«
Ex.mo Senhor
Rui Cerqueira
(Director de Comunicação do FC Porto),o meu nome é Miguel Lima e sou um fervoroso adepto do Futebol Clube do Porto.
na defesa intransigente dos interesses do meu clube do coração desde que me conheço (pertenço à colheita de 1975...), sou administrador de um blogue afecto a tal causa, desde Julho de 2008, o qual já vai na sua segunda edição e possui um razoável número de visitas diárias (cerca de meio milhar por dia).
é um número que em nada se compara, por exemplo, a outros sítios de referência nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®, ou até à página on line do "FC Porto" (no Facebook), mas que me deixam muito orgulhoso.
provavelmente já não se recordará, mas, em 21 de Julho de 2012, eu fui um dos portistas que trocou um (informaram-me, àquela data) maravilhoso e esplendoroso dia de praia, por (quase) cinco horas de debate, acerca do "I Encontro da Bluegosfera Portista".
nesse dia, o caríssimo Rui Cerqueira também marcou presença na Sala de Imprensa do Estádio do Dragão. e interpelado (não só por mim) acerca da estratégia de Comunicação do FC Porto ou sobre a falta desta - onde o "rosto (mais) visível", qual "expoente máximo", é o sítio oficial do nosso clube do coração, que não aquela página no Facebook -, afirmou que aquelas «em breve» seriam reformuladas, mas que, no fundamental, a «estratégia passaria sempre pela voz do Presidente».
passados estes oito meses e apesar da permanência do sítio do clube (como afirmá-lo sem ferir susceptibilidades...) num completo marasmo, confesso que estou (ainda mais) desiludido.
explicarei sucintamente as minhas razões para justificar, não só tal estado de espírito, como o envio da presente mensagem - a qual surge no seguimento de uma anterior, dirigida ao actual Director Geral do "Porto Canal", dr. Júlio Magalhães, no íncio do presente mês de Março.
considero a recente polémica de carácter nacional, a envolver o nosso grande presidente com o actual seleccionador nacional, sintomática do desagrado que manifestei anteriormente.
é certo que sinto sempre um prazer "especial" em ouvir o nosso Presidente defender os interesses do nosso clube do coração dos demais, no seu estilo peculiar. mas, na questão em apreço, penso que ele não se deveria expor em demasia, pelo que, à «segunda posta de pescada» lançada pelo indivíduo que ainda vai gozando de boa Imprensa (pese embora as exibições miseráveis da selecção que dirige), deveria ser outro "alguém" a responder, em nome do Presidente e/ou em defesa da nossa dama - por exemplo, num programa no "Porto Canal" destinado ao contraditório sobre o que por aí se vai difamando sobre o quotidiano azul-e-branco. e há tanto pasqui... tanto órgão de Comunicação Social e tão boa gente "à espera" de uma resposta do clube à altura, que o actual seleccionador é só mais um...
ou seja:
no meu entendimento, aquela estratégia comunicacional do FC Porto não se deveria "limitar" (quase que em regime de exclusividade) às presidenciais intervenções de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa; antes deveria considerar o resguardo deste último, e mesmo que a mesma tivesse o seu crivo e/ou cunho pessoal - para além de que sou só mais um adepto que considera que o "Porto Canal" deveria assumir outra postura na defesa intransigente dos interesses do Futebol Clube do Porto, mas sempre assumindo uma atitude diferenciadora (porque de cariz positivo) de outros canais de clubes portugueses.
para finalizar esta (já longa) missiva,
reencaminho o que dirigi ao actual Director Geral do "Porto Canal", dr. Júlio Magalhães, na mensagem referida anteriormente:
«
porque acredito nessa «diferença» positiva do "Porto Canal", porque sou seu assíduo espectador (mormente dos programas afectos ao meu/nosso clube do coração), e porque acredito que o FC Porto, na presente edição da Liga Portuguesa 2012/2013, está a ser «gloriosamente» prejudicado na Verdade Desportiva da prova em apreço, venho, por este meio, solicitar-lhe encarecidamente que se promova uma rubrica destinada ao contraditório, i.e., à exposição de diversas inverdades (para não afirmar mentiras) que em muito têm prejudicado o Clube - todas elas encobertas pela totalidade da abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacional, e sempre com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão.
é que, também eu comungo das seguintes palavras, que reproduzo, na íntegra, pela sua assertividade relativamente ao "Porto Canal" actual, da autoria do administrador do blogue "Dragão Atento":
«
Tal como muitos dos portistas inicialmente esperançados em ter no Porto Canal, senão um defensor do FC Porto, pelo menos um canal preocupado em repor a verdade dos factos relativos ao futebol - desporto que desperta mais atenções (paixões) e que contribui para aumentar as audiências!
Neste momento eu e muitos portistas estamos desiludidos com a (frouxa) actuação pouco incisiva dos jornalistas encarregados de promover o clube azul e branco no Porto Canal!
É que, quem vê os canais da concorrência e assiste à "propaganda" e constante valorização do clube da águia, fica atónito: como é possível ocorrerem "cenas" em que o nome do do FC Porto é enxovalhado impunemente por certos comentadores afectos ao clube encarnado sem haver quem, pelo menos, se preocupe em repor a verdade dos factos?!
E sim!, o Porto Canal sendo um canal de televisão ligado ao FC Porto, tem a obrigação e o dever de defender os dirigentes e os adeptos portistas, e pugnar pelo bom-nome da Instituição...
»
só nesta época podemos referir e a título de exemplo, o facto inaudito de, à data de Março de 2013, um clube (dito) «glorioso» disputar, desde a primeira jornada, esse emocionante "campeonato dos jogadores advertidos com vermelho directo ou duplo amarelo ou quinto amarelo cirúrgico, ao adversário no jogo que antecede o confronto com o clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto"®"...
e, já que abordamos questões pertinentes relacionadas com o nosso futebol comezinho, deixo a sugestão de se recuperar o que foi dito sobre o guarda-redes Beto (e amplamente difundido por essa mesma Comunicação Social) aquando da época desportiva 2008/2009, e que não se afirmou sobre a actuação infeliz do guarda-redes do Gil Vicente, no encontro de ontem, ante o 5lb...
bem sei que "isto" mais não é do que um desabafo de alguém que gosta de Futebol e é indefectível portista. se comparado, com a situação económica do nosso País, por exemplo, este assunto são "peanuts"...mas, se o sr. promover, nos programas em causa, o direito ao contraditório que assiste ao nosso Clube do coração e tendo sempre presente o Estatuto do Jornalista português, acredito que estará a contribuir para a efectiva Verdade Desportiva do nosso campeonato - pois a mensagem que se pretende difundir terá um alcance bem superior ao que já é denunciado em muitos blogues nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera"®.
»
somos Porto!, car@go!«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!de V. Exa.,
saudações desportivas mas sempre pentacampeãs!
»
Miguel, pena não teres ido à AGeral - não é uma crítica -, tinhas evitado o e-mail.
ResponderEliminarAbraço
Primeiro obrigado pelo trabalho realizado nas diligências necessárias para a obtenção do email do Dr. Rui Cerqueira.
ResponderEliminarDepois, obrigado pela representação de uma parte da comunidade portista, que está insatisfeita com a mora da aplicação das tais medidas de potenciação da comunicação do FCPorto. Comunicação que cada vez mais é importante para o próprio rendimento em campo dos jogadores e sua mobilização para a defesa de uma causa.
Esperemos melhorias, mas acima de tudo, esperemos vitórias.
Cumprimentos portistas
Só mais uma coisa.
ResponderEliminarPara quem diz que não há qualidade na 1.ª liga, e que se tem de ir buscar jogadores do outro lado do mundo por milhões, deixo esta pequena pérola do nosso campeonato:
http://www.zerozero.pt/video.php?id=239609
http://videos.sapo.pt/5v9myLZAe0iw4IFIdHTA
http://videos.sapo.pt/GSjFo8OyYRKT9ulRT2FE
Seria uma excelente alternativa para nosso meio campo, já adaptado ao nosso campeonato, marca bem livres, e talvez já esteja a ser sondado pelos rivais, e penso que não custará para cima de 10 milhões...
Amigo Miguel, dê conta ao nosso amigo Dr. Rui Cerqueira eh eh
Cumprimentos portistas
Feliz Páscoa!
ResponderEliminarCompletamente de acordo com o que transmite...
Neste período de renovação da natureza e celebração da vida, com os sentidos preenchidos por ancestrais práticas e costumes que preenchem o imaginário da Páscoa tradicional, desejamos uma passagem da Páscoa à medida de nossos mais profundos anseios, em quanto significa todo o imaginário relacionado com esta festa de ano, por quanto transmitem as cruzes enfeitadas e a costumada Visita Pascal, do Compasso tão enraizado em boas partes do norte de Portugal, como saudação de Aleluia.
Aos meus amigos e companheiros da Blogosfera Portista, desejo uma feliz e santa Páscoa, vivida em espírito tradicional e afetivo.
- E, como tem de ser, para ser uma Boa Páscoa: com (mais uma) vitória do F. C. Porto...!
Armando Pinto
Memória Portista
ResponderEliminarcaríssimos,
obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras!
faço votos para que a mensagem tenha chegado ao destin(atári)o :D
somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!
abr@ços a «ambos os três» :D
Miguel | Tomo II
ResponderEliminar@ sr. Armando Pinto
retribuo os seus votos, na esperança de que também tenha tido uma Santa Páscoa na companhia dos que lhe são mais queridos.
peço desculpa por só agora lhe poder responder, mas foi-me de todo impossível fazê-lo antes e em tempo útil.
abr@ço
Miguel | Tomo II