terça-feira, 29 de janeiro de 2013

do decoro, da sua falta e dos seus filhos da mãe (de profissão duvidosa)...


© abola | Miguel Lima (Tomo II)
(clicar na imagem para ampliar)


... e, mais uma vez, tal e qual como na passada Quarta-feira, afazeres familiares não me permitiram (sequer!) ouvir o relato, quanto mais visualizar o encontro pela via (in)cómoda de um qualquer streaming manhoso na net...
portanto, tudo o que (não) sei sobre a partida em que (parece que) trucidámos o Gil Vicente, e por números esclarecedores (no sentido em que não deixam qualquer margem para dúvidas de que foi uma goleada), é graças à leitura das crónicas do jogo nos meus locais de referência nesse "maravilhoso mundo da bluegosfera"®, pelo visionamento deste deo no "youtubiu.com"®.

"e que raio tem o cu que ver com as calças?", estarás porventura a magicar neste preciso momento, isto é, mas o que é que aquela imagem lá em cima, em tons (demasiado) encarnados para o nosso gosto, se correlaciona com o parágrafo anterior?
explicar-te-ei sucintamente (ou talvez não).

não fui só eu felizmente. era o que faltava (ser o dono da Verdade, que não quero nem sequer desejo e/ou ambiciono)!
outros houve que também afloraram a "tal" questão que refere que o nosso clube do coração «pode ser afastado da Taça da Liga» - e mesmo que outros (inclusive a dita «gloriosa» agremiação de Carnide) também tenham incorrido num mesmo erro, mas que convém não divulgar à saciedade...
a saber e por ordem alfabética: o Alex, no "azul ao Sul"; o "leBezinho", no "basculação"; o RCBC, no "bibó FC Porto, car@go!"; o "situacionista", no "bicampeões do Mundo"; o Orlando Sousa, no "bitri"; o "Pavão", no "o dragão"; o "nexus", no "dragão 1893"; o caríssimo dragão Vila Pouca, no "dragão até à morte"; o "Kosta", no "kosta de alhabaite"; o José Correia, no "reflexão portista"; o João Serra, no "tertúlia portista". 
nalguns casos, houve uma perspectiva bem mais interessante e/ou informativa do que a minha, o que é de se louvar - no sentido em que a pluralidade de ideias é sempre benéfica para uma troca de opiniões que conduza a um bom fim. e porque, lá está, era o que faltava: ser o dono exclusivo da Verdade, (que não quero nem sequer desejo e/ou ambiciono)!
há, no entanto, um ponto em comum em todos nós: abordámos a questão com o respeito e a civilidade que se impunha, sem cairmos na (fraca) tentação de "achincalharmos" seja quem for e por muita revolta que sintamos.

infelizmente o mesmo já não se pode afirmar sobre os "outros", os adeptos da agremiação de Carnide - sobretudo dos lampiões que opinam em estações de televisão. refiro-me, em concreto, ao joão "el gordo" gobern (na estação (cada vez menos) pública de televisão) e ao execrável rui gomes da selva (na estação de Carnaxide).
do primeiro, e como confessei no "azul ao Sul", senti-me a perder tempo precioso da tua vida. e a praguejar para um monitor de televisor. e a ver-me compelido a moderar o volume do meu áudio, pela minha esposa, quando, ao fim de cinco minutos, vislumbrei o enésimo sorriso cínico do gordo gobern e não consegui resistir a mandá-lo para a g'anda p**@ que o pariu (certamente pelo olho do cu). aliás, fui mesmo obrigado a mudar de canal. e a prometer a mim mesmo não mais ver aquele programa.
do segundo, foi um pouco mais do mesmo, sendo que consegui resistir mais do que cinco minutos - inclusive quando o palhaço do car@**o mostrou a folha a "informar" que (à data) faltavam «cento e quatro dias para Pedro Proença arbitrar o Clássico no Estádio do Dragão». também não consegui, e mandei-o de volta para a progenitora (que não teve culpa de o ter parido) e de preferência que lhe cresçam dois ou três pinheiros naquele orifício onde o Sol não brilha com intensidade...

a forma brejeira, mal-educada, tendencialmente intencionada para denegrir o bom-nome de uma instituição de Utilidade Pública centenária,  desrespeitosa para com os seus dirigentes, associados e massa adepta, o tom "rasca" com que se lançaram bojardas sem nexo nem sentido, fizeram com que a nossa vitória de hoje - e consequente passagem para a liderança do campeonato, é bom recordá-lo! - ficasse para segundo plano, não só no programa, como para a minha pessoa.
o que efectivamente contou nos programas televisivos em questão foi dar tempo de antena a quem já possui dois canais de televisão** com o intuito único de manchar a reputação do nosso FC Porto e, no (pseudo-)caso em questão, "argumentar" que a nossa estrutura é falível.
e lamento, ainda mais do que os (supostos) moderadores do programa - que não o fazem, permitindo todo o género de (digamos) diatribes aos lampiões em causa -, que os comentadores afectos à defesa da nossa cor (Miguel Guedes e José Guilherme Aguiar), nos instantes em que os pude observar, não tivessem estado à altura de tamanha responsabilidade: a defesa intransigente dos nossos interesses, e que não se tivessem sentido tão (ou quem sabe ainda mais) incomodados do que eu com o que ouviam. e que, no limite da sua boa educação e preserverança das boas maneiras, tivessem tido a coragem de abandonar o(s) programa(s) em causa, à semelhança do que (bem) fez o nosso caríssimo Rui Moreira.

** sim!, eu considero que a 5lbtv2 - mais conhecida por "bolatv" - um segundo canal dedicado a divulgar a cartilha encomendada pelo clube do mito urbano dos «oito milhões e meio...» por Roberto. se dúvidas houver, basta consultar a categoria "do pasquim da Travessa da Queimada" e confirmar o que por lá se faz. e se diz. e se desdiz. e se insulta (mesmo que sem recurso ao vernáculo). aliás, basta analisar a capa que trago à estampa para as dissipar. é que nunca o nosso FC Porto teve tanto destaque no pasquim em causa (inclusive quando conquistou troféus internacionais)...


assim sendo, e com este pensamento termino este meu "grito de revolta", na esperança de que o nosso caríssimo Rui Moreira nos esteja a ler, daqui lhe lanço o meu sentido apelo de, na sua crónica desta Sexta-feira, não fazer cair no esquecimento este degradante aspecto que se vislumbra na abjecta, muito parcial e demasiado facciosa Comunicação Social nacional, mormente com o beneplácito da estação (cada vez menos) pública de televisão):
a preferência pela falta de decoro quando se abordam os poucos erros que o nosso clube comete - pois, como em tudo nesta Vida, não é perfeito.


"disse!"


6 comentários:

  1. Quando o assunto da Taça da Liga foi público, eu disse o seguinte, quando ninguém ainda tinha dito nada:
    «Nota final:
    Não sei se a utilização dos jogadores, Fabiano, Abdoulaye e Sebá, frente ao Vitória de Setúbal, para a Taça da Liga, menos de 72 horas após o final do jogo da equipa B frente à Naval, em que foram utilizados, foi irregular - se fosse para o campeonato, não havia dúvidas da irregularidade - e isso nos pode causar a perda do jogo e consequente eliminação da prova. Mas se for verdade, é lamentável e um descuido que não devia acontecer, num clube altamente profissionalizado como é o F.C.Porto.»

    Pena que não tenhas reparado.

    Mais, é aquilo que se pode dizer, quando e é a opinião de alguns juristas, o regulamento é ambíguo e ainda não há decisão.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. @ dragão Vila Pouca

    caríssimo, tem toda a razão pelo pertinente reparo.
    eu lembrava-me do excerto em causa; porém, estava à espera da sua prosa para o dia de hoje, Terça-feira (2013-01-29), num dos meus locais de referência na bluegosfera.

    mas, tem toda a razão, pelo que vou adicionar o link na parte em causa do post.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Não, eu hoje vou falar do Gobern, o post já está pronto desde segunda de manhã. Esse assunto fica para depois, quando houver uma decisão e uma posição, formal, do F.C.Porto e não uma fonte do F.C.Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. eu, hoje, é mais "cada tiro, cada melro; cada cavadela, cada minhoca". :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. Visitem o nosso blogue!
    " A Culpa é do Hassan", um sítio para todos os clubes e para todos os gostos. Um grupo de estudantes discute bola.

    aculpaedohassan.blogspot.com

    Se gostarem adicionem-nos à vossa blogroll!

    ResponderEliminar
  6. @ Maria Ribeiro

    o vosso blogue já está adicionado
    (na listagem "visionarium", tendo em consideração que não é um blogue afecto em exclusivo ao Futebol Clube do Porto)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar

vocifera | comenta | sugere
(sendo que, num blogue de 'um portista indefectível', obviamente que esta caixa é destinada preferencialmente a 'portistas dos quatro costados'. e até é certo que o "lápis", quando existe, é azul.)

Show Emoticons