terça-feira, 15 de abril de 2014

de um clube orgulhosamente «regional»...




«


Sinais exteriores de grandeza... 


Impressionante mar de gente do 5lb no jogo com o Arouca, em Aveiro. É óbvio que o entusiasmo por um título que estará, de facto, muito próximo de se tornar realidade ajuda à mobilização nacional dos lampiões, mas não deixa de ser um sinal exterior de grandeza.

A verdade é que 5lb parece ter conseguido passar um largo período de tempo de indiscutível hegemonia portista no futebol português e sem sofrer demasiado desgaste na sua condição de clube com mais popularidade no País. É um caso de estudo e que tanto pode ser avaliado pelo lado do mérito que 5lb e os seus responsáveis, têm tido na defesa de um sentimento de orgulho clubista, como pode ser entendido pela incapacidade que os responsáveis do FC Porto terão tido no total aproveitamento de décadas de superioridade desportiva, de alguma maneira esbanjada numa política cerrada de um regionalismo alicerçado numa cultura tradicional do clube, mas que poderia ter tido uma mais conseguida estratégia de expansão, tanto a Sul como a Norte do País.
Seja como for, por uma razão, por outra, ou até pelas duas, a verdade é que 5lb se vê regressado a uma imensa onda de paixão sem qualquer limite geográfico

É previsível (embora incerto) que 5lb possa celebrar o título na Páscoa. A acontecer, ou melhor, quando acontecer, irá celebrá-lo em todo o Portugal e também por esse Mundo fora, onde houver comunidades portuguesas. Será certamente uma festa de dimensão invulgar, principalmente porque era esse o grande objectivo da época para os lampiões. Mesmo assim, uma festa à qual dificilmente a equipa, pelo menos numa primeira fase, se deverá associar, uma vez que ainda tem de pensar noutras conquistas.

»

autor: o "belenense" do sr. serpa 
fonte: pasquim da Travessa da Queimada (2014-04-15)



© google | bibó FC Porto, car@go!



caríssima(o),

interrompo o meu voto de solidariedade institucional para com o nosso treinador, pois é impossível, para mim, passar ao largo do desejo que o "belenense" do sr. Serpa tão ardente manifestou no editorial da edição impressa do pasquim da Travessa da Queimada desta Terça-feira, e que acima se reproduz para memória futura.

o meu comentário será extremamente curto:


o que o sr. serpa e todos os lampiões que como ele pensam, e tecem um "arrozado" de considerações impregnadas de mofo e a tresandar a um bafio que se mistura com couratos e minis da sagres (bleeearrgh!), é que o Futuro será certamente pintado a uma cor: o azul-e-branco.
aquela mesma «indiscutível hegemonia portista no futebol português» dará os seus frutos indiscutivelmente. basta perceber o que já vai acontecendo por essas escolas fora, «tanto a Sul como a Norte do País».
mas, essa é uma realidade que, por lhes ser tão dolorosa, é conveniente que não seja divulgada, portanto sonegada e, se possível, desvirtuada - como aquela outra, que faz referência a «seis milhões»...


"disse!"


3 comentários:

  1. Um off-topic: já perdi a conta ao número de vezes que o Vitor Pereira falou à imprensa para dizer o que devia fazer o Porto em jogos importantes. Todos nós agradecemos os seus serviços e os consequentes títulos, mas acho que há uns pontos que devíamos manter claros:

    1 - se ele sabe assim tanto, e era a 1ª opção para esta época com o convite para renovar, devia então ter aceite o convite.

    2 - não aceitando o convite, deve minimizar os bitaites. Até porque já há gente suficiente para mandar bitaites. E também porque deve respeito à instituição que lhe deu a oportunidade de poder ganhar títulos.

    3 - se gosta assim tanto do clube, podia perceber que este tipo de declaração não traz nada de bom ou mau para o Porto (really? alguém acha que a abordagem ao jogo vai mudar só porque o Vitor Pereira disse como se devia fazer?), mas pode trazer motivação para os adversários.

    Resumindo: às vezes estar caladinho é o melhor que se pode fazer. Até porque de ruído esta época estamos nós bem fartos.

    ResponderEliminar
  2. Será que esse Serpa ainda não descobriu porque é que o benfica e sporting continuam a ter muitos adeptos (principalmente o benfica) ???
    Eu explico. Serpa, os mouros continuam a ter muitos adeptos por sua causa e por causa do seu jornal, do jornal record, da comunicação social em geral! Se não fossem vocês, esses adeptos seriam quase seres vivos em vias de extinção!! Essa é a realidade!

    Não me venham com tretas de fazer títulos de jornais para venderem...vocês fazem títulos de jornais e dão maior destaque ao benfica...porque são banfiquistas!!! ASSUMAM!!! Ao menos em Espanham assumem-se pelos clubes das suas regiões!!! Façam o mesmo em Portugal!

    Se o FCPorto é um clube regional?? É um clube regional em Portugal e é um clube mundial no resto do planeta!! por muito que existam Serpas e Manhosos!!!! E isso doí-lhes muito!!!

    ResponderEliminar


  3. caríssimos,

    muito obrigado! pela vossa visita e pelas vossas gentis palavras!

    @ Magro
    não poderia estar mais de acordo contigo.
    há razões objectivas, dentro da subjectividade inerente ao tema, para que Vítor Pereira não tenha renovado com o FC Porto. atente-se bem: «para que Vítor Pereira não tenha renovado com o FC Porto».
    a entrevista que ele concedeu ao JN, logo após o final de época passado, como que o revela - sobretudo na passagem em que aborda que «tinha que mudar de ares»...

    @ Autor
    esses adeptos a que te referes, esses «seres vivos em vias de extinção», estão, de facto, a dar as últimas.
    e só um dado curioso: eu acho que é mais um pasquim que sobrevive por causa daqueles «seres vivos em vias de extinção», e não o inverso. (e nunca a redacção do pasquim em causa irá assumir a sua preferência clubística. a parir do momento em que o seu Director declara que é "belenense", está tudo dito :D )


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons