quarta-feira, 20 de março de 2013

de uma Nortada (atrasada) em tempos conturbados...

 
 
  © fotos da curva | Miguel Lima (Tomo II)


caríssima(o),

antes de tudo, felicito e parabenizo os papás portistas que fiel e habitualmente passam por este espaço de discussão pública (excepto para lampiões) e têm a pachorr... o tempo necessário para ler os meus testament... textos um pouco compridinhos, e que requerem a companhia de uma bjeKa (ou talvez duas...), através da imagem que se segue, da autoria do caríssimo Bruno Sousa:


 
(clicar na imagem para ampliar) 


faço votos para que tenham tido um dia (senão melhor, pelo menos) tão especial como eu tive, no dia de ontem e com essa vantagem de o mesmo se repetir por mais trezentos e sessenta e cinco dias (até ao próximo, para o ano) - pois que o "dia do Pai" mais não terá que o ser... todos os dias :D


depois, justifico o meu "silêncio", mesmo que momentâneo, com o facto de estes últimos dias terem sido de loucos na minha labuta, com a assistência técnica às reuniões de avaliação do segundo período. quem trabalha para o Ministério da (des)Educação e Ciência sabe bem ao que me refiro. é que foi de todo impossível, a este que vos escreve, conseguir arranjar uns (largos) minutinhos para discorrer sobre o quotidiano do nosso clube do coração - pois que foi chegar a casa, tratar do Guilherme e "xixi-cama".

já agora, permitam-me um desabafo.
li por aí o seguinte:

«
Na análise feita às profissões menos qualificadas, a "Mercer" conclui que há duas realidades: no caso dos assistentes técnicos e pessoal administrativo, os salários são superiores na administração pública. Um funcionário público, nestas funções, tem um ganho médio mensal de 1035 euros, enquanto um trabalhador no privado recebe 995 euros.
»
fonte:  Público (2013-03-18)
ps: os negritos, os itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


pois...
eu trabalho para o Estado, desde 2005, na categoria de Assistente Técnico (Administrativo).
gostava bem de saber onde é que os responsáveis da empresa, à qual foi encomendado um estudo que diz-se que terá custado oitocentos milhões de euros (a descontar no famigerado corte de quatro mil milhões?), chegaram aos valores apurados. é que eu não os vejo na minha carteira, antes pelo contrário.
e talvez fosse melhor ao palhaço que lidera este (des)Governo começar a perceber a Realidade do País. despedir - pois é disso que se trata - «funcionários menos qualificados», tendo em vista o objectivo de «(re)qualificar a Administração Pública» com licenciados para desempenhar as ditas funções é de bradar aos céus!!!
(e afirmo-o com conhecimento de causa, pois que possuo uma licenciatura e desempenho funções de Assistente Administrativo, e com todo o gosto pelo desempenho de tão honrada profissão...)

enfim...
é (também) por estas e por outras mais que há muito deixei de estar tão atento aos noticiários. não o faço para ser uma nova "avestruz"; antes prefiro não ter mais assuntos com que me chatear com um F bem maiúsculo.
actualmente só me dedico ao mundo do esférico rolando sobre a relva, mormente ao que de azul-e-branco diz respeito. e, como bem sabemos, até este já viu melhores dias.

já agora, outro desabafo.
depois da "derrota" do passado final-de-semana (no sentido em que o empate ante o Marít'mo, vulgo o «clube do guardanapo», soube-me a uma pesada derrota) houve, em muitos locais (para mim) de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, muita crítica destrutiva que se escreveu. abstenho-me de referir quais são esses locais, pois que uma breve análise ao dito universo facilmente os identificará; nem sequer é esse o objectivo do que a seguir referirei.
sim!, foi mau demais perceber que ficámos muito aquém dos objectivos traçados para este período crítico da época - continuidade na Champions e permanência na luta pela revalidação do título de campeão.
sim!, foi mau demais perceber que a ausência de um só jogador condiciona a estratégia de todo um grupo de trabalho - e por mais voltas que se queira dar.
sim!, foi mau demais perceber que o grupo de trabalho à guarda de Vítor Pereira é "limitado" e "limitativo" - e por muito que o treinador afirme o contrário.
sim!, foi mau demais termos ficado com um "melão" de todo o tamanho, não só depois de Málaga, mas sobretudo após a partida na Pérola do Atlântico - mormente pela «onda encarnada» que desencadeou.
mas, sim!, também foi mau demais perceber que há muitos portistas que só o sabem ser nas vitórias e são bem pior do que os lampiões nas derrotas do meu clube do coração - ao ponto de desatar a dispa(rata)r para tudo quanto é lado e sobre tudo e todos que fazem parte do Universo do Futebol Clube do Porto, presidente incluído (!!!).

pois que, de há muito que tenho para mim, que é sobretudo nas derrotas que se vê e se sente o Amor ao clube - no sentido em que, sabendo que não se pode vencer sempre, é com o travo (muito) amargo das derrotas que se aprende a ser forte, a saber "levantar a cabeça" e a ganhar (ainda mais) Amor Próprio. e principalmente a termos Orgulho em sermos adeptos (alguns, muitos, inclusive associados) do Futebol Clube do Porto.
quem me transmitiu este Saber foi o meu saudoso Avô. recordava-me, sempre que me via abatido (e triste. e desconsolado. e comiserado. e apático. e com muitas olheiras) por uma derrota do nosso clube de Sempre, que estivera dezanove anos sem saber o que era ser Campeão Nacional. e que desejava que nunca o viesse a saber, pois que tal seria sinal de que o nosso clube permanecia vencedor. nunca delas me esqueci e pretendo (re)transmiti-las ao Guilherme, se ele assim o desejar (como espero que queira), por forma a que saiba crescer no seu Portismo. pena que nem todos saibam ao que me refiro. e felizmente que há honrosas excepções, ao ponto de me avivarem a memória de quem foi o meu segundo Pai e de quem tenho imensas saudades (sobretudo do seu sorriso).


para finalizar, um esclarecimento sobre a imagem que "embeleza" esta "posta de pescada.
tal como (certamente) muitos dos administradores dos locais (para mim) de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, houve um inusitado gravitar de lampiões "manuéis" a dar conta do seu (precoce?) contentamento com a possibilidade de já estarmos arredados da luta pelo TRIcampeonato.
pois que, por muito que o queiram e desejem, (ainda) não estamos!
o encontro ante o Marít'mo poderá ter precipitado o início do fim da nossa luta - no sentido em que já não dependemos só de nós -, mas ainda faltam sete jornadas, com vinte e um pontos para disputar. e sabemos bem como foi no ano transacto.
mas, também sabemos como está acesa a luta, este ano, sobretudo nesse palpitante "campeonato dos jogadores advertidos com vermelho directo ou duplo amarelo ou quinto amarelo cirúrgico, ao adversário no jogo que antecede o confronto com o clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto.
é que, para lá da questão da dualidade de critérios na marcação dos penalties, aquele campeonato está efectivamente ao rubro.
eis a lista actualizada:



 © Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


portanto e à data (2013-03-20), são quinze (!!!) jogadores cirurgicamente impedidos de defrontar a lampiónica agremiação de Carnide.
serão "coincidências" a mais? será que o «a fazer isto por outro lado» está a "bombar" mais em força, esta época? ou será uma «gloriosa» conjugação de «ambos os dois» factores?
quero «acarditar» que será mais uma força de «ambas as três», como tão eloquentemente diria miguel relvas.
só lastimo que estes factos não sejam devidamente escalpelizados por quem de Direito, inclusive pelos comentadores afectos à nossa cor nos p'ug'amas onde recebem chorudos cachet... onde são residentes - sequer! no "Porto Canal". enfim...


post scriptum "habitual":


para quem ainda tiver interesse, segue, na segunda parte desta "posta de pescada, "a tal" resenha sobre o quotidiano azul-e-branco e igualmente com o que de "melhor" foi publicado na edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada dos últimos dias - incluso a mais recente NORTADA do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares.
é logo a seguir ao símbolo do "faceboKas"®, bastando clicar em «ler mais...»...


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)






 © o jogo
(clicar na imagem para ampliar)



para lá do editorial de  "as bombas de José Mourinho" (e em cuja mesmíssima página surge uma notícia curiosa sobre a rivalidade entre FIFA e UEFA); do dossier dedicado ao FC Porto (com destaque especial para a entrevista a Yuri Semin); do artigo de opinião de Jorge Maia "um dezoito titular", talvez recomende a leitura atenta das últimas notícias sobre petardos e a sua utilização (pelas razões apresentadas pelo nosso caríssimo José Correia, no muito azul "Reflexão Portista", e a propósito de como se conseguem desvirtuar situações, que certamente se lamentam, mas que são em tudo idênticas quando os prevaricadores são outros).



  © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



para lá da capa acima; do editorial "5lV - de Vítor, tentado a ganhar tudo" (da autoria do do belenense vítor serpa); dos artigos de opinião "na hora da verdade, 'Peter' não falha" (do nosso enfant terrible, Miguel Sousa Tavares, na sua rubrica habitual "NORTADA"), e do "das religiões..." (de António Simões, na sua coluna de opinião regular COM A BOLA, OU TALVEZ NÃO); do muito risível "jeBus abraça a História", da autoria de gonçalo guimarães; do dossier dedicado ao FC Porto (com destaque para a "calorosa" recepção que alguns membros dos SuperDragões brindaram a nossa equipa, à chegada ao Porto - mas sobretudo para o que nele não consta, como o facto de Jackson não se "esconder", e assumir a responsabilidade por ter falhado mais uma grande penalidade); do nada risível "à beira do zero", a última guerrinha do sr. fernando (e sobre a qual voltarei a "falar" em breve), talvez recomende a leitura atenta das últimas notícias sobre petardos e a sua utilização (pelas razões apresentadas pelo nosso caríssimo José Correia, no muito azul "Reflexão Portista", e a propósito de como se conseguem desvirtuar situações, que certamente se lamentam, mas que são em tudo idênticas quando os prevaricadores são outros), com especial destaque para esta parte:


 
© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)




 © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)



para lá da capa acima; do editorial "5lV - de Vítor tem título nas suas mãos" (da autoria do (in)suspeito santos neves) e do dossier dedicado ao FC Porto (todo ele dedicado à "vitória da águia" na Madeira, mas onde não constam a análise à arbitragem na Madeira e a análise à arbitragem em Guimarães), talvez recomende a leitura atenta do artigo de opinião "uma semana decisiva no reino do 'leão'", (da autoria do excremento (do) Delgado), mormente a parte que se segue:


 © pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)




 
© pasquim da Travessa da Queimada
(clicar na imagem para ampliar)




para lá da capa acima; do editorial "na UEFA, só jeBus" (da autoria de fernando guerra); do artigo de opinião "os factos e a sua interpretação" (de Paulo Teixeira Pinto); do dossier dedicado ao FC Porto (com destaque para as declarações do nosso querido líder a propósito da "ex-taça da bjeKa"®); da entrevista (nada) surpreendente a Manuel Cajuda, talvez recomende a leitura atenta ao destaque dado às qualidades futebolísticas do Papa Francisco I.



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


beijinhos e abraços sempre, mas sempre!, muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




Sem comentários:

Enviar um comentário

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)