quarta-feira, 28 de agosto de 2013

de um (desnecessário) esclarecimento adicional...


© Google


«
[...] 
Se não comentas "questões técnico-tácticas", escolhas de jogadores e "muito menos" prováveis contratações, então para que serve o teu blog, porra ?!
»


caríssima(o),

um de vós - com certeza chateado com as agruras actuais da Vida, de tal forma que resolveu descarregar as frustrações do seu comezinho quotidiano neste que vos escreve -, via e-mail, apresentou-me a pergunta acima, entre outros pertinentes considerandos (sobretudo de índole... particular, escrevamos assim).
a mesma enquadra-se no meu preâmbulo da "posta de pescada ali em baixo, com o título "vamos lá a manter a calma, porra!".

infelizmente para todas as partes envolvidas neste processo, o (por si próprio) intitulado "asnónimo" resolveu perder as estribeiras e passou-se por completo, ao ponto de aquela ser a única citação que não engloba um vernáculo capaz de fazer corar as mais libertinas pedras da calçada.
quem administra espaços públicos de discussão sabe que, por vezes, aparecem energúmenos como o "asnónimo", pelo que há que conseguir encontrar a calma suficiente para relevar os seus desabafos mais intempestivos e não ceder à tentação fácil de nos rebaixarmos a responder no mesmo tom e/ou nível de (des)educação, civismo e respeito pelo Outro. foi o que fiz, ao ponto de tomar a decisão de dedicar as presentes linhas ao paspalho em causa, tendo em consideração que aquela sua pergunta até é pertinente; as outras que colocou em cima da mesa e como já o referi, são de cariz particular.

nos singelos cinco minutinhos "de fama" que lhe concedo, poderia referir a resposta mais imediata (por que óbvia) e que seria: talvez para que tivesses a oportunidade de explanar o teu 
raciocínio, pois que de outra forma estarias remetido «apenas e só» à tua "douta" Ignorância. 
mas, lá está!, tal seria encarado como sinónimo de não resistir ao (doce) desejo (por vezes, violento) de (in)tentar um movimento interior que me instiga a fazer tropelias, no "caso" em apreço, por via da escrita.

«partantos» e porque não pretendo (de todo!) enveredar por esse caminho (nada) brando, dócil, simples, complacente e muito susceptível se ser precipitado, eis o que se me apraz dissertar:

este espaço de discussão pública pública (excepto para os teimosos dos lampiões que persistem em gravitar onde não são desejados, e ultimamente - pasme-se! - de alguns (poucos) calimeros), surgiu, por iniciativa deste que vos escreve, para relatar o que lhe vai na Alma a propósito de diversas temáticas, as quais podem ser "avaliadas" nas suas diferentes categorias - ali ao lado esquerdo.

como já o referi e por mais do que uma vez, este espaço de discussão pública, que ocasionalmente abre excepções para responder a asnónimos, nos meus longos testament..., nas minhas usuai"postas de pescada (redigidas nesse estilo próprio e peculiar, e que me é inerente e bastante característico), opto por não abordar «questões técnico-tácticas, escolhas de jogadores, e prováveis contratações» não por um qualquer capricho, mas sobretudo porque tudo o que eventualmente possa opinar não terá qualquer utilidade prática junto de quem tem a efectiva responsabilidade de se debruçar sobre tais assuntos.
escrito de outra forma, mas tendo por base a mesma linha de pensamento:
de que me vale questionar a utilidade e/ou versatilidade do (entretanto célebre) duplo pivô do nosso meio-campo? 
ou a (inusitada?) sugestão de um triângulo composto por Josué, Lucho e Quintero - mormente pelas questões defensivas que provavelmente não existiriam? 
ou a aplicação de energias no lançamento avulso de nomes de prováveis contratações de promissores jovens latino-americanos em detrimento de promessas lusas por confirmar e/ou de jogadores a dispensar e que ainda estão presentes nas folhas mensais de pagamentos da nossa SAD?  
ou a dispensa de algum tempo na constituição de prováveis equipas titulares, para as múltiplas partidas em que o nosso clube do coração se encontra envolvido, a cada época desportiva que se (re)inicia? 

note-se que não estou a lançar qualquer crítica (mormente negativa, sequer velada!) a quem, nesse "maravilhoso mundo que é a bluegosfera, despende algum do seu precioso tempo a tecer tais ponderadas meditações; apenas considero que não passa por mim qualquer tomada de decisão relativamente às questões em apreço, não sendo "tido nem achado" nas mesmas.
aliás, quer-me parecer que nem sequer serei abordado, por quem de direito, para dar pareceres e/ou compor enredadas observações com um mínimo de racionalidade

como tal, não as abordarei, preferindo a opção de redigir longos testament..., "postas de pescada um pouco mais extensas do que outras, sobre assuntos que também considero interessantes para lançar alguns bitaites, e que se enquadram no meu perfil de adepto indefectível, quase quase treinador profissional de bancada e que existe em cada um de nós enquanto tal.


para finalizar, reafirmo o que escrevi a 17 de Abril de 2013 e nunca foi tão actual:

«

convém realçar que este espaço de discussão pública - (re)afirmo: excepto para lampiões -, para lá de (in)tentar defender os interesses de um Amor comum à esmagadora maioria de quem o visita, é feito de muita carolice e abnegação pela parte de quem o escreve, e que não possui qualquer ligação (profissional, afectiva ou outra) com a actual Direcção da SAD azul-e-brancae que que também tem massa crítica que tudo o que é publicado e não sendo da sua autoria, tem a devida ligação para as devidas fontes, e quando assim se justifica.
convém salientá-lo pois há quem julgue que eu tenho contactos especiais com a Direcção do nosso clube do coração, pedindo-me "favores" (como bilhetes para jogos...) que não lembram a ninguém. antes tivesse, pois talvez tivesse mais oportunidades de ver «ao vivo e a cores» o meu clube do coração...

também é necessário relembrar que a minha perspectiva, na redacção dos meus textos, é a da perspectiva do "copo meio-cheio", i.e., da visão positiva positivista da cena, não havendo espaço para aqueles lugares-comuns do "eu avisei que iria ser assim e tal e coiso". prefiro esta redacção nessa perspectiva positiva e positivista - que dá muito trabalho (é certo), mas será sempre preferível à estrouta de se "semear" a hostilidade (e como mais adiante o afirmarei).
e que aquela perspectiva implica o conhecimento de duas premissasa saber: (i) que felizmente o nosso clube do coração é dirigido por um elenco com mais de trinta anos de experiência, e sempre de dentro para fora e nunca o inverso, e que (ii) o questionar da primeira premissa tem um lugar próprio, que é a Assembleia Geral de associados do clube (e nunca uma qualquer caixa de comentários, e pelo maior respeito que me merecem quem nelas escreve, na sua esmagadora maioria).

»



somos Porto!, car@go!  
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

beijinhos e abraços sempre! muito portistas!
Muito Obrigado! pela tua visita :)




2 comentários:

  1. Caro Miguel,
    Quando cada um de nós, portistas ou seja o que for, cria um blog à partida tem um objetivo com ele. Por isso, cada qual tem um estilo diferente e assim é que está certo, porque se todos fizessemos igual, que graça teria? Assim sendo, porque é que esse tal de asnónimo não cria um blog e faz dele o que quiser?

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    www.artigosonlineanaandrade.blogspot.com

    ResponderEliminar

  2. @ Ana

    « porque é que esse tal de "asnónimo" não cria um blog e faz dele o que quiser? »

    pergunta pertinente, caríssima.
    arrisco-me a considerar porque dá (bem) mais trabalho administrar um blogue do que amiúde redigir algo próximo de um "comentário" :D

    cumprimentos
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons