sexta-feira, 13 de setembro de 2013

do lamber as feridas...



© Manuel Francisco Costa



caríssima(o),

antes de tudo o mais, quero agradecer a gentileza das palavras de apoio que recebi da caríssima Ana e dos caríssimos dragão Vila Pouca e "PeliFe", e que se encontram plasmadas na caixa de comentários d"posta de pescada"® ali mais abaixo, com o título "a emissão seguirá dentro de momentos...".
bem-hajam! pela manifestação pública do vosso carinho :D 

depois e para quem gosta do que se vai (re)publicando no "faceboKas, mormente na página (mais do que) oficial deste espaço de discussão pública (excepto para os teimosos dos lampiões que persistem em gravitar onde não são minimamente desejados), já terá dado conta de que paulatinamente vou recuperando das mazelas que (ainda) me afectam.
assim sendo e porque o "bichinho" que me corrói por dentro para não deixar de escrevinhar o que, por vezes, não são mais do que looongos testamentos para se digerir por mais do que um dia e de preferência com uma geladinha ao lado, não pára de me "atormentar", eis-me aqui!
porém, este regresso ao teu convívio será feito de uma forma lenta, sem qualquer compromisso (pelo menos, para já!) de uma regularidade quase diária.
faço votos sinceros para que compreendas esta minha atitude e que, ainda assim, este (que também é o teu) espaço, possa contar com a tua lealdade em o visitar :D


entretanto, no decurso desta semana e picos, muito se passou e muito haveria para bitaitar, sob aquela forma das minhas usuai"postas de pescada, redigidas nesse estilo próprio e peculiar, e que me é inerente e bastante característico (e com imagens que (julgo) conseguem animar dias cinzentos...).
o facto que mais me apetece salientar é o da reportagem sobre o Manuel Francisco Costa, transmitida pelo Porto Canal, a 10 de Setembro, na rubrica "Cadeira de Sonho". i-m-p-e-r-d-í-v-e-l!
como partilhei no "faceboKas:


«

há uma canção lusa, dos InLoco, que reza assim: 
«
já não há heróis / heróis que consigam / levantar a moral / dos impérios caídos » 
tal não se aplica a Manuel Francisco Costa.atente-se bem na seguinte citação, da sua autoria:
« a sensação de ouvir golo é a única alegria frequente na minha vida. nasci para ser portista, virtude que hei-de conservar até morrer ». 
sou um anão no meu portismo perante este gigante. 
ponto final, parágrafo, FIM

»



da mais recente entrevista de Vítor Baía; da (igualmente polémica) entrevista de Vítor Pereira; do encerramento do mercado real de transferências; da forma "subtil" como actualmente se (re)negoceiam contratos de trabalho lá pelos lados de Alvaláxia; da polémica em torno do "king do tremoço" e do "CRtriste, e da parvalheira que se seguiu; da paupérrima exibição em Felgueiras, ao ponto de já se pedir a cabeça de Paulo Fonseca; das "gravatas" que não se vêem e das que "alguém" não quer que se (re)vejam, pois que já muito se escreveu e/ou reflectiu na esmagadora maioria dos meus locais de referência desse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera. 
só não li ninguém se ter "queixado" de, a propósito do último desafio disputado pela "equipa que (decididamente não) é de todos nós, e para lá das múltiplas "lesões" que impossibilitaram o contributo de alguns craques da equipa de vedetas da Gestifute, pela primeira vez desde 2012-06-02 (em desafio ante a congénere da Turquia), o sr. «tranquilidade» ter prescindido dos préstimos de João Moutinho aos 59' (!!!). o Mundo anda doido, é o que é... 

porque esta prosa já vai longa e antes de a finalizar, resta-me elucidar-te em relação à dúvida que te deve estar a assaltar o espírito (ou então, não...), sobre o porquê da correlação da imagem acima com o título da presente mensagem.
a explicação segue na segunda parte desta "posta de pescada. tenho a certeza que vais gostar:D
é logo a seguir ao símbolo do "faceboKasbastando clicar em «'no pare, sigue, sigue'» :D


somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)








© Google | Miguel Lima (Tomo II)

(clicar na imagem para ampliar)



«




O desastre 


Todos sabemos como o momento da equipa de futebol do 5lb é suficientemente preocupante para se compreender o pessimismo de boa parte dos seus adeptos.
Julgar, porém, o momento do 
5lb apenas à luz do chamado "caso-Cardozo" é um erro. Um erro ainda maior do que o cometido precisamente com o jogador paraguaio. No 5lb  como aliás já neste jornal escreveu, e bem, o Leonor Pinhão, o essencial não é o "caso-Cardozo", ou o "caso-Luisão", ou o "caso-Bruno Cortez", ou o "caso-Jorge Jesus".  
O que preocupa os adeptos, e basta ouvi-los por aí, é... "o caso-5lb", a saber: a estrutura que parece frágil ou que parece que não existe. A estratégia que não se percebe. As opções que são confusas ou inexplicáveis. As decisões que não se compreendem.
E não se trata de discutir o que é subjectivo: não se trata de questionar porque joga A e não B; não se trata de pôr em causa as competências do treinador ou de qualquer outro elemento da equipa técnica; não se trata de defender a táctica X em vez da Y.
Depois do lamentável empurrão de luís grande ao árbitro alemão, naquele inesquecível jogo particular que o 5lb fez na Alemanha no verão de 2012 (só há pouco mais de um ano) o 5lb nunca mais foi o mesmo. E sobretudo, nada daquilo foi "à 5lb". Naquela tarde, rir (como riram Jesus ou o então director Carraça) foi... o pior remédio.
Apesar disso, é verdade que 
5lb partiu para uma época empolgante e a equipa discutiu até ao fim os três mais importantes títulos. Mas perdeu-os. E quando se perde é preciso reflectir, é preciso tentar compreender o que pode ter falhado, é preciso aprender com os eventuais erros. E 5lb parece não ter feito nada disso. Ou seja: desde aquele empurrão de luís grande ao árbitro daquele jogo em Düsseldorf - que levaria o "dumbo de Carnide" a viajar até à Alemanha para que o caso não fosse ainda mais grave -, 5lb passou por momentos tão delicados que se aceita a preocupação dos adeptos quanto a um possível desastre. 
Fez 5lb empolgante época? Fez, mas acabou num desastre e o risco é seguir pelo mesmo caminho. Foi empolgante mas muito acidentada, também, e não apenas por causa do que sucedeu na final da Taça.
Já em Fevereiro, na Madeira, Cardozo perdeu a cabeça e só a complacência do mal-amado Pedro Proença evitou que o paraguaio ficasse sem jogar até final do campeonato.
Em meados de Abril, não podia ter sido pior a reacção de alguns responsáveis da Luz às críticas sobre a arbitragem de Capela na vitória encarnada sobre o spórtém, e "jorge jejum", em particular, ficou demasiado refém do «foi limpinho, limpinho» - a infeliz expressão que utilizou no final.
No fim desse mesmo mês, outra vez no Funchal, a vitória sobre o Marítimo acabou festejada pela equipa lampiónica como se tivesse ganho a Liga dos Campeões... 
No dia seguinte, 5lb resolveu promover uma conferência de imprensa, mas, ao contrário do que se esperava, o assunto principal não foi então a renovação do contrato de "jorge jejum" nem as novidades encarnadas sobre as transmissões televisivas; foram, sim, queixas sobre uma campanha e sobre arbitragens. Foi o director de comunicação, João Gabriel, o porta-voz da estratégia, pouco mais de uma semana depois, lembre-se, de João Capela ter dirigido, de forma tão polémica, o derby da Segunda Circular...
Na primeira semana de Maio, o desastre acabou mesmo anunciado quando o Estoril arrancou na Luz um inesperado e surpreendente empate, numa noite absolutamente decisiva para as águias, apesar de não ter sido esse o entendimento de "o Orelhas", que decidiu viajar, nessa altura, para o Brasil, correndo até o (inédito) risco de não festejar o título caso 
5lb tivesse ganho esse encontro e o FC Porto, dois dias antes, tivesse perdido na Madeira, com o Nacional.
O que aconteceu no Estádio do Dragão nenhum lampião esquece.
Sucedeu-se a final da Liga Europa e aquela já preocupante atitude de Enzo Pérez com o treinador 
"jorge jejum".
Como se não bastasse toda a sinuosa novela em torno da renovação de 
"jorge jejum" veio, logo a seguir, na final da Taça, o "caso-Cardozo", e pensou-se que pior já não podia suceder. Infelizmente para 5lb pensou-se mal, e pior do que o "caso-Cardozo" foi o modo como ele foi gerido e (não) resolvido. E o pior para "jorge jejum" não foi obviamente o empurrão que o jogador lhe deu mas o sapo que a solução do caso o obrigou a engolir. 
Se já é muito difícil perceber o que 5lb fez com Pizzi, ou Luís Fariña, ou Lisandro Lopez, ou Bruno Cortez - depois do que fez com Emerson, Capdevila ou Melgarejo -, o que dizer de obrigar três dos seus mais recentes reforços - os sérvios Fejsa, Markovic e Djuricic - a irem para a fila dos táxis após aterrarem no aeroporto de Lisboa?Se isto tudo não é um desastre é o quê?

»

autor: joão (nada) bonzinho, antes pelo contrário 
fonte: um coiso lampião (2013-09-13)
psos negritosos itálicos e os sublinhados são da minha responsabilidade.


quem escreve assim não é gago. e muito menos bonzinho, «penso eu de que»...



2 comentários:

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons