potência e precisão. Só que ainda está na fase de adaptação à equipa do FC Porto.
Óliver é craque mas muito jovem e relativamente franzino, que falhou porque o adversário que conseguiu tirar-lhe a bola era mais possante do que ele. Quanto ao lance do golo em que o Maicon falhou, os médios ficaram nas covas e não vieram ajudar, pois o avançado do Shakhtar que lhe apareceu pela frente é mesmo bom de bola.
Brahimi é também reforço, só que se calhar, marcar grandes penalidades não é para ele (chutou fraco e denunciado).
Tello é outro que é reforço, velocidade, bom no um contra um e cruza bem.
Quanto à defesa e meio-campo é como dizes!
Abraço
PS - Quaresma apesar da sua experiência já não tem velocidade para realizar os piques d'outros tempos.
Abraço
aguardando a sua visita...
ResponderEliminar@ Armando
muito obrigado! pela visita e pelas gentis palavras!
mas é claro que sim! e independentemente de se chamar João, Armando, Manuel, Miguel, Jorge, Augusto, Paulo, José, Nuno, ou outro nome.
quando se impõe censura somente porque sim, e porque é esse o argumento único para silenciar quem critica construtiva e pacificamente o clube - sem o "atacar" de facto e com maldade -, vale sempre a pena.
mais: quando se ameaça quem (in)tenta defender quem foi censurado, terá que valer a pena.
mais ainda: terei esta atitude enquanto por cá me mantiver e seja para quem for, independentemente do seu nome.
foi a geração do 25 de Abril que conseguiu abolir a Censura; não será um qualquer saúl que a trará de volta.
abr@ço
Miguel | Tomo II