segunda-feira, 28 de abril de 2014

do estado da minha alma...




caríssima(o),

bem sei que está a ser uma horribilis aetas, i.e., uma época desportiva, não para esquecer, mas para sempre ser recordada (e por forma a que não seja repetida num futuro próximo), tal como um qualquer falhanço clamoroso do Jackson a menos de um metro da linha de golo.

bem sei que, depois das últimas exibições da equipa principal de futebol, do nosso clube do coração, nas competições em que só dependia dela própria para seguir em frente, rumo a finais que eram muito desejadas pelos seus adeptos indefectíveis, e por forma a se salvar a "honra" desta época - entenda-se: Taça de Portugal e Liga Europa, exactamente por esta ordem de preferência e no meu entendimento - o (pouco) ânimo que subsistia em cada um de nós, para encarar o epílogo da dita, esfumou-se como um qualquer passe de ruptura do Defour.

bem sei que, mesmo numa "competição" que nenhum de nós a deseja de forma efectiva e com "aquele" Querer que nos é tão característico - entenda-se: "ex-taça da bjeKa -, perder, em nossa casa, no nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos e ante o eterno rival, arrasa com qualquer humor e/ou boa disposição em cada um de nós para se encarar os próximos dias, tal como a dificuldade hercúlea do Aboulaye em acertar numa marcação homem-a-homem... pelo menos, eu ando cá com "umas trombas" que... enfim...

ou seja: 

(principalmente) depois das exibições de Sevilha, no "galinheiro esvoaçante" e de ontem,  pelo menos em relação à minha pessoa, só me apetece mandar tudo para dois ou três sítios que eu cá sei, pelo que peço sempre e de forma muito encarecida, para que me deixem sossegadinho e quietinho no meu canto, que eu prometo não incomodar (muito)... 
assim sendo e se não for abusar demasiado da boa-vontade, faço votos sinceros para que a planificação da próxima época desportiva e por "quem de direito", há muito que já esteja em marcha, mesmo que no silêncio dos deuses - tal como as razões para o súbito "eclipsar" do Kelvin nas convocatórias e/ou "aquecimento" do banco de suplentes.


agora, não posso deixar de expressar publicamente e sem querer armar-me em mais portista do que qualquer um(a) de vós, que não é por uma época má, menos conseguida desportivamente e em que houve jogadores que efectivamente conseguiram «danificar» a História que subjaz no emblema bordado na nossa camisola, que passarei a sentir vergonha do meu clube do coração. não! a minha memória não é assim tão curta! e, quem agora desespera e culpa tudo e todos, disparando para todas as direcções e mais alguma, à procura de respostas para as suas (legítimas) frustrações, é porque não sabe o que é atravessar um jejum de dezanove anos com a conquista de apenas e só uma Taça de Portugal. 
eu não atravessei aquele "deserto", pois que pertenço à colheita de '75, mas sei da nossa História. e, numa infinitésima parte daquela "seca", sei o quanto me custou a entrada neste novo milénio, com três épocas seguidas a assistir aos festejos de outros na tv. e recordo-me muito bem do que foi dito, escrito e comentado, nesses tempos - um pouco como o que se diz, escreve e comenta sobre o nosso actual estado, tal como todas as esperanças depositadas em torno do Quaresma, para que não regressasse tão prima donna como quando partiu, rumo a Itália...

portanto:


quero, aqui, neste espaço de discussão pública, manifestar o meu desagrado pela leitura de algumas (muitas) críticas que considero infundadas, em  bastantes caixas de comentários, ness"maravilhoso mundo que é a bluegosfera.
nesses espaços e nas suas caixas de comentários, apercebo-me de que há tantos, imensos, mas mesmo muitos, "experts" na matéria da gestão de um clube na exacta proporção inversa de ainda me surpreender por esses mesmos "experts" não comparecerem nos sítios devidos e exporem, junto dos principais responsáveis que agora criticam, as suas dúvidas, as suas certezas e as suas mais firmes convicções em como, com eles, tudo seria diferente e (sempre) para melhor. tal acontece com o mesmo misto de surpresa e estupefacção sempre que vejo um corte (digamos assim) arriscado do Mangala...

com o parágrafo atrás exposto, não estou a desculpabilizar seja quem for e que tem por missão gerir, levar a bom porto, os destinos desportivos do nosso Clube de Sempre, pela presente horribilis aetas. aliás, considero que há responsáveis, a começar pelo nosso grande presidente - por (provavelmente) não ter tido a perspicácia com que sempre nos habituou na escolha do treinador -, e em Antero Henrique - pelo aval nalguns negócios que parecem demonstrar terem sido errados (caso de Licá e regresso de Aboulaye). 
acontece porém, que eu, enquanto adepto e porque vivo a intensidade do quotidiano do meu clube do coração "por fora" - i.e., não tendo qualquer acesso privilegiado (ou outro idêntico) ao que se passa no reino do Dragão -, não possuo a informação de todos os dados a ele referentes - motivo principal pelo qual o parágrafo acima está escrito na forma condicional. e ainda bem que assim o é, pois há segredos que deverão permanecer dentro da "santidade" do balneário.

assim sendo, o que pretendo demonstrar é esse meu mais puro desconforto por, aqueles mesmos "experts" na matéria da gestão de um clube, sempre tão rápidos e sempre tão solícitos a escreverem verdadeiros tratados de boas regras para a conveniente gestão do nosso clube, não terem a disponibilidade para comparecerem, por exemplo, nas Assembleias-gerais do nosso FC Porto e confrontarem quem, no actual Presente, tanto apontam «erros básicos de estratégia»«falhas na orientação dos objectivos»«desacertos primários» na gestão dos orçamentos, «excesso de despesismo»«sobrevalorização de activos»«desvios inconcebíveis» de capital, dúvidas pertinentes acerca de «comissões em negócios dúbios e obscuros», etc., etc. ...

repito que não estou a relativizar, sequer colocar "para debaixo do tapete", a(s) culpa(s) que assiste(m) aos administradores da SAD portista. agora, se tudo é assim tão mau e tão péssimo; se já não há espaço para o benefício da dúvida em relação a quem tantas e tão gratas alegrias nos tem proporcionado desde Abril de 1982; se há quem considere que, consigo à frente do clube, faria (bem) melhor, então que "os" tenha no sítio, dê um passo em frente, assuma-se e seja um legítimo adversário.
tenho para mim que assim é que deverá ser, sempre: confrontar os responsáveis pelo que se considera que está mal olhos-nos-olhos e nos sítios próprios, junto dos nossos. fazê-lo na praça pública, mais não é do que "achincalhamento
" barato e um autêntico "tiro nos pés" - pois que se revelam publicamente fraccionamentos que não deveriam existir quando o nosso clube do coração mais precisa de União e do Apoio incondicional de todos, para gáudio dos nossos detractores (sempre à espera e à espreita da nossa "cedência do flanco")
se dúvidas houver do que afirmo, basta ler a edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada desta Segunda-feira (aqui) que elas serão imediatamente dissipadas. atente-se, por exemplo, na mensagem subliminar presente no título do tema do dia "tomem lá outra final!", por parte do meu "amiguinho" rogério azevedo... quer-me parecer, com muita certeza e como s-a-b-u-j-o que é, que ele não dirigiu a sua (in)contida alegria lampiónica ao "rebanho" de lampiões que devoram o pasquim em causa...


em suma:


desgosta-me e desgasta-me, perceber esta (ir)racionalidade entre alguns de nós, sobretudo em termos emocionais, com evidente reflexo nos meus níveis anímicos diários. sei que é "algo" com o qual terei que aprender a (con)viver, mas custa-me. e muito.
assim, neste espaço de discussão, o que te posso garantir (quase, quase prometer) é que não lerás, por exemplo, quaisquer "teorias da constipação acerca de eventuais nomes para suceder ao «interino» Luís Castro; ou aventar nomes de futuros jogadores (rotulados de craques) para ingressar no próximo plantel; ou autênticas dissertações sobre como bem gerir um clube de futebol com um orçamento de cem milhões de euros... e porquê? sobretudo porque a tomada principal desse tipo de decisões não passará por mim; eu serei um simples espectador das mesmas. tecer tais tipos de considerandos mais não serão do que puros exercícios especulativos. só que tal não significa que, enquanto espectador, serei acrítico das mesmas decisões, antes pelo contrário, mas sempre de forma positiva! e que não exporei alguns argumentos que considere válidos, em prol do Clube, do seu bom-nome e do seu prestígio, sempre que necessário, e de modo construtivo! só não contem comigo para "cavalgar ondas de negativismo" e, por vezes, de pura maledicência, ok? esse não é o meu desígnio, neste espaço. esse não é o meu tipo de conduta. esse não é o tipo de portismo em que me revejo!


post scriptum pertinente:


© pasquim do sr serpa
(clicar na imagem para ampliar)


«corruptos»?!

mas será aquela uma provocação ou uma auto-crítica?!


"disse!"



4 comentários:

  1. Miguel
    Como dizia o outro: "Deixa-os poisar"...
    Largos Dias tem 100 Anos
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Terão ido ao Banif para financiar a faixa apresentada em Alcochete ?

    Está a custar mas talvez estivéssemos a 'precisar' de umas derrotas para corrigir alguns erros.

    ResponderEliminar
  3. Carissimo Miguel!

    Concordo com a tua "posta", embora o meu estado de espirito seja de maior conformismo com tudo o que aconteceu esta época e com o que o nosso Clube produziu. Perdemos?! Sim, perdemos. Caímos?! Sim, caímos.
    Mas voltaremos a levantar-nos e voltaremos a vencer, porque Somos Porto e o nosso Clube é a "bandeira" da "Muy Nobre, Leal e Invicta Cidade do Porto"!

    O problema, durante e depois de uma época destas, é que, nós adeptos do Clube que amámos, não gostámos de perder, não estamos habituados a perder e sentimo-nos impotentes para mudar seja o que fôr que queiramos mudar na equipa e no Clube. A nossa vontade é entrar dentro do campo, saltar para dentro da tv e chutar aquela bola para dentro da baliza; é querer entrar dentro do campo e mostrar os dentes e fazer valer a nossa garra aos adversários...

    Quando passamos por épocas destas, todos no Clube - jogadores, dirigentes e até o fulano que se senta ao nosso lado no estádio e que manda umas bocas foleiras - tornam-se grandes Bestas. É a consequência da derrota...

    Por isso, Miguel, é como escreveste: aguentar com comentários mais negativos, é algo com o qual terás (teremos) de aprender a conviver. Felizmente que épocas destas não são algo constante, por isso, a curto prazo, acredito que voltaremos a brilhar e, aí, voltaremos todos (jogadores, dirigentes e adeptos) a ser Bestiais!!!

    Forte abraço Azul e Branco!
    Edu

    ResponderEliminar


  4. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    sr. José Lima
    "aquele" assunto não está esquecido, 'if you know what I mean' :D

    Carlos
    concordo com o pertinente reparo - o da necessidade de derrotas, bem entendido.

    Edu
    acrescentar algo mais ao teu comentário seria desvirtuá-lo. 100% de acordo e apesar de ter que aprender a conviver com aquele tipo de críticas :D


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!


    abr@ços a «ambos os três» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons