segunda-feira, 11 de março de 2013

e-mail aberto a Júlio Magalhães, director-geral do "Porto Canal" [actualizado com a devida resposta do próprio]


 
© Google


«

Ex.mo Senhor
Júlio Magalhães
(Director Geral do Porto Canal),

o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Porto.
na defesa intransigente dos interesses do meu clube do coração desde que me conheço (pertenço à colheita de 1975...), sou administrador de um blogue afecto a tal causa, desde Julho de 2008, o qual já vai na sua segunda edição e possui um razoável número de visitas diárias (cerca de meio milhar por dia).
é um número que em nada se compara, por exemplo, a outros sítios de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, ou até à página on line do "45 minutos à Porto" (no Facebook), mas que me deixam muito orgulhoso. 
em entrevista à Notícias Magazine | JN, em Janeiro de 2012, o sr. afirmou: 
«
p:_O Porto Canal não será um Canal benfica?
r:_De forma alguma. Não aceitaria ir para um canal que fosse de um clube, até porque não acredito nesse negócio. Aceitei a partir do momento em que me garantiram que era um projeto diferente.
»

porque acredito nessa «diferença» positiva do "Porto Canal", porque sou seu assíduo espectador (mormente dos programas afectos ao meu/nosso clube do coração), e porque acredito que o FC Porto, na presente edição da Liga Portuguesa 2012/2013, está a ser «gloriosamente» prejudicado na Verdade Desportiva da prova em apreço, venho, por este meio, solicitar-lhe encarecidamente que, naqueles programas - sobretudo no "45 Minutos à Porto" -, se promova uma rubrica destinada ao contraditório, i.e., à exposição de diversas inverdades (para não afirmar mentiras) que em muito têm prejudicado o Clube - todas elas encobertas pela totalidade da abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacional, e sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão.
é que, também eu comungo das seguintes palavras, que reproduzo, na íntegra, pela sua assertividade relativamente ao "Porto Canal" actual, da autoria do administrador do blogue "Dragão Atento":
«
Tal como muitos dos portistas inicialmente esperançados em ter no Porto Canal, senão um defensor do FC Porto, pelo menos um canal preocupado em repor a verdade dos factos relativos ao futebol - desporto que desperta mais atenções (paixões) e que contribui para aumentar as audiências!

Neste momento eu e muitos portistas estamos desiludidos com a (frouxa) actuação pouco incisiva dos jornalistas encarregados de promover o clube azul e branco no Porto Canal!
É que, quem vê os canais da concorrência e assiste à "propaganda" e constante valorização do clube da águia, fica atónito: como é possível ocorrerem "cenas" em que o nome do
do FC Porto é enxovalhado impunemente por certos comentadores afectos ao clube encarnado sem haver quem, pelo menos, se preocupe em repor a verdade dos factos?!

E sim!, o Porto Canal sendo um canal de televisão ligado a
o FC Porto, tem a obrigação e o dever de defender os dirigentes e os adeptos portistas, e pugnar pelo bom-nome da Instituição...
»

 
só nesta época podemos referir e a título de exemplo, o facto inaudito de, à data de Março de 2013, um clube (dito) «glorioso» disputar, desde a primeira jornada, esse emocionante "campeonato dos jogadores advertidos com vermelho directo ou duplo amarelo ou quinto amarelo cirúrgico, ao adversário no jogo que antecede o confronto com o clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto"®"...
e, já que abordamos questões pertinentes relacionadas com o nosso futebol comezinho, deixo a sugestão de se recuperar o que foi dito sobre o guarda-redes Beto (e amplamente difundido por essa mesma Comunicação Social) aquando da época desportiva 2008/2009, e que não se afirmou sobre a actuação infeliz do guarda-redes do Gil Vicente, no encontro de ontem, ante o 5lb...


bem sei que "isto" mais não é do que um desabafo de alguém que gosta de Futebol e é indefectível portista. se comparado, com a situação económica do nosso País, por exemplo, este assunto são "peanuts"...
mas, se o sr. promover, nos programas em causa, o direito ao contraditório que assiste ao nosso Clube do coração e tendo sempre presente o Estatuto do Jornalista português, acredito que estará a contribuir para a efectiva Verdade Desportiva do nosso campeonato - pois a mensagem que se pretende difundir terá um alcance bem superior ao que já é denunciado em muitos blogues nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®.
somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»! 

de V. Exa.,
saudações desportivas mas sempre pentacampeãs!

o administrador do TOMO II
Miguel Lima

»



 
© Google


resposta do próprio, via e-mail, às 16h34m:

«
Caro amigo,
É óbvio que não aceitei deixar um canal generalista como a TVI, onde tinha uma excelente posição profissional, para entrar num projecto televisivo de um clube. Isso seria abdicar da minha profissão e dos ideais que defendo, e que são obrigatórios num jornalista. 
Mais uma vez e revelando que está muito à frente dos outros clubes, quem está ao comando dos destinos do FC Porto teve a inteligência necessária para não "embarcar" num projecto televisivo clubístico "tout court", antes preferiu ter um canal único, produzido fora de Lisboa e para todo o país. 
Os conteúdos do FC Porto, neste canal, são da exclusiva responsabilidade do FC Porto e têm um director próprio, que é o Rui Cerqueira; é ele que define a estratégia comunicacional do FC Porto neste canal.
Como deve calcular, orgulho-me da forma como o FC Porto encara o Porto Canal e da forma como projecta a imagem do clube. 
Eu jamais aceitaria fazer parte de um projecto que tivesse o mesmo ideal da "Benfica TV".
O FC Porto há muitos anos que avançou no tempo e deixou-se dessa forma mesquinha e arruaceira de se defender. Estes ataques sitemáticos ao FC Porto na Comunicação Social já não são de agora, acontecem há mais de três décadas. E a resposta a tudo isso, pelo nosso clube tem sido a mesma: tem sido dada no campo, e com a conquista de títulos nacionais e internacionais. E nunca precisou de um canal de televisão para se defender. 
Por não ser igual "aos outros" é que o FC Porto cresceu e hoje equipara- se, isso sim, a um Manchester United ou a um Barcelona.
Portanto, não fazia sentido querermos ser iguais a eles na forma de fazer televisão.
Somos todos portistas; não há uns mais do que outros.
Espero que esta minha resposta o tenha deixado esclarecido.
Um grande abraço,
Júlio Magalhães

»



15 comentários:

  1. Aquando da conquista do nosso último campeonato, o Pinto da Costa foi entrevistado no Porto Canal.

    A comentadora de serviço no programa, tentou, precisamente, fazer o referido neste e-mail e o Presidente cortou-lhe logo a palavra.

    Parece-me que isto é mais vontade do PdC, do que do próprio Júlio Magalhães.

    ResponderEliminar
  2. @ João Ferreira

    caríssimo,

    antes de tudo, muito obrigado! pela sua visita e pelas suas pertinentes palavras.

    também me recordo dessa entrevista.
    mesmo assim, resolvi lançar o meu "grito de Ipiranga" a quem de direito.
    porquê? porque há um momento em que temos que gritar "basta!". e este ano, o "andor" está de tal forma evidente, é tão descaradamente às escâncaras, que custa ver o nosso canal de televisão (in)tentar não se salpicar com os pingos de um autêntico dilúvio.
    é que, se não podemos contar (e não podemos, mesmo!) com os nossos comentadores, nos "tais" programas dedicados ao ofício da maledicência, e sabendo nós como (não) funciona o sítio oficial do clube e a sua página no "faceboKas"®, o Porto Canal deveria ser o nosso último refúgio e o garante, na Comunicação Social, da nossa «ardente voz».
    infelizmente (ainda) não o é. daí o meu e-mail.

    no fundamental:
    espero que não seja "o tal" «João... Pode vir o João» Ferreira :D
    (estou a brincar :D )

    mais a sério e como escrevi na página do seu manifesto:
    «
    foi com (muito) agrado que, não só descobri o seu blogue, como verifiquei que o meu estaminé faz parte da sua lista de referências da bluegosfera.
    desde já, o meu muito obrigado! por «ambas as duas» situações
    :D
    »

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Não, não sou o Pode Ser, embora essa piada seja recorrente.

    Eu concordo contigo (tratemo-nos por tu, ok?), mas é essa a realidade. Mas acrescento, quem devia falar era o presidente e demais vices. Eu sou do tempo em que PdC dava a cara. PdC falava e Portugal abanava. Ninguém fazia farinha connosco. Mas desde o apito, têm que ser os treinadores a chegar-se à frente. Jesualdo, AVB e VP têm dado o peito às balas brilhantemente.

    ResponderEliminar
  4. como clube e pessoas de bem, teremos sempre dificuldades nesse terreno sinistro que é a comunicação social lisboeta, n e não nacional como tantas vezes é apelidada... de nacional nada tem, bem pelo contrário, está como sempre esteve ao serviço ora do 5lb ora do spc, conforme a esperança ditar... de qq maneira é essa CS lisboeta que branqueia o andor que este ano de uma forma descarada abraça a " VERDADE DESPORTIVA".
    Não é tarefa de um canal rigoroso e factual, desmascare tal evidência ?

    ResponderEliminar
  5. Miguel, a resposta ao teu correctíssimo, e-mail, está dentro do que se esperava.
    Ninguém quer um Canal como a Benfica Tv, mas acho que a grande maioria dos portista queriam mais do Porto Canal.
    Resposta dentro do campo, OK, mas duas notas: porque não também fora?
    Enquanto se ganhar, tudo bem, mas no dia que isso não acontecer, como vai ser?

    Sempre foi assim, a partir do momento que passamos a ganhar, é verdade, mas nunca o F.C.Porto teve tantos meios para fazer o contraditório como agora.

    Não, não acredito que esta seja uma estratégia do presidente do F.C.Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Viva. Concordo com quase tudo o que foi transmitido duns lados e doutros, nestas brilhantes posições, mas permita-se-me uma afirmação a resumir o que penso: Para mim o Porto Canal está algo distante do que era necessário quanto aos reais interesses do F C Porto. Ainda há pouco tempo no blogue do comum amigo Vila Pouca foi publicado um artigo pertinente, ao qual dei uma pequena contribuição mediante um sucinto comentário, a referir a minha ideia sobre o tema. Sinceramente esperava muito mais do Porto Canal, embora ainda possa vir a aproximar-se do que será necessário. Pois lá têm de convencer-se que de uma forma ou doutra o mesmo será sempre conotado com o F C Porto e os respetivos tele-espetadores serão sempre os Portistas. E poucos mais... a não ser episodicamente, quando lhes interessar, simplesmente e, repito, muito episodicamente.

    ResponderEliminar
  7. Tou esclarecido!!!
    Não temos quem nos defenda na comunicação social!
    A resposta a todos os ataques mesquinhos damos em campo!Lindo!
    Quando não pudermos responder em campo podemos fechar as portas do clube e atirar a chave ao rio!
    E temo que esse tempo esteja mais próximo do que parece!
    É impossivel lutar eternamente contra um país inteiro por muito pequeno que este seja sendo as armas tão desiguais!

    ResponderEliminar
  8. Muito boa noite, antes de mais, gostaria de agradecer o seu amor ao FCP e tudo o que faz por ele.

    Penso que a conclusão da resposta do imparcial Júlio Magalhães é: reenviar a mensagem ao Sr. Rui Cerqueira ;)

    ResponderEliminar
  9. @ João Ferreira

    não me parece que, no Presente, o nosso grande presidente esteja com pachorra para estar sempre a responder a quem ataca o Clube. é o que os "ataques" são constantes. e é por o serem que defendo que o "Porto Canal" deveria ser mais interventivo nesses assuntos, que também são do interesse do Clube.

    mas, confesso que tenho saudades deste presidente :D
    (do qual só o vemos amiúde, como referi, mas para imenso gáudio nosso)


    @ Paulo

    « não é tarefa de um canal rigoroso e factual, desmascarar tal evidência? »

    eu estou em crer que sim!
    daí a razão do e-mail. infelizmente a resposta não satisfez a minha pretensão inicial.


    @ dragão Vila Pouca

    estou a aprender consigo a "ser Porto", i.e., a quando houver necessidade ser incómodo e não ter medo de questionar quem de Direito, e se achar que o deva fazer, mas sempre honrando o bom-nome do clube e com o respeito devido.
    portanto e porque considero que o caminho do "Porto Canal" também deve ser na senda da defesa dos interesses do Clube, desmascarando e/ou ripostando as inúmeras falácias que diariamente são divulgadas e porque não o faz, resolvi reclamar.
    infelizmente aquela foi a resposta de quem esperava mais; bem mais...

    mas não desisti :D
    ainda não dei por terminada esta "guerra" :D


    @ sr. Armando Pinto

    eu sei a que post se refere. eu também o (re)li e à sua pertinente caixa de comentários - na minha opinião, um post dentro de cada assertiva "posta de pescada"® do caríssimo Vila Pouca :D

    ela foi o "motor de arranque", junto com o "pistão" do caríssimo Armando Monteiro (do "dragão atento") - e já que andámos numa época de metáforas automobilísticas :D


    (continua)

    ResponderEliminar
  10. (continuação)

    @ condor

    sim!, temos quem nos defenda na Comunicação Social:
    Miguel Sousa Tavares e Rui Moreira são dois nomes de portistas indefectíveis que lutam por um Amor comum e defendem os interesses do nosso clube do coração. e a jogar em "território hostil", note-se bem!
    acontece que não chega; é muito pouco; é demasiado poucochinho, até. é que eles são a sic, a tvi, a rtp, a bolatv, a 5lbtv, o pasquim da Travessa da Queimada, o grupo cofina, etc e tal...

    mas, atenção:
    estamos muito longe de nos "afundarmos" e por muito que as "armas" sejam desiguais!
    trinta anos que desafiamos esse destino que para aí «seis milhões» nos querem atribuir :D


    @ mindebate

    bem , muito obrigado! pelo elogio :D
    (no fundo e como já o escrevi, trata-se de extravasar à saciedade um Amor comum, defendendo os seus interesses contra quem quer denegrir o seu bom-nome e o seu prestígio. nada que outros não o façam, nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®.
    porque é de facto um mundo maravilhoso: portistas, com um apego indescritível pelo clube, sem qualquer fito económico-financeiro, despendem parte do seu precioso Tempo a escrever sobre o Clube. é maravilhoso!)

    sobre a sua sugestão:
    estou a ver se consigo o seu e-mail (dado que não posso enviar novamente para o geral do "Porto Canal", ou irão pensar que eu sou maluquinho :D)


    NO FUNDAMENTAL:

    caríssimos,

    obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os seis» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  11. "sobre a sua sugestão:
    estou a ver se consigo o seu e-mail (dado que não posso enviar novamente para o geral do "Porto Canal", ou irão pensar que eu sou maluquinho :D)"

    Só encontrei isto:

    http://www.fcporto.pt/GrupoFCP/FutebolSAD/Contactos/futsad_contactos.asp

    http://www.portocanal.pt/contactos/

    ResponderEliminar

  12. @ mindebate

    muito obrigado! pela pertinente partilha dos contactos.
    contudo, esses são os gerais
    (eu estou mesmo à procura do e-mail pessoal do sr. Rui Cerqueira)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  13. Miguel, chego aqui com algum atraso apesar de ter sido o primeiro, logo no início, a perceber o que (não) iria ser o canal que, de resto, cedo imputei de Torto, como deves saber. A mim choca-me mais a desilusão que vos toca em geral do que a desilusão que eu já antevia para aquilo. Penso, aliás, que tens conhecimentos de editing e imagem e mesmo comunicação para perceberes que isto não ia nem vai a lado algum. Preferiste, como a maioria, acreditar que sim, ia ser bom, alguns até foram contemporizando à espera de Godot que nunca mais chega.

    Dediquei poucos posts ao assunto, mas fi-los de forma certeira e resumida, apontei até o salário do novo programador.

    Aproveitando esta tua deixa, já fiz um remate final com o apanhado das situações e que, no fim, batem no mesmo: o clube ou faz um canal seu e só para si, não temendo cair na "tentação" de algum mau exemplo porque os há muito bons lá fora, ou desiste disto que, de resto, descaracterizou o canal em si pelo que era a sua história e perfil.

    Tenho um post que já remeti para a semana com o cerne da minha ideia sobre o assunto e vai ficar muitos dias com a paragem da Liga e o facto de eu não estar por cá.

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Do teu tema, por fim, o que me chamou a atenção foi a resposta de JM. Dá-ne vómitos, mas devo ser eu que tenho um estômago fraco e ideias curtas e empedernidas. Ele e outros é que sabem ou outros julgam que ele e outros sabem.

    Uma tristeza mas o rettrato da situação. E eu nem quis ir pela resposta para desmontá-la ponto por ponto, mas é toda uma estratégia falhada que só fracassados podem assumir. Torto Canal sem margem para dúvidas, que falham em Mkt e Estratégia, perde o público genérico e erra o público-alvo. Mais incompetente e desfasado da realidade não podia ser, sempre só a desculpa de não fazer o mesmo que outros como fosse inevitável copiar a porcaria de uns tarados, seja em que circunstância for.

    Como deves imaginar, eu gosto pouco de poupar nas palavras e usar paninhos quentes.

    ResponderEliminar

  15. @ Zé Luís

    bem... estou atónito (e quase sem palavras - quase :D ) com (mais) esta visita de um ilustre desse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"® :D

    portanto e antes de tudo, bem-vindo! e muito obrigado! pela visita e pelos comentários
    (em que "mais nunca será demais")


    sobre o tema em apreço:
    penso que já terá dado para perceber o meu desalento com a resposta polida de Júlio Magalhães. também eu espero (bem) mais do "Porto Canal". considero que é um projecto viável, e que não haverá necessidade de o clube apostar num espaço só para si.
    agora, forçosamente terá que ser mais assertivo e futebolisticamente incorrecto e (bem) mais assertivo, não podendo ficar só pela transmissão de jogos e/ou de programas (com valor, claro) como o "45 minutos à Porto" e suas rubricas.

    ainda estou à espera de um meu contacto (secreto) me fazer chegar o mail de Rui Cerqueira. será a última porta a quem irei bater.
    aguardemos pacientemente (com impaciência).

    abr@ço (e fico à espera de mais visitas e comentários :D)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons