segunda-feira, 18 de março de 2013

de um apelo sincero e muito portista:


  
© Google


que, nas próximos sete jornadas, os jogadores do plantel profissional da nossa equipa do coração e de Sempre, não «danifiquem» o nosso manto sagrado - já que o que consta na tarja da imagem acima actualmente nem sempre (quase nunca?) é possível...


(e dado que se (pres)sente que os interesses individuais do nome inscrito nas costas das camisolas não são compatíveis com os objectivos identificados pelo clube do símbolo bordado na frente das respectivas...)

obrigado!


ps:


não sou de "atirar a toalha ao chão" nem (sequer!) de desistir.
porém e apesar de ainda acreditar que "até ao lavar dos cestos ainda é vindima", a verdade é que já não dependemos só de nós para revalidarmos o título de Campeão Nacional.
mas e ainda para utilizar chavões (re)correntes dos la palissianos lugares-comuns do mundo desportivo, "só no dicionário o vocábulo 'Sucesso' precede o valor do  termo 'Trabalho'. ou seja, claudicámos na fase fundamental e preponderante desta época. e portanto, será sempre por demérito nosso que, a acontecer um «glorioso» triunfo no final deste campeonato, nos teremos que queixar.

e, se todos festejámos num Passado recente, também será nestes momentos que teremos que estar unidos -pelo que actos destes são dispensáveis. 
não são palavras vãs, nem vazias de conteúdo, as que acima escrevi. é o meu sentir: não podemos "ser Porto" apenas nas vitórias! nestes momentos difíceis, em que só nos apetece mandar tudo e todos para muitos variados e diversificados sítios para (in)tentar atenuar o nosso sofrimento, temos que estar em comunhão e sintonizados com o Essencial: o apoio ao nosso clube do coração.
eu pretendo fazê-lo já na próxima jornada no Estádio do Dragão, ante os "gverreiros do Minho". e certamente que não será para assobiar, apupar, invectivar e/ou sequer comer pipocas...



9 comentários:

  1. Na altura decisiva da época, em que devíamos estar no máximo, não estamos e pior, para além da ansiedade e do nervosismo que tira discernimento, ainda damos tiros nos pés e falhamos penalties que podiam fazer a diferença.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel,
    Tal como ontem, o meu estado de espírito encontra-se num misto de tristeza e raiva. Raiva, porque a vitória esteve tão próxima, bastava que Jackson não tivesse, mais uma vez, falhado uma grande penalidade, ou que uma das oportunidades de golo fossem concretizadas. Sim, também é preciso lembrar que realmente do outro lado esteve um guarda-redes que decidiu dar espectáculo. Ainda assim, não percebo o que é que se passa com o ataque portista, sem marcar golos dificilmente se ganham os jogos e dessa forma perdem-se títulos. Triste, porque, apesar de querer manter a chama da esperança na revalidação do título bem acesa, a verdade é que aos poucos sinto que ela se apaga. O jogo… não se esperava que fosse fácil, não só devido às incidências de Málaga, mas também porque o Marítimo costuma criar dificuldades no seu terreno. Mas esperava que o FC Porto desse à volta às dificuldades e mostrasse que o que aconteceu em Málaga foi tão só um acidente de percurso. E, na minha opinião, os dragões até não jogaram mal, dominaram, criaram perigo mas faltou o fundamental, marcar. E assim sobrou um empate que pode, ou não, ser comprometedor nas contas do título.


    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com
    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com


    ResponderEliminar
  3. Pragmatismo: temos de recuperar 1 ponto relativo nas 5 jornadas que antecedem o Dragão. Temos 4 jogos delicados e 1 acessível. Eles têm 3 jogos delicados e 2 acessíveis.

    Acho muito difícil. Não é atirar a toalha ao chão, é apenas assumir que é difícil. E nós gostamos de desafios!

    A ÚNICA coisa que eu exigo é empenho, dedicação, suor até à última gota, até ao último segundo, e com isso ganhar os jogos todos. Por honra! Por seriedade! Para mostrarmos que a ir, não vai de borla!

    ResponderEliminar
  4. Boas Miguel,

    Na sequencia do jogo com o Malaga o FCP Voltou a jogar a passo e sem ideias para chegar mais perto da baliza adversaria. Sem Moutinho e Lucho a falhar nos passes de rotura, o Porto foi ineficiente no sitio nevralgico, que é o meio campo.
    A lesão de Atsu que poderia ser o elemento de rutura e Jackson a falhar o 3º penalty, mais dificil se torna.
    Agora dependemos de 3os e a 7 jornadas do final, mais ainda com o nivel fraco de futebol que apresentamos a tarefa de tri está complicadissima.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Caro Miguel, sem querer ser alarmista, os benfas com 4 pontos de vantagem, se tudo ficar igual, festejam o título no Dragão com um empate.

    Não há maior motivação para meter jogadores a darem mais do que evitar essa calamidade.

    Espero também que se aproveite a paragem das selecções para que o grupo fique mais fresco. Caso contrário, temos de melhorar e muito o nosso departamento de gestão física.

    Também espero que Moutinho não tenha sido poupado para jogar pela selecção 90 sobre 90 minutos...quer seja a médio ou a lateral direito, como o Paulinho gosta tanto de fazer em amigáveis...

    ResponderEliminar
  6. Muito gostei de ler mais esta posta! É bacalhau de primeira.

    A isto eu queria acrescentar a defesa de um treinador.

    Um treinador que dá o peito às balas e à crítica mas não baixa os braços. Um treinador que faz a vontade à crítica (mas não por causa desta) e tem azar. Um treinador que não pode ensinar o Danilo a não perder todas as bolas na linha de fundo e a não ignorar colegas que se desmarcam. Que não pode ensinar o Fernando que as cavalgadas têm de ser com parcimónia, que não pode ensinar o Lucho a não falhar tantos passes (e ele sabe fazê-los), que não pode ensinar Jackson a não desperdiçar penalties, etc, etc, etc.

    Um treinador que se sente Porto e me parece que por vezes se sente abandonado pela equipa.

    Cerremos dentes (Sejamos Porto) e pode estar ao nosso alcance!

    Abençoada seja a pausa para a selecção é a última coisa que me apraz dizer.

    ResponderEliminar
  7. É muito difícil mas eu ainda acredito!

    Cumprimentos,

    uma mamã portista!

    ResponderEliminar
  8. caríssimas, caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas palavras

    no fundamental:
    penso que ganharemos com esta pausa para os compromissos da "equipa (que decididamente não é) de todos nós"®
    e só espero que o Moutinho não venha ainda mais "condicionado" dos ditos e se neles alinhar.


    ps:

    @ ml
    antes de tudo, parabéns! pela (recente) maternidade :D
    (sim!, estive a "cuscar" (n)o "mammy on the blog!")
    depois, para (re)afirmar que eu também acredito :D

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os sete»
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  9. Tens de lá voltar para ver o cartão de sócio que irei colocar do mais pequeno Dragão! :)

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons